Aperitivos e entradas Café da Manhã Pães RECEITAS

Pão sem glúten

Eu ía dizer que este é um pão de sementes, porque no fundo é isso que esse pão sem glúten é, mas eu tenho certeza de que você presta muito mais atenção a um pão sem glúten do que em um pão de sementes!

Eu entendo, porque nos últimos anos o glúten vem sendo demonizado e sim, alimentos contendo glúten são de difícil digestão, podem causar desconfortos estomacais e até alergias, sem falar nas pessoas com doença celíaca, que podem ter reações adversas fortíssimas.

Fermentação natural

O processo de fermentação natural de pães à base de trigo é capaz de neutralizar boa parte do glúten e torná-lo bem mais fácil de digerir. Muita gente que não pode nem chegar perto de pães comerciais, sem fermentação longa, podem não apresentar os mesmos problemas se optarem por pães de fermentação longa, natural.

Mas o caso aqui é o pão sem glúten, com sementes. Sem glúten existem inúmeras opções no mercado, industrializadas e mais artesanais. Receitas caseiras têm aos montes em livros e sites. Em praticamente todas que olhei, havia adição de alguma substância artificial que desse “fofura” ao pão e tantas outras pra deixas o que não é pão com jeito de pão.

Pra começar, o que deixa os pães fofos é justamente o glúten!! Sem glúten, há que se apelar para a química, ou se conformar com um pão que não tem jeito de pão. A não ser que você, como eu, seja fã de pães mais robustos, como aqueles típicos do leste europeu, cheios de sementes, oleaginosas. Não são pães fofos e macios, mas são absolutamente deliciosos!

Minha versão de pão sem glúten

Essa receita que eu estou oferecendo a vocês é uma combinação de muitas que vi. adaptei um pouco, mudei um pouco, melhorei outro pouco e saiu esse pão sem glúten delicioso, um pão de sementes que sacia na primeira fatia.

Testem a receita em casa e venham me contar o que acharam!

Ingredientes

1 xícara de sementes de girassol cruas

½ xícara de sementes de abóbora

½ xícara de gergelim

¼ de xícara de farinha de mandioca

¼ de xícara de chia

¼ de xícara de psyllium em pó

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de melado de cana

¼ de xícara de cream cheese caseiro

¼ de xícara de soro de iogurte

1 xícara de água filtrada

Manteiga ou óleo de coco para untar

Modo de preparo

Pré aqueça o forno a 200 oC – médio-alto.

Junte todos os ingredientes em um recipiente fundo e mexa bem até obter uma massa grossa e pastosa.

Deixe descansar em temperatura ambiente por 1 a 6 horas coberto com um pano úmido.

Unte uma assadeira de cerca de 20 x 12 cm com manteiga ou óleo de coco.

Espalhe a mistura na assadeira untada, pressionando para o fundo de modo que a altura fique uniforme.

Asse por cerca de 50 minutos. Passado esse tempo bata de leve a superfície com uma colher. Se o som sair oco, está pronto, se não, deixe mais 5 a 10 minutos.

Retire do forno, espere esfriar por cerca de 15 minutos e tire o pão da assadeira puxando pelas laterais do papel manteiga.

Deixe esfriar por pelo menos mais 30 minutos em uma grade antes de fatiar e servir.

O pão é bastante massudo e sacia rapidamente com uma ou duas fatias pequenas.

O pão dura cerca de 1 semana na geladeira e até 3 meses no freezer – congelar já fatiado pode ser uma ótima ideia para aumentar a praticidade em manhãs apressadas.

Leia mais

Quer mais ideias para o lanche ou aperitivo? Patês e pastinhas para comer com esse delicioso pão? Confira as opções no meu livro Aperitivos & Lanches, disponível em versão impressa, PDF ou e-book Kindle.

PDF, Hotmart: https://hotm.art/aperitivo-lanche 

Impresso Amazon: https://amzn.to/3iDwwIg

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3vqLVhE (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.