Essa nota saiu no encarte Equilíbrio do jornal Folha de São Paulo e mostra mais uma enorme desvantagem das muitas horas que as crianças passam em frente à televisão.
A notícia é de 29 de março de 2007.
Alimentos anunciados na TV são pouco saudáveis
A maioria dos alimentos que aparecem nos comerciais de TV são açucarados e gordurosos. Foi o que constatou a psicóloga Paula Carolina Nascimento, em estudo realizado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP (Universidade de São Paulo).
Foram analisadas 640 horas de propagandas, transmitidas por três emissoras de canal aberto. O resultado: 60% dos comerciais de alimentos fazem apelo ao consumo de produtos ricos em açúcar e em gordura.
A avaliação de 45 comerciais apontou que uma das estratégias é a de aproximar o produto do dia-a-dia das pessoas – apresentando alimentos de consumo rápido em situações corriqueiras, como um lanche da escola ou um jantar romântico.
Outra associação comum é a do produto com o personagem que o consome – famoso ou não -, o que poderia afetar as crianças por meio da imitação.
A psicóloga também investigou o estado nutricional e o tipo de alimentação de 816 alunos de 12 escolas públicas de Ribeirão Preto. O índice de sobrepeso entre eles foi elevado: 24%.
Nascimento verificou ainda que os pais não estão acostumados a fazer lista de compras e que, mesmo sendo de baixa renda, costumam comprar produtos novos e industrializados, que vêem na TV.
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