Sempre que eu vou a um restaurante e gosto muito de um prato, eu tento reproduzi-lo em casa. Foi assim que nasceu essa maionese de tangerina na minha cozinha!
A maionese é acompanhamento de um salmão selvagem grelhado servido em um dos meus restaurantes favoritos, o Emiliano, que é daqueles que se preocupam não só em fazer uma comida deliciosa, mas que também se preocupa com a origem de cada ingrediente usado em sua cozinha.
Quem já está craque em preparar a maionese caseira tradicional não vai ter dificuldade nenhuma com essa receita. E maionese caseira é uma receita muito simples, é só pegar o jeito na velocidade do seu liquidificador e do ponto exato em que ela fica pronta. Claro que a qualidade dos ingredientes também conta, e muito!
Ao final da receita assistam ao vídeo onde eu explico direitinho como deixar a maionese bem gostosa. No vídeo eu falo sobre a maionese tradicional, mas vale o mesmo para essa maionese nova.
Ingredientes
3 ovos caipiras crus (lave bem as cascas – CLIQUE AQUI e assista ao meu vídeo sobre ovos)
2 colheres de sopa de mostarda ao mel (eu uso a minha receita de mostarda caseira ao mel)
suco de uma tangerina
cerca de 2 xícaras de azeite de oliva extra virgem (a quantidade é aproximada, você vai usar o suficiente para dar o ponto
1 colher de chá de soro de iogurte caseiro (como eu usei a minha mostarda ao mel caseira, que já é preparada com soro, dispensei esse ingrediente, mas se usar mostarda comercial, não dispense o soro!
1 colher de chá de sal
1 pitada generosa de pimenta do reino moída na hora (quem não gosta, pode dispensar, mas eu recomendo! O adocicado da mostarda ao mel e da tangerina equilibram bom com o picante sutil da pimenta)
Modo de Preparo
No seu processador/liquidificador coloque os ovos, a mostarda, sal, pimenta do reino, o suco da tangerina e o soro de iogurte.
Bata até obter uma mistura homogênea – é rápido, menos de um minuto.
Com o liquidificador ligado, vá adicionando o azeite lentamente até obter a consistência desejada (pode ser que você use um pouco menos de duas xícaras de óleo ou um pouco mais)
Sirva imediatamente ou guarde na geladeira até o momento de servir.
A maionese dura com tranqüilidade cerca de duas semanas conservada em vidro fechado na geladeira.
Leia mais
Quer mais ideias de molhos frios, para suas saladas e sanduíches? O meu livro Saladas Gostosas de Verdade tem um capítulo inteiro dedicado aos mais deliciosos molhos. Confira a versão impressa, e-book Kindle (grátis para quem assina o programa Kindle Unlimited) ou em PDF.
Oi Pat!
Adoro seu site e principalmente seu trabalho com alimentação natural :)
Não sei o que faço de errado, mas quando digito uma palavra no campo de busca, por exemplo, “caldos” o resultado é uma página de erro.
Fico triste pois adoro buscar receitas aqui, deliciosas e ainda super saudáveis e práticas!
Beijão!
Má, eu não sei o que está acontecendo e não consigo arrumar a busca, está mesmo dando erro direto. No momento o uqe eu posso te sugerir é ir direto no Google e digitar separadamente “pat feldman + o assunto que você está buscando”. É o que resolve por hora!
Puxa, obrigada pela dica, nem havia pensado nisso! ;)
Espero que você consiga arrumar qualquer hora…
beijão!!
PS: tem um caldo de legumes na minha geladeira, e uma sopa dos legumes que cozinharam, tudo de bom!! :D
Eu faço a maionese com o mixer diretamente no vidro onde vou guardar. Coloco todos os ingredientes da sua receita de uma so vez, incluso o azeite, e bato com o mixer ate engrossar. No desanda e da bem menos trabalho. As suas receitas de mostarda e maionese são maravilhosas.