Eu não sou particularmente fã de pimentões, se bem que de uns anos para cá eu os venho incluindo vez ou outra na minha cozinha. Pimentões de todas as cores, mas SEMPRE orgânicos.
Diferente de mim, meu marido adora os pimentões, de qualquer forma, mas principalmente crus, só com sal e azeite. É uma textura gostosa e crocante, mas o sabor é forte, nem todo mundo vai gostar. Meu filho quando provou pela primeira vez, numa papinha de mandioquinha com carne mo’ída, simplesmente detestou. foi a rimeira e única vez que ele recusou-se terminantemente a comer. Traumatizei e fiquei um tempão sem oferecer pimentão, mas atualmente incluo nas refeições dele das mais variadas maneiras e ele come muito bem.
Hoje então me lembrei de uma salada que minha mãe aprendeu com um amigo da família e que durante muito tempo ela preparou em casa (acho que depois todo mundo cansou, enjoou). Na hora tive certeza de que a receita seria muitissimo bem vinda aqui em casa. E fui preparar!
Torrar, praticamente carbonizar os pimentões na boca do fogão, direto no fogo, faz com que a sua fina casca se desprenda facilmente, torna o pimentão mais macio, mas ainda ligeiramente crocante. O sabor fica bem mais suave, mas ainda muito característico e ligeiramente defumado. É uma experiência!
Estes pimentões vão muito bem como aperitivos, acompanhando um bom pão caseiro, como parte de saladas ou como acompanhamento para carnes de sabor forte.
Bom apetite!
Ingredientes:
Pimentões orgânicos multicoloridos
1 dente de alho para cada pimentão usado
1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem para cada pimentão usado
Sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Com cuidado queime os pimentões no fogo forte até que o exterior esteja completamente queimado – usar um garfo de churrasco, daqueles com o cabo bem comprido, é uma ótima idéia para não se queimar.
Retire os pimentões do fogo e mergulhe-os em um recipiente com água fria.
Retire a casca queimada – você pode precisar da ajuda de água corrente para tirar tudo.
Abra cuidadosamente cada pimentão e retire as sementes.
Fatie os pimentões e transfira para um recipiente fundo.
Pique muito finamente um dos dentes de alho utilizados e adicione aos pimentos fatiados. Junte os demais dentes de alho inteiros, somente descascados.
Junte o azeite de oliva, tempere com sal e pimenta e mexa muito bem para que os sabores se misturem.
Guarde na geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.
Os pimentões ficam ainda melhores no dia seguinte!
Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!
Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!
Olá Pat,
Em portugal é muito comum acompanhar peixe assado com pimentao verde(geralmente) temperado com azeite, vinagre e sal, hummm, muito bom.
Pat aqui no nosso restaurante os cozinheiros assaäm os pimentoes no forno bem temperados e deixam la durante um bom bocado ficam optimos, ou entao tambem fazem com cogumelos,nham nham,:)))))
É igual ao preparo das berinjelas para babaganouche!
Oi Pat,
Te achei por acaso e estou alucinada com tudo que li. Dá vontade de ir para a cozinha na mesma hora para preparar essas coisas tao bacanas.
Vc tem planos de vir a Brasilia dar o curso. Se houver um grupo de 10 pessoas vc vem?
É possível adquirir a apostila do seu curso?
Bjos.
Ana, obrigada pelas palavras de carinho!!
Se você juntar um grupo de 12 pessoas e uma cozinha, marcamos a data para o meu curso em Brasília!!
As apostilas estão sendo trabalhadas a pedido do meu editor e deverão virar peqeunos livros muito em brave. Logicamente avisarei no site quando isso acontecer!
Alguns leitores de Brasília já me escreveram interessados em montar uma aula por aí – os comentários sobre isso estão postados nos tópicos referentes às aulas, dê uma olhada!
Pat, já faz tempo, uma amiga me advertiu quanto ao hábito de “tostar” algo que se vai comer, direto na chama do fogão, pois, segundo ela, esse processo “enriquece” o alimento de substâncias cancerígenas; não sei explicar a razão e também nao sei se há algo de verdade nisso. Vc teria uma explicaçao?
Bjs.
Oneide, vou verificar a informação, apesar de que neste caso a parte queimada é completamente desprezada. Mas vou pesquisar todos os detalhes com certeza, e se for verdade, vou tratar de achar outra opção de preparo!
Gente a minha mãe fez a vida toda, delicia, cuando e so um o dois assava no fogão, se foren mais ela colocaba no forno , tambem faz de um otro jeito que eu adoro, ela cozinha numa panela os pimentões com un dedinho de agua, umas duas colheres de vinagre e umas duas de açucar, ate eles amolecerem, depois e so temperar com alho ,azeite e sal, desse jeito fican muito gostosos porque com o açucar se transforma num prato agridoce…..e não estan assados na chama, se por um acaso for problema….
Nos que somos descendentes de espanhois amamos, é um prato muito consumido sozinho, com pães o acompanhando carnes, fica uma delicia sobre a “paella”…
abraços
Esse prato é de origem espanhola, você conhece? https://pat.feldman.com.br/?p=1068
@anaclaudiabessa Acabei de publicar uma receita com pimentões: https://pat.feldman.com.br/?p=6003
Não sei ao certo a origem, so sei que na Espanha o pimentão e muito consumido assim temperado, e na minha casa teve a vida toda, os meus avos paternos eram espanhois, e minha mãe faz assim, ele e usado tambem para decorar a paella na hora de servir, so que não e fatiado e sim cortado apenas em metades o em 4 se for muito grande…
Na verdade ele e chamado de “conserva” ja que no azeite duram varios dias, e não salada..E sim fica muito mais saboroso depois de um dia no tempero..
Olha essa receita diferente da @PatFeldman: pimentões fumados: https://pat.feldman.com.br/?p=6003 Deve ser uma delícia!
Adorei este prato,deve ficar ótimo como antipasto.
Parabéns!
Por algum motivo que não sei explicar mas a película dos pimentões sempre foram indigestas para mim, o que me levava ao ato feio de separá-los um a a um quando os encontrava numa refeição servida fora de casa. Tentei essa técnica de pelá-los no fogão mas tirar a película era um parto. Quando a Tatu do Mixirica deu a receita do macarrão com tapenade, finalmente passei a apreciá-los muitíssimo pois assando-os no forno eles se tornam adocicados e a pele sai com uma facilidade incrível assim que eles esfriam.
encontrei esse site por acaso,quando buscava uma maneira de fazer os 2 k de pimentoes que ganhei,vieram fresquinhos da horta,a tia de meu marido me deu e estava com medo de deixar estragar rsrs..mas agora com tantas dicas..com certeza vou aproveitar bem,e sim que è verdade que os espanhois amam pimentao,por que meu marido è espanhol,e tb vivemos aqui em barcelona..e usam pimentos de muitas maneiras..beijos a todas..e gracias !!
Aqui na Bulgaria as maes e avos fazem os pimentoes e estocam no porao em fracos que duram ate 2 anos, bem selados, e bem fechados. Os pimentoes sao feitos na churrasqueira, da mesma maniera que a Pat descreve feito na chama do fogo e sao estocados em frascos de vidro, na agua, bem selados e com a casca. Qdo vamso comer tiramos a casca e preparamso delicias como por exemplo recheados com queijo branco fresco e ovos cozidos mexidos. Servidos frios como entrada. Agora para retirar a casca sem suplicio uma dica que aprendi em Portugal onde se consome muita salada de pimentao grelhado com peixinho grelhado: coloca-los dentro de um saco plastico, ainda quentes, e deixar suar. Um pouco depois a casca sai facinho facinho…pq ele sua entre a casca e a polpa, formando bolsas de ar.
Pat, estou procurando algum post seu sobre grao de bico…tem?
tenho umas poucas receitas com grao de bico. sopa e hummus