Consumir carnes orgânicas “verdes” (de animais criados soltos) e laticínios têm um efeito benéfico na qualidade do leite materno, aumentando a quantidade de ácidos graxos saudáveis. Essas informações foram obtidas após um estudo com 312 mulheres amamentando na Holanda.
As mulheres que consumiram carnes e laticínios na mairia das vezes orgânico (90% das vezes) apresentavam níveis sgnificativamente elevados de ácido linolêico conjugado (CLA – conjugated linoleic acid, em inglês) em seu leite.
O CLA é um ácido graxo (gordura) protetor contra o câncer, artereoesclerose e diabetes. Também é conhecido por melhorar o sistema imunológico e a composição da gordura corporal. Em recém-nascidos o CLA promove o bom desenvolvimento do sistema imunológico.
Consumindo orgânicos, as mães acabam também posteriormente dando gorduras de mais qualidade aos seus filhos, quando na alimntação sólida.
Há um número crescente de evidências mostrando que os alimentos orgânicos são realmente mais saudáveis que os convencionais equivalentes. Vacas criadas soltas, pastando pelo menos uma parcela do tempo (o suficiente para atender os requerimentos da certificação orgânica) também produzem leite com maiores níveis de CLA e gorduras insaturadas.
Sua carne (a dos animais soltos) também é mais rica em CLA e substâncias anti-oxidantes.
Existem outros estudos em andamento que estão examinando os resultados em recém-nascidos amamentados por mães que se alimentos de carnes e laticínios orgânicos.
British Journal of Nutrition June 2007, 97: 735-743
Cornucopia Institute July 24, 2007
Pat preciso tirar uma duvida.Posso congelar o leite organico(saquinho)?Porque aqui onde moro não é muito fácil de achar.Aà gostaria de saber se dá pra comprar uns a mais e congelar…
Bjs