Alimentação ARTIGOS

Gorduras saturadas reduzem risco de alergia, enquanto gorduras “trans”aumentam este risco

allergy1.jpgUm grupo de pesquisadores da Finlândia concluiram que a dieta influi enormemente no aparecimento ou não de alergias.

O estudo concluiu que crianças que eventualmente desenvolvem alergias costuma comer menos manteiga e muito mais margarina comparados com crianças que não sofrem de alergias. As crianças alérgicas também tendem a comer menos peixe, entretanto esta diferença não chegou a ser significante.

Este estudo não é o primeiro a sugerir que alguns tipos de ácidos graxos podem fazer diferença em casos de alergias. Gorduras poliinsaturadas, como as encontradas em margarinas, ajudam a promover a formação de prostaglandina E2, uma substância que causa inflamação e faz o sistema imunológico lançar uma proteína que desencadeia reações alérgicas.

Este resultado confirma a hipótese de que a qualidade das gorduras consumidas na dieta rotineira é importantes no desenvolvimento ou não de alergias em crianças.
Allergy 2001;56:425-428

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

  1. Nossa!

    Eu sempre pensei que os óleos poliinsaturados que contem omega 3 e 6 diminuim as prostaglandinas.
    Vivendo e aprendendo.

Comentários estão encerrado.