O comportamento do pai com relação aos filhos tem muito mais influência no peso das crianças do que o da mãe, segundo um estudo australiano divulgado pelo site HealthDay News. A pesquisa analisou cerca de 5 mil crianças com idades entre 4 e 5 anos e seus pais.
Os cientistas descobriram que um pai permissivo (que não impõe limites às crianças) ou desligado tem mais chance de ter filhos acima do peso ou obesos do que aqueles que colocam regras no comportamento das crianças.
A pesquisa feita pelo Hospital Infantil Royal e pelo Instituto Murdoch constatou ainda que não há relação entre o comportamento da mãe e o peso das crianças. As descobertas serão apresentadas neste final de semana, durante o encontro anual da Sociedade Acadêmica de Pediatria, em Toronto.
“Este estudo sugere, pela primeira vez, que são os pais que podem prevenir a obesidade na infância. As mães são frequentemente culpadas pela obesidade de seus filhos, mas essa pesquisa mostra que, para uma prevenção mais efetiva, talvez devamos focar em toda a família”, disse Melissa Wake, que participou da pesquisa.