ARTIGOS MAIS...

As melhores brincadeiras nunca mudam

Outro dia estava sentada à beira do parquinho observando meu filho brincar. O mesmo espaço onde brinquei durante toda a minha infância. Não o mesmo parquinho, já que os brinquedos mudaram muito (para pior, na minha opinião), mas o mesmo espaço, o mesmo gramado, o mesmo sol, a mesma diversão.

Comecei a prestar atenção nas brincadeiras: pula corda, pega-pega, esconde-esconde, bola, cambalhotas, e muita cantoria, daquelas musiquinhas que a gente cantava na infância e, se duvidar, músicas que nossos pais cantaram em sua infância! As melhores brincadeiras, em todos os sentidos: crianças ao ar livre, se mexendo e se exercitando sem perceber, tomando sol (não se esqueçam da vitamina D), sem camiseta, sem sapatos, pisando na grama, em contato com o pouco de natureza que a cidade grande permite.

Eu brinquei no mesmo espaço, as mesmas brincadeiras e com certeza isso fez de mim uma pessoa melhor!

Hoje em dia essas deliciosas brincadeiras se perderam em meio a televisão, joguinhos eletrônicos, festas em buffets infantis e muitos monitores, que em muitos casos quase brincam pelas crianças!

Meu recado hoje é curtinho: deixem seus filhos brincar ao ar livre, brincar espontaneamente, inventar brincadeiras com a caixa de ovos, o rolo vazio de papel higiênico, corda, plantinhas, bola, tintas, massinhas e – por que não? – deliciosas e saudáveis brincadeiras na cozinha, com comida de verdade!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

4 comentários

  1. Adorei a matéria!!! Bons mesmo foram os nossos tempos… nossos filhos são cercados de cuidados exigidos pelo excesso de violência que nos assombra. Mas sempre temos uma chance de tentar resgatar brincadeiras gostosas, divertidas em casa.

  2. Adorei!! Estamos com essa bandeira!! Aqui em Brasília observamos que os pais super lotam a agenda das crianças, e elas ficam sem tempo livre… de brincar como quiserem, ou mesmo não convivem com outras crianças.. assim, criamos a zazezaz um espaço para brincadeiras. Temos o video game, mas propositadamente de frente pra ele uma estante com várias brincadeiras da nossa infancia… e para nosso deleite o que faz mais sucesso! Parabéns pelo texto. Adoro seu site!Nosso site: http://www.zazezaz.com.br
    Beijos

  3. É isso mesmo! Hoje mesmo estava brincando com meu filho – não ao ar livre – de um jogo que foi meu em criança e que eu amava. Procuro deixar os jogos à mão, pois são uma ótima opção para quando não podemos estar ao ar livre. Beijos!

  4. amei, imprimi e vou colcar nas agendas das minas crianças para os pais lerem, alguns estão precisando parar de fazer de seus filhos mini adultos.
    Beijos e que Deus te ilumine sempre.

Comentários estão encerrado.