MAIS...

Farofa Verde

Screen Shot 2014-08-25 at 17.01.53Eu não sei na casa de vocês, mas lá em casa, desde que a minha casa era a casa dos meus pais, a farofa é um item sempre muito presente nas refeições, tanto que já publiquei receitas dela AQUI. Eu adoro mesmo, especialmente porque a farinha de mandioca que uso, vinda diretamente de Itajaí, em Santa Catarina, é incrivelmente saborosa.

Meus filhos não são diferentes de mim e adoram farofa também, especialmente o mais novo, que comeria farofa no café da manhã, almoço e jantar se pudesse. Já pediu até para mandar farofa na lancheira!!! Um caso de amor incondicional mesmo!

Não foi por causa dos filhos que eu resolvi variar na farofa usando algumas verduras picadas para temperá-la e colori-la. Apenas vontade de variar mesmo e achar mais um jeito de consumir verduras. Meu filho mais velho é bom de boca e comer toda a verdura que eu oferecer e colocar no prato, sem reclamar. O mais novo come também, mas é um pouco mais seletivo e as verduras não podem aparecer muito descaradamente no prato. Ele gosta de verduras discretas!! (risos)

Pois foi justamente essa semana, em que por duas vezes eu preparei farofa de verduras, que eu descobri que essa é uma ótima forma dele comer MUITA verdura sem reclamar nem um pouco! Ele vê a farofa verde, mas o que ele vê mesmo é a farofa. O verde virou a “fantasia da farofa”!!! (haja criatividade com esses pequenos!!)

Aí, além de estimular meus pequenos a comer mais verdura, fica uma opção super deliciosa para acompanhar um monte de pratos.

A receita da farofa verde

As quantidades abaixam rendem 4 porções de farofa como acompanhamento.

Ingredientes:

1 xícara de farinha de mandioca (eu adoro essa que eu trago de Sta. Catarina, bem fina e clarinha)

2 colheres de sopa de manteiga

1 e 1/3 xícara de manteiga

2 xícaras de verduras como couve manteiga, acelga, bok-choy (também conhecido por acelga chinesa), escarola, espinafre ou qualquer outra que você normalmente coma refogada.

sal e pimenta à gosto

alho e cebola picados, à gosto (opcional)

Modo de Preparo:

Em fogo médio amoleça 2 colheres de sopa da manteiga e junte cebola depois alho, caso você vá usar. Se for fazer farofa de couve manteiga, use muitos dentes de alho, fica incrível!

Junte a verdura picada e mexa bem até que ela comece a murchar e amolecer, mas não demais, para não perder a cor verde vibrante. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino (recomendo que você tenha um bom moedor de pimenta do reino, porque a pimenta moida na hora é MUITO melhor!)

Em seguida junte o resto da manteiga e mexa até que ela esteja completamente derretida.

Imediatamente e aos poucos junte a farinha de mandioca, mexendo sempre para que a manteiga e os temperos se impregnem na farinha.

Sirva imediatamente e se delicie!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

14 comentários

  1. Ei Pat!!!
    Aqui em casa também somos fãs de farofa!!! Adoro colocar talos de brócolis e couve e faço uma de miolo de abobrinha menina com farinha flocada de milho! Fica uma delícia!
    A sua receita será testada por aqui!
    Ah! A manteiga está como ingrediente repetido… talvez seja erro de digitação!?
    Obrigada por suas contribuições!
    Beijos!

    1. Érika, não tem erro de digitação não! É que primeiro uso duas colheres para refogar as verduras e depis mais para conseguir a farofa bem molhadinha e saborosa!

  2. Boa tarde Pat. Adorei o teu Blog, pois além de apaixonada pela culinária, agora tenho uma coisa fofa chamada Ana Beatriz para alimentar. Hoje ela esta com 1 ano e 7 meses e confesso que estou com muita dificuldade em fazer a danada comer. Na escolinha os relatos são de que ela é muito boa de boca, já em casa….. bem mas hoje eu gostaria de saber qual farinha você utiliza que é comprada aqui em itajai? sou de Blumenau e me interessei. Grande abraço. Parabéns pelo Blog e pela tua dedicação. Meu sonho é ser culinarista, mas hoje minha vida profissional não me permite pois trabalho 8 horas por dia.

  3. Oi Pat! Adorando o seu blog! Meu filho também adora farofa, mas, tem excesso de peso. Então, evito fazer por causa dos carbs… É isso mesmo?

  4. Em q lugar de itaja. Tenho uma prima q mora lá vou pedir pra ela :)

    1. No mercado municipal. Pede pra ela procurar pela farinha do japonês. Nos supermercados comuns tem também uma marca que eu gosto: Tupã ou Marilete

  5. Boa tarde, Paty!

    Na segunda parte de manteiga é 1 e 1/3 de XÍCARA de manteiga mesmo?

      1. Bom dia!

        Paty, desculpe pelas dúvidas eternas, rsss… Mas, não estou acostumada a usar muita manteiga. Essa xícara é de café ou de chá? Quero fazer certinho…

Comentários estão encerrado.