Alimentação ARTIGOS

Faça sua vida mais prática, mas mantenha uma alimentação saudável

Como a maioria dos meus leitores já sabe, estou grávida. Nesse calorão as indisposições e cansaço não dão muita folga. A minha casa está em reformas, das grandes, mas por falta de opção continuamos morando acampando aqui mesmo. Aumentei um pouco mais a minha carga de trabalho e acumulei funções. Agora, além de esposa, mãe, dona de casa, culinarista e escritora, reativei meu lado engenheira, inventei um lado arquiteta e decoradora e de quebra motorista e carregadora de materiais – eu tenho que sair e comprar um montão de coisas para reforma e o trânsito em São Paulo nunca colabora muito…

Pra resumir, a minha vida está uma verdadeira correria!!!!

A cozinha por aqui ainda está habitável, aliás totalmente isolada do resto da casa, já que a produção de caldo de carne anda dobrada, para compensar o tempo que ficará parada (não estará daqui umas 3 semanas, quando será totalmente destruída e reformada também), mas cozinhar no meio de tanto barulho e com o resto da casa bagunçada e sem espaço para montar uma mesa bonita não é tarefa das mais animadoras… Eu não me acho uma dona de casa assim tão primorosa, mas um mínimo de cuidados, como uma mesa bem posta e tranquilidade às refeições não fazem mal à ninguém!

A minha cozinha não é das mais trabalhosas, apesar de eu preparar absolutamete tudo em casa. Depois que a gente pega o jeito, se organiza, fica fácil! Mas devo confessar que neste período de caos total, mesmo com todo o jeito do mundo, as coisas não andam muito fáceis… Mas estou, aos poucos, achando algumas formas de contornar a situação sem precisar apelar para congelados, industrializados e refeições em restaurantes a toda hora.

Da salada ao prato principal e depois a sobremesa, é tudo feito em casa. Saladas no pé, carnes em peças, frutas inteiras, etc. Assim começa uma refeição aqui em casa. Para facilitar a minha vida, agora a salada tem sido comprada já separada e higienizada, algumas frutas mais trabalhosas (como abacaxi ou melancia) chegam aqui em casa já descascadas e embaladas à vácuo. A sobremesa oficial do caos virou a salada de frutas, que é prparada com essas frutas já descascadas. Eu só tenho o trabalho de picar miudinho e descascar as mais ismples – quer coisa mais fácil que descascar uma banana?

Eu procuro comprar orgânicos sempre que posso, sempre que encontro, mas aqui pertinho da minha casa tem um sacolão super completo, com poucas ofertas de orgânicos, mas com uma variedade imensa de frutas, verduras e legumes sempre frescos. Eu paro primeiro na prateleira dos orgânicos, para conferir se há alguma coisa dali que eu esteja precisando. Os preços não são tãoconvidativos como os da feira de produtores do Parque Água Branca, mas também não é nada tão impossível de pagar em eventualidades.

Passada a verificação dos orgânicos, eu vou atrás daquilo que não achei orgânico mas ainda é fresco e natural o suficiente para entrar na minha cozinha: frutas, verduras, legumes, carnes, peixes, queijos, etc. Na maioria das vezes compro tudo em sua forma original, alface no pé, cenouras inteiras, frutas inteiras, e ao chegar em casa lavo, descasco, pico e faço o que tenho que fazer. Mas agora……… Com a bagunça aqui em casa…….. Estou me aproveitando de certas facilidades oferecidas: frutas ja descascadas e cortadas, saladas pré-lavadas, cenoura ralada, etc.

Claro que o ideal é sempre começar tudo do zero, comprar orgânico, com casca, inteiro, etc. Mas fiquem certos de que pequenas facilidades como a cenoura já ralada ou a fruta já descascada ajudam muito a manter uma alimentação livre de industrializados sem esforço algum.

A minha compra de hoje no sacolão incluiu saladas pré-lavadas: alface, radiccio, baby-rúcula e endívias. Os pepinos, tomates e cenoura vieram em sua forma original, inteiros. Das frutas, a manga, abacaxi, melão e mamão já vieram descascados e fatiados – o funcionário estava colocando tudo recém embalado na hora em que eu passava por lá. As maçãs, peras, pêssegos, uvas e tangerinas vieram inteiros e foram lavados ao chegar em casa. Para comer, basta morder!

Com tudo isso o que eu queri dizer é o seguinte: se esforce para ter e fazer sempre o melhor na sua casa, na sua cozinha, mas não deixe a correria do dia a dia virar uma desculpa para o pior, os industrializados. Dê preferência aos orgânicos sempre que possível, mas se não der pra ser orgânico, faça apenas questão de que seja fresco, “como veio ao mundo”. Quanto menos processado e embalado um alimento, melhor ele será para a sua saúde e para a saúde do meio ambiente.

E a propósito…

Estou sentindo a maior falta de escrever uma dica ou receita nova por aqui diariamente, mas minha atual função de engenheira, arquiteta e decoradora tem me tomado um tempo enooooorme!!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

19 comentários

  1. Pat, eu não sabia que vc estava grávida,meus parabéns, eu ando tão sumida da PR.
    Mudei minha vida radicalmente, comecei uma reeducação alimentar, já eliminei 5 quilos.
    Em menos de 1 mês, estive numa nutricionista.
    Como frutas, legumes, verduras, carnes magras, arroz, feijão, pão integral, estou me sentindo muito bem, além de estar malhando.
    Pena que estou com intolerância a lactose.
    Pat, pena que aqui aonde eu moro não tem essas facilidades de verduras e legumes lavados e cortados, mas estou fazendo isso.. comendo coisas saudáveis.
    Beijos para vc

  2. Oi Pat,

    Se serve de consolo…rs…a vida da mulher é mesmo muito corrida. Nós queremos e precisamos ter várias funções, e cansa um bocado. E ainda queremos (e devemos), comer muito bem e com qualidade. Não me rendi aos industrializados, mesmo com toda a correria. Mas confesso que não faço como você! Incrível sua capacidade de organização e vontade na cozinha. Parabéns e boa sorte na reforma.
    Um beijo
    Milene

  3. Olá Pat, eu também não sabia da sua gravidez, andei muito ocupada como vc acumulando tarefas… Parabéns! Que este bb venha pra iluminar ainda mais sua vida e trazer muitas alegrias… Bjs

  4. Pat ,
    Vc recomenda algum delivery de frutas e verduras ?Trabalho o dia todo e tem sido muito difícil manter a casa abastecida, crianças, marido…vc sabe.
    Obrigada
    Gisele Levi

    1. Gisele, existem muitos representantes que entregam cestas semanais de orgânicos em casa, eu até já testei e gostei, mas deixei de lado porque não abro mão de ir à feira! Tente esta opção!

  5. parabéns por tanta coisa boa acontecendo com voce. também estou sentindo falta das novidades, mas com tudo que estou aprendendo aqui dá para variar bastante, fica tranquila e boa sorte em tudo. obrigada por repartir sua sabedoria comigo.

  6. oi, Pat.
    Parabéns pelo novo bebê :-) Eu já tinha visto em outro post, mas nunca tinha te mandado parabéns.
    Sobre lavar frutas, verduras e legumes assim que chega, uma vez eu vi uma matéria em que um cara (não lembro a especialidade dele, se era químico, se era médico enfim…) falou que era bom deixar um tempo na geladeira e só lavar depois para evitar que o que estava na casca entrasse mais… Ou algo assim. Só lembro da recomendação, de deixar esfriar… Vc já ouviu algo assim?
    Bjoks
    Paula
    PS: Boa sorte ai com reformas e tudo

    1. Paula, eu sei dessa recomendação para os ovos: só lavar as cascas na hora de consumir – e é lavando as cascas que se pode livrar da contaminação por salmonella, já que ela está na casca, e não no interior dos ovos. Aprendi assim, vivo comendo ovos crus e nunca tive problemas! (se bem que ter um fornecedor de confiança é o primeiro passo)

  7. Oi Pat,
    Estou sentindo muitas saudades das receitas novas… Entro T-O-D-O-S os dias e me delicio, embora nao escreva nunca. Mas a ausencia de novidades é por uma causa justíssima, desejo a vc muita paciência na reforma. Que sua casa fique linda para a chegada deste bb! Muita sorte e luz pra vcs! Bjos.
    Ana Cláudia

  8. Bem vinda ao mundo das mortais!!! É muito difícil ter uma jornada de trabalho extensa, pegar trânsito e cuidar da casa.

  9. Pat, que alegria a chegada de outro bebê! Parabéns e que Deus abençõe você e sua família. Como você falou de endívias no post fiquei querendo te perguntar como você as prepara. Já tentei fazer aqui em casa mas o gosto é bem amargo, fiquei pensando se há alguma fomra melhor de prepará-la diminuindo o gosto amargo. Se você tiver alguma dica por favor compartinha comigo. Um abraço.

    1. Elaine, eu também acho as endívias super amargas e quando as uso, uso bem pouquinho, quase como um tempero para a salada. Pra falar a verdde não sou muito fã de folhas amargas em geral, mas sabendo o quanto são importantes, achei um jeito de inclui-las nas minhas saladas: sempre que elas fazem parte da receita, pode apostar que a salada também terá algum queijo e com certeza alguma fruta, que em geral é manga, pera ou uvas. O doce das fruta equilibra muito bem o amargo de certas folhas.

      Já vi receitas quentes com endívias – recheadas com alguma pastinha agri-doce e assadas/gratinadas. Deve ficar uma delícia, acredito que o assado também disfarce o amargor. Ainda não testei, mas quem sabe no próxim inverno eu não me anime? Essa gravidez me deixou mais fã de folhas em geral!

  10. Pat, obrigada pelas dicas. Vou usar frutas da próxima vez e tenho certeza de que vai ficar melhor mesmo. Um abraço.

  11. Pat parabéns pela sua gravidez! Já sabe o sexo?
    Eu percebi que estava grávida quando voce colocou um texto sobre diferença de idade entre irmãos… rsss
    Eu digo que depois do segundo filho, a gente fica mais ocupada ainda, a minha mais nova ta com 7 semanas e mal tenho tempo de comer! (nasceu em casa)
    bjs e muita saúde!

  12. Olá! Você podia falar um pouco sobre a lavagem de frutas e verduras. Sou formada em engenharia de alimentos e aprendi que se deve deixá-las de molho em solução de cloro, mas tenho lido muito sobre a toxidade dessa substância. Você lava as frutas e verduras com sabão quando não são orgânicas? E o uso do vinagre? São tantas controvérsias…

  13. Olá Pat! Estava lendo este post antigo, pq estive procurando informações sobre como vc lava as frutas, legumes e saladas. Tenho a mesma dúvida da leitora acima, sobre o cloro, pq aqui na Inglaterra recomendam lavar só com água, mas fico na dúvida se ficariam mesmo limpos. Por outro lado não gosto da idéia de usar um produto que pode deixar resíduos químicos no alimento. Estou muito curiosa para saber como vc faz. Obrigada Pat!

    1. Fabiana, eu lavo só com água. Se eu achar algo mais – e isso é bem subjetivo – eu deixo de molho na água com vinagre.

      1. Obrigada Pat, pela resposta! Atenciosa e rápida como sempre! Obrigada!

Comentários estão encerrado.