MAIS...

Pena que a gente não fotografa os cheiros…

[ratings]

Eu cozinho aqui em casa todos os dias, religiosamente, mas as coisas aqui estão especiais hoje, e olha que o dia começou cedo, cedíssimo!

Antes das 5 da manhã meu filho, com grade e tudo, caiu da cama e me deu o maior susto. Só susto mesmo, meu e dele, mas o susto tirou nosso sono e ficamos os dois papeando na cama, até que o baixinho, que anda se interessando muito pela cozinha ultimamente, lembrou-se de preparar o MINGAU MATINAL para o papai – ele sabe que o pai adora esse café da manhã (bem, e ele adora mais ainda)!

Eu expliquei que hoje não daria para termos mingau pela manhã porque não deixamos a aveia de molho ontem. Expliquei na medida que ele entenderia: se não deixa de molho o mingau não fica gostoso e dá dor de barriga (e pode dar mesmo, imagina cólica de gases?!?). Ele tirou a aveia da geladeira, ele pegou as xícaras e colheres-medida, me pediu ajuda para tirar o soro de iogurte e foi seguindo minhas instruções para medir cada ingrediente. Deixamos a aveia de molho, tampamos e amanhã teremos um belo mingau pela manhã.

Na hora do almoço foi uma correria, nem sei bem porque, já que cheguei cedo em casa, mas marido comeu ovos mexidos e o pequeno comeu arroz integral básico acompanhado das carnes e legumes do caldo de carne –  congelar as carnes e legumes do caldo em porções individuais quebra o maior galho na hora da pressa!

Mas o cheiro todo que eu falo – e na verdade deveria falar aroma, porque cheiro bom fica mais bonito chamar de aroma – está vindo da minha cozinha agora, cerca de 8 horas da noite: um frango caipira desfiado na panela, com molho de leite de coco, tandoori e alho poró. No forno um pão que eu desconfio que será um dos melhores que já fiz. Numa boca do fogão bem fraquinha, morangos com baunilha, para acompanhar o bolo de cacau com castanhas do Pará que eu fiz ontem.

Para o pão eu usei a receita da massa multiuso, e misturei em partes iguais farinha de trigo branca e integral e farinha de centeio.

Será que meu marido vai gostar do jantar?

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

8 comentários

  1. Pat, por falar em “cheiro”… você poderia me indicar uma marca de Vinagre de Maçã de boa qualidade?
    Paz e Luz sempre!
    Namastê!
    Martha

  2. Martha, te ajudar com vinagres vai ser difícil… Eu não consigo gostar de vinagre algum!!!

    Mas na feira da Água Branca eles costuma ter bons vinagres – já ouvi elogios de quem gosta.

  3. Pat, estou louca para testar esse mingau de aveia, principalmente porque não vai leite pois minha filha tem alergia. Só fiquei com uma dúvida: a água com soro que a aveia ficou de molho vai para a panela ou deve ser descartada?
    E dá para substituir a manteiga por alguma outra coisa, em razão da alergia?
    Obrigada desde já, se puder me responder.

  4. Luciana, se sua filha em alergia ao leite, talvez você prefira deixar a aveia de molho em água com umas gotinhas de limão ao invés do soro de iogurte. A água do molho da aveia vai para a panela sim, sem problemas!

    Eu nunca testei, mas acho que substituir a manteiga por óleo de coco extra-virgem deve ficar uma delícia!! Se você testar, me conta o que achou!

  5. Pat,
    sempre joguei fora a água de molho da aveia, porque forma muita espuma. Tenho dúvida sobre quando é necessário dispensá-la (feijão, arroz, etc.).

    Porque não escreve mais sobre lacto-fermentação?

    Beijos

Comentários estão encerrado.