ARTIGOS

O sono das crianças

Com meu filho mais velho eu achei que tinha sido apenas uma grande sorte, mas agora que meu filho mais novo já está com um ano e meio e dorme maravilhosamente bem, a noite inteira, eu começo a desconfiar que estou fazendo alguma coisa muito certa. E é justamente quando eu conto isso para as pessoas, que todo mundo me cobra o milagre!!!

A verdade é que eu nunca segui nenhuma grande técnica, nunca nem li livros sobre o assunto, e acho que segui apenas os meus instintos… Eu não sei exatamente o que posso ter feito muito certo ou não tão certo ou errado, mas atendendo à pedidos, resolvi contar um pouco dos meus pensamentos à respeito do sono das crianças. vou contar um pouco do que eu penso e como costumo agir aqui em casa e tem dado certo. Espero com isso poder ajudar algumas mamães insones!!

Um bom sono à noite com certeza começa muito mais cedo, começa logo de manhã cedo. Sim, porque é durante o dia que a criança corre, brinca, estuda, pula, se diverte, toma sol e se cansa muito! E uma criança cansada é meio caminho andado para uma boa noite de sono!

Acho que uma das coisas mais importantes que eu posso ter feito para tornar o sono dos meus filhos bastante regular foi mostrar a eles, desde o nascimento, a diferença entre dia e noite, claro e escuro, barulho e silêncio. Nas sonecas diurnas eu nunca fechei nem a cortina, nem janela e nem deixei de ter barulho em volta – barulho normal de um dia em andamento, e o bebê dorme até no carro ou no carrinho se realmente tiver sono, e na hora que tiver sono. Na hora do sono da noite, que é desejável que dure a noite toda, eu mudo completamente: essa é a hora do escuro absoluto, silêncio e calma.

Todos os dias, ou pelo menos sempre que possível, eu levo as crianças para o sol. Sol é importante por mil motivos, e ESSE TEXTO explica muito bem a importância de tomar sol. Além de tudo que está escrito lá, a luz do sol colabora muitíssimo para regular nossos ritmos biológicos: dia e noite, inverno e verão, e isso com certeza influencia na nossa saúde e na qualidade do nosso sono.

O nosso organismo é muito perfeito, mas fica meio burro às vezes e consegue ser enganado pela luz artificial. Se você acende luzes demais à noite, o nosso organismo e, principalmente o organismo “destreinado” dos bebês e crianças, se confunde e pensa que é dia! Aí não dorme mesmo!

É isso mesmo. Aqui em casa o fim do dia, a hora de dormir, é a hora que o sol se esconde. É quando o sol começa a ir embora que as luzes da casa também se vão. Nada de lâmpadas muitos fortes e lustres grandes acesos. O jantar é praticamente à luz de velas – já ensino os meninos a serem românticos desde cedo!!!! (risos)

O bebezinho, que já está um bebezão, gosta de jantar cedo, lá pelas 17 horas, 17:30. Logo antes do horário de buscar o irmão mais velho na escola. Nesse horário ainda está bem claro, mas a casa está calma, sem televisão ligada e sem grandes agitos. Ele fica com um livrinho na mão, nós vamos conversando, brincando baixinho e ele vai comendo.

Saímos rapidinho para buscar o mais velho na escola. No carro tocamos músicas infantis calminhas. Eu tenho uma ótima seleção de trilhas sonoras de clássicos Disney e escolho as mais calmas. Tem também um CD lindo do Fábio Caramuru, com cantigas de roda tocadas ao piano. Calmaria pura!

A escola fica pertinho de casa. Chegamos de volta num instante!

Enquanto o mais velho, exausto, toma um banho morno muito relaxante (ah, um banho morninho antes de dormir é tudo de bom, em qualquer idade), eu trato de preparar um jantar bem gostoso e nutritivo, que sempre inclui um pequeno punhado de carne, às vezes ovos, arroz integral e alguma verdura, crua, refogada ou lactofermentada. Algumas vezes ele também toma um copo de leite (cada vez menos, já que ele percebeu que isso às vezes causa “chuvas e tempestades” na cama…).

E sentamos à mesa para o jantar. No aparelho de som da sala a trilha favorita do meu filho mais novo: os Noturnos de Chopin, tocados pelo grande Artur Rubinstein. Na televisão, praticamente sem som, um clássico antigo da Disney que o mais velho adora (tem Mary Poppins, Thomasina, Calhambeque Mágico, The Gnome Mobile, Bedknobs and Broomsticks, etc) e o distrai apenas o suficiente para que ele coma o suficiente antes de desmaiar de sono.

Tá parecendo difícil trocar a novela pelo filme fofo? Tá difícil apagar a maioria das luzes da casa? Parece difícil diminuir o volume e escolher uma música mais calma? Eu acho muito mais difícil passar a noite acordando a toda hora para acudir filho ue não dorme. Acho muito mais cansativo aguentar filhos mal humorados porque estão morrendo de sono, mas agitados demais para conseguir dormir.

Dormir cedo é immportante para todos nós, mas especialmente para as crianças, em fase de crescimento. Crianças cedo na cama é bom para elas, é bom para o casal, que ganha algumas horinhas a sós. Crianças que dormem cedo são muito mais bem humoradas e certamente não ficam doentes tão facilmente.

Notem que quando eu conto sobre a hora do jantar, eu não falo nada sobre eu jantar junto com as crianças. Refeição em família é super importante, mas ela não precisa necessariamente ser o jantar. Aqui em casa conseguimos normalmetne tomar café da manhã e almoçar todos juntos, mas o jantar é praticamente impossível, já que meu marido chega sempre bem tarde do consultório – normalmente na hora da chegada dele as crianças já estão dormindo há tempos.

Pra resumir, as minhas dicas, segundo o que dá certo aqui em casa são:

  • Ar livre, sol e muita atividade durante o dia
  • Sonecas diurnas sem muita preocupação com barulhos e luzes em volta
  • Um bom jantar, que alimente a criança e não permita que ela acorde com fome no meio da noite
  • Muita calma e quase nada de luz conforme o dia escurece e a noite chega.
  • Uma música baixinha e bem relaxante tocando ao fundo, baixinha. As opções são muitas, escolha que todos gostem mais!
  • Quarto absolutamente esculo. qualquer puquinho de luz é capaz de atrapalhar o sono, acredite!

Ajudou?

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

17 comentários

  1. Pat, fazemos praticamente a mesma coisa aqui e tb tem resultado em umsono tranquilo da pequena. Ela dorme as 20 hs e acorda so as 7 da manha… Ta otimo ne? Concordo com vc qdo diz que isso e muito melhor doq que acordar a noitte toda… Tem gente que acha que. Nos nao deveriamos fazer todo esse silencio a noite…. Mas poxa, quem gosta de dormir com barulho???

    1. Pois é meninas, a fórmula parece fácil, e é tão fácil que as pessoas nem se dão conta!! Quase nada de luz, muita tranquilidade no ambiente e da mãe e uma rotina, não uma rotina xiita, mas um mínimo de rotina!

  2. Pat,

    Este texto também poderia ser chamado:
    ” Um olhar de Mãe sobre o seu bem mais precioso: os filhos”.
    Parabéns!!!

    Diva Brígida Falcão.

  3. Acho que as mães estão perdendo a noção de que criança tem que dormir cedo!!! Tem que ter rotina!! Uma amiga minha, quis ser moderna e deixava a filha à vontade….conclusão a menina (hj com5 anos) não aprendeu nem o que é sentir fome….começa a ficar irritada, mas não pede comida, se a mãe tenta dar, não aceita pois sua irritação não permite…
    Toda mãe que coloca rotina para seus filhos vive tranquila…….meu filho era uma graça…..com 1 aninho…ia sozinho para a cama….dava tchau e cama!!!

  4. Tem um livro muito legal que me ajudou muito nessa questão: Soluções para noites sem choro.

  5. Pat, tenho uma bebe de 01 ano e gostaria de trocar umas idéias contigo sobre vacinação. Abraço!

  6. Querida Pat,
    tuas dicas fazem muito sentido. Ainda não tenho filhos, mas já observo a influência das luzes, barulhos, tv, açúcar e etc.
    Muito elucidativas as tuas dicas,
    abraço,
    Marília

  7. Pat, excelentes dicas essas! Espero que ajudem à minha filha caçula, que tem um filho de 4 anos e está esperando outro…Eu acho incrível como a maioria acha normal barulho, agitação, luzes fortes, na hora em que as crianças já deveriam estar deitadas. E como as crianças deitam tarde, atualmente! Conheço uma moça que permite que o filho de 6 anos jogue videogames até depois da meia noite…

  8. Hoje minha filha está com 2 anos, mas desde recém nascida sempre dormiu a noite inteira. hoje ela dorme entre 19:00 e 20:00h e acorda por volta das 07:00. Dorme direto. Nunca tive nenhum ritual. A única coisa que faço é cantar ou contar historinhas, ou mesmo conversar com ela depois de colocá-la na cama e apagar as luzes.
    Porém sempre gostei muito de conversar e explicar o porquê das coisas para ela, e fiz o mesmo com a hora de dormir, percebi que ela compreendendo o porque as coisas devem ser feitas de tal forma e o que pode acontecer caso não seja feito ajuda ela a aceitar quase todas as situações, sem manhas ou birras.

  9. Ola Pat,
    Muito boa as suas dicas. Eu tenho cinco criancas e a hora de dormir e sagrada. E eu mesmo se dormir menos do que preciso de tenho crises de que? adivinha… Ela mesmo, enxaqueca. Por sinal aprendi muito com o livro do dr. Feldman.

    Uma coisa que eu gosto de usar e pingar umas gotinha de oléo essencial de lavanda no travesseiro. Eles sentem o perfume e ja se acalmam. Sem falar que este oleo espanta mosquitos e outros insetos. Mais uma vantagem e que quando viajamos eu levo o oléo e isso os ajuda a dormir. Eu vim sozinha para a Europa com os 5 e uma gotinha no travisseiro de cada um fez milagre, eles ficaram calmos e dormiram. Mas e uma ou duas gotinhas, coisa bem pouca.

    Duro e se acostumar com o sol aqui na Europa, que se poe 10:30 da noite… Imagino que o corpo commpense isso no inverno, mas nao foi facil organizar a nova rotina de sono das criancas. Agora estamos indo melhor, mae eles ainda estao dormindo uma hora mais tarde do que o norma. Onde eu estou e uma maravilha, todo mundo dorme, acorda e janta cedo, e fazem muito esporte ao ar livre. E a gente repara como as criancas sao tranquilas e saudaveis.

    Grande abraco
    Malu

    1. Michele, os meus dormem MUITO cedo, no máximo as 7:30 durante a semana – eles vão porque já estão habituados, nem preciso mandar, mas eu diria que por volta das 8 da noite é um bom horário para as crianças dormirem.

  10. Excelente artigo: concordo em grau, número e gênero. Sou fã deste site !!!

Comentários estão encerrado.

%d blogueiros gostam disto: