Esse estudo ocorreu há bastante tempo, mas eu duvido que o quadro mudaria muito se o estudo fosse realizado nos dias de hoje…
Em 1960, pesquisadores da Universidade de Michigan, em Ann Arbor, nos Estados Unidos, realizaram um estudo interessantíssimo com ratos de laboratório.
Dezoito ratos foram divididos em três grupos: o primeiro grupo foi alimentado com cereais matinais (“Corn Flakes“) e água. O segundo grupo foi alimentado com a embalagem de papelão do cereal matinal e água. E o terceiro grupo, o grupo de controle, foi alimentado com ração apropriada e água.
Os ratos do grupo de controle, alimentados com ração e água ao longo do estudo, mantiveram a saúde estável do início ao fim do experimento. Os ratos alimentados com a embalagem de papelão tornaram-se letárgicos e alguns morreram por desnutrição. Mas os ratos alimentados com cereal matinal industrializado morreram antes dos ratos alimentados com caixa de papelão!! Além disso, os ratos alimentados pelo cereal matinal industrializado, antes de morrer, apresentaram comportamento fortemente alterado: esquizofrenico, agressivo – uns mordendo os outros -, e convulsões. A autópsia nesses ratos também mostrou alterações sérias no pâncreas, fígado e rins e degeneração dos nervos espinais – sinais claros de choque de insulina.
A conclusão surpreendente desse estudo é que uma caixa de papelão consegue ser mais nutritiva que um cereal matinal industrializado!!!!!!
Loren Zanier na verdade propôs o experimento quase como uma brincadeira, mas os resultados não são nada engraçados…
Esse estudo jamais foi publicado, e nem mesmo repetido. Você pode imaginar o prejuízo que seria para a indústria alimentícia se tudo isso for confirmado oficialmente, não é mesmo? Nesse caso parece bem fácil entender porque, convenientemente, ninguém nunca mais falou sobre o assunto, né…
Provar o enorme malefício do consumo de cereais matinais industrializados representaria uma enorme economia nos gastos com saúde da população, mas ao mesmo tempo traria enormes prejuízos à indústria alimentícia, e como os poderosos mandam….
Olho vivo!!
Fonte: The Nourishing Traditions
Muito interessante este estudo, bom que cereal matinal industrializado não faz bem, isso eu não duvidava, mas que de fato faz mal…acho que teria que ser realizado um estudo em humanos, será que já tem algum sendo executado? Seria muito interessante ver aqueles montes de caixas cheios de açúcar dentro serem eliminados das prateleiras ;)
Andressa, sinceramente? Eu duvido que um dia repitam algum estudo desse tipo, seja em ratos ou humanos. Isso não interessa para a indústria, que normalmente é a maior patrocinadora de grandes estudos…
Oi Pat, o nome da universidade e Universidade de Michigan ou University of Michigan EM Ann Arbor. Nao existe universidade de Ann Arbor. Moro aqui em Ann Arbor e so por isso lhe corrijo. Voce poderia por favor me dizer onde voce encontrou informacao sobre esse estudo? Como posso ler mais sobre ele? Obrigada!
Obrigada Fernanda, vou corrigir! A informação é do livro The Nourishing Traditions, já acrescentei ao final do texto.
Olá Pat,
É muito interessante esse estudo, mas gostaria de saber como ele foi publicizado, quem teve acesso a ele, pois no final do post vc fala que ele não foi publicado. O impacto da pesquisa é muito grande e se o resultado é esse mesmo me parece que a FDA jamais deixaria q ele fosse poublicado de alguma forma.
Abraços
Helena
Helena, já corrigi o texto e coloquei a fonte: o livro (excelente) The Nourishing Traditions
Será que isso também vale para as granolas e outros cereais mais “naturais” industrializados? Mesmo para aqueles que se dizem orgânicos? o_O
Miriam, não poderia dizer sem um experimento, mas já sabemos que alimentos muito processados geralmente não fazem bem à saúde, então, com ou sem estudo, eu evitaria!
Oi, Pat!
Vi essa matéria na internet e achei que você ia gostar!
http://www.hypeness.com.br/2013/07/fotografo-faz-serie-com-bebes-experimentando-limao-pela-primeira-vez/
Abraço!
Norma
Adorei!!!
que tenso, e pior q essas cereais sao gostosos !
Ola Pat, vim aqui após ler teu blog tantas vezes para te agredecer pelo seu trabalho, e falar de como melhorou minha vida. Hoje fiz meu primeiro caldo após uma serie de mudanças estou muito feliz em ver minha geladeira cheia de saude!Minha filha de 3 anos tem colesterol alto, troquei a dieta dela para o natural e logo ela vai fazer novos exames e já sinto que estou no caminho certo. Apesar de ser formada em Historia estou cada dia mais interessada por comida de verdade, culinaria natural e organicos.Então é isso ,Deus te abençoe…
Bjss
Ana Rezende
Já imaginava… Esses dias eu comi Sucrilhos e pouco depois minha cabeça estava doendo e estranha bem no meio da testa