Alimentação ARTIGOS

Não se deixe enganar com os queijinhos

danone.jpgA Maria Demberi me deu a dica e eu resolvi reproduzir aqui o excelente artigo da ProTeste sobre os danoninhos da vida…

Sugestões saudáveis e gostosas de sobremesas é o que não falta aqui no site. Existem opções para todos os gostos e idades, não percam!

Sobremesa preferida de muitas crianças, petit suisse falha por declarar conter mais minerais do que possui e por ter açúcar em excesso.

Todos os meses, a PRO TESTE recebe sugestões de testes alimentares. E um dos mais pedidos é o foco da edição de agosto: o queijo tipo petit suisse. Foram testados oito produtos de morango, sabor de maior penetração no mercado. Os queijos pecaram por não conter a quantidade declarada de minerais e por ter açúcar demais. O tema é matéria de capa da PRO TESTE no. 61 (ago/07).

Na análise dos rótulos houve sérios problemas na veracidade das informações. Nem sempre os produtos são ricos em minerais, ao contrário do que a embalagem indica. Os maiores problemas foram detectados em relação aos teores de ferro e cálcio. Batavinho, Itambezinho e Parmalatinho foram os casos mais graves. Os três dizem ter muito mais do que de fato tinham.

Falha tão grave, ou até pior, ocorreu nos açúcares. Todos os produtos, sem exceção, tiveram uma quantidade muito elevada. Eles seriam muito melhores se tivessem menos açúcar, ainda mais sabendo que o público infantil é o principal consumidor e, com esse produto, acaba se acostumando com o paladar doce desde cedo.

Vale lembrar que até a publicidade já tentou ludibriar os pais ao comparar Danoninho com bifinho. O valor nutricional da carne é muito superior, sendo impossível comparar com um produto que não passa de uma sobremesa. A carne possui maior teor de proteínas, vitaminas e minerais. Fora que ela não possui conservantes, corantes e açúcares simples adicionados.

No final, apesar de tantos problemas, ainda houve resultados satisfatórios. Os produtos melhor avaliados no teste podem ser consumidos desde que o hábito não seja muito freqüente. O ideal é não passar de um potinho por dia. O fato não seria um problema para uma criança, até porque o petit suisse não deixa de ser uma fonte de minerais e proteí­nas.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.