Nunca achei carne moída uma comidinha lá muito glamurosa, mas quando vem bem preparada, com um tempero bem caseiro e feita com carinho, é uma das comidinhas mais aconchegantes de que se tem notícia, para bebês, crianças e adultos.
Na casa da minha mãe ela vinha normalmente ensopada, quase que obrigatoriamente acompanhada de purê de batata (e arroz e feijão, que lá tinha todos os dias, invariavelmente). Algumas vezes com macarrão, porque ninguém é de ferro!!
Na casa da minha avó, para atender ao gosto do meu avô, lá vinha a carne moída fritinha, bem sequinha, com um pouquinho de cebola, sal, pimenta e salsinha picada no final. Para acompanhar não podia faltar uma farofa simples: farinha de mandioca e manteiga, simplesmente. E farofa sempre de lá, de Santa Catarina, Itajaí, branca e fina quase como uma farinha de trigo. Até hoje não como outra!!
Aqui em casa descobri que ter sempre uma carne moída no freezer, separada em pequenas porções (geralmente em torno de 200g) é uma mão na roda para uma comidinha rápida e nutritiva. E as variações vão muito além de só fritinha ou ensopada!!
Ontem no fim do dia chegamos em casa depois de um fim de semana muito encalorado e muito agitado, o que significa que o meu filho não comeu lá muito bem – calor deixa qualquer um sem fome!! Não tinha deixado arroz integral de molho, feijão muito menos, e não tinha nenhuma sobrinha aproveitável na geladeira, mas tinha um pacotinho de carne moída no freezer.
Então o jantar ficou assim:
* 200 g de patinho moído refogado na manteiga, alho e cebola
* Na mesma panela foi também:
* 1 cenoura média picadinha
* 1 batata pequena picadinha
(é tudo no diminutivo mesmo, porque piquei beeeem miúdo)
* 2 tomates picados
* 6 “palitinhos” de vagem picados
* sal e pimenta do reino à gosto
* caldo de carne, um pouquinho prá deixar úmido
Refogou, refogou, refogou, até a carne descongelar todinha e os demais ingredientes ficarem macios. O tomate e a vagem, que cozinham muito rápido, foram prá panela só no final.
Para o prato do pequeno foi metade do que estava na panela e mais uma gema crua, bem misturada no resto.
Ele comeu tudinho e o pai dele raspou a panela!! Eu fiquei só olhando mesmo, e me contentei com uns morangos orgânicos e uma fatia de bolo de cacau, porque já tinha comido muito durante o dia, na festa do clube.
Outras receitas com carnes moídas:
Que concidencia, hoje tem carne moida para o jantar aqui em casa. Eu gosto muito de colocar cenoura bem picadinha, alem de alho, cebola e tomates frescos. Mas a novidade (primeira vez que faco) e’ um tal espaguete que nao e’ espaguete. Na verdade e’ um tipo de abobora daqui que, quando bem cozidinha, quando passamos o garfo desgruda da casca em forma de espaguete. Eu nao estava acreditando muito mas e’ verdade. A dita cuja sai super facilmente da casca da abobora. Dai’ eu coloquei no pirex, temperei com azeite, sal e um pinguinho de mel (porque a flor adora abobora com um pouquinho de mel) e joguei a carne moida por cima. Vamos ver como vai ser!
Querida Pat,
Estava meio afastada da blogsfera, voltei hoje e vi a repaginada que vc deu no seu blog. Parabens! Esta’ otimo!
Beijo,
Leticia.
oie…
adorei a receita
=) vou fazer agorinha mesmu!
um bju
Hummm pois é,carne moída não é lá grandeeee coisa,mas qdo bem feitinha se tora uma delícia!
a minha tá descongelando…vou fazer no almoço.
Pat, diz uma coisa: é verdade que o tomate-cereja e similares usam bem menos agrotóxicos do que os tomates comuns?
Parece ser muito bom! Também estou indo preparar agora!…
Olha..tava eu sozinho em casa…mulher viajando..so tinha uma carne moida….e ..veio a velha pergunta..e agora…entrei no Dr.Google..e cai neste saite..blog..sei la o que ..nao entendo muito…ai procurei os legumes…e no finalzinho da produçao …vim conferir e olhei um pouquinho aqui abaixo e vi o comentarios da…Leticia…juntei tudo e foi DEZ…obrigado…
Estava na mesma situação do Carlos, buscando no Sr. Google uma receita de carne moída, e caí neste site aqui… Fiz e adorei, ficou uma delícia! Adicionei um caldo de costela e ficou divino! Bjinhos, parabéns pelo blog.
Carne moída hirc, hirc,
A melhor receita com carne moida
foi a do rocambole com recheio de mozzarela.
Vou fazer hoje para o jantar.
Ai que delicia!
Pat… nota 1000!!!!!!!! ficou melhor que meus almoços especiais nos domingos. Só que não tinha caldo de carne caseiro então usei caldo de frango caseiro e ficou maravilhoso!!! Minha filha amou! Olha tô aprendendo muito com você! Trabalho muito durante a semana, mas não deixo de praticar o que tenho aprendido com você. Amo seu site! Obrigada!!!
Sou iniciante na cozinha por isso fiquei em dúvida na medida da manteiga, alho, cebola e caldo de carne. Tb fiquei em dúvida no passo-a passo da receita como em que momento colocar os legumes, o caldo de carne, se primeiro refoga a cebola e o alho para depois colocar a carne, se puder me responder agradeço.
É muiiiito fácil reconhecê-la na foto, Pat! Você não mudou nada! Beijos.
Que fofa, Pat!
Você não mudou nada.
Bjo, Tati.
Concordo em peso, grau e medida com você!!
Também amo a carne moída feita como fez, como seu avô gostava e de outras “N” formas!!
Não sou muito fã de carnes; prefiro as brancas, apesar de não recusar as vermelhas vez ou outra, de acordo com a forma de preparar, etc. Aqui em casa apreciamos muito verduras e legumes refogados, saladas de todos os tipos e comidas mais naturais. Mas, realmente, a carne moída é algo que não falta no meu freezer. Uma outra forma maravilhosa de se fazer, no ponto de vista da galera aqui de casa, é refogar com cebola, alho, enfim, temperos a gosto e batata picadinha, juntando, ao final, um pouquinho de farinha de milho misturada com farinha de pão (sempre aproveito pães amanhecidos), cuidando para que dê uma leve cozida, ou fritada, na farinha. Depois é só apagar o fogo, acrescentar ovos cozidos picados e servir!!
Um abraço!!
PS.: Belíssima foto de família!!
[…] já falei em outra ocasião sobre o quanto acho prático ter porções congeladas de carne moída no freezer. Dá pra […]