Alimentação ARTIGOS

Alimentação saudável também faz bem para o planeta – Blog Action Day

bc24[ratings]

Sim, uma alimentação saudável é com certeza uma alimentação “ecológica”, que faz bem para nossa saúde, para nosso bem estar, mas também faz muitíssimo bem para o meio ambiente e para a saúde do nosso planeta.

A base de uma alimentação saudável se compõe de alimentos livres de agrotóxicos, cultivados em solos ricos em minerais e carnes de animais criados soltos, pastando, como sempre foi na natureza. Plantações tendem a cansar o solo. Plantações “regadas” a agrotóxicos esgotam o solo e tudo à sua volta. Animais confinados, criados em regime de confinamento estão condenados à falta de saúde absoluta, além de contribuírem para o desequilíbrio no meio ambiente.

O caminho para a saúde inclui a busca por esse tipo de alimento, a exigência por condições mais humanas para a criação de animais, plantações sem agrotóxicos em propriedades auto-sustentáveis – as fazendas orgânicas costumam funcionar dessa forma. O preço pode ser um pouco maior do que os alimentos produzidos com a ajuda de tantos aditivos químicos e sofrimentos, mas com certeza esse valor é muito menos do que o necessário para nos curarmos de doenças e menos ainda do que o necessário para depois tentar consertar o enorme estrago no mundo e na natureza. O fazendeiro que se preocupa com o meio ambiente e não só com lucros cada vez maiores, merece a recompensa!

Podemos fazer a nossa parte no negócio não só buscando os orgânicos, mas também buscando muito mais os produtos artesanais, caseiros e evitanto, desprezando os produtos altamente industrializados, que não fazem bem à nossa saúde e muito menos ao meio ambiente. Temos que deixar de lado o preconceito de que um alimento artesanal pode fazer mal para a saúde ou estar contaminado. Procurando um pouco, você sempre encontrará um fornecedor de confiança!

O processamento mínimo, que mantém integralmente o valor nutritivo dos alimentos, é algo que pode ser feito na própria fazenda produtora – do leite se faz o iogurte, se obtém queijos, creme de leite e manteiga. Dos grão se obtém farinhas moídas na hora, extremamente frescas e nada oxidadas, além de integrais – completas em todos os sentidos. Com diversos legumes e verduras o fazendeiro pode artesanalmente preparar as mais variadas e saborosas conservas e caldos. Com carnes – aquelas carnes do gado feliz – o nosso fazendeiro ecológico prepara salsichas, embutidos, carnes secas e defumadas – sem nenhum aditivo, o fazendeiro é sábio e usa métodos tradicionais, não agressivos ao nosso corpo e ao nosso meio ambiente. E com a higiene que se pode ter hoje em dia, seu risco é praticamente igual a zero no que diz respeito à contaminações.

Todos os “alimentos” que vemos hoje em dia engarrafados, enlatados, congelados, disponíveis em todo lugar e em qualquer época do ano – salgadinhos, bolachas, biscoitos, misturas prontas para bolos e pães, margarinas, refrigerantes – fazem a fortuna de poucos, agridem o meio ambiente e o nosso organismo…

As nossas escolhas na mesa determinam não só o que será da nossa saúde, mas determinam fortemente a saúde do nosso planeta, do nosso meio ambiente.

A tecnologia atual facilita enormemente a nossa vida diária, é verdade,e a idéia é que a tecnologia facilite cada dia mais, porém é bom lembrar que se toda essa tecnologia não for usada com sabedoria, em breve não teremos um futuro para aproveitá-la. Use a tecnologia aseu favor, mas use com sabedoria e sem desrespeitar amãe natureza.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Parabéns Pat! Eu como bióloga mais do que nunca me preocupo com o meio ambiente; e sempre digo às pessoas que conheço que uma alimentação saudável é importante para o nosso bem-estar e para a “saúde” do planeta. O importante é que cada um tenha uma “consciência ecológica”, seja através de estudos científicos ou de artigos mais acessíveis como o que você postou!

  2. Oi Pat
    Muito legal o artigo.Precisamos desenvolver a visão de como as coisas se interligam. Alimentação saudável está diretamente conectada à uma maior consciência do significado do alimento, do momento que ele é produzido, passando por diversas etapas, até chegar à nossa mesa.Consumo consciente e responsável é a grande sacada!

Comentários estão encerrado.