Eu já dei aqui no site algumas sugestões naturais, saborosas e práticas para mandar na lancheira da criançada (CLIQUE AQUI para ler o artigo completo). Pode ser que alguns itens exijam algum tempo e dedicação para o preparo, mas frutas inteiras, bem lavadas e fáceis de descascar (ou que não precisem ser descascadas) são a opção facílima e normalmente agrada a criançada.
As dicas estão aí para quem se interessar, e acho que a saúde dos nossos pequenos vale o esforço, mas muitas mamães (infelizmente) e até algumas nutricionistas (mais infelizmente ainda) parece que ainda esquecem desses cuidados e recomendam industrializados “a torto e a direito”! Pois hoje eu achei uma matéria, publicada no site do jornal O Dia, que fala sobre um estudo que a ProTeste fez com os artigos industrializados mais comuns nas lancheiras. Será que depois dessa você ainda vai mandar produtos alimentícios para o seu filho, no lugar de comida de verdade?
Práticos, saborosos e aprovados pela maioria das crianças, biscoitos e doces industrializados devem ficar longe das lancheiras para não prejudicar a saúde dos pequenos. Boa parte destes lanches contêm substâncias que podem causar alergias, hiperatividade e até câncer. A conclusão é de análise em 31 produtos da Associação de Consumidores Pro Teste.
Técnicos analisaram os rótulos de 16 biscoitos, oito doces, quatro gelatinas e três bebidas. Dentre as marcas analisadas, 19 apresentaram os corante Amarelo Crepúsculo, Tartrazina ou Vermelho 40, que podem causar hiperatividade, déficit de atenção, alergias e até câncer. Além disso, 13 tinham glutamato monossódico — que causa alergia —, e oito, edulcorante (adoçante) na composição. A substância é potencialmente cancerígena e pode causar lesões cerebrais.
Segundo a pesquisadora de alimentos Manuela Dias, uma das responsáveis pelo levantamento, a presença de substâncias que causam malefícios deveria estar em destaque nos rótulos, o que não ocorre.
A Pro Teste trabalhou com os biscoitos da Elma Chips, Piraquê, Club Social, Yoki, Visconti e Santa Helena. Os doces foram Mentos Ice Cheery, 7 Belo, Chiclets, Bubaloo, Jelly Bananas e Marshmallow e Confeti, além das gelatinas Royal e Dr Oetker. Entre as bebidas, estavam Mini Schin e o suco Tang de Maracujá.
A Pepsico e a Arcor, responsáveis pela Elma Chips e 7 Belo, informaram seguir as determinações da Anvisa. A Visconti disse ter rígidos padrões de qualidade. A Schincariol optou por não comentar a pesquisa e a Yoki não encontrou os técnicos responsáveis pelo produto. Ninguém responsável pela Santa Helena foi encontrado. Procuradas, as demais marcas não responderam.
O QUE DAR AOS FILHOS
A nutróloga Tamara Mazaracki afirma que os pais devem dar preferência a alimentos frescos e naturais, sempre tendo cuidado com a conservação, para não estragarem. “Crianças devem levar na lancheira frutas, como maçã e banana, sanduíche de queijo e suco natural. São opções que não prejudicam a saúde”, explica Tamara.
Muito bom, vou passar para várias mamães.
ANDRÉA
Eu também vou repassar. Beijos!
Adorei! Nunca tinha percebido que o suco que mando para meu filho tinha edulcorante enem sabia que causava tanto mal. Fui conferir assim que comecei á ler este artigo e me apavorei.À partir de hoje, ele não leva mais.
Oi Pat,
Queria tirar uma dúvida?
Como vc conseguiu que seu filho não experimentasse refrigerante e pirulito? Como conseguir essa façanha? Tenho um filho de 1 ano e 7 meses e quero mantê-lo o mais longe possível disso, mas penso que em festinhas de aniversário infantis isso é um pouco difícil…
Bjs.
Ana Cláudia
Ana, eu fico super de olho e não ofereço MESMO!!! Se alguém vem oferecer, eu corto na hora e digo que ele é alérgico – parece que o pessoal só respeita quando é condição médica!! E ele na verdade também não dá muita bola pra essas coisas, gosta mesmo é de bastante fruta!!
Na única vez em que ele chegou a ganhar um pirulito, e estava quase colocando na boca, eu fui lá e tirei, sem dó. Depois eu só tive pena dele chorando. Ele achava que aquilo era uva no palito e não se conformava que eu havia tirado dele. Não tive dúvidas: saí, ocmprei um monte de uvas, enfiei no palito, e dei para ele comer à vontade!!!
Olá, Pat
A respeito do lanche, quero te perguntar como encontrar (ou comprar de você) pão de forma sem glutem? Meu filho gosta de levar sanduíche de queijo mas é muito difícil encontrar um pão saudável.
Bjs
Cintia
Cintia, não tem jeito! A melhor opção é sempre fazer em casa! Vou confirmar a informação, mas tenho quase certeza que o pão de queijo da minha receita é sem gluten. Polvilho não contém glutem, que eu saiba!
Oi Pat,
Ótimo post. Vou colocar lá no blog. Por conta do retorno às aulas, estamos fazendo uma série de textos sobre lanche, lancheira, produtos.
beijos,
Patricia
Xará, estou acompanhando teus textos sobre lancheiras e adorando!
Olá Pat, tudo bem?
Conheci seu site hoje e adorei! Já aprendi um montão de coisas.
Bem, tenho um bebê de 9 meses. Ele mamou exclusivo até 6 e atualmente come de tudo. Infelizmente parou de mamar aos 9 meses por conta própria e ai o Pediatra indicou leite de fórmula. Logo que começou comendo adorava todas as frutas, mas agora vejo que prefere comida salgada. O problema é que no meio da manhã ele está comendo apenas meia banana ou 1/3 do mamão ou de outras frutas. Eu acho muito pouco para ele esperar até o almoço. A babá disse que as vezes oference o leite antes da soneca e ele está aceitando, mas não acho certo substituir a fruta por leite. O Pediatra disse que ele pode comer de tudo, mas fico sem saber o que realmente é bom e saudável para esta idade.
Bem, a questão é: gostaria de sugestões de lanche para o período da manhã e da tarde para um bebê de 9 meses que está regeitando as frutas?
Tatiana, não me parece que ele realmente está recusando. Ele aprece apenas estar regulando as quantidades, o que não é tão ruim assim!! Lanche é para ser só lanche, uma coisinha pouca e para um bebê de 9 meses meia banana me parece suficiente! Acrescentar um pouco de iogurte pode ser uma boa, óleo de coco. Se ele já tem dentinhos, alguns queijos, etc.
O meu mais velho nunca foi fã dos lanches e eu nunca insisti. Em compensação comia de fazer gosto nas refeições principais! Até hoje, com 5 anos, quando come lanche, é muito pouco. O mais novo, com 6 meses, parece ir pelo mesmo caminho.
RT @PatFeldman: Perigo no lanche infantil http://t.co/Fz9vwB1
@Castrezana Acho q vc ia gostar desse site "Crianças na Cozinha", tem várias dicas legais http://t.co/Yws2fQrR