Um bom creme de espinafre acompanha perfeitamente um peixe grelhado ou carnes em geral. Da forma tradicional o creme de espinafre é preparado num molho à base de leite ou creme de leite, porém seja por alergia, intolerância ou qualquer outro motivo, muita gente acaba deixando de aproveitar essa gostosura tão nutritiva.
Outro problema é a péssima fama que o espinafre vem ganhando nos últimos tempos! Engraçado ver gente sem medo de dar bolos, balas e chocolates cheios de açúcar e aditivos, mas morrendo de medo do espinafre. Já falei sobre este assunto AQUI, e acho que vale a pena ler de novo!
Ingredientes:
2 colheres de sopa de nozes, pecans ou castanhas do Pará crocantes (CLIQUE AQUI para saber como preparar)
1/2 xícara de água filtrada
1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem ou gordura de palma
1 cebola, finamente fatiada
1 colher de sopa de alho esmagado
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
500g de folhas de espinafre lavadas e bem secas
1 colher de chá de curry
sal à gosto
Modo de Preparo:
Prepare o leite de nozes ou castanhas, batendo-as no liquidificador até que virem um pó fino e depois acrescente a água ligeiramente morna, batendo por mais dois minutos.
Aqueça o óleo de coco em fogo médio, adicione as cebolas fatiadas e refogue até que as cebolas comecem a corar.
Junte o alho e o gengibre ralado e abaixe o fogo. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, por mais alguns minutos.
Junte agora as folhas de espinafre e o curry. Mexa sempre até que elas comece a murchar.
Adicione o leite de nozes ou castanhas. Tampe e cozinhe em fogo muito baixo por 15 minutos.
Tire a panela do fogo, deixe a mistura esfriar um pouco e transfira para um processador ou liquidificador.
Bata até obter um creme (não precisa ficar muito uniforme, mas tem que estar cremoso).
Transfira o creme para a panela e aqueça rapidamente para servir.
Aprenda mais
Quer mais receitas para o dia a dia? Não deixe de conhecer o meu livro 30 Dias de Comida de Verdade, disponível em versão impressa, e-book Kindle ou em PDF.
Qual é a fama do espinafre? Tem gente falando mal do coitadinho? rsrs
Essa é nova pra mim!
Tati, dá uma lida aqui: https://pat.feldman.com.br/?p=4654
Pat, acabei de ler o seu livro “A Dor de Morre pela Boca”, gostei muito. Você poderia esclarecer para mim uma dúvida, esto lendo o livro do médico francês David Servan-Schreiber “Anticâncer”. Na internet,ele apresenta, com ilustrações, a sua receita de café da manhã contra o câncer. Uma maçã “bio”, um iogurte natural com soja “sem acréscimo de açúcar e sem óleo hidrogenado”, um fio de xarope de agave, além de sementes de linho trituradas e gengibre, isso porque, segundo garante o psiquiatra, “a molécula que esta raiz contém contribui diretamente para a morte das células cancerígenas”. Pergunto no seu livro você faz restricões ao consumo da soja, o que você acha ds ideias de Servan ?
posso dar para um bebe de 10 meses esse creme?
Kerine, por causa da presença das nozes do molho, eu esperaria até pelo menos um aninho. Usualmente é o recomendado. Mas veja bem, vale o bom senso: segundo a minha pediatra, peixes também só são “oficialmente” recomendados após um ano de idade e meu filho comeu pela 1a. vez aos 7 meses. Eu dei bem pouquinho, sem muito tempero, e observei eventuais reações. Como não deu problema, continuei dando!
Pode fazer o mesmo no caso deste creme!