Alimentação

Rótulos – Preste atenção!

Já virou um hábito para mim dar uma espiada nos ingredientes indicados nos rótulos de cada embalagem. Incrível como um mesmo produto pode ser obtido a partir de tantos ingredientes diferentes e ainda assim parecer igual…

Hoje aqui em casa nós almoçamos um delicioso cheese-salada, feito com o meu hamburguer caseiro, alface e tomates orgânicos, queijo muzzarela, ketchup e mostarda caseiros. O pão eu fiquei na maior preguiça de fazer e acabei comprando um pronto do supermercado (poxa, também tenho meus dias de preguiça afinal de contas…).

Olhei um pão que continha margarina, um outro que não continha gordura alguma, um mais caro, outro mais barato, etc. Nem imaginava que um simples pão de hambúrguer fosse tão difícil de escolher!! Até que dei de cara com um pão de hambúrguer da tradicional marca Wickbold. Logo de cara, bem em destaque na embalagem um selo “livre de gorduras trans”. Claro que aquilo imediatamente me chamou a atenção e eu fui tratar de conferir os ingredientes do pão!!

Eis o que dizia o rótulo:

Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, gordura vegetal hidrogenada, glúten, frutose, sal e fermento biológico. Contém conservador propinato de cálcio.

Ingredientes nos rótulos

Nem vou comentar os ingredientes todos… Açúcar é o que não falta nesse pão, fiquei até me perguntando se ele teria gosto de pão de hambúrguer mesmo ou de bala, uma bala bem doce… Mas enfim, vamos ao que me chamou a atenção na hora: gordura vegetal hidrogenada.

Química nunca foi minha matéria favorita na escola, nem na faculdade, mas se bem me lembro todas as vezes em que hidrogenamos um óleo ele vira uma gordura trans (por favor, se algum químico estiver lendo e eu estiver errada, me corrija!).

Além do mais, na prática, você sabe o que é uma gordura hidrogenada? A manteiga e o óleo de coco são gorduras/óleos NATURALMENTE SATURADOS. Uma gordura hidrogenada, como por exemplo a margarina, é uma gordura/óleo ARTIFICIALMENTE SATURADO.

Então fica a pergunta que não quer calar: por que a gordura que a natureza naturalmente nos entrega saturada não é boa para a saúde e a gordura que a fábrica manda saturar artificialmente é boa??

Já existem inúmeras pesquisas provando que gordura vegetal hidrogenada e óleos e gorduras refinados são prejudiciais à saúde!!

Eu como sempre opto pelo que a mãe natureza já nos entregou prontinho, do jeitinho que a gente precisa: manteiga, óleo de coco, leite integral, queijos integrais, iogurte integral, etc.

E nossa saúde vai bem, obrigada!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

7 comentários

  1. Pat, faltou vc citar qual marca de pão comprou, fiquei curiosa para saber qual delas passou no seu teste.
    Adorei os comentários. Vou prestar mais atenção aos pães.

  2. Oi Pat!

    Aproveitando que vc escreveu sobre pães industrializados, gostaria de saber sua opinião sobre um deles…

    Como não tenho muito tempo de fazer pão acabo comprando …
    A Plusvita lançou um pão 100% integral e o trigo e os outros cereais são moidos em moinho de pedra, só achei que vai muito açucar para um pão…
    ingredientes
    farinha de trigo integral, semente de linhaça, glúten, açucar mascavo, grão de trigo, mel, grão de quinua, óleo de girassol, farinha de linaça, sal, conservador propionato de calcio, emulsificantes e polisorbato 80 e esteres de ácido diacetil tartárico e mono e diglicerídeos
    Se puder me ajudar principalmente sobre esses conservantes e emulsificantes

    Obrigada

    Luciane

  3. Luciane, o fato dos cereais serem moídos em moinhos de pedra é uma boa, o problema é há quanto tempo foram moídos… O ideal, na dieta ideal, do mundo ideal seria moermos nossos grãos em casa, na hora de consumi-los.

    Óleo de girassol é totalmente refinado, oxidado, ai de mim, não é uma boa! Mas nada insdustrializado consegue ser totalmente saudável, infelizmente… Quanto aos conservantes e emulsificantes, vou ser bem objetiva: se você não consegue compreender o nome de algum dos ingredientes, coisa boa não é. Um produto só precisa de conservantes se não for para ser consumido fresco, recém-preparado, e alimentos que demoram a ser consumidos, que precisam de “tempo de prateleira”, nunca serão tão saudáveis.

    Melissa, eu acabei comprando o pão da marca própria do Pão de Açúcar mesmo, foi o que me pareceu “menos ruim”. Eu confesso que nunca me sinto completamente à vontade para comprar essas coisas prontas, mas hoje a vontade foi mais forte e eu abri uma exceção.

  4. Pat, que mussarela vc usa?
    Descobri que as mussarelas que têm por aí são feitos com o resto do resto do leite que sobre das indústrias… eca.
    Parece que a única mais confiável ainda é a de búfala.
    beijo

  5. Angela, eu tento comprar da muzzarela orgânica sempre que dá, mas nunca tinha pensado muito sobre o assunto. Vou me informar melhor, obrigada pela dica!

  6. Olá Pat !
    Sempre leio todos os e-mails que recebo do seu site e do site enxaqueca, obrigada a voce e ao Dr. Alexandre pela dicas tão saudaveis , teem me ajudado muito , minhas crises de enxaqueca já diminuiram acho que uns 80%.
    Você nunca falou no site sobre pizza. Meu marido adora e todo sabado tem que ter pizza, porém me da muita dor de cabeça , não sei se é a massa ou a muzzarela. Você tem alguma receita de massa de pizza para dividir com a gente?
    Obrigada
    Cida

  7. Tanbém adoro pizza,mas como estou fazendo a dieta dos 3 meses não posso nem pensar…depois quem sabe se a pat passar uma receita saudavel eu volto a comer

Comentários estão encerrado.