Pessoal, a Renata me procurou contando que na escola da filha dela o cardápio tem incluído quase diariamente carnes processadas, como salsichas, e nós bem sabemos que salsichas e lingüiças produzidas atualmente, por mais gostosas que possam parecer, estão longe de ser um alimento saudável para nós e muito menos para nossas crianças, que ainda estão formando seus hábitos alimentares.
E o maior problema, ao contrário do que muita gente pensa, é a inclusão de órgãos e vísceras no seu preparo. Eu até descobri que essas carnes estão entre as mais saudáveis. O “nojo” que a maioria de nós sente é apenas por uma questão cultural…
Os embutidos de antigamente, produzidos de forma artesanal, ainda que levassem restos de bichos, órgãos e outras carnes não utilizadas em seu estado normal, eram muito saudáveis porque não continham corantes, conservantes (como os mal-falados nitratos e nitritos), realçadores de sabor (como o glutamato monossódico) e muito menos continham restos de “sabe-se lá o quê”.
Produção atual
Da forma como são produzidas hoje, só me resta sugerir que fiquem longe dos embutidos, para o bem da sua saúde e dos seus filhos. A não ser que você tenha a sorte de saber prepará-las em casa da forma tradicional ou conheça alguém de confiança que prepare.
Eu compro meu salame na feira semanal que tem em Balneário Camboriú – SC, mas como não estou sempre lá, cada vez que vou trago um montão, e deixo curtindo, pendurada num gancho na janela da minha cozinha. Na feira de orgânicos da Água Branca uma amiga também me fornece lingüiças frescas de vez em quando. Ela mesma faz na fazenda dela, sem nada para conservar além de sal. Tudo de bom!!!
Num estudo recente, mais de 1500 pacientes sofredores de adenomas colorretais (pólipos pré-cancerígenos no cólon) tiveram suas dietas investigadas. Vários anos depois eles foram reexaminados para saber se seus pólipos haviam retornado.
Os pacientes que tinham uma dieta rica em carnes processadas, onde aí se incluem as salsichas, salames, mortadela, bacon, lingüiças, etc, apresentaram um risco muito maior de desenvolver novamente o problema.
Entretanto, aqueles com dietas ricas em outras carnes frescas, como galinha caipira, estavam com o risco diminuído. O câncer colorretal é o segundo tipo de câncer que mais mata nos Estados Unidos, mais de 57000 pacientes morrem a cada ano.
Science Daily December 21, 2005
American Journal of Clinical Nutrition December 1, 2005; 82(6): 1169-1177
Mais algumas razões para evitar as carnes processadas
Um par de estudos recentes identificaram potenciais riscos à saúde relacionados ao consumo de carnes processadas, incluindo câncer de mama, e obstrução pulmonar crônica (COPD, em inglês).
O consumo de carne vermelha processada ou incorretamente preparada (como em churrascos) está ligado a uma maior incidência de câncer de mama, uma conexão ainda mais forte quando se trata de mulheres na pré-menopausa.
Uma da explicações pode estar nos compostos produzidos quando a carne é grelhada em altíssimas temperaturas – aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – que comprovadamente promovem o crescimento de tumores.
Um outro estudo, com mais de 7000 pacientes – a maioria deles idosos – mostrou que carnes curadas, como presunto, bacon, salsichas e lingüiças estão relacionados a uma pior função pulmonar e um risco maior de COPD, mesmo se levando em conta a dieta e inúmeros outros fatores de risco. Os pacientes que mais consumiam carnes processadas eram também normalmente os que consumiam menos frutas, verduras e legumes, o que pode ter colaborado para o problema.
Leia mais
Bacon, embutidos e defumados – opte pelos artesanais
American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, Vol. 175, No. 8, April 15, 2007: 798-804
British Journal of Cancer, Vol. 96, No. &, April 10, 2007: 1139-1146 (Free Full-Text Study)
Entao eh mal fazer a carne na churrasqueira??? Ai ai ai… acabei de comprar uma nova e tava tao animada… E se fizer com o fogo lento??? Me conta por favor!!! Obrigada.
PAT…
OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!
na escolinha dela, disseram, que vão tirar a salsicha do cardápio!
ufaaaaaaaaa…
bjossss
Não imaginava os maleficios da carne processada até mesmo porque é uma delicia nao é mesmo, mas infelizmente minha avó esta com um tipo de tumor considerado raro “tumor da gist” e estou vendo o sofrimento que ela passando…as primeiras coisas que os medicos cortaram quando descobriram foram as carnes processadas e me deram uma aula educativa de quanto isso nos faz mal pois contem muitas celulas cancerigenas e hoje estou lutando para tirar do meu cardapio…apenas o salaminho continua, mas ainda me liro dele, antes que ele me mate!
@Jhonathaa Se fosse você eu pensava antes de comer cachorro quente, a salsicha contem órgãos e víceras no seu preparo. http://bit.ly/aMvmux
Oi Paty, tudo bom?
Dá uma olhada na confusão dessa matéria
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/novos-estudos-garantem-a-carne-vermelha-nao-faz-mal
Por isso é que o conceito de saudável atualmente está bem distorcido.
Abraços
A mídia é confundida por informações patrocinadas e nos confunde ainda mais… Cada dia mais difícil!
De fato, carne vermelha e nem a gordura saturada fazem mal. A única distorção foi essa falácia que nos impuseram para que evitássemos esse tipo de alimento.
O que faz mal de verdade é comer carne vermelha de bovinos que não se alimentam de pasto. Sabe o que mais também faz mal de verdade? Pão francês, açúcar (do cristal ao mascavo), grãos indevidamente preparados (muitas toxinas), peito de galinha criada em confinamento, frutas maduras demais ou verdes, óleos vegetais (canola, girassol, soja). Todos esses alimentos causam inflamações, principalmente nas artérias, fazendo com que, a SAUDÁVEL gordura saturada, fique presa nelas.
Coma carne vermelha de boa qualidade. Só não exceda, principalmente se o seu estômago for daqueles que não produz muito ácido e prefira grelhá-la. Não ligue também para aqueles que dizem que carne vermelha aumenta a acidez do sangue, alimento nenhum consegue alterar o PH do sangue.
Abraço!