Alimentação

Hoje teve couscous

couscous.jpgEu adoro couscous marroquino por várias razões, é versátil, rapidíssimo de preparar e dependendo da combinação pode resultar numa refeição das mais nutritivas!!

Meu pequeno hoje jantou couscous marroquino, preparado com caldo de carne caseiro e acompanhado de ovos cozidos (2) picadinhos, nozes também picadinhas, vagem, tomate, folhas de hortelã frescas e tomates picadinhos.

Preparar o couscous marroquino é a coisa mais fácil do mundo. Para cada xícara de couscous (que rende prá caramba), eu uso 1,5 xícara de caldo de carne caseiro fervendo (dependendo da receita posso usar somente água ou caldo de frango). Hoje na hora de aquecer o caldo de carne já coloquei junto um pouco de sal e a vagem picadinha.

Você coloca o couscous num recipiente com tampa e joga lá a água ou caldo fervendo. Tampe bem tampado! Enquanto o couscous fica lá absorvendo o líquido, você pica as nozes, o tomate, a hortelã e descasca e pica o ovo cozido. O couscous está pronto em menos de 10 minutos de descanso, aí é só misturar os demais ingredientes picadinhos, acertar o tempero com sal e pimenta (que eu deixo prá moer sempre na hora, o sabor é outro!). Um fio generoso de azeite e BOM APETITE!!

A propósito, preparei 1/3 de xícara de couscous com demais acompanhamentos: 2 ovos cozidos, 4 vagens (daquela fininha), 3 ameixas secas picadinhas, 2 colheres de sopa de hortelã fresca, 1 tomate pequeno e 5 nozes picadinhas. Meu filho comeu pouco mais da metade da posção – o que considero mais do que suficiente. Marido raspou o prato e aprovou!!!!

[ratings]

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

9 comentários

  1. Eu comi o resto desse jantar, e posso garantir que ficou uma delícia!

  2. Pat, parabéns pelo site…
    Adorei!!!
    Estou morrendo de saudades!
    Beijão e sucesso.
    Te adoro viu?

  3. Pat,
    Está uma delícia ler seus cardápios.
    Tentei o arroz integral por duas vezes. Na primeira ficou super duro e nem tive coragem de dar. Na segunda queimei arroz. Continuarei tentando. Qual a sua receita para deixar o arroz molinho para crianças com poucos dentes? Aliás, adoro usar panela de barro para fazer o arroz.
    Inté : )

  4. olá! você poderia me dizer o que é o couscous marroquino? pelo o que eu entendi é um produto industrializado que você só precisa hidratar?
    moro em londrina e nunca ouvi falar desse produto.

    ótimo site!
    =]

    1. Couscous: massa de pequenos grãos de farinha de semolina. Origem norte-africana. Tradicionalmente preparado no vapor de caldo de carne.
      Industrializado é mais prático, mas daria para fazer em casa com um pouquinho de técnica e paciência. O couscous é um dos poucos “empacotados” que eu compro, e mesmo assim, compro pouco porque apesar de gostoso, em excesso engorda e é caro!

  5. hmm…se é caro acho que acabou com as minhas expectativas de substituir o miojo…rs

    acho que a opção mais prática e barata que encontrei até agora é proteína de soja refogada com pão sírio.
    mais ainda sim dá trabalho picar tudo e escorrer e apertar a proteína.
    =]

    1. David, é caro, mas também não chega a ser impraticável, e uma boa e saudável comidinha sempre será mais barata do uqe remédios!!

      Nada de miojo e nada de proteína de soja!! Invista em pratos à base de carne ou calo de carne (ops, ou será que você é vegetariano??), um bom risoto preparado ocm caldos caseiros é gostoso, sustenta e pode ser opção saudável. Ovos, de qualquer jeito, são sempre gostosos, práticos e saudáveis! Aqui em casa, ovos mexidos são a opção na hora da pressa ou preguiça!

  6. Olá Pat,esse couscous só existe em São Paulo? Em Recife nunca vi! Como faço para adquiri-lo? Grata.

Comentários estão encerrado.