DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS Sopas

Sopa Cremosa de Aspargos

Feriado gelado e chuvoso em São Paulo, e da minha cozinha (além de litros e litros de caldos caseiros) só poderia sair uma coisa para o jantar: sopa!

Eu andava com sopa de aspargos na cabeça há tempos, porque um dia desses, durante uma viagem, meu filho mais novo, enjoado que é para comer, se encantou e devorou um pratão de uma sopa de aspargos, bem desse jeitinho de sopa cremosa e caseira.

Com muitos aspargos fresquíssimos na geladeira, que eu amo de paixão, a pedida não poderia ser outra: sopa de aspargos! Essa receita foi incrivelmente rápida e fácil de preparar, e suja apenas a panela, liquidificador e uma tábua de madeira (eu só uso tábuas de madeira em casa, apesar de saber que as de vidro são as melhores, mas a essas eu não me adaptei, são escorregadias).

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

1 talo de alho poró, só a parte branca finamente fatiada

600g de aspargos verdes frescos grossamente picados (esses eu infelizmente nunca achei orgânico)

3 xícaras de caldo de galinha caipira caseiro

1 xícara de água filtrada

1/2 xícara de creme de leite fresco (para quem mora em São Paulo, recomendo o orgânico, da feira do Parque da Água Branca)

sal e pimenta do reino moída na hora à gosto

1/4 de xícara de salsinha finamente picada para enfeitar

Modo de Preparo:

Numa panela média, aqueça a manteiga e refogue o alho poró até que ele comece a ficar levemente dourado.

Junte os aspargos, mexendo sempre, e quando amolecerem, junte o caldo de galinha. Leve à fervura.

Tampe, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até que os aspargos estejam completamente cozidos, bem molinhos.

Desligue o fogo, junte o creme de leite fresco e a água, acerte o sal e a pimenta e leve a mistura ao liquidificador – cuidado na hora de bater o líquido quente no liquidificador. Se você não tem pressa, é uma boa idéia aguardar uns 15-20 minutos antes de bater a sopa

Bata a sopa até obter uma mistura homogênea, bem cremosa. Caso deseje a sopa mais rala, acrescente mais água filtrada.

Retorne a sopa para a panela, aqueça bem, desligue o fogo e juste a salsinha.

Sirva imediatamente.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

10 comentários

  1. Pat
    Sempre acompanho suas receitas, já fiz várias delas e sou partidária das suas opiniões, como alimentação caseira, comidas feitas por mim. Entre outras coisas congelei todas as refeições para uma viagem, comprei uma bolsa térmica e rezava para que chegasse tudo perfeito e assim como você fez deu tudo certo! Nunca dei papinha industrializada para meu filho e sempre que posso compro tudo orgânico. Obrigada por ser uma inspiração para mim e para meu filho!
    Dúvida: Meu filhote acaba de completar 1 ano e nunca comeu queijos, danoninho caseiro ou creme de leite, quando vc iniciou estes alimentos para seus filhos?
    Um bju

  2. Oi Pat!

    Essa sopa deve ser uma delícia! vamos testá-la em casa em breve.

    Sobre as tábuas de vidro, eu ATÉ as uso, mas prefiro mil vezes as de madeira. Tenho das duas por aqui, mas sempre que posso pego a de madeira e mando ver.

    Sobre os aspargos orgânicos, acredito que seja impossível vermos aqui no Brasil. Aspargos normalmente gostam de climas muito frios mas com umidade, o que dificilmente ocorre por aqui. normalmente nossos invernos, quando existe numa quantidade decente de dias frios, geralmente são secos. E é até por isso que quase não vemos aspargos nacionais no mercado, mesmo os de agricultura convencional. Pode reparar que quase todos os aspargos que vemos por aqui vêm do Peru, das encostas dos andes que é onde tem um cliam propício pra eles aqui na américa do sul. :)

  3. Olá!!!
    Super me animei com a receita da sopa e resolvi fazer, ainda mais q aqui em Curitiba faz mais frio ainda, rs.
    Gostaria de saber para quantas pessoas serve essa proporção que colocou na receita!
    ah, e sobre as tabuas.. num curso de culinaria basica q fiz no Senac a professora nos ensinou q as melhores tabuas sao as de ‘nylon’, sabe como? sao mais higienicas. o problema das de vidro, é que acaba com o fio das facas, por isso eles nao usam!

    Agradeço imensamente e parabens pelo blog!!!

    1. Essa porção serve 2 pessoas como prato principal e 4 como entrada.

      Tabuas de nylon eu tenho nojo – nylon é plástico e contamina os alimentos! Eu uso e recomendo as tradicionais tábuas de madeira, que esaldo em água fervente uma vez por semana e troco por novas periodicamente.

  4. Olá Pat, como vai?

    Esse é meu primeiro comentário em seu Blog apesar de já o acompanhar por um bom tempo! Rs. Há muito tempo tenho enfrentado grandes problemas com alergias respiratórias e cutâneas e problemas intestinais nos quais a medicina tradicional ocidental já abriram mão de procurar a cura e observar as causas, tentando apenas aliviar os sintomas daqueles que sofrem com essas coisinhas auto-imunes. Há algum tempo venho modificando minha alimentação por conta própria, evitando ao máximo industrializados e tentando cozinhar da forma mais “natural” possível, sempre de olho no que você publica. O resultado tem sido surpreendente!! :)) O seu Blog tem sido de imensa ajuda e inspiração na busca de uma melhor qualidade de vida. Hoje percebo que, realmente, um cuidado com a alimentação, por mais que tenhamos algum trabalho a mais, vale a pena a longo prazo. Uma alimentação melhor nos proporciona àqueles que sofrem com as enfermidades do mundo moderno, tempo para viver nossos sonhos. E o meu comentário visa justamente agradecê-la por isso e inspirá-la a continuar com esse trabalho maravilhoso! Um grande abraço! Maria Tereza

  5. Olá Pat! Tudo bem?

    Adorei as receitas de sopas. Quero saber se você sabe a receita da SOPA LEÃO VELOSO. Publique, por favor.
    Abraços, Muniz

Comentários estão encerrado.