Alimentação ARTIGOS

Comida de criança – O que é e o que pensam que é

Há alguns anos recebi um convite para participar de um programa matinal preparando comidinhas gostosas e com cara de comida de criança, enfeitadas, com carinhas, formato de balão, peixinho, etc. Aquelas coisas lindas, mas que dão o maior trabalho para as mamães, mas que para muitas, é a última tentativa de fazer seu filho comer melhor.

Para mim está muito claro que hoje em dia o que a maioria chama de “comida de criança” engloba as piores porcarias: bolo, salgadinho, chocolate, pirulito, batata frita, macarrão e as piores opções de sanduíches. De repente ficou parecendo que carnes, peixes, frutas, verduras e legumes viraram um grande castigo para as crianças, como se uma alimentação saudável e variada, fosse a pior coisa do mundo!

Não é!

Programa sobre comida de criança

Mas voltando ao programa…

A pauta era como introduzir uma alimentação saudável e divertida para crianças difíceis de comer. A idéia era mostrar justamente idéias de pratos enfeitados, bonitinhos, com cara de bichinhos e brinquedos. Eu não concordo 100%  que as mães tenham esse tipo de trabalho pra alimentar bem os seus filhos, mas sei também que existem crianças tão difíceis para comer, que muitas vezes, por mais trabalho que dê, esta é a única solução para que comam razoavelmente bem.

O que eu considero uma alimentação saudável?

Antes de mais nada, uma alimentação saudável deve ser variada e livre de industrializados. Na minha opinião, são os parâmetros principais!

Então vamos a uma pequena amostra do enorme universo de alimentos não industrializados, frescos, naturais, saudáveis e super essenciais a uma boa nutrição:

  • carnes
  • peixes e crustáceos
  • ovos
  • iogurte
  • frutas
  • verduras
  • legumes
  • grãos integrais
  • queijos
  • conservas lactofermentadas (ricas em probióticos)

Lendo essa pequena lista, e a analisando com um mínimo de atenção, podemos concluir que esses poucos itens englobam uma gama quase infinita de opções! E essas tantas opções são ainda mais ampliadas quando pensamos que tudo pode ter diversas formas de preparo, permite inúmeras combinações diferentes, temperos diferentes, etc. Então nada de dizer que uma alimentação livre de industrializados é restrita!

Pelo que eu havia entendido, o programa queria tratar de com introduzir novidades na dieta das crianças, de forma a torná-la o mais saudável possível.

Outras sugestões

Sugeri o hambúrguer caseiro, sem conservantes ou aromatizantes, e acompanhado de queijo, salada e molhos caseiros naturais, pode ser uma das refeições mais saudáveis que você pode oferecer ao seu filho. Veja só o que o hamburguer tem de bom: proteína e gordura da carne, salada para acompanhar, probióticos na forma da conserva de pepino e no ketchup e mostarda caseiros, que também contém outros ingredientes naturais super saudáveis, carboidrato do pão ou das batatas (fritas no forno) que o acompanham e até fruta, afinal tomate é fruta!

Receita vetada. Não pareceu saudável o suficiente… Usamos a receita de Hamburguer Vegetal, que é saudável e é uma delícia, mas para crianças com algum problema de anemia, é deficiente.

Outra sugestão, pensando nas mamães que têm pouco tempo, mas não querem apelar para o macarrão instantâneo: couscous marroquino hidratado com caldo de carne caseiro e misturado e enfeitado com verdurinhas e outros “coloridinhos saudáveis e naturais”.

Receita vetada. Couscous marroquino não é comida de criança…

A outra receita vocês viram publicada AQUI outro dia, ou pelo menos a idéia de como ela ficaria. Um sanduíche recheado com o Atum Mediterrâneo desfiado, feito com pão integral e acrescido de algumas folhas verdes. Fiquei feliz, a receita é deliciosa de verdade, a idéia que tive do peixinho ficou linda (modéstia a parte) e é fácil de copiar.

Teremos mais montagens criativas com alimentos saudáveis, porém na minha opinião, nada seria tão atraente para as crianças como um hambúrguer ou o couscous, que a gente até poderia chamar de macarrão em miniatura… Tudo é a forma de falar, a forma de mostrar, a forma de apresentar. E se a idéia é introduzir alimentos novos, tem que ter a mente aberta e saber despertar a curiosidade na criançada!

Me pediram um hambúrguer de soja… Eu prefiro não fazer entrevista nenhuma do que apresentar uma receita na qual não acredito, uma receita que não tem nada a ver com a minha filosofia, nada de saudável. Clique AQUI, e AQUI TAMBÉM para conhecer a minha opinião sobre a soja.

Comida de criança não precisa ser diferente, pior ou melhor

As refeições das crianças precisam, acima de tudo, ser densas em nutrientes. A comida dos seus filhos precisa ser saborosa, variada, colorida e o mais fresca possível.

Eu comecei o meu trabalho mostrando o que meus filhos comiam desde o nascimento, contei um pouco sobre o que comi na gravidez. Contei sobre alimentos que não gostava, mas por saber importantes para a saúde deles, fiz questão de incluir na rotina. Tentei aprender jeitos de deixá-los gostosos, e fiz cara de paisagem quando, mesmo com uma cara ótima, eu não me animava em comer. Eles comeram, e comem bem até hoje.

Criando dentro da bolha

Quando bebês, quase posso dizer que os criei numa bolha no que tange a alimentação. Nunca achei que seria uma bolha eterna, nunca achei que eles jamais comeriam uma bobagem, mas fiz questão de ser rígida no começo para a base ser boa. Deu certo, afirmo de coração cheio!

Eles eram restritos para porcarias, mas nunca negaram um pratão com carnes, ovos, verduras, legumes, temperos comuns ou diferentões.

Meu filho mais velho completa 20 anos em 2025. Mora sozinho, bem longe de casa. Cozinha sua própria comida a maior parte do tempo, faz ótimas escolhas e vende saúde. qualquer crítica à minha rigidez inicial – e foram muitas! – valeu a pena!

Leia mais

Para que seu filho comece a alimentação sólida pelo melhor dos melhores, eu escrevi um e-book contando as minhas experiências, minhas receitas e minhas impressões. Compre, leia com atenção, tire suas dúvidas e crie filhos muito saudáveis!

As Primeiras Papinhas do Bebê

PDF, Hotmart: https://hotm.art/papinhaspatfeldman

Impresso Amazon: https://amzn.to/2TsTCqs

Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3wpHMvH (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

Conte o que achou do texto acima, dê dicas, sugestões e até critique, se achar necessário! Mas não perca a educação!!