Todo dia é dia de pipoca, porque pipoca é uma delícia e pipoca pode ser um lanchinho muito saudável se você preparar do jeito certo!
Eu já desisti faz tempo da pipoca do cinema. Faz tempo que aquilo não é mais pipoca de verdade, se parece mais comum pedaço de isopor, coberto com uma caldinha que imita manteiga. Que saudades do pipoqueiro à moda antiga, beeeeem antiga, que fazia pipoca com manteiga de verdade, uma pitada generosa de sal e um sabor incrível!
Pipoca de microondas
Nas casas as coisas não tem sido muito diferentes para a maioria: as pipocas de microondas vêm tomando conta das sessões cinema domésticas… O sabor, na minha opinião, tão ruim e plastificado quanto as pipocas de cinema atuais. Eu fico longe, e nem opção tenho, já que me livrei do microondas de casa faz tempo (e vivo muitíssimo bem sem ele).
Uma leitora do site Enxaqueca, que decidiu levar a dieta Feldman Antienxaqueca a sério, faz sua pipoca em casa toda vez que vai ao cinema. Leva numa sacolinha, se diverte e nunca mais teve enxaquecas por causa de pipoca!
Meu filho já descobriu a pipoca, gostou, mas não se lembra de pedir toda hora. Se pedir, faremos em casa, com a receita a seguir, que eu recomendo muitíssimo que você corra para a cozinha e prepare, antes da festa começar (aliás, já começou, e eu estou assistindo a transmissão via internet, NESTE SITE).
Nesta receita não há os cuidados em deixar o milho de molho em solução de hidróxido de cálcio e nem a pré-fermentação em água e soro – isso não permitiria que o milho estourasse como esperado no preparo da pipoca. Feito em casa, pipoca é um lanchinho muito saudável, mas ainda assim, não abuse!
Ingredientes
1/4 de xícara de milho para pipoca
2 colheres de sopa de gordura de coco ou manteiga ou óleo de coco extra-virgem ou uma combinação deles
sal à gosto
1/4 de xícara de manteiga amolecida ou óleo de coco extra-virgem ou uma mistura dos dois (opcional)
Modo de Preparo
Numa panela grande e pesada, junte o milho de pipoca e a gordura escolhida. Tampe bem e leve ao fogo alto, agitando a panela constantemente até o milho começar a estourar.
Continue com a panela tampada, agitando-a constantemente, até que os estouros cessem – significa que todo milho que podia estourar, já estourou.
Tire a panela do fogo.
Retire a tampa da panela, e caso esteja usando, jogue a manteiga derretida por cima, uma pitada generosa de sal, tampe a panela e agite vigorosamente para que a manteiga se misture bem ao milho estourado.
Transfira para um recipiente grande e divirta-se!
Depois de completamente fria, a pipoca pode ser embalada em potes ou saquinhos e vira uma excelente opção para a lancheira da escola!!!
Mais para o seu lanche
Tem um livro recheados de ideias deliciosas e saudáveis para o seu lanche ou aperitivo, e se eu você você, não perdia por nada!
🍔 Aperitivos & Lanches
PDF, Hotmart: https://hotm.art/aperitivo-lanche
Impresso Amazon: https://amzn.to/3iDwwIg
Kindle Amazon (e-book): https://amzn.to/3vqLVhE (grátis para quem assina o Kindle Unlimited)
Instagram: @pfeldman
Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman
Aqui em casa aderimos a pipoca “caseira”.
Além de ser muito mais saudável e gostosa, é muuuuito mais barata que de microondas!
Portanto, se nenhum argumento funcionar, tente esse… rsrs
BJus
Oi PAt,
tem receita de pipoca doce? A salgada já faço bem parecida com a sua, mas uso só oliva e bem pouco. A doce tentei fazer uma vez com mascavo, mas não deu certo… Quem sabe com mel??? Abs, Denise.
Pat, meu marido estoura a pipoca com a propria manteiga, sem azeite nenhum … E ruim fazer assim? Beijo!
Oi, Pat. Faço a pipoca com pipoqueira eletrica, só no vapor, tenho problema com o peso, sempre tentando emagrecer… Ela fica gostosa e estoura muito bem, além de não ter muita gordura, que, pode ser uma coisa boa, mas pra quem quer emagrecer, é a treva…Desde sempre, levo a minha pipoca pro cinema de casa também: mais econômico, gostoso e na medida.
beijão
Eu também não uso azeite, estouro a pipoca direto na manteiga. E também carrego pro cinema, onde, além de ruim, a pipoca é caríssima. Estouro a pipoca em casa e ponho em um saco de pão, daqueles de papel, que guardo justamente pra isso. :-)
Eu gosto mesmo é de estourar numa mistura de manteiga com azeite. Só manteiga eu acho que queima muito fácil.
Há muito tempo não como pipoca por conta da enxaqueca. Vou tentar comer novamente com essa receita. BJOs
Tem uma receita de pipoca doce que gosto muito, que é com manteiga (sem sal) e canela… Para quem gosta de canela, é tudo de bom…
Paula conta sua receita de pipoca doce pra nós…Adoro mas não acerto Bjos
Oi, Viviane.
Desculpe a demora…
Segue a receita (eu peguei do livro 100 receitas para crianças felizes)
2 colheres de sopa de azeite
55g (ou 1/3 de xícara) de milho de pipoca
aqueça o azeite e junte a pipoca, sacuda de vez em quando e até parar de estourar. Desligue o fogo e deixe tampado.
55g (3,5 colheres de sopa) de manteiga (eu prefiro sem sal)
1 colher de chá de canela em pó
derreta a manteiga junte a canela e misture. Depois só colocar por cima da pipoca.
Eu até prefiro depois que esfria pq acho que acentua o sabor da canela… Eu adoro…
Tenho feito com manteiga clarificada (usada na culinária e na medicina indiana – chama-se Ghee) , demora muito mais para queimar e é muito saudável. Basta aquecer a manteiga devagar , quando estiver borbulhando retire do fogo e com uma colher retire a camada superior – que é justamente a parte que queima fácil. Fica excelente na pipoca , misturo com um pouco de óleo de côco.
Eu uso só óleo de côco e é simplesmente deliciosa.
Na escola da minha filha toda festinha que tem me pedem para levar da pipoca com gostinho de côco.
Pat, sobre o azeite fiquei na dúvida sobre aquecê-lo. Não o transformaria em prejudicial à saúde?
Beijos
Flá Gontijo (sumida, mas ainda sim super fã do site)
Bom, uma dica: quando a pipoca esta quase estourando eu coloco um guardanapo de papel ou outro tipo de papel entre a tampa e a panela… absorve muito oleo….
Ouvi tambem de peritos que o oleo de oliva nao pode ser aquecido porque tambem fica nocivo e perde suas propriedades
Pat, você conhece alguma marca de milho não transgênico?
Eu compro meu milho de pipoca na feira de orgânicos. Nunca reparei nas marcas, mas dou preferência àqueles embalados à vácuo.
Oi Pat,por favor gostaria de saber onde comprar a pipoca sem ser transgênica e o bacon ?
Sandra, milho de pipoca tem que ser orgânico, e o bacon artesanal eu compro da Charcrutaria Petroni
Oi Pat, dá para guardar a pipoca? Ela não fica murcha?
Não é que ela fique ultra crocante como recém saída da panela, mas embalando-a depois de fria, ela não murcha quase nada. As crianças adoram!