ARTIGOS Dicas de Cozinha

Nesse verão, refresque sua cozinha!

Nem chegamos no verão ainda, e o calor que anda fazendo está tão absurdo, que resolvi selecionar aqui algumas dicas que podem ajudar a refrescar sua cozinha e sua comida.

O calor, pelo menos aqui em São Paulo, anda sufocante. Aliado a isso, muito trânsito, correria de fim de ano, canseira, etc, e a vida fica ainda mais encalorada, pesada e cansativa. As dicas a seguir são meras sugestões, e se você tiver outras dicas para refrescar a comida e a hora de comer, deixe seu comentário ao final desse texto.

  1. Dê preferência a alimentos crus ou que necessitem de bem pouco cozimento, como grelhados, frutas frescas (no Brasil a variedade disponível é incrível), verduras (cruas ou rapidamente refogadas), azeitonas, saladas, nozes e castanhas crocantes e queijos. Essa é a época perfeita para testar novas receitas de molhos de saladas e molhos cremosos frios para mergulhar palitos de legumes (já testou a minha receita de Molho Tártaro?). As conservas lactofermentadas, servidas como tempero ou acompanhamento também não podem faltar no prato de verão. Mas tenha em mente que nem todas as comidas são adequadas para consumir cruas – alguns alimentos crus são de difícil digestão e não muito agradáveis ao paladar.
  2. Se inspire em sites, livros de receitas e revistas culinárias. Dá pra preparar uma variedade enorme de deliciosas receitas cruas, usando ingredientes que você jamais se lembraria! Coco fresco ralado, óleo de coco, azeites extra-virgem, nozes e castanhas crocantes, brotos de grãos (provei outro dia na salada e ficou incrível!). Você também deve caprichar no consumo de iogurte natural integral, queijos, ovos e até peixe cru (hummm, tem uma receita de Ceviche deliciosa aqui no site) – de procedência confiável, evidente! Receitas com carne crua são altamente nutritivas e refrescantes – prove meu Steak Tartar e a minha receita de Carpaccio. Eu não sou 100% fã de comidas frias e cruas, mas nesse calorão, confesso que não há nada mais refrescante!!
  3. Invista num desidratador (eu tinha ESSE AQUI, que infelizmente anda em falta no mercado) ou num bom forno elétrico (o meu forno elétrico é ESTE MODELO) que permita temperaturas bem baixas, abaixo de 100 graus. As baixas temperaturas de um desidratador preservam muitas das características do alimento cru, mas pode deixá-los mais crocantes (ja viu minha receita de chips de abobrinha?), sabores mais acentuados, crocância. Alimentos crus ou apenas desidratados têm suas enzimas preservadas, o que os torna alimentos ideais para manter uma boa digestão.
  4. Eu adoro “brinquedos” na minha cozinha e sempre que tenho a oportunidade, invisto numa novidade para a minha cozinha. Para as temperaturas escaldantes do verão recomendo muitíssimo que você pense em investir numa boa máquina de sorvetes. Sorvetes caseiros são muito mais saudáveis e saborosos, além de serem muito simples de preparar. Outro bom negócio – e esse eu ainda não tenho, mas quero muito – é uma mandolina. Mandolina é basicamente um fatiador bem incrementado, fatia tudo finíssimo, faz palitinhos, enfim, deixa seus pratos e saladas muito mais bonitos e atraentes!
  5. Quando optar por cozinhar alimentos em casa, seja peixe, carne ou o que der vontade de comer, opte pelos horários mais fresco do dia para preparar essas gostosuras: café da manhã logo cedo ou o jantar no fim do dia. Em geral a hora do almoço e logo depois é o pico de calor dos dias de verão, então evite ao máximo ligar o fogão nesses horários!
  6. Nessa época do ano coma menos ensopado – que levam tempo para cozinhar e abafam a cozinha – e prefira os grelhados. Se tiver um jardim ou varanda, use uma churrasqueira portátil para isso. Além da comida ser uma delícia, fica um eterno clima deférias em torno de uma grelha perfumada de comidinhas gostosas! E nõ precisa grelhar só carne não! Você pode grelhar frutas, legumes variados, milho em espiga, etc
  7. Forninhos de mesa são menores, fazem o trabalho de um forno comum em menos tempo e aquecem menos o ambiente. Eu não tenho um desses na minha cozinha, e apesar de não estar nam inha lista de prioridades, é algo que tenho vontade de ter.
  8. Use e abuse do seu liquidificador. Prepare vitaminas à base de iogurte gelado, refrescos, sucos verdes (mais verduras e quase nada de frutas, por favor!), misturas para picolés caseiros, sopas frias e o que mais a sua imaginação mandar. Se você não tem liquidificador ou está precisando trocar o seu, opte por um modelo com copo de vidro, muito mais saudável e bonito!
  9. Como eu já disse no começo e vou enfatizar agora, use e abuse das conserva lactofermentadas. As conservas lactofermentadas são ricas em probióticos (ou bactérias do bem), que auxiliam enormemente na digestão e não deixam você se sentir pesado e encalorado após as refeições.
  10. Iogurte bem geladinho, servido com frutas frescas e castanhas ou nozes crocantes é uma refeição bastante satisfatória, saudável e fresquinha. Não dá trabalho nenhum e mal suja louça!
  11. E falando em louça, eu confesso que essa parte não é a minha favorita (culpa da vaidade, da vontade de ficar com as unhas impecáveis)… Mas lavar a louça que você usou com água bem geladinha é muito refrescante, pode acreditar! No verão, com ou sem vaidade, eu lavo a louça mais feliz!
  12. A dica principal, que deixa você e sua família sempre fresquinhos: BEBA ÁGUA!!!!!!!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

1 comentário

Comentários estão encerrado.