Alimentação

Uso de chupeta nas primeiras semanas pode atrapalhar amamentação

chupeta[ratings]

Dar chupeta para um bebê parece um ato quase automático e é raríssimo hoje em dia ver um bebê que não use chupetas. Os prejuízos são muitos, mas eu nem quero entrar nessa questão – prefiro conseguir depois um bom texto de um odontopediatra ou qualquer outro especialista no assunto.

Eu não fui diferente da maioria, e ao saber da minha gravidez, foi presentando meus pais com uma chupeta que dei a notícia da chegada de um novo membro na família. Mas a chupeta praticamente não foi usada…

Meu marido é médico e sempre foi absolutamente contra o uso de chupetas. Na opinião dele, a chupeta é muito mais uma insegurança da mãe do que uma necessidade do bebê. Também não vou tornar essa opinião um ponto de discussão, se bem que hoje em dia até concordo com esse pensamento dele.                              

O fato é que eu tive que ser forte, resistir muito à tentação, mas eu não dei chupeta para o meu filho e a grande verdade é que não fez a menor falta.

De todos os problemas que a chupeta pode causar, na minha opinião, o pior deles é o vício. Fácil dar a chupeta e ver o bebê parar de chorar. Difícil, dificílimo, ver seu filho grandão, com quase 5 anos, ainda pedindo chupeta. Pode não acontecer com todos, mas nós sabemos que acontece. E em qualquer idade, mais novo ou mais velho, sabemos que para as crianças acostumadas à chupeta, largar dela nem sempre é fácil…

Hoje uma nota no blog Boa Saúde do UOL reforça ainda mais a minha opinião sobre evitar ao máximo o uso das chupetas, PRINCIPALMENTE em recém-nascidos, aindaaprendendo a mamar no peito da mamãe.

Uso de chupeta nas primeiras semanas pode atrapalhar amamentação

Mães que querem amamentar seus bebês com sucesso devem mantê-los longe das chupetas, segundo estudo da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. De acordo com os autores, mulheres que dão a chupeta para o filho nas primeiras semanas de vida são menos propensas a continuar amamentando seus bebês.

No estudo, os pesquisadores utilizaram uma prática comum da Dinamarca – a visita de enfermeiras registradas à casa dos recém-nascidos poucos dias após a alta do hospital – para avaliar o aleitamento materno em 570 pares mães-bebês. Metade das mães apresentou dificuldades na amamentação – que foram corrigidas pelas enfermeiras –, mas isso não afetaria a duração do aleitamento materno.

Mais determinante para um menor período de amamentação seria o fato de as mães darem chupeta para o bebê nas primeiras semanas – fato observado em dois terços das participantes. Por isso, os especialistas alertam que o uso da chupeta ”deve ser evitado nas primeiras semanas após o nascimento”.




Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

13 comentários

  1. Meu filho também nunca demos chupeta.

    Tem também os problemas dentais, pois a chupeta deforma os dentes da frente, e em algumas crianças fica muito ruim.

    Agora, para quem não quer dar chupeta, tem o lado negativo também. Tem que se tomar cuidado com o dedo. Pior do que chupar chupeta é chupar o dedo. A chupeta é fácil de tirar, mas o dedo está sempre à disposição da Criança, é muuuito difícil fazê-la parar de chupar…

    Então, tem que ver tudo isso com calma mesmo…

  2. Eu fui diferente de vocês. Acabei dando chupeta.. Na verdade, tentei dar e ela não pegou. Aí com 6 meses de idade ela foi numa escola, viu outras crianças com chupeta e aí pegou…

    Só chupa pra dormir, mas mesmo assim, já estou preocupada em como tirar…

  3. Também nao dei chupeta a minha filha.

    e nao sei se dedo é pior. Antigamente nao existia chupeta, e bebe q chupa dedo, chupa até antes de nascer
    minha irma + velha chupava os 2 dedos e nao precisou corrigir nada na boca

  4. Quando a minha bebê nasceu aqui nos Estados Unidos, uns 4 dias depois no hospital me bombardearam com recomendações de dar a ela a chupeta, (que deveria) porque lhe ajudaria exatamente na amamentação, não sei que…não sei que…e me deram um monte de artigos pra ler…mas eu FIRME na minha opinião…ouvi tudo…balançei a cabeça que sim….MAS NÃO DEI…rsrs…e também não a deixei chupar o dedinho…(coisa que ela tentou apenas algumas semanas – inclusive tenho um ultrassom com ela chupando o dedinho)…graças a Deus 13 de abril ela fará 2 anos, ainda lhe dou o peito para dormir…nunca teve problemas para mamar nem nada…EU PENSO que é como sempre diz a Pat….UMA GRANDE INDÚSTRIA POR TRÁS DISSO, MANIPULANDO A TODOS!!!!!
    E o que é pior em se falando de chupetas é qdo a chupeta cai no chão e a mãe limpa na saia e põe novamente na boca do bebê né…urgh!

  5. Minha bebê pegou a chupeta aos 3 meses, mamou exclusivamente até os 6 e desmamou(espontaneamente) aos 14 meses. Hoje em dia (2a e 2m) ela ainda usa chupeta pra dormir, e sempre pede quando rola algum dodói. Mas já estamos pensando em táticas pra derrotar a bendita! rs

    É mesmo uma questão delicada, bem particular, que no final acaba (na minha opinião) prevalecendo a máxima do “uso com parcimônia”.

    Ah, sim! Eu não usei chupeta, mas chupei o dedo e tive problemas em consequência disso. E outra: chupeta sempre existiu, sim. Vestígios de milhares de anos sugerem o uso de apetrechos com esse fim, sempre existiu. rs

  6. A minha bb hoje com 1 ano e 4 meses, nunca usou chupeta, aconselharam q eu desse por conta do estresse (do bb?) tentei uma vez, duas, ela não quis e eu não insisti, tambem não chupou o dedo, as vezes ela morde o dedinho por conta dos dentinhos nascendo, mais logo ela esquece e não tem maiores problemas…mama muito bem ate hoje…

  7. Tbm nao dei chupeta pra minha filha nem mamadeira. Ela tem 10 meses e soh mama no peito e toma agua no copinho. Nao tentou chupar o dedo, mas soh dorme no peito, tanto durante o dia como tbm a noite.

  8. Eu não queria dar chupeta mas quando vi começar a chupar o dedo decidi dar, pois concordo com Alex, “A chupeta é fácil de tirar, o dedo está sempre à disposição da Criança”.
    Eu só dava a chupeta pra dormir, e com 1 ano e meio tiramos. Meu filho mamou até os 9 meses.

  9. Cada caso é um caso…
    Minha amiga de infancia chupou chupeta até os 12 anos(sim! e nem conto até que idade ela usou mamadeira… Juro que é verdade!), so para dormir e nunca precisou usar aparelho. Já eu, nunca chupei chupeta e nem mamadeira e adivinhem?! Uso aparelho até hoje!
    O que eu posso dizer… genética é genética!

  10. Oi Pat ,
    detesto CHUPETA , acho anti higiênico , e desde solteira já dizia que qdo tivesse um FILHO , nunca daria , !! Rs !
    Minha filha Mamou no peito 1 ano e nunca usou , e meu filho mamou no peito e nunca usou tamb e dedo tamb nunca chuparam !!!
    Bj ,
    Márcia

  11. eu sempre fui contra
    até ler que reduzia os riscos de morte súbita… fiquei balançada

  12. O uso da chupeta pode diminuir a incidência de morte súbita?
    Verdadeiro. Acredita-se que os recém-nascidos que usam chupeta tenham mais facilidade para despertar e respirar pela boca,o que as protegeria de uma asfixia.

    “Mesmo após adormecer e expelir a chupeta,o que ocorre com 80% dos bebês,a incidência da síndrome é menor quando comparada aos que nunca a usaram”, diz a neonatologista Maria Aparecida Mezzacappa,da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI703878-EI298,00.html

Comentários estão encerrado.