Achei esta receita no encarte Folha Equilíbrio (03-abr-2008) e adorei, fiz no mesmo dia – foi nosso almoço hoje! A receita é fácil, rápida e muito nutritiva, mas eu não resisto, não sei seguir receitas à risca, e acabei fazendo pequenas modificações – nada que descaracterize a receita.
Aproveitem!
INGREDIENTES
(rende três porções)
musse
2 xícaras (chá) de ervilha fresca crua (aprox. 250g)
5 ovos caipira
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (daqueles melhores, que a gente rala na hora – aquele de saquinho nem pensar!)
noz-moscada
sal e pimenta-do-reino
molho
1 g de açafrão em pó
200 ml de leite integral
sal
(aqui no molho eu achei que só isso ficaria muito sem graça, por isso acrescentei 1/2 colher de chá de curry em pó, 1 colher de chá demaizena para engrossar um tantinho, e pimenta do reino
PASSO A PASSO
Bata todos os ingredientes da musse no liquidificador, coe e reserve. (eu decidi não coar, até porque não acho que houvesse muito a coar. Não me arrependi, não fez falta!)
Unte um refratário médio ou uma forma de pudim com manteiga e polvilhe de farinha de trigo (usei a integral).
Coloque o creme de ervilhas na forma e leve-o para assar em banho-maria por 30 a 40 minutos, em forno médio (assei 45 minutos).
Para fazer o molho, coloque o leite em uma panela e leve-o ao fogo médio. Tempere com sal e açafrão em pó. Depois que o leite ferver, deixe-o por mais três minutos no fogo (eu bati todos os ingredientes do molho no liquidificador e depois aqueci, mexendo sempre, até engrossar ligeiramente).
Desenforme a musse no centro de um prato e espalhe o molho ao redor. Decore com uma folha de salsa-crespa, tomate e grãos de ervilha. Sirva a musse quente ou fria.
Eu espalhei o molho sobre a musse e depois coloquei umpouco de parmesão ralado por cima.
A minha idéia inicial era fazer um creme de shiitake para jogar por cima da musse, mas a chuva me impediu de sair para comprar o ingrediente. Da próxima vez, quando eu fizer, explico direitinho a idéia!
Agora as fotos… Mas vocês precisam me dar um descontinho, porqueeu não sou fotógrafa profisional, foi a primeira vez que fiz a receita, e na hora de desenformar eu não fui muito “jeitosa”…
O sabor espetacular e a praticidade da receita me conquistaram!! Adorei e vou repeti-la muitas outras vezes! Meu pequuno também comeu com gosto!!
Recomendo!!