O dicionário Michaelis diz que é com “J”, já o dicionário Houaiss prefere com “G”. O Daniel do Panela de Cobre parece que pesquisou e me disse que as duas formas são aceitas – se bem que ele prefere usar o “J”. Eu sinceramente já desisti de saber com certeza qual é o certo, prefiro acreditar no Daniel e pensar que as duas formas estão corretas, assim eu nunca erro!
Tudo isso para contar que o nosso almoço de hoje teve uma deliciosa Lasanha de Beringela (acho que prefiro com “g”, parece que a palavra fica mais bonitinha…), que eu não preparava aqui em casa fazia muito tempo!
Desta vez a receita ficou um pouquinho diferente da receita original, mais simplificada na verdade, porque eu não estava a fim de ter um trabalhão e não posso negar que a receita original, que eu criei, dá trabalho…
Aqui, a receita simplicada:
Ingredientes:
600g de patinho moído
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola média picadinha
4 a 5 tomates orgânicos picadinhos
1/2 xícara de vinho tinto seco
sal e pimenta do reino à gosto
1 colher de chá de páprica picante
1/2 colher de chá de páprica doce
2 beringelas grandes descascadas e finamente fatiadas no sentido longitudinal (se você tiver uma mandolina para ajudar, melhor ainda!)
300 g de queijo muzzarela finamente fatiado
4 colheres de sopa de creme de leite fresco
Modo de Preparo:
Refogue as cebolas picadas na manteiga e quando começarem a dourar, junte a carne moida. Mexa bem.
Quando o fundo começar a secar, junte o vinho, mexa bem e junte os tomates. Coloque em fogo médio e deixe cozinhar até começar a secar (mas não muito). Reserve.
Descasque e fatie as beringelas. Coloque-as numa travessa funda e jogue água fervendo por cima. Deixe descansar por cerca de 10 minutos par começar a montar a lasanha.
Numa travessa refratária monte a lasanha com uma camada de carne moída, uma camada de folhas de beringela e uma camada (caprichada) de queijo muzzarella, nesta ordem, repetindo até alcançar o topo da travessa. Termine com uma camada de muzzarela.
Espalhe o creme de leite sobre a última camada de queijo, cubra com mais queijo muzzarela.
Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que o topo comece a dourar.
Hmmm, lasanha de berinjela, eu adoro, tenho uma receita muito gostosa, acho que já publiquei no meu blog :)
Ai que delícia….eu não gosto de fritar a beringela…mas, nunca tinha feito assim…eu normalmente dou uma cozinhadinha no vapor…vou experimentar hojeeeeeeeeeeeeee!
Oi Pat, adoro seu site, vejo todos os dias. Eu tenho enxqueca e estou lendo o livro do Dr. Feldman, tem me ajudado muito, e com suas receitinhas então tudo tem ficado muito gostoso, sem contar que eu acabei de casar então tem sido uma bênção essas receitinhas, tenho recebido muitos elogios, rsrsrs. Parabéns e obrigada por compartilhar conosco suas habilidades. Quanto a lasanha de berinjela, eu nunca gostei muito da tal da berinjela, será que fica gosto forte dela na lasanha, ou fica gosto de lasanha mesmo?? Beijx Pat, até e próxima…
Werusa, se eu te falar que eu simplesmente DETESTO beringela, você acredita??
Esse é o único jeito que eu consigo comer. Cortando as fatias beeeem fininhas, a gente quase não as vê e nem sente o gosto. Comigo deu certo, e se você resolver tentar, me conte o que achou!!
Bjs e melhoras na tua enxaqueca!
Obrigada Pat, vou tentar com certeza, aí te conto o resultado. Bjuxx
Ola!Pat, essa lazanha de berinjela realmente e muita gostosa, adorei!Beijocas Sandy
Pat, parabens e obrigada pelo seu maravilhoso e importante site. Leio todos os dias e tem me ajudado muito na minha culinaria diaria e com preciosas ideias para as papinhas da minha filha(quase 8 meses). Testei essa receita e amei! Substitui o queio mussarela (pois nao tinha) pelo havarti, que e’ mais cremoso e ficou muito bom!
bjos,
Sara
Pat, parabens e obrigada pelo seu precioso site. Leio-o diariamente e tem me ajudado muito na minha culinaria diaria e com preciosas ideias para as papinhas da minha filha (8 meses). Testei esta receita e amei! Estava sem queijo mussarela e usei o havarti (que e’ mais cremoso) e ficou otimo.
bjos,
Sara
No molho de carne, acrescentar canela e noz moscada e´ uma otima opcao, da um ar arabe a receita…
Abraços
Ótima idéia, Rafael!!
Vou tentar m lembrar dela da próxima vez em que preparar a lasanha!
Ja provei da lasanha de beringela seja com g ou com j é muito gostosa.Parabéns.Lidia Sueli -São paulo.
Oi Pai, segundo o VOLP (vocabulário oficial da língua portuguesa berinjela é com J… E aqui em casa, faz o maior sucesso! Eu fiz ontem fatiada fininha e assada com óleo de coco, sal, pimenta do reino e gergelim.
Beijos