[ratings]
Ontem à tarde, 15 de abril, aconteceu o primeiro curso de papinhas Crianças na Cozinha. A convite da Bia, a aula foi ministrada no Espaço Viandier, que é lindo e tem uma cozinha incrível!
Tivemos lá a presença de cinco mamães e duas babás. Duas outras mamães desmarcaram de última hora porque começaram o dia com seus pimpolhos adoentados, e é claro que cuidar dos pequenos é sempre prioridade! Mamães ausentes, não fiquem tristes: logo teremos novas datas para o curso de papinhas!
Mais fotos no final do artigo!
Antes de contar o cardápio e todo o resto, eu queria agradecer muito novamente o convite do Viandier e gostaria de agradecer ainda mais a presença de todas as mamães e babás ontem na minha estréia. Espero que todas tenham aproveitado muitíssimo e espero encontrá-las sempre a partir de agora, seja nas aulas, seja na feira de orgânicos ou, virtualmente, aqui no site Crianças na Cozinha.
O cardápio do nosso curso foi:
- Papinha básica (usamos a mandioquinha na aula)
- Papinha de batata doce com cebolinhas (eu normalmente uso batatas doce claras, mas desta vez só encontramos a batata doce roxa – a papinha ficou surpreendentemente linda e apetitosa!)
- Papinha de abóbora com couve manteiga e óleo de coco
- Papinha simples, a partir dos ingredientes sólidos do caldo de carne caseiro
- Papinha de sobremesa de manga com coco e iogurte (era para ter sido de mamão, mas o que tínhams lá estava verde demais)
Mas num curso com tantos ingredientes e com tanta coisa para contar, a estrela maior foi mesmo o nosso bate papo, trocas de dúvidas, trocas de experiências.
A Domingas, babá de gemêas idênticas de apenas 4 meses, nos contou da dificuldade que a mamãe Bianca tem tido em amamentar as pequenas, que viram a cara até para o seio dela, e gostam de mamar só no meio da madrugada.
A Luana veio gravidinha, mas “inha” mesmo, a gravidez está no começo e a gente nem nota. O outro bebê dela, seguindo uma linha de pensamento muito interessante, mamou leite materno exclusivo até os 9 meses! Parabéns!
A Sonia ficou interessadíssima em tudo, mas morre de medo de não conseguir reproduzir as gostosuras em Casa. Eu falei para ela que o primeiro passo é não ter medo de tentar. E se errar, tenta de novo!!
A Déia tem uma bonequinha de apenas 4 meses, mas não vê a hora de introduzir comidinhas para sua bebê. Como ela já complementa o leite materno com fórmula, segundo o pediatra e na minha opinião, está liberada, mas tem que começar devagar, com cuidado e com os ingredientes certos!
Tiveram as mais tímidas, que falaram pouco, perguntaram pouco, mas pareceram interessadíssimas o tempo todo.
Adorei ter ministrado esta primeira aula e desde já tenho certeza que será a primeira de muitas.
Eu, que sempre me achei muito melhor escrevendo do que falando, acabei saindo uma bela tagarela – mas afinal estava falando do meu assunto favorito: filhos e alimentação! Eu já sabia que aulas de culinária têm sempre horário para começar, mas não para terminar. Prevíamos cerca de 3 horas de aula, mas as 3 horas viraram quase CINCO!!!
A seguir algumas fotos que eu tirei antes da aula começar. As fotos da aula acontecendo, vocês devem concordar, ficaria difícil eu tirar, mas estou aguardando o pessoal do Viandier me enviar.
Semana que vem, dia 22 de abril, tem mais curso de culinária infantil Crianças na Cozinha.
O segundo curso da série Crianças na Cozinha, ainda para pais, mães e babás propõe receitas com sabores e texturas mais complexos, porém sempre livre de qualquer industrializado. É a verdadeira educação do paladar e é o verdadeiro cuidado com a saúde do seu filho e de toda a sua família, já que as receitas deste curso servem para as refeições da família toda.
O post sobre a aula de culinária infantil. Tema da semana: as primeiras papinhas do bebê. https://pat.feldman.com.br/?p=5565
Adorei!!
Pat, Meus parabéns! Como queria poder estar em Sampa, mas infelizmente não estarei ai.Boa Sorte em seus cursos.
Beijos
Luciane
Obrigada pelo teu eterno carinho, Lu!
Parabéns, Pat. Muito caprichado.
Aiii Pat que muito legal. Vou dar uns cursos por aqui de culinária, mas oltado para aproveitamento dos alimentos e palestras de nutrição infantil tbm.
Mas olhar tuas fotos realizando o curso me deixa muito feliz. Projetos colocados em prática e principalmente qd eles partem daquilo que praticamos e acreditamos é muito bom.
Parabéns! Continue assim! (Bem professora agora né?!..rsrs)
Bom sábado
Boa sorte para você. Se eu morasse aí com certeza faria um ou todos os seus cursos, mas moro tão longe que só posso visitar o seu blog e estarei sempre aqui.
Oi Pat, te acompanhando na PR e agora no Twitter :).
Queria saber se vai ter curso em maio… como que funciona? Estarei no Brasil durante este mês e queria aproveitar… :):)
Abraços!
Fernanda, para o dia 8 de maio temos uma aula programada para crianças acompanhadas dos pais. Vmos mostrar ocmo fazer hamburguer de picanha em casa, acompanhado de ketchup caseiro, batatas “fritas” de forno e mik shake de chocolate (preparado com cacau orgânico).
As outras aulas da série – papinhas, transição de papinhas para comidas da casa e disfarçando alimentos – terão em breve novas datas marcadas. Me mande um e-mail (use o formulário do site: https://pat.feldman.com.br/?page_id=1091) para que eu te passe os detalhes.
Ai, queria tanto que tivesse aqui no Rio tb… achei incrivel!
Pat, parabéns!!! Que essa seja a primeira de muitas vitórias que ainda virão. Pena que moro longe…
É a segunda vez que te vejo falar que os potes de vidro quebram. Estranho isso pq eu só congelo meus caldos em potes de vidro e nunca nenhum se quebrou. Aliás, quando me esqueço de colocar para descongelar, eu descongelo em banho-maria, e os de plástico acabam entortando.
Pat, Parabéns, muito sucesso… Qeuria estar na minha terrinha para aprticipar também… Quem sabe em breve umas aulas virtuais junto?!
Beijos e sucesso!
eu sou louca para fazer um curso seu…mais aqui no rio não tem nada programado né? sniff…..
Você tem algum livro com essas receitas?
Minha filha tá com 9 meses e ando super animada para as comidinhas dela….é o meu momento de realização,cozinhar pra ela…..
Olá Karine, fico contente em saber! Por enquanto não temos nada programado no Rio, e o meu único livro publicado – A Dor de Cabeça Morre Pela Boca – esta esgotado até na editora.
Gostaria saber de cursos porque me interessa muito porque eu faço comida para a minha mãe ,mas estou sem idéia de cardápio para idoso obrigado Crispim