O caldo de ossos bem básico, sem tempero nem nada. Na verdade trata-se da gelatina de verdade, da substância natural que dá a consistência que muitos de nós hoje em dia só conhece daquelas caixinhas cheias de pós coloridos com corantes e conservantes.
Eu procuro sempre ter o caldo de ossos no meu freezer, é ótimo para doces e salgados: engrossa molhos e ensopados, faz gelatinas verdadeiramente saudáveis e pode até ser colocada na mamadeira do bebê, para ajudar na digestão. Também podem ser acrescentadas colherinhas desse caldo no seu café com leite, suco natural ou vitamina, a fim de dar uma “turbinada”no teor nutricional.
O preparo do caldo de ossos puro não poderia ser mais simples!
O que você vai precisar
Você vai ao açougue e pede ao açougueiro um pé de boi, popularmente conhecido como mocotó. Se ele tiver ossos da canela, pode pedir também – a quantidade vai depender do tamanho da panela que você tem disponível. Peça a ele para serrar o mocotó em pedaços pequenos, ou ao menos em rodelas, para caber mais fácil na panela.
Como você vai fazer
Chegando em casa lave bem os ossos em água corrente e leve-os a uma panela – nem muito grande nem muito pequena, os ossos devem caber lá com certa folga. Complete a panela com água filtrada, o suficiente para os ossos ficarem completamente cobertos.
Acrescente o sumo de 4 a 6 limões ou ¼ de xícara de vinagre. Tampe e deixe descansar por cerca de 60 minutos antes de levar ao fogo.
Leve o líquido à fervura, baixe o fogo, tampe e deixe cozinhar em fogo muito baixo por cerca de 3 horas.
Retire os ossos maiores e despreze. Coe o líquido com uma peneira forrada por um tecido fino (fraldas de pano são sempre a melhor opção, tenha sempre um pacote delas na sua despensa.
Refrigere
Refrigere o caldo de ossos e caso se forme uma camada de gordura no topo (acontece na maioria das vezes), retire-a com a ajuda de uma escumadeira.
Separe o mocotó em pequenos potes e congele por até 6 meses.
Leia mais
Quer conhecer todas as minhas receitas de caldos caseiros e como usá-los no preparo das mais deliciosas sopas? Compre já o meu livro As Melhores Sopas e Caldos, disponível em versão impressa, e-book Kindle (gratuito para quem assina o Kindle Unlimited) ou em PDF.
Ah, e não esquece de conferir os benefícios dos caldos caseiros! CLIQUE AQUI para conferir.
E se usa para fazer gelatina?
E aquelas folhas/pó de gelatina sem sabor, se misturados com suco de fruta, dão uma gelatina saudável?
pat..de onde mais posso extrair essa gelatina tao saudavel…nao se vende mais mocotó na minha cidade e olha q tem bastante mercado…a resposta dos açuqueiros é que é produto de exportaçao….uix ja to a mes sem caldo..
Pati, não são boa de cozinha, mas quero e preciso aprender mais. Por isso gostaria de saber em que e como exatamente posso usar esse caldo de mocotó. Obrigada!
Pat
Posso por exemplo misturar o mocoto no caldo do cozimento de beterraba e/ou outros vegetais pra papinha do baby (10 meses)?
Obrigada
Pode sim, vai dar uma boa “turbinada”!!
LÍ UM LIVRO COM ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE OS BENEFÍCIOS DO DO MOCOTO( GELATINA ) PARA DOENÇAS CARDIOVASCULARES… PREVENÇÃO DE DERRAMES, ENFARTES , AVC EM GERAL. LAMEWNTÁVELMENTE EMPRESTEI O MESMO E NUNCA MAIS O VÍ. aLEM DO MOCOTÓ O LIVRO MENCIONAVA OUTROS ALIMENTOS SAUDÁVEIS ( LEVEDURA DE CERVEJA, FRUTAS, NOZES, ETC )
ALGO PUBLICADO NOS ANOS 70 – 80. GOOGLEI O ASSUNTO MAS SEM RESULTADO. SERÁ QUE VC TERIA UMA DICA SOBRE TÍTULO/ AUTOR DESSA OBRA ? GRATO PELA AJUDA.
Peter, não conheço esta obra, mas tem um texto muito interessante falando sobre os benefícios do caldo de carne caseiro, que contém mocotó: http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=93
Não seria o Nourishing Traditions da Sally Fallon?
gostei muito deste site é muito legal agora posso mecher na cozinha é muito legal
agora a minha mãe não me proibi mais de mecher na cozinha.
de mais!!
Boa tarde,
Achei a receita bem legal e saudável, mas depois que eu separei o mocotó em pequenos potes como eu faço a gelatina?
Atenciosamente
Camila
A gelatina pura de mocotó já é este caldinho que você separou em porções. Depois de algumas horas na geladeira, ele endurece feito gelatina.
Bom dia Pat:
Agora entendi, farei a receita e depois conto como ficou. Obrigada pela atenção…
Com carinho
Camila Bonilha Piovezan
Pat, isso seria aquela geleia de mocoto que a gente compra no supermercado e come puro?!
Eu adoro geleia de mocoto com banana =]
Oi Pat, desculpe, já achei a receita da geleia de mocoto aqui …
[…] de cálcio e outros nutrientes super importantes. A receita básica desta gelatina, que eu chamo de “Caldo de Mocotó”, está AQUI. Se você quiser preparar uma sobremesa gostosa, pode usar a receita de GELÉIA DE […]
dorei este site.Muito instrutivo. Parabens Pat!!!!
Posso utilizar pés de Frango para fazer esse mocotó?
Melhor usar pé de boi. Para usar o de frango, que até pode, você precisara de muuuuuuuuuitos!!
Canela de boi serve Pat? O açougueiro me deu tannnnnnnnnnnta, que dá pra eu fazer 770 caldos de carne, então pensei em fazer essa receita…será que funciona bem?
Serve, é claro!! Aproveite!!
Ebaaaaaa! Obrigada Pat!!! Bjks!
O que sai de dentro do osso DE BOI é tudo de bom para nossas arterias e capilares,é uma especie de lubrificante para nossos canais capilares onde os mantemlubrificados melhorando a circulaçao sanguinea.
Oi Pat,
Ouvi dizer que a gelatina de pe de galinha e colageno puro. Eu fiz e ficou com uma cor bem branquinha. Gostaria de saber se posso bater no liquidificador essa gelatina (uma colher de sopa cheia) com suco e tomar em jejum.
Lucy.
É bem nutritiva, Lucy! Manda ver!
Beleza! Hoje fiz um colageno de pe de galinha (12 unidades) com pe de porco em pedacos (seis unidades) numa mesma panela. Lavei tudo e tirei as unhas. Aferventei por 5 minutos em uma panela grande. Mudei a agua e depois de ferver em fogo alto, baixei o fogo e cozinhei por 6 horas, sem nenhum tempero. Ficou perfeito, braquinho, sem cheiro e sem sabor. Detalhe: durante o cozimento, a cada 45 minutos, retire com uma colher a camadinha de gordura que fica boiando na agua. No final, assim que coar o colageno, ele ja sai braquinho, branquinho!
Oi Pat, fiz uma panelada de mocotó e já congelei em potinhos de vidro… qual a medida ideal para se engrossar os alimentos, tipo para uma panela de arroz ou uma sopa para duas pessoas, quanto devo colocar de mocotó?
Bjs
Aline
Aline, se o caldo ficou bem denso, cerca de 2 ou 3 colheres de sopa são suficientes.
[…] Caldo de mocotó […]
Oi Pat,
Ufa…que bom que consegui acessar sua página, mais cedo estava dando problema. =)
A gordura que se forma na parte superior deve ser dispensada ou ainda posso usá-la de alguma maneira??
beijos
Danielle, você deve separar a gordura depois que ela endurecer e pode guardá-la na geladeira para usar emrefogados, no lugar dos óleos refinados industrializados.
qual a quantidade diária saudável a ser consumida?O que deve ser consumido junto com ocaldo para se obter um melhor aproveitamento?
[…] carne, caldo de frango caipira, caldo de pato, caldo de peixe, caldo de legumes, caldo de alho ou o caldo de mocotó (tem caldo de camarão também, mas esse eu só fiz uma vez pra nunca mais, minha casa ficou […]
Olá , quero parabenizar a boa iniciativa . Estas informações são diretas e muito uteis. Gosto muito de caldo de mocoto ,e tambem de comer pe de frango , exatamente por causa do colagenio . Não sei fazer mais sabe muito bem comer . gostaria de experimentar temperos diferente, no entanto se puderem postar ou enviar-me no meu email, receitas de tempero para o mocotó ficarei muito grato. Exelente ano novo para todas (os).
Ola Pat, tudo bem?? Fiz o caldo hoje e ficou uma gelatina branca bem durinha e deu pouca gordura… é isso mesmo??? vou congelar em potinhos menores para dar para minha bebezinha, que tem dificuldade para ganhar peso… tem alguma dica de como devo utilizar, quantidades que posso dar por dia (ela pesa 5,8 kgs)… minha ideia era colocar a gelatina no meio da sopinha dela…
Mais uma dúvida… tirando a gelatina do freezer, por quanto tempo posso deixa-la na geladeira e ir usando aos poucos?? Pode-se usar microondas para descongelar ou aquecer??
Muito bacana teu site, estou adorando… próximo passo é o caldo de carne e de frango!! só preciso providenciar um fogo mais baixo e uma panela mais adequada!
Bjos e obrigada!
Renata, isso mesmo, parabéns!!! O caldo de mocotó você pode usar em tudo, doce ou salgado, porque ele não tem gosto de nada. Aqui em casa sempre usei de 1 a 3 colheres de sopa por dia.
Uma vez descongelado o mocotó, eu procuro usar tudo em até 3 dias. Microondas eu não uso de jeito nenhum e não recomendo.
Oi!! Eu gostaria de saber quais são os melhores acompanhamentos para o caldo de mocotó. Vamos receber uns amigos e não queria servir só o caldo… tem alguma ideia bacana?? Obrigada!!!
Lydiani, o caldo de mocotó tem o sabor super neutro, então para servir entre amigos você pode combinar com qualquer coisa. Linguiças caseiras e couve manteiga refogada me parecem uma opção bastante atraente.
[…] 2 colheres de sopa de caldo de mocotó […]
Paty, pois eu fiz, com quase 2kg de mocotó em peq pedaços em duas panelas, de 3 e 5L .. só que me empolguei e enchi de água as duas! não tem prob né?
ou a ideia é ficar mega concentrado?
(ok, sei que é uma pergunta boba… mas sou bem iniciante mesmo!)
Eu deixo esse caldo BEM concentrado!
Iixi, sera que presta o que eu fiz? Deu ns 4 litros…. frustrada.
ah, e não ficou gelatinoso….
Ele fica gelatinoso só depois de refrigerado.
Obrigada pela resposta, Pati. Seu site é ÓTIMO. Sempre quis fazer comida saudável, mas nunca achei nada tão completo. Acesso ele todos os dias, e já mudei várias coisas na minha cozinha! :)
Olá Pat,
Adorei o site, estou aprendendo muita coisa boa, estou grávida de 18 semanas e quero uma alimentação mais saudável. Tenho uma dúvida: O ossobuco e também conhecido como chambaril, também tem essa consistência do mocotó (minha mãe faz sempre cozido com legumes e pirão), será que também serve para fazer essa gelatina?
Elsangela, no ossobuco também há tutano do osso, então você consegue sim um bom e nutritivo caldo com ele – o meu caldo de carne caseiro leva ossobuco no preparo – mas como o ossobuco contém carne também, não terá um sabor neutro como o mocotó puro.
Pat, já fiz algumas vezes o caldo de mocotó aqui em casa e até a gelatina, mas achei que ficou com um gosto muito forte (quando comia lembrava do cheiro do preparo). O mocotó da sua foto é diferente do mocotó que costumo comprar. O seu é mais rosado e o que compro aqui é amarelado. É isso mesmo? O que me incomoda é o cheiro, que chega a me enjoar. Queria saber se é esse mocotó mesmo que vc usa. Gratidão!
Também estou com essa dúvida. O da Pat é rosinha e o que eu encontro é amarelado. :/ Já considerei ir buscar mocotó no matadouro e limpar para ter certeza do processo, mas fui me informar e é tenso o preparo, desisti. Você acha que a diferença da cor é porque, Pat? O amarelado pode estar velho?
Roberta, meu mocotó também é meio amarelado. Aí na foto que ilustra a receita o que temos é a parte mais de cima do mocotó, bem próximo da canela, que aí sim fica mais rosadinha mesmo.
Ah, entendi! Obrigada pela atenção!! Comprei uma slow cooker e essa semana faço meu primeiro caldo de carne, daí te marco no instagram! Bjo!
Pat, tenho uma dúvida em relação as carnes que você utiliza, são de açougue “normal” ou as carnes que você utiliza são de animais criados soltos e não tratados com ração.
Eu compro de açougue comum e na Casa Santa Luzia, onde os animais são comprovadamente só criados soltos. Temos sorte que no Brasil a carne ainda é em grande parte proveniente de animais que pastam. Em geral eles até vão para confinamento, mas por pouco tempo, logo antes do abate. Não é o ideal, mas está melhor do que muita coisa pelo resto do mundo.
Compensaria fazer na panela de pressão, ou teria muita perda de nutrientes? E queria saber se posso fazer mocoto de outros ossos de outros animais, tipo porco, sei lá.. :)
Yuri, panela de pressão não entra na minha cozinha e não recomendo!! Tem um artigo aqui falando sobre o assunto!
Pat,
achei seu site hoje e fiquei encantada. Posso fazer esse caldo básico de mocotó e colocar ervas e legumes? Quero colocar na sopa do meu neném, e achei esse mais fácil de fazer.
Obrigada!!!!
Bjs
Pode sim, Noele