Ocasionalmente recebo mensagens de leitoras e leitores aqui do meu site com alguns questionamentos super interessantes a respeito do (suposto) alto custo dos alimentos orgânicos. Sim, infelizmente produtos orgânicos ainda são mais caros na ponta do lápis, portanto aparentemente menos acessíveis a todos.
Aparentemente…
Como com certeza essa é a dúvida de muita gente, resolvi criar esse texto como uma resposta geral a esse tipo de questionamento, que reflete exatamente o que eu penso e como eu ajo a respeito essa questão.
Alimentos naturais e orgânicos são mais caros, mas ficar doente, dependendo de remédios, médicos e exames, é mais caro ainda, além de muito desagradável!
“Pat, li alguns artigos de teu site, mas fiquei pensando no seguinte: como fica a grande parte da população que não tem acesso aos produtos orgânicos???
Não é uma crítica, entenda, mas uma alimentação saudável depende de muito mais do que boa vontade em preparar os alimentos.
Vc tem alguma alternativa para uma população de baixa renda?”
Eis aqui o que tenho a dizer sobre o assunto:
Realmente esta colocação está corretíssima! O nosso país infelizmente ainda não oferece facilidades para todos, e eu também não “nado no dinheiro”, e penso muito bem antes de fazer gastos aparentemente acima do usual.
Considerações sobre orgânicos e saúde
Mas eu tenho algumas considerações a fazer – não sou a dona da verdade, mas acho que são pontos importantes de reflexão sobre o assunto:
- Quando eu comecei a consumir orgânicos, ainda consumia muitos industrializados também. Eu fazia as mesmas compras, dos mesmos produtos, trocando o que dava pelos orgânicos – industrializados versão orgânica. A conta ficou significativamente mais cara.
- Com o tempo, algum estudo sobre o assunto e muita força de vontade, eu passei a consumir cada vez menos produtos alimentícios industrializados. Continuei comprando orgânicos e mesmo assim a minha conta no supermercado diminuiu. E isso não significa uma alimentação sem graça e sem gosto. As receitas aqui no site e meus livros provam isso: dá para comer saudável, dá para comer sem industrializados e ainda assim ter um vida cheia de gostosuras.
- Supermercados não são definitivamente um local com bons preços para produtos orgânicos. Em emergências eu uso a praticidade deles, mas fui buscar uma feira onde pudesse comprar direto do produtor. Tudo está mais fresco e os preços são bem melhores. Aqui em São Paulo a principal feira ocorre no Parque Água Branca, todos os sábados. De 3a. feira a sábado há também o Instituto Chão, na Vila Madalena. Pesquise em sua região algo do tipo. Existe um aplicativo para smartphones – o Mapa de Feiras Orgânicas – que mapeia as principais feiras orgânicas pelo Brasil.
- Quanto mais saudável for a nossa alimentação, menor a chance de ficarmos doentes. Se não ficamos doentes não perdemos dias de trabalho, não gastamos com médicos, remédios e exames. Pense se essa economia não compensa o gasto a mais com orgânicos. (este é um ponto que algumas vezes só percebemos a longo prazo, por isso talvez seja o mais difícil de convencer)
- Se você não puder optar por orgânicos, opte ao menos pelo que for natural. Muito melhor e mais saudável se deliciar na sobremesa com uvas frescas, abacaxi docinho ou qualquer outra fruta – ainda que não orgânica – do que se empaturrar com doces cheios de açúcar, corantes, conservantes e flavorizantes. Opte sempre pelo que a natureza nos oferece pronto, se puder ser orgânico, melhor ainda!
- Escolha o que realmente vale a pena comprar orgânico, o que é indispensável. Aqui em casa eu não abro mão do leite (mais porque ele é de vacas criadas soltas e cru, e só consigo dessa forma sendo orgânico), morangos e tomates, só para citar alguns. Principalmente. Quando estão fora de época, difíceis de encontrar e caríssimos, eu simplesmente opto por outros alimentos. Os ovos e frangos têm que ser caipiras, de aves criadas soltas ao sol, ciscando. Se forem orgânicos melhor, mas nesse caso é mais importante ser caipira do que ser orgânico. O mesmo vale para carne de boi. Pesquise sobre os alimentos mais e menos afetados por pesticidas no seu país, assim você pode ter uma idéia melhor dos que forem mais importantes para serem orgânicos.
- Nem tudo o que é orgânico é necessariamente saudável! Você pode comprar açúcar orgânico, “chocolate de soja” orgânico, soja orgânica, etc, e nada disso é saudável, mesmo sendo orgânico! Eu já vi até leite de caixinha orgânico, uma porcaria, e ainda por cima superfaturado, porque se tem selo orgânico, o pessoal aumenta o preço e pronto! Um ovo ou carne de galinha orgânica pode não ser saudável, se essa galinha for criada em confinamento à base de ração orgânica, e daí para frente.
Pare e pense
Reflita sobre o que leu aqui, lembre-se que essa conta a gente não consegue colocar toda no papel. Existem fatores subjetivos, como bem estar, tempo perdido de lazer e/ou trabalho, que não são mensuráveis, mas que fazem sim diferença no nosso bem estar e fazem sim diferença no nosso bolso no fim das contas.
Uma pessoa que vive doente, que está com o organismo fragilizado e cansado nunca renderá tão bem quanto uma pessoal verdadeiramente saudável e bem disposta. Reveja os parâmetros das suas escolhas e principalmente, SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO!
Conheça também minhas redes sociais:
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Pat,
Eu estava pensando justamente na questão dos preços dos produtos orgânicos esta semana.
Hj mesmo fiz uma lista de feiras próximas à minha casa que vendam orgânicos e que funcionem num horário razoável para mim.
Vou começar aos poucos trocar os alimentos aqui em casa e já tenho diminuído os produtos industrializados.
Outro detalhe é que sou ovolactovegetariana e pensava que os ovos orgânicos fossem todos de galinha caipira…rsrssss
Este texto ficou ótimo. Parabéns!
Queria muito consumir só orgânico. Mas as coisas tem aumentado tanto de prço que até os convencionais está difícil. As feiras de orgânicos aqui no RJ são lonje da minha casa. Alguém aqui do Rio já foi nessas feiras? A diferença de preço é muito grande? Qual a melhor?
Liana, aonde vc mora?
Est tema tb me interessa, pois diferente de Sampa, a única feira orgánica que eu encontrei em Campinas é sempre muito mais cara que os produtos não organicos. Lamentávelmente eu tb não consigo consumir 100% produtos orgánicos pois são caros e o orçamento não suporta, então o que eu fiz foi o que a Pat sugeriu. Eu não consumo coisas industrializadas (menos o chocolate amargo), eu faço os meus molhos, iogurte, compro queijos e leite de boa qualidade (embora não orgánicos). Já até fiz pão e os bolos são sempre feitos em casa, até pq não é sempre que consumimos pois os campeÕes de consumo em casa são as frutas e o pão (integral feito pela Fac. de Alimentos da Unicamp, uma delicia e como não tem conservantes, ele estraga rapidinho se não consumido). E sempre que posso, compro tomates e morangos orgánicos, que acho são dois produtos que vc realmente sente uma diferença gritante no gosto e na textura (pelo menos para mim).
As outras verduras e frutas vai o que é da estação, pois pelo menos assim garanto que são fresquinhas e as frutas doçinhas e geralmente mais baratas.
A gente faz o melhor que pode, né? E sendo assim, devemos ficar contentes com o que oferecemos à nossa familia :)
Iv.
Liana,
eu morava no Rio e comprava orgânicos , no Zona Sul e também hipermercados Extra! Neste geralmente a qualidade é melhor e os preços tMBÉM lém de você poder escolher, por exemplo, comprar do sítio A ou B. Vale à pena tentar.
Pat,
os orgânicos aqui também são mais “caros” que os convencionais. Mas prefiro, se não encontro não compro outro, isso para verduras e tomate. E quanto a temperos e tudo o mais procuro buscar o mais saudável, ovos de galinha caipira ainda não encontrei mas um dia quem sabe todos passaram a respeitar o meio ambiente (incluo aqui todos) e encontraremos tudo realmente saudável!!!
Bjs
Ha um tempo atras vi este documentario “America`s Killer Diet”, na CNN (http://www.cnn.com/CNN/Programs/siu/shows/fed.up/) e me assustei quando foi dito que a oferta de frutas e vegetais nos EUA nao seria suficiente caso todos resolvessem aderir a uma dieta saudável… (nas entrelinhas pode-se entender que alguns teriam que comer “junk food” ). Pensei comigo mesma… se a oferta de frutas nao organicas nao é suficiente, que dizer da organica?
Poliana,
quantos absurdos ouvimos, e quanto a soja!!!! Que estaria sendo plantada para acabar com a fome nos países em desenvolvimento!!!Em letras garrafais em jornais do mundo inteiro, isso há uns 4 anos. Já muito antes um professor do ginásio dizia que destruiam nossas culturas, que poderiam estar cultivando alimentos saudáveis, para plantar hectares imensos de soja p exportação, com a destinação de alimentar gados, porcos e galinhas nos, ná época chamados, países de primeiro mundo.
Ai ai temos que tomar muito cudado mesmo!!!!
Bjs
Ola Pat,
Mesmo morando fora do Brasil, também tive que dar uma ajustadinha no or¸amento para poder consumr organicos. Nao é tao caro como no Brasil mas ainda assim pagamos pela qualidade. Esta valedo a pena cada centavo gasto a mais…..Estou adorando…o sabor, a qualidade, saber a procedencia do meu produto, conhecer meu fazendeiro….fantastico.
Grande bj.
Oi Pat!
Quando vc tiver essa tabela sobre os alimentos mais e menos afetados por pesticidas, por favor, divulgue no blog também. Estou aos poucos, tentando consumir o máximo de oprgânico ou natural possível. Isso vale pra minha família também. Descobri aqui em Campinas uma cooperativa de produtos orgânicos e eles entregam em casa o pedido. Claro que isso tem seu preço e não é sempre que consigo tudo o que preciso, mas já é um começo, melhor que nada.
Obrigada e beijos.
Graça e Paz! Eu também concordo com vcs, eu estou no momento desempregada,e estou fazendo de tudo para atingir o proposito ,não está nada facil.
Pat,
As pessoas acham que não conseguem comprar orgânicos, acham caro uma caixa de morango orgânico cheio de antioxidantes, vitaminas e energia vital mas pagam o mesmo por um sorvete cheio de química, gorduras nocivas, comem bolachas recheadas,refrigerantes,alimentos congelados, enfim, gastam com “comida recheada de química” e depois mais “química da farmácia” para tentarem recuperar a saúde perdida!
Estou precisando de alguém que possa fazer comida em casa para congelar. Moro em Campinas e nem sei se aqui posso pedir isso,mas estava no google a procura e acabei entrando aqui.]Alguém pode me indicar?
Obrigada
Viver orgânico tem que ser mais caro? http://bit.ly/alU1vv RT, por favor!!
RT @patfeldman
Viver orgânico tem que ser mais caro? http://bit.ly/alU1vv RT, por favor!!
RT @patfeldman: Viver orgânico tem que ser mais caro? http://bit.ly/alU1vv RT, por favor!!
Viver orgânico tem que ser mais caro? http://bit.ly/alU1vv
RT @patfeldman: Viver orgânico tem que ser mais caro? http://bit.ly/alU1vv
Pat, adorei sua materia, moro no interior da Bahia e aqui os produtos certificados organicos sao caros e nao temos muita diversidade. Estou tentando comecar a dieta para me curar da enxaqueca, mas nao tenho muito incentivo em casa, meu marido adora tudo que nao ”presta” e luto para que meus filhos pelo menos nao comam esses salgadinhos, biscoitos e sanduiches artificiais. Aos poucos vou tentando mudar os habitos da casa. Espero que eu consiga. :)
[…] Viver orgânico tem que ser mais caro? É o que pergunta e responde a Pat Feldman, do site Crianças na Cozinha. Interessante ponto de vista e dicas para quem procura uma alimentação saudável. Segundo ela, vale muito à pena, especialmente para alguns produtos e não é o supermercado o melhor lugar para resolver isto. LikeBe the first to like this post. […]
Oi, Pat!
Já andei pesquisando por aí sobre quais alimentos receberiam mais pesticidas, portanto os que prioritariamente a gente deve substituir por orgânicos e não consegui concluir nada em definitivo. Alguns produtores já me disseram que mamão papaya é campeão de pesticidas dentre as frutas, outros já disseram que são os morangos. Sempre que posso, compro orgânicas as folhas das hortaliças, os tomates também. Mas tenho muita curiosidade em saber quais os alimentos campeões em agrotóxicos pra sempre substituir, já que ainda não dá pra substituir tudo. Aqui em Londrina, além de não ter orgânicos na feira, o que se consegue de orgânicos em outros lugares quadriplica o gasto no orçamento. Norte do Paraná, com terra roxa super fértil, está todo voltado para a indústria alimentícia, cheio de monocultura de soja ou trigo. Um deserto agrícola! A feira de rua está abarrotada de produtos vindos de SP. Década de 80 por aqui era cheia de pequenos produtores japoneses de hortaliças. Hoje é muito raro isso. Precisamos mesmo de uma reforma agrária eficiente e orgânica! Enquanto isso, continuarei procurando um bravo e resistente produtor caipira e orgânico pra fazer minha feira.
Oi Pat,parabéns pelo site, está demais!
Acredito que todas as formas saudáveis de alimentação são válidas, e os padrões mercadológicos serão vencidos com muita persistência e mudança de hábitos de nós consumidores.
Mas, com boa vontade e criatividade, poderemos ter de volta o prazer de saborear uma hortaliça ou mesmo, um legume plantado e colhido na janela de nossa casa, ou apartamento.
Segue algumas dicas em meu blog “http://debmota-verdegaia.blogspot.com, onde repasso oficinas de reciclagem com garrafas pet onde são plantadas hortaliças e até leguminosas orgânicas. Continue nos brindando com suas inovadoras receitas deliciosas. Bjs.
Debora Mota
Terapeuta Naturista
BH/MG
Oi Pat!
Tenho acompanhado seu site e gosto muito!! Queria entender algumas coisas que vc disse neste artigo. Qual é exatamente a diferença da galinha caipira para a outra, porque ela é mais saudável e se ser caipira é sinônimo de ser saudável ou existe galinha caipira que não seja boa para consumo? Outra dúvida é sobre orgânicos que não são saudáveis. Sei que existem muitas regras para que um produto possa ser orgânico e aí vc fala da galinha que é criada em confinamento mas come ração orgânica… essa não é orgânica pois pelas regras dos produtos orgânicos, não basta comer a ração, tem todo um cuidado com a criação e até com os empregados que cuidam dos animais… por isso não entendi. Os orgânicos já estão tão bagunçados assim que não são mais confiáveis? Não estão cumprindo todas as regras?
Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigada pela sua atenção!
bjinho!
Gisela
Bom dia a todos. No site abaixo, podemos encontrar uma lista com as frutas e verduras com mais e menos pesticidas. Trata-se da EWG – Environmental Working Group. Recebi um e-mail essa semana, pois sou associada, sobre frutas e legumes com mais e menos resíduos de agroquímicos. Abaixo reproduzo o e-mail.
We always recommend eating lots of fruits and veggies and buying them organic if you can. But sometimes you can’t find them, or they cost more. EWG has created the Shopper’s Guide to Pesticides in Produce to help you find conventional fruits and vegetables with the lowest pesticide residues. If you need a particular item and it’s on the Dirty Dozen list, that’s your cue to try to buy organic.
http://www.ewg.org/foodnews/?utm_source=2011foodnews2testa&utm_medium=email&utm_content=second-link&utm_campaign=food
Pat, se interessar, coloque na discussão acima. Um grande abraço e sou super fã de suas receitas.
Hábitos saudáveis são excelentes, mas tê-los é difícil! RT @PatFeldman Viver orgânico tem que ser mais caro? http://t.co/OCUZWdQ
Viver orgânico tem q ser mais caro? http://bit.ly/pwfitR
OI! Li que consumir verduras e legumes da época sempre tem menos pesticidas do q comprar fora de época. TEm várias tabelas na net com as frutas de cada período…
Achei ótima a pergunta e a resposta. Era um questionamento meu. Infelizmente, orgânicos em minha cidade, só em supermercado,e com preços são inviáveis. Eles aproveitam que não têm concorrência. Mas opto sempre pelo natural, deixei muitos industrializados.
Oi Pat, sou enxaquecosa (hehe) e alguns meses tenho tentado seguir as dicas do seu marido. Tambem tenho acompanhado suas publicacoes. Devo dizer que antes de ler o livro do Dr. Alexandre achava tudo isso uma grande bobagem…apos ler os primeiros capitulos do livro dele, fui ao supermercado e fiquei CHOCADA pois 99% dos produtos la sao industrializados…eu rodava e rodava e nao achava nada BOM. Aos poucos estou fazendo as substituicoes…o que quero ressaltar é que agora, poucos meses depois de ter começado as substituicoes meu corpo simplesmente nao aceita mais alimentos puramente industrializados. É impressionante! O cerebro ainda pede mas o corpo rejeita absurdamente…Independente da enxaqueca vejo que as substituicoes tem feito um bem geral para minha saude (que é debilitada em outras areas), e vale muito a pena investir pois tenho gastado significativamente menos em medicamentos… Abraços!
Pat, virei frequentadora assídua de feira orgânica, mas realmente agora gasto mais. Decidi que é um investimento na saúde, então farei o possível pra manter. Mas minha maior dúvida é onde encontrar carne de gado criado solto? Onde você compra? eu frequento o Santa Luzia, mas confesso que nunca perguntei a respeito por lá…. vi também um frango caipira da Seara, que não é orgânica, mas entendi que vale a pena. Como consumo frango em filé, eu costumo comprar só frango Korin, que pelo menos não usa hormônios de crescimento e tem um cuidado na criação e manuseio dos animais, o que pra mim é importante. Obrigada! Beijos
Flávia, soube quase por acaso, conversando com uma pessoa da Casa Santa Luzia: toda a carne vendida na loja com a marca deles é de gado criado solto. Eu resistia em comprar lá não porque duvidasse da qualidade, mas porque a carne é mais cara, mas diante dessa informação, já aderi! Prefiro comer menos e com mais qualidade do que comer toda hora outra carne que eu não esteja tão certa da procedência.
que beleza, Pat! Eu compro carne principalmente lá, pois somos apenas 2 e nem comemos muita quantidade, então compensa. Fiquei feliz! Obrigada
Caro consumidor !
Qualquer produto de espécie vegetal é sazonal. O produto orgânico é mais sazonal ainda. Por que ? Porque é produzido respeitando-se os direitos naturais da vida. Nós, humanos, cultivamos a pressa. A natureza não tem pressa ! Para se gerar energia, são necessárias outras energias. O custo das coisas são consequências; todos pagamos por estas consequências. ( Plantam-se, hoje, um abacaxizeiro. O fruto virá daqui há um e meio, ou dois, anos de condução. Ao colher o fruto, o mesmo, será consumido em instantes ).
Você sabe onde posso encontrar Kefir de água em São Paulo na Região de Perdizes ou Higienópolis?
Saiu ontem o resultado de uma pesquisa sobre esse assunto:
http://institutokairos.net/2016/04/alimentos-sem-veneno-sao-sempre-mais-caros/
OI Pat,
Adoro seu blog, e sempre acompanho. Pude perceber que vc excluiu meu comentário sobre leite cru.Eu tenho muitas duvidas e medos do leite cru, por isso quando vi a matéria quis saber sua opinião pois vejo que vc consome. Não precisa publicar esse comentário, mas gostaria realmente de saber o que vc pensa. Se puder me manda por mensagem. Obrigada
Patricia, não me lembro de ter visto teu comentário, mas se você colocou comentário com link, pode ser que ele tenha caído na caixa de spam. Aqui em casa só consumimos leite cru, de fornecedor conhecido e de total confiança. Nessas condições não tenho medo nenhum do leite cru, mas sem conhecer e confiar muito no fornecedor, preferia ficar sem leite.
Oi Pat, tinha link sim. Vou copiá-lo novamente para que você possa ver:
http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/vale-o-risco-do-consumo-de-leite-cru-estudo-europeu-diz-que-nao-85857n.aspx
Pat,
Li uma matéria sua sobre o leite cru, e me pareceu que além do que é falado nessa reportagem que mencionei, tem o leite cru teria outros beneficios. Como posso tomar o leite cru? Pode tomar sem fazer nada, ou é preciso ferver? Obrigada, bjs
Eu não fervo o meu leite, mas porque confio plenamente no meu fornecedor. no máximo amorno. As vezes tomo puro, ou com cacau ou com café. Depende da vontade do dia!
Pat, Tem algumas coisas que vc usa que não encontro aqui no Rio. E vejo que vc compra na Casa Santa Luzia. Meu marido vai essa semana a São Paulo e pedi que ele trouxesse algumas coisas para mim. Como gordura de coco, o Sal, e também alguma coisa da Charcutaria Petroni pois vendem lá na Santa Luzia.Tem alguma outra coisa que vc costuma encontrar só lá? Adoraria dicas! Obrigada
Charcutaria Petroni vende para todo o Brasil, envia pelos correios.
Mas tem mais alguma coisa que é difícil de achar em outros lugares mas pode ser comprado na Casa Santa Luzia?
Oi Pat, meu marido esteve lá na Casa Santa Luzia, mas eles disseram que mudaram a embalagem da gordura de coco, e venderam a ele um pote de oleo de Coco. É isso que você compra?
Sim, a gordura de coco agora vem em potes de vidro, embalados por eles. Se a que teu marido comprou não tem gosto ou cheiro, ele fez a compra certa!