A minha cozinha está sempre agitada, sempre cheia de ingredientes e cheia de caldos caseiros. Com o preparo dos caldos caseiros vem também um montão de carnes e legumes que muitas vezes ficamos sem saber como usar. Eu já inventei salpicão de frango, ragu de ossobuco e muitas outras delícias, mas variar sempre é bom e nesse caso é absolutamente necessário – mesmos ingredientes ficariam um verdadeiro tédio se usados sempre da mesma forma!
Estamos oficialmente no inverno aqui no hemisfério sul, e São Paulo esse ano “vestiu a camisa” do inverno, está fazendo um frio caprichado! E no frio não tem nada mais gostoso e mais reconfortante que uma boa sopa!
Eis que pensa daqui, pensa dali, fuça na geladeira, e saiu essa receita de sopa super especial, super saborosa!!!
Com as medidas a seguir a porção que rende é bem farta, deve servir umas 8 a 10 pessoas. Convide os amigos para uma noite da sopa ou então congele o que não for comer no dia em porções individuais e faça sua vida muito mais prática!
Ingredientes:
2 xícaras de ossobuco cozido e desfiado (eu aproveito aquele que uso no preparo do meu caldo de carne caseiro)
4 dentes de alho finamente picados
2 xícaras de cenoura picada
2 xícaras de abobrinha italiana picada
1 xícara de tomate sem sementes picado
1 xícara de espinafre finamente picado
2 xícaras de caldo de carne caseiro
4 xícaras de água filtrada (ou mais, até a sopa ficar na consistência que mais lhe agradar)
1/2 xícara de cebolinha finamente picada
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo:
Considerando que você já tenha o ossobuco cozido do preparo do seu caldo de carne caseiro, o preparo é ultra fácil: só juntar tudo na panela e cozinhar em fogo médio-baixo até os legumes estarem bem macios. A cebolinha se adiciona ao final.
Se você não tem o ossobuco, dá um tantinho a mais de trabalho, porque ele precisa de algumas horas de cozimento lento para ficar mais fácil de digerir e macio o suficiente para a sopa. Se precisar, cozinhe-o em água e tempere com cebola, tomilho, alho poró e salsão. um punhado de cada, sem medida exata.
muito obrigada Pat; eu já fiz sopas de carne com legumes para meus filhos, na idade tenra (a receita era do pediatra deles) , e para nós já adultos, faço de vez em quando; mas nunca achei o máximo, agora vou fazer a sua pois acho que eu cometia algum erro. Erra quem pessa que fazer uma sopa deliciosa é fácil…bjos
Pat, ola!
A busca do seu site não está funcionando há alguns dias.
Fiquei triste. Gosto muito de navegar por aqui e procurar receitas.
Beijos,
Cacilda
Oi Cacilda, obrigada por me avisar! Eu já tinha notado e estou tentando arrumar. Enquanto isso, descobri que dá pra buscar direto do google digitando “pat feldman + o termo que você deseja buscar”
Que bom que dá para procurar dessa forma
Espero que consiga resolver logo.
Obrigada!
Bjs
Mais uma receita apetitosa e completa, parabéns, Pat! Amo tua criatividade culinária!
Quero um conselho teu….estou pensando em investir em panelas de ferro, tem alguma que você me recomenda por sua qualidade e custo-benefício?
Grata.
Michélle, quando se trata de panelas de ferro, eu só amo a Staub!!! Não vou mentir, são panelas caras, mas é panela para o resto da vida e para deixar de herança para filhos e netos. Super recomendo!