Aperitivos e entradas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Peixes RECEITAS

Bolinhos de Peixe sem Farinha

O mar não está pra peixe, ou a praia não está para nós esses dias em Santa Catarina!! Em pleno verão a temperatura não passou dos 23 graus e a chuva (muito forte) não dá folga, então o jeito é ir pra cozinha, coisa que eu adoro, e testar novas receitas, como esta de bolinho de peixe!

Esse bolinho de peixe é ótimo, fácil de preparar e vai agradar especialmente a turma da dieta low carb, já que as farinhas geralmente presentes em receitas de bolinhos, ficou de fora dessa vez!

Bolinho de Peixe Low Carb

Esse bolinho vai bem no aperitivo enrolado em porções menores, ou nas refeições principais, modelado como um hamburguer. Não deixe de servir junto com o molho tártaro caseiro, que combina muito bem com peixes em geral!

Ingredientes:

600g de garopa (ou outro peixe gordo) assado com sal e alecrim

200g de ricota ou cream cheese caseiro

1 xícara de salsinha bem picada

1 colher de sopa de alecrim desidratado (ou 2 colheres do alecrim fresco)

2 ovos caipiras batidos

manteiga ou óleo de coco para untar

sal e pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo:

Com a ajuda de um garfo grande, desmanche completamente o peixe e junte a ricota ou cream cheese, previamente desmanchada, as ervas, ovo caipira, sal e pimenta – usar o processador economiza bastante trabalho;

Amasse bem a mistura e forme 10 a 15 bolinhos de tamanho médio, bem compactos, como se fossem mini hambúrguer.

Unte generosamente uma assadeira com manteiga e coloque os bolinhos lado a lado, deixando algum espaço entre eles. Coloque uma colherinha de manteiga sobre cada bolinha.

Leve ao forno por 30-40 minutos ou até que os bolinhos estejam dourados. Nos últimos 10 minutos vire os bolinhos para tostarem dos dois lados;

Sirva os bolinhos com salada de rúcula simples, tomatinhos e molho tártaro. Limão espremido e/ou azeite extra virgem dão um sabor especial também!

Eu assei apenas metade da receita hoje. A outra metade eu fiz em bolinhos pequenos e congelei ainda crus para assar outro dia. Vida prática, a gente faz a mais e usar duas vezes!

Observação

Se você optar por usar o cream cheese caseiro, deverá notar que o bolinho vai ficar mais úmido, e quando for ao forno deve se “espalhar” um pouco mais, mas ficará igualmente delicioso. Uma opção para deixá-lo mais sequinho é misturar uma pequena porção de queijo parmesão ralado à massa, cerca de ½ xícara. É opcional.

Quer mais?

Se você gostou dessa receita, precisa conhecer todas as outras opções que estão no meu livro Aperitivos & Lanches, disponível em versão eletrônica ou impressa.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Legal! Sou adepto de tudo que não vai farinha na receita. Já sei o que cozinhar para o Sábado, rsrs. Obrigado pela receita!

Comentários estão encerrado.