ARTIGOS

O que fazer com mamadeiras de plástico?

[ratings]

Todo mundo sabe que mamar no peito da mamãe é sempre a melhor, mais prática e mais saudável opção para os bebês, no mínimo até os 6 meses de idade.Mas sabemos também que nem sempre a vida é como queremos e em alguns casos a mamadeira é absolutamente necessária.

Hoje eu li um artigo no site da BBC Brasil falando sobre problemas das substâncias presentes em artigos de plástico usados para armazenar alimentos. Dentre os artigos, a mamadeira se destaca, mas tem também pratos para papinhas, talheres e mil outros utensílios, freqüentemente utilizados por bebês, crianças e adultos.

Eu não tenho uma solução ou sugestão definitiva para resolver este problema – acho que se tivesse, ficava rica! – mas acho que algumas medidas podem minimizar o contato com as substâncias nocivas. O ideal é eliminar, mas se não dá, a gente minimiza ao máximo e cuida onde dá, fazemos a nossa parte!

Até uma certa idade é possível usar com segurança as mamadeiras de vidro. No Brasil eu só conheço mamadeira de vidro da NUK – foi a que eu usei. Ma quando os nossos bebês começam a ganhar vida própria, engatinhar, andar e mamar sozinhos, a mamadeira de vidro pode ser perigosa, a não ser que você consiga encontrar e comprar protetores de silicone, que eu nunca vi por aqui.

Se não tem jeito mesmo, e a mamadeira de plástico é a única solução possível, eu acho que algumas medidas podem ajudar a minimizar o contato dela com o leite que o bebê toma:

  • Nunca aqueça qualquer líquido na mamadeira, muito menos usando fornos de microondas (ainda quero falar sobre eles aqui). Se você precisa aquecer alguma coisa, aqueça a uma temperatura não muito alta, usando uma panela de inóx ou ferro ou vidro e só depois passe o líquido para a mamadeira, na hora em que o bebê for tomá-la
  • Nunca guarde líquidos nas mamadeiras. Deixe numa jarra ou garrafa de vidro ou barro e só na hora de servir é que você passa para a mamadeira
  • Quando estiver calor, não se dê ao trabalho de aquecer o leite do seu filho. Conhecer diferentes temperaturas de um mesmo alimento também é parte importante da educação do paladar. No verão meu filho só toma leite gelado, e adora!
  • Ensine aos poucos o seu filho a tomar leite em canequinhas de cerâmica ou vidro, sempre supervisionando para não haver acidentes!

E agora vem a questão dos pratinhos. Eu tive sorte, porque logo que meu filho nasceu ganhamos um jogo de louça lindo da minha tia e minha avó nos presenteou com o jogo de louça do meu pai quando ele era bebê!! Não precisei pensar muito no assunto quando se tratava de comer em casa, mas pratinhos de porcelana para levar na sacola térmica absolutamente não são práticos!!

Em casa sempre dei e ainda dou a comida nos pratos ganhos e herdados. Quando ele quer ser “gente grande”, ganha no prato igual ao do papai e da mamãe, com direito a comer com garfo e tudo. Para levar as papinhas na sacola, eu comprei potinhos de vidro bem simples e baratos, com tampa de rosca – pareciam potinhos de papinha industriaizada, inclusive em tamanho, mas eram até mais bonitos (e sem sombra de dúvidas mais saudáveis).

Os talheres eu nunca cogitei comprar ou usar de plástico. Independene de fazer mal ou não, sempre achei meio nojento… Comprei logo um jogo bem bonitinho para bebês de garfo, faca e colher, com cabo colorido e um estojinho para poder levar na sacola. Nunca mais achei para vender igual… Uma pena!

Na casa da minha mãe ele tem especial: talher infantil de prata, olha que chique! De quando minha mãe era criança, que depois foi meu e dos meus irmãos também! os antigos são sábios em optar pela prata: ela é muito antimicrobiana!!

Não dá para viver numa bolha, não dá para ficar completamente longe da modernidade,até porque a modernidade nos oferece confortos deliciosos. Mas não podemos deixar a natureza de lado. temos que lembrar que tudo que é artificial significa algo de muito estranho para o nosso organismo. Algo que nosso organismo não sabe como lidar. Vamos aproveitar os confortos da modernidade sim, mas sem esquecer da sabedoria antiga.

Moderação é a palavra chave!

Agora para vocês, transcrevo direto do site da BBC o artigo que me inspirou nessas divagações a respeito de utensílios saudáveis para nossos filhos queridos:

EUA temem riscos de substância presente em plástico

Mamadeira
Bisphenol A é usado na fabricação de mamadeiras e outros objetos de plástico

Uma substância química usada para fabricar mamadeiras e outros objetos de plástico pode estar ligada a uma série de problemas hormonais e a um aumento no risco de câncer, segundo um estudo preliminar divulgado por uma agência de saúde do governo americano.

O estudo do National Toxicology Program (NTP), ou Programa Nacional de Toxicologia, afirma que testes com animais realizados em laboratórios revelaram que pode haver uma ligação entre o bisphenol A e tumores pré-cancerosos, puberdade feminina precoce e mudanças comportamentais.

Usando um sistema com cinco níveis de classificação, a pesquisa classificou o resultado como representando “alguma preocupação”, no meio da escala, abaixo de “preocupação séria” ou “preocupação” e concluiu que é necessário investigar mais os efeitos da substância.

“O que nós temos é um alerta, um sinal. Nós não podemos descartar a possibilidade de que efeitos semelhantes ou relacionados podem ocorrer em humanos”, disse Mike Shelby, diretor do Centro para a Avaliação de Riscos à Reprodução Humana, que faz parte do NTP e que supervisionou o estudo.

“Nós esperamos que esse estudo leve o FDA (Food and Drug Administration) a reconhecer o quanto essa substância é tóxica e a forçar os fabricantes a estabelecer novos padrões de segurança”, disse Anila Jacob, da organização não-governamental Environmental Working Group, ao The New York Times.

Mas o American Chemistry Council, que representa os fabricantes de produtos de plástico, disse ao jornal que o estudo “afirma que não há preocupações sérias em relação aos efeitos do bisphenol A”.

Mudança

O relatório é um sinal de que pode haver uma mudança na posição do governo americano em relação ao bisphenol A, uma substância tão comum nos Estados Unidos que foi detectada na urina de 93% da população com mais de 6 anos de idade, segundo dados divulgados pelo estudo.

O NTP divulgou o relatório preliminar para receber comentários públicos e irá publicar a versão final do estudo durante o verão americano.

O órgão não tem o poder de regular o uso do bisphenol A, mas as conclusões são usadas por outras agências americanas, como a Food and Drug Administration, e a Environmental Protection Agency, que estebelecem o limite seguro de exposição a substâncias químicas.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Oi Pat, eu encontrei mamadeiras de vidro da marca Chicco mas confesso que usei uma única vez! Realmente as de “plástico” são mais práticas!

  2. Pat,
    minha filha mama, nunca tomou mamadeira, e agora com 9 meses e meio toma tudo em copo, xícara ou direto da garrafa – que ela adora e eu odeio, mas o pai ensinou, né! Finalmente consegui comprar fígado orgânico e dei para ela como vc explicou num outro posting, ela adorou!
    Muito obrigada por essas dicas maravilhosas.

  3. Minha filha depois que desmamou só toma em copo… consegui o meu antigo conjuntinho de inox e ela usa desde o copinho, bem como os talheres e o pratinho!
    Outro dia li um artigo sobre este assunto e já há, fora do Brasil, mamadeiras de polipropileno como alternativa… da marca Dr. Brown’s.
    Obrigada Pat, é sempre bom relembrar as dicas acima!

  4. Olá,quero presentear uma amiga que está grávida com uma talher de prata para o bebê, pode me indicar alguma loja em São Paulo?
    Grata,
    Adriana

  5. meu filho bebe so agua e as feses suco eu, to no copo tambem mas nao sei se faz mau se mamar na mamadeira uma fez ou outra. beijos muito obrigada

    1. Dani, achei essa mamadeira para vender na Alô Bebê, aqui em SP, inclusive com o protetor de siicone. Precinho meio salgado, mas é um investimento que vale super a pena! Vou providenciar!

  6. GOSTARIA DE SABER QUAL É A MELHOR OPÇÃO P ESTERELIZAR MAMADEIRAS?EU UTILIZO ESTERILIZADOR DE MICROONDAS,ALI COLOCO TD COLHER,COPO, MAMADEIRAS E BICOS,TEM ALGUM PROBLEMA??

    1. Viviane, minha primeira providência seria trocar as mamadeiras de plástico pelas de vidro. Aí para esterilizar é fácil: só ferver tudo em qualquer panela!

Comentários estão encerrado.