Alimentação ARTIGOS

Você já ouviu falar da ‘ração humana’?

Eu tinha ouvido falar “aqui e ali” sobre a tal ração humana, mas nunca tinha parado para ler e me informar sobre do que se tratava exatamente. Eu realmente não havia me interessado em saber do que se tratava, porque na minha cabeça, mesmo sem pensar muito, qualquer coisa chamada ‘ração’ não pode ser lá muito bom – e isso vale para humanos e para bichinho (CLIQUE AQUI e conheça um pouco sobre alimentação natural para bichinhos de estimação)

Mas comecei a receber e-mail através do site perguntando o que eu achava da tal ração humana. Meu marido, através dos seus sites Enxaqueca e Medicina do Estilo de Vida começou a receber as mesmas dúvidas e passou a ser questionado no consultório.

Eu continuei sem querer saber, mas meu marido, médico, decidiu que era hora de saber mais sobre o assunto para poder orientar seus pacientes e leitores da melhor forma possível.

Eu, que já não gostava da tal ração pelo simples fato de se chamar ‘ração humana’, depois da pesquisa dele gosto menos ainda e recomendo a todos que passem longe de mais esse engodo alimentar. CLIQUE AQUI e leia o artigo completo sobre o assunto!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

32 comentários

  1. Oi Pat, espero que esteja tudo bem com vc e o BB.
    Pat, só o nomejá dá gastura na gente: Ração Humama.
    Pat, mandei um e-mail para vc, se vc puder me ajudar.
    Beijos

  2. Só uma pergunta? O que vocês comem? beber acho que é só agua, já que suco natural também é do mal? Vão viver de luz então.

    1. Gia, comemos sim, e muitíssimo bem!!! Ração??? Ração não serve nem para animais!!!

      Eu como carnes, ovos, aves, peixes, frutas, verduras, legumes, leite, iogurte, etc. É taaaaaaaanta variedade!! Uma delícia!!!! E vez ou outra, até tomo um suco sim, porque nada que é de vez em quando faz tão mal assim, não é mesmo?

      1. Oie…olá pessoal! Bom dia! Respeito a opinião de cada um, e vejo uma boa fonte de informação neste site(isso se ele for verdadeiro também né?!), já que leio sobre Conspirações gerais(Governo, alimentação,etc…. e são muitas as coincidências dos fatos, então tudo leva a c rer q possa ser verdade, como no caso da gripe suína onde o Ministério da Saúde não divulgou dados importantes e mentiu para a população). Vc disse q come carnes? Estranhei, pois pensei q quem reclama da ração, seria também um vegetariano. Não quero acusar nem ofender ninguiém aqui, apenas dar minha opinião e contribuir para o aumento de conhecimento, pois como já diz o ditado: ” Conhecimento é poder! “. Aguardo resposta, Fico por aqui, tiau.

        1. Rafael, não sou vegetariana e acho que o consumo moderado de carnes em geral é super importante!
          Não concordo com o consumo indiscriminado e muito menos com as formas de criação e abate cruéis de muitos criadores, mas desde que o mundo é mundo, o homem é um ser onívoro, ou seja, que come de tudo: frutas, verduras, legumes, carnes, carnes e muitas carnes. Na pré-história e muito antigamente, o homem caçava sua carne, e como não era tão simples consegui-la, aproveitava cada pequena parte do animal, para se nutrir ao máximo! As carnes de órgãos, tão desprezadas hoje em dia, estão entre as opções mais nutritivas!
          Como pouca quantidade de carne, mas quase todos os dias, e procuro dar preferência a carnes de animais criados soltos, à pasto ou, no caso de peixes, aqueles pescados e não os cultivados em viveiros.
          Eu não acredito cegamente em todas as tais conspirações que se ouve falar por aí, mas acredito sim que tem muita coisa que a gente não sabe, que não nos deixam saber, porque não é economicamente interessante…

  3. Pat, nesta semana li em revista sobre a tal ração e também vi nos jornais. Porém achei que fosse ser interessante o que escreveria sobre, ainda não tinha tido oportunidade ver seu artigo. Confesso que nas reportagens a ração apresenta-se como uma mistura de vários componentes bacanas para o nosso consumo. Linhaça, gergelim, levedo de cerveja… enfim estes ingredientes são ou não bons?

    Numa das repostagens vi que a nutricionista disse para montar a ração com produtos mais “frescos” assim teríamos mais controle do que realmente há nesta mistura…

  4. Pat,
    espero que sua gravidez esteja correndo bem tranquila.
    Só o nome já me disse que seria algo horrível. O pior é que as pessoas estao tao preocupadas em emagrecer, que nao percebem o que fazem. O melhor exemplo é uma amiga que come sobremesa, mas pede café com adocante.

    E sim, existem muitas coisas saudáveis e gostosas, além de amor e luz, viu Gia!

  5. Pat, nesta semana li em revista sobre a tal ração e também vi nos jornais. Porém achei que fosse ser interessante o que escreveria sobre, ainda não tinha tido oportunidade ver seu artigo. Confesso que nas reportagens a ração apresenta-se como uma mistura de vários componentes bacanas para o nosso consumo. Linhaça, gergelim, levedo de cerveja… enfim estes ingredientes são ou não bons?

    Numa das repostagens vi que a nutricionista disse para montar a ração com produtos mais “frescos” assim teríamos mais controle do que realmente há nesta mistura…
    (2)

    1. Ariane, verdade que alguns dos ingredientes da ração são potencialmente saudáveis, porém falar em saudável simplesmente não está correto, já que a enorme maioria dos grãos e sementes deveriam passar por uma pré-fermentação antes do consumo, a linhaça jamais pode ser consumida moída depois de algum tempo, etc.

      Achar que um alimento é um super alimento só porque ele é rico em fibras também é um grande erro. Fibras em excesso, principalmente se consumidas inadequadamente (sem pré-fermentação no caso de grãos ou acompanhadas por pouco ou nehum líquido) podem ser mais prejudiciais do que benéficas.

      O ômega 3 da linhaça, como já falei muitas vezes, só é aproveitado na semente moída, mas tem que ser moida e imediatamente consumida, senão esse óleo delicadíssimo se oxida e deixa de ser bom.
      A fibra de trigo, além de não ser a parte mais nutritiva do trigo, com certeza não passou por um processo de pré-fermentação ou germinação para depois ser seca a baixa temperatura e moída para também ser consumida imediatamente. O mesmo vale paraa aveia.

      Sobre a soja eu imagino que você já tenha lido os meus vários artigos já pulicados aqui no site. Não sou a favor, de forma alguma.

      O açúcar mascavo (que originalmente nada mais é do que rapadura ralada) no fim das contas me parece o mais inocente dos ingredientes, mas eu tenho idéias muito mais apetitosas para usá-lo do que numa “ração”…

      As castanhas e amêndoas também estão no grupo dos alimentos que quando moídos devem ser consumidos imediatamente. Gergelim idem.

      O gérmem de trigo é o “resto do resto” do trigo. Não uso e não recomendo!

      como você leu acima, a respeito dos ingredientes mais comuns da ração humana, muitos deles até são bons sim, desde que tratados, armazenados e consumidos de forma adequada e eu, particularmente, consigo pensar em receitas muito mais apetitosas para todos aqueles que considero saudáveis. Aqui no site mesmo você encontra uma porção delas!

  6. Oi Pat td bem?
    Estou com uma dúvida sobre a granola,eu fiz a receita que esta no seu livro e amei de imediato estava consumindo com iogurte caseiro quase todos os dias,agora fiquei um pouco preocupada por causa da aveia…poderiamos usar a granola com iogurte todos os dias?Ou uma vez por semana?

    1. Viviane, eu adoro essa granola, mas meu marido vivia me dando bronca porque a receita não prevê deixar a granola de molho antes de prepará-la, o que então faz com que ela fique mais difícil de digerir e não neutraliza possíveis fatores antinutrientes. Uma vez eu tentei, mas não gostei muito do resultado e acabei não levando os testes adiante.

      Aconteceu que num dos congressos em que estive presente, surgiu a mesma dúvida entre outros participantes. A médica palestrante nos contou que realmente a granola sozinha não é uma boa opção, porém o fato dela ser consumida COM iogurte, melhora as coisas. Apesar da aveia não estar pré-fermentada, ela é consumida com um fermentado – o iogurte – o que facilita sua digestão e a absorção de nutrientes. De qualquer forma, evito consumi-la diariamente – é mais uma boa desculpa para variar as opções de café da manhã.

  7. Pat fiquei muito contente com sua resposta,vou começar a variar tbn as opções com iogurte que sei que são várias, aos poucos vms aprendendo mais e melhorando a alimentação…Obrigada

  8. Olá Pat

    Eu fiz a granola do jeito que você ensina no livro, gostei muito, mais depois lendo sobre os cereais,deixe a aveia de molho em soro de um dia para outro, depois escorri ela e coloquei no forno baixo, alguns minutos, cuando começou a ficar sequinha adicionei o resto dos ingredientes, fico otima!! e assim eu posso comer sem culpa…

    A minha duvida e a respeito da linhaça, eu fiz um pão outro dia, e moi as sementes na hora para colocar, mais ai deixe fermentando a massa de um dia para outro, sera que estraga a linhaça? Devo colocala depois? na hora de assar o pão? o em tão poco tempo não tem problema?

    1. Vou testar a tua dica sobre a granola. Quanto a linhaça no pão, só use inteiras, já que o aquecimento da farinha da linhaça oxida seus óleos. Linhaça moída só deve ser consumida a frio e SEMPRE imediatamente após ter sido moída. No pão fica uma delícia, INTEIRA!

  9. Oi eu não entendi o seguinte se os grãos tem essas substânicias tóxicas não seria ruim ingeri-los fora ou dentro da ração humnana? Eu NÃO ENTENDI SINCERAMENTE por favor me ajude a entender, por ex se eu como a ração humana q “vem empacotada’ESTOU COMENDO SUBSTANCIAS TÓXICAS PROVENIENTES DOS GRÃOS MAS E SE EU COMO O GRÃO SEPARADO OQ ACONTECE ELE TB NÃO TERIA ESSAS SUBSTANCIAS????

    1. Camila, se você consumir grãos, dentro ou fora da ração, sem o tratamento adequado de pré-fermentação, você estará sim consumindo os antinutrientes. Leia mais sobre fermentação de grãos aqui no site.

      1. Tudo bem? Obrigado pela resposta, tava com essa m esma dúvida da Camila, li o texto todo mas ainda tinha ficado com aquela dúvida, mas graças à sua revisão e esclarecendo novamente, eu entendi de uma vez por todas! Já viu o documentário ” food inc. ” ? é uma boa, tem certas verdades que a mídia não diz à população, não quero ser religioso( sou um pouco), mas tá tudo relacionado, e acho que não faz nenhum mal abrir um pouco a mente para assuntos de Conspiração.

  10. Oi Pat, adoro seu site e tenho aprendido muito sobre uma alimentação mais saudável, prova disso é quando o nosso organismo reage de forma positiva. Bem, queria saber se você poderia nos ensinar a fazer uma “ração humana” (não me agrada nada esse termo) de forma correta, deixando grãos de molhos, sem antinutrientes, pois, sinceramente, não tenho idéia de como prepará-la da forma correta e nutritiva. Mesmo que você não saiba podemos ir testando receitas e adaptações, você aí e nós em casa. Acho importante! Um abraço acreano.

    1. Claudia, ainda estou com a cozinha em reforma, então para qualquer teste, temos que esperar um pouco. Mas tenho algumas teorias que podem funcionar. Vou ver se escrevo sobre isso logo!

      1. Olá Pat, sobre sua resposta acima, vc já testou suas teorias de como preparar uma “ração” nutritiva, que possa ser feita diariamente levando em conta não só a fermentação dos grãos, flocos etc.. e a não oxidação de oleos como da linhaça, castanhas do pará etc? Tenho mto interesse nisto, pois consumo há 3 anos uma ração feita por mim, diariamente em vitaminas de frutas ou frutas, mas embora meu intestino tenha passado a funcionar bem depois disto, de uns meses pra cá ele continua funcionando diariamente, porém com fezes quebradas, cibalas as vezes e já fui a médico que nada identificou de anormal e acredita ser sindrome do intestino irritável. Gostaria de continuar consumindo-a, porém de forma nutritiva e não antinutritiva. Conto com sua ajuda, por favor. Depois que descobri aqui sobre esses assuntos de fermentação, oxidação etc… fiquei meio perdida sem saber o que fazer e nem por onde começar… Só para vc saber(e já sei que está errado), até então minha racão era composta de: linhaça, flocos de aveia, farelo de trigo, germén de trigo e castanha do pará triturados em liquidificador em quantidade suficiente para uso em uma semana a 10 dias, e mantidas na geladeira. Receita de um proctologista na época. Grande abç

  11. Olá.. consumo a ração a cerca de uns 6 meses e só tem me feito bem, tanto em relação a minha disposição fisíca (pois pratico corridas, faço academia) quanto no meu bem estar e até esteticamente falando, estou com uma pele maravilhosa, unhas, cabelos mais fortes e bonitos. só que no meu caso, não compro a ração pronta (triturada já) e sim os ingredientes separadamente e faço em casa, os misturo inteiros num recipiente e so são triturados no momento de consumir, pois bato no liquidificador pela manha e noite 4 colheres com um copo grande de agua e fatia de mamão, maça e banana. haaa… e durante o dia procuro consumir até uns dois litros de agua.
    E até agora so posso falar bem da mesma. a conside-ro um suplemento alimentar divino.

  12. Olá Pat. Parabéns pelo bebê! Comprei um pacote da tal ração humana na Jabobá porque não tinha ainda visto o artigo sobre ela. Na composição da deles tem: farinha de castanha do pará, linhaça dourada, gergelim, girassol, farinha de aveia, trigo integral, quinua real, centeio integral, farinha de milho, fibra de trigo e soja integral tostada, tudo orgânico :) Então, pra não desperdiçar, coloquei 1 xícara e meia da tal ração de molho em 1 xícara de Kefir de leite pra fermentar, e amanhã vou tentar fazer um bolo de banana com castanhas. Será que desta forma amenizo um pouco os antinutrientes? Obrigada

    1. Syl, acho que deixar a ração de molho pode minimiizar os antinutrientes, mas não minimiza os óleos já oxidados da farinha de castanhas.

  13. Ficou bom! Mas com certeza, depois de ler o artigo sobre ela, não compro nunca mais…obrigada!

  14. Pat
    Vc mora em SP, não é?
    Onde consegue este leite, por favor?
    Minha filha tem tratamento a fazer contra alergia e preciso achar um fornecedor… não encontro..
    Bjs
    Adoro seu blog!
    Eliane

  15. ops.s.. estava lendo sobre o leite que imita o leite materno, então falo do leite cru…desculpe.

Comentários estão encerrado.