Fazendo feijão…

by Pat Feldman on 28/04/2009 · 151 comments

in Acompanhamentos, Alimentação, ARTIGOS, RECEITAS

Essa semana, mesmo com toda a correria, eu resolvi fazer feijão aqui em casa. Feijão é ótimo, mas eu não faço sempre, e quando faço, preparo pelo menos meio quilo – é coisa minha, mas sempre acho que preparar pouco feijão não o deixa ficar gostoso. Meu feijão fica gostoso, e muito (modéstia a parte), mas só quando preparo em quantidades maiores.

O que sobra fica para o dia seguinte, vira sopa ou uma parte pode ser congelada.

Eu já contei AQUI como costumo preparar meu feijão em casa, mas o que eu ainda não havia publicado no site Crianças na Cozinha são as fotos deste preparo, a imagem do feijão após ter sido deixado de molho (LEIA AQUI sobre lacto-fermentação e deixar de molho).

As fotos falam por si só.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 140 comments… read them below or add one }

Ana Cláudia Bessa April 28, 2009 at 23:28

Gente…o que qué isso?
:0))))
Sem comentários!

Reply

Karenina April 29, 2009 at 6:34

Nooossa!!!!
E eu que nem sou muito fã de feijão (prefiro lentilha), fiquei com vontade! :)

Reply

Pat Feldman April 29, 2009 at 8:35

Karenina, esse processo todo de deixar de molho também vale para a lentilha – se bem que ela permite um pouco menos de tempo. Faça isso também com grão de bico.

Reply

Niquéli April 29, 2009 at 9:11

Bom, eu deixo o meu feijao de molho 24 horas em agua, e depois que começei a preparar assim nossa meu organismo agradece e muito (nada mais de colicas e desconfortos); quando esqueço de deixar o feijao de molho, ai sim coloco ele de molho na agua morna que apressa o processo de fermentaçao. E fica maravilhoso.
A lentilha faz pouco tempo que começei a deixar de molho e fica muito boa tambem.

Como se diz: “Vivendo e apredendo” e feijao de molho sem ser no minimo 8 horas nunca mais. Xô desconforto!!!!!

Reply

Pat Feldman April 29, 2009 at 11:39

Niquéli, no meu caso não era “só” um desconfoto… Era cólica de chorar!!

Reply

Diva Moraes Falcão April 29, 2009 at 9:32

Pat,

Adorei saber sôbre a importância de deixar o feijão de molho, assim como tb os malefícios de sua espuma.
Onde comprar bacon artesanal sem nitritos?
Grata. Diva Falcão.

Reply

Pat Feldman April 29, 2009 at 11:38

Diva, o meu bacon vem direto de uma feirinha de produtores locais que acontece aos sábados em Balneário Camboriu-SC. tenho família lá, então sempre que alguém vai ou vem, já sabe que tem uqe trazer bacon e salame artesanais para mim. Adoro! Se não tenho desse bacon, prefiro não usar nenhum e capricho nos outros temperos.

Reply

Jovânia Baltazar April 29, 2009 at 10:28

Pat,

Por que você não faz feijão sempre? Não faz bem pra saúde comer feijão todos os dias? Fiquei preocupada, pois aqui no Rio, o feijão preto faz parte do cardápio diário. Mas deixo sempre de molho como você recomenda. Só não uso o bacon, pois não sei onde encontrar o artesanal. Mesmo assim também acho que fica delicioso.

Beijos!

Reply

Pat Feldman April 29, 2009 at 11:36

Jovânia, eu não preparo feijão todos os dias por pura preguiça, e porque na verdade eu não acho tão necessário assim diariamente e porque adoro variar o cardápio. Mas também acho que com moderação e preparado da maneira correta, não deverá fazer mal algum.

Reply

Sueli de Carvalho April 29, 2009 at 15:51

Pat,

Vc não coloca nadinha de água? Só o caldo de carne congelado?

Bjks
Sueli

Reply

Pat Feldman April 29, 2009 at 18:53

Sueli, eu uso um pouco de água sim. Normalmente uso caldo e água na mesma proporção.

Reply

Cristina April 29, 2009 at 19:58

Oi Pat,

Minha filha têm autismo, portanto, não pode com a lactose nem caseína, neste caso, não tenho como deixar o feijão de molho em agua morna e soro de iogurte, certo?
Deixo de molho apenas em água.

Quanto aos temperos artesanais, achei fantástico!

Beijos,
Cris.

Reply

Pat Feldman April 30, 2009 at 7:21

Olá Cris, na verdade eu acredito que nesta quantidade e com o feijão sendo muito bem enxaguado depois, não haveria problema em usar o soro. Outa opção é usar umas gotas de limão. Mas o ponto principal é consumo do feijão em si. Na dieta GAPS, sugerida pela Dra. Natasha (eu já falei um pouco dela e do autismo aqui no site e pretendo ainda falar mais), ela não recomenda o consumo de qualquer tipo de grãos por crianças autistas ou Asperger.

Leia aqui um pouco mais sobre a dieta e aguarde novos artigos sobre o assunto: pat.feldman.com.br/?p=3200 e http://pat.feldman.com.br/?cat=208

Reply

Tatiane April 29, 2009 at 22:44

Nossa, eu fiz feijão com o caldo de carne (o seu, por sinal!) e ficou absolutamente maravilhoso!!!! Ótima dica!

Reply

Pat Feldman April 30, 2009 at 7:14

oi Tati! Você fez falta na aula de ontem. Foi muito divertido!

Reply

Andréa May 1, 2009 at 0:02

Pat..
amei seu site..
tem um conteúdo maravilhoso!
sou estudante de nutrição e isso é super interessante e de ótimo proveito!!

parabénss

Reply

Walkiria May 1, 2009 at 14:25

Gostaria de saber onde encontro o soro de iogurte, e tem que deixar o feijão em água morna e não quente ou fervendo. Serve para qualque tipo de feijão? Pergunto porque vou fazer feijoada no dia das mães. Grata.Walkiria

Reply

zenir May 1, 2009 at 18:09

excelente essa matéria…
nunca pensei que iria ler algo assim tao
rico em verdades.
obrigada mais uma vez
pat
sucesso sempre!!!!

Reply

Pat Feldman May 1, 2009 at 18:18

Obrigada pelo carinho, Zenir!

Reply

Carol Daemon May 3, 2009 at 20:54

Oi Pat, só uma dúvida, essa água morna com soro do iogurte deve ficar dentro da geladeira?
Meu medo é deixar tanto tempo fora, exposto ao calor e acabar azedando tudo.

bjs

Reply

Pat Feldman May 3, 2009 at 21:13

Carol, é fora da geladeira e de preferência num lugar abrigado e ligeiramente morno, como ao lado da geladeira ou dentro do forno desligado. O cheiro do feijão após todo esse período é ligeiramente azedo sim, mas como você escorre toda a água do molho e o enxágua muito bem, não fica gosto azedo nenhum. Isso eu GARANTO, detesto comida azeda!!

Reply

Alexandra Bony June 4, 2009 at 8:11

vc é 10 com todas essas dicas!! é sempre bom saber algo a mais!!! beijossssss

Reply

LianaG June 4, 2009 at 8:22

Pat, agora só tenho feito feijão assim. Realmente fica muuuitor bom. O feijão azuki que não me agradava agora ficou muito bom.

Obrigada por suas dicas

Reply

Osnildo August 8, 2009 at 17:11

olá Pat, sou celiaco e intolerante a lactose. Já sofri muito com colicas. Então evitar gases será bem vindo pra mim. Em sua feijoada, como é esse caldo de carne? como se faz?

Reply

Pat Feldman August 8, 2009 at 17:16

Osnildo, o meu caldo de carne é a receita tradicional, feita à moda antigo, com cozimento longo e lento. Veja a receita aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=24

Reply

Itamar Bueno Silva August 30, 2009 at 19:39

Pat que grata surpresa encontrar no seu site tanto conhecimento e praticidade. Suas dicas sao maravilhosas e bem conceituadas. Gostaria de saber se posso continuar a usar uma slow cooker da Rival-Crock-Pot, onde cozinho feijao e outros graos no nivel low. Nao tenho tido problemas com gazes usando esta panela.Grata,Itamar.

Reply

Pat Feldman August 30, 2009 at 20:21

Itamar, pode sim! Mas não deixe de fazer o período de molho em soro de iogurte e água previamente. Você vai notar que o feijão preparado desta forma, cai muito mais leve.

Qual o revestimento interno da sua Slow Cooker? Eu tenho restrições ao teflon, mas o método de cozimento super lento dessas panelas eu acho maravilhoso. Faz tempo que quero uma para a minha cozinha!!

Reply

Itamar Bueno Silva August 30, 2009 at 23:45

Obrigada pela pronta resposta. Mas, se entendi a água precisa estar préviamente aquecida. Ok? Mas, a slow cooker vai esquetando a água, só que deixo no nível baixo. Vou tentar com o soro do yogurte. Também tenho minhas reservas quanto às panelas revestidas com teflon. Outro dia assistindo ao Programa da Ana Maria Braga, uma especialista em panelas informou que não é bom fazer proteína nestas panelas. A minha slow cooker é de revestimento em cerãmica. Há muito tempo fiz uma viagem e a trouxe e simplesmente deixei-a de lado. Hoje com todos os meus filhos praticamente fora de casa comecei a usá-la e tem sido de muita vaia. Ita.

Reply

Martha September 5, 2009 at 17:40

Pat, o cheiro do feijão depois de 24 horas de molho com o soro de iogurte ficou tão ruim… É assim mesmo? Meu filho disse que estava com cheiro de lixo!

Reply

Pat Feldman September 5, 2009 at 19:25

Fica com cheiro de coisa fermentada sim, eu também não gosto muito do cheiro, o que só me estimula a lavar mais e mais e mais, e lá se vão todos os ANTInutrientes embora!!!

Reply

Martha September 5, 2009 at 19:57

Esqueci de perguntar: tem problema se junto com o soro for um pouquinho de iogurte? Será que estraga o feijão? Eu separei somente aquele soro que fica no “buraco” que a colher deixa no iogurte, passei por uma peneirinha e usei.
Mais uma coisa, bastam 2 colheres de sopa de soro ou precisa de mais?

Reply

Pat Feldman September 5, 2009 at 20:32

Não tem problema algum, e pode usar a mesma quantidade!!

Reply

Liana September 7, 2009 at 10:18

Pat você faz diferente pro preparo de grao de bico? Fico na dúvida se coloco de molho com limão ou com bicarbonato de soda (que era o que minha avó usava…só não sei direito porque ela usava…) Você sabe qual o melhor?
Obrigada!

Reply

Pat Feldman September 7, 2009 at 10:40

Liana, eu faço igualzinho com o grão de bico: molhode 12 a 24 horas, com soro de iogurte ou limão, enxáguar bem para retirar toda a água do molho e depois cozimento bem lento!

Reply

Liana September 7, 2009 at 10:44

Obrigada Pat, vou colocar de molho agora pra fazer pra amanhã!
Bjs e boa semana!

Reply

Adriana October 14, 2009 at 12:59

Pat, em primeiro lugar, parabéns pelo site! Amei os conteúdos sobre alimentação saudável. Gostaria de saber a respeito da Pectina. Certa vez vi uma reportagem falando que não se deve descartar a água do molho do feijão, pois ela é rica nesse nutriente, responsável pela camada gelatinosa que fica em cima do feijão quando gelado. Agora lendo sua matéria sobre a fermentação, vi que essa água não é nada saudável… Qual sua posição sobre a pectina? Ela é descartada mesmo junto com a água?

Reply

Jacqueline November 13, 2009 at 19:00

Pat,
Pode usar gotas de vinagre? O soro do iogurte é aquela aguinha em cima do iogurte natural?

Reply

Pat Feldman November 13, 2009 at 20:33

Pode sim. O importante é manter o meio ácido.

Reply

Tricia Cavalcante December 27, 2009 at 12:05

oi Pat, há um tempão eu venho acompanhando seu site, mas pouco participo (desculpas!!) ADOREI a receita de como fazer feijão, eu vinha procurando uma forma sadia e gostosa, e nunca achava… hehehe um beijo enorme, parabéns!

Reply

Rosa February 10, 2010 at 14:11

Olá Pat, é a primeira vez que venho aqui no seu site, adorei as dicas do feijão. Bem,agora entendo porque minha avó e mãe sempre deixaram o feijão de molho. Nossa, é a mais pura verdade!! Bem, eu gostaria de saber por que as crianças autistas e aspergers não podem comer grãos? Maravilha, gostei muito do site. Parabéns!!

Reply

Renata March 2, 2010 at 22:20

Olá,
Parabéns pelo site. Muito útil. Obrigada por compartilhar o conhecimento.
Gostaria de saber uns detalhes para fazer o feijão dessa forma.
Qual a quantidade ideal de soro, limão ou mesmo de vinagre por litro de água para que o processo ocorra corretamente?
É necessário deixar o recipiente tampado, semi tampado ou o mesmo deve ficar destampado?
Esclarecer essas dúvidas seria para mim muito importante, pois me daria mais segurança para realizar o procedimento.
Obrigada.

Reply

Pat Feldman March 2, 2010 at 22:32

Renata, para cada quilo de feijão eu uso 1/4 de xícara de soro ou o suco de meio limão. Com vinagre nunca fiz, mas acredito que 1 ou 2 colheres de sopa seja suficiente. Enquanto o feijão está de molho, o recipiente pode permanecer fechado. Depois do período de molho você escorre, enxágua muito bem e cozinha. Panela tampada até ferver, depois semi-tampada.

Reply

Isabel Resende March 3, 2010 at 21:21

Olá Pat, gostaria de saber + ou – depois de quantos horas essa mistura começa a espumar. Acho que deixei pouco tempo de molho (umas 10h), por isso não espumou.

Obrigada

Reply

Pat Feldman March 3, 2010 at 21:30

Isabel, não existe tempo certo, e na verdade nem sempre espuma. Aqui em casa, em dias mais quentes, a mistura mostra sinais de espuma depois de umas 8 a 10 horas. Pra minha digestão eu já aprendi, tenho que deixar no mínimo 20 horas de molho!

Reply

tiana oliveira April 3, 2010 at 22:49

Pat, td bem?
Hj fiz um feijãozinho, dessa vez deixei bastante tempo, acho que umas 20 h de molho.Acontece, que o feijão brotou!!!risos!!!e com isso, algumas casquinhas caíram!
É assim mesmo?

beijoss
obrigada por td
Ti

Reply

Pat Feldman April 4, 2010 at 8:52

Quando eu deixo de molho só na água fria, acontece de germinar – o que não é problema algum. Quando deixo na água mais morninha, dificilmente germina a ponto de cair toda a casca.

Reply

Maria Luzzi April 25, 2010 at 17:42

Pat, gostei muito das suas dicas, veja se vc pode me ajudar, fico muito grata: Meu intestino resseca tanto que forma bolinhas que se transforma em uma grande bola próximo ao reto se eu não fizer umas tres lavagens por dia. Isto mesmo eu preciso fazer lavagens intestinais diárias já 10 anos… Hoje as faço tres vezes ao dia normalmente para me sentir bem.
Tenho muita queimação, azia e má digestão, não posso comer a noite etc.
Abraços

Reply

Pat Feldman April 25, 2010 at 18:27

Maria, já sofri muito com intestino preso também, mas nunca como você. Desde que mudei diversos hábitos e ingredientes da minha alimentação, o problema melhorou demias. Leia o texto que escrevi a respeito: http://pat.feldman.com.br/?p=3366

Reply

claudine April 26, 2010 at 19:27

Oi gostei muito das dicas, mas tenho uma dúvida, é para amornar a água só uma vez ou quando esfriar amornar de novo, obrigada e parabéns pelo site.

Reply

Pat Feldman April 26, 2010 at 19:51

Amorna só uma vez e deixa num local abrigado.

Reply

Silvana May 29, 2010 at 21:17

Olá Pat.
Gostaria de saber se as 24 horas que o feijão fica de molho no soro de iogurte são suficientes.
Não posso comer feijão, pois ele me causa muitas flatulências. Então quando li no seu site, que tem que deixá-lo de molho por 24 horas no soro de iogurte, resolvi experimentar.
Fiquei observando por alguns dias, mas ainda continuo tendo flatulências quando como feijão, mesmo deixando de molho todo o tempo necessário(24 horas).
Será que é preciso deixar mais tempo de molho para não causar flatulências?
Abraços
Obrigada.

Reply

Pat Feldman May 29, 2010 at 21:58

Silvana, deixar de molho é um dos cuidados. Enxaguar muito bem a água do molho depois, cozinhar muuuuuuuito lentamente e acrescentar uma porção de caldo de carne caseiro aolíquido do cozimento também fazem diferença.

Eu sou muito sensível ao feijão, portanto se deixar qualquer um desses cuidados de lado, tenho problemas. Também não abuso da quantidade e nem como diariamente. Masdesde que passei a ter tais cuidados, nunca mais morri de colica ou flatulência após comer feijão.

Reply

cristina May 30, 2010 at 14:45

oi pat como você faz ricota e o que você faz com o a agua que fica parece um soro adorei o muito as suas dicas o brigado

Reply

VALÉRIA June 8, 2010 at 6:45

Acabei de descobrir seu site, estou adorando.Parabéns pelo capricho.Voltarei sempre.Obrigada!

Reply

Pat Feldman June 8, 2010 at 7:13

Seja bem vinda!

Reply

Gilda June 8, 2010 at 17:06

Claro q devemos deixar os grãos de molho. Mas essa coisa de refogar bacon prá dar gostinho no feijão é uma contradição! Por um lado, evita-se o problema da fermentação e por outro, injerir essa gordura rica em colesterol é muito errado! Acerta de um lado e tb tem q acertar do outro! Gilda

Reply

Pat Feldman June 8, 2010 at 17:17

Gilda, desde que seja um bacon preparado à modaantiga, sem nitritos e outros aditivos químicos, não existe problema algum na gordura do bacon, até porque as quantidades são moderadas. Leia mais sobre a minha opinião a respeito de gorduras aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=41

Reply

Aline June 17, 2010 at 15:46

Pat, acabei de colocar feijao branco de molho em água morna com soro de iogurte e a pele do feijao está enrugando e rompendo. É normal isso? Obrigada.

Reply

Pat Feldman June 17, 2010 at 16:18

Normal!

Reply

Olga June 22, 2010 at 13:38

Pat, em primeiro lugar, parabéns pelo site! Amei os conteúdos sobre alimentação saudável. Gostaria de saber também a respeito da Pectina. Certa vez vi também uma reportagem falando que não se deve descartar a água do molho do feijão, pois ela é rica nesse nutriente, responsável pela camada gelatinosa que fica em cima do feijão quando gelado. Agora lendo sua matéria sobre a fermentação, vi que essa água não é nada saudável… Qual sua posição sobre a pectina? Ela é descartada mesmo junto com a água?
Esta pergunta já foi feita pra você, porém não vi sua resposta a respeito. obrigada.

Reply

Caroline July 5, 2010 at 11:31

Olá Paty, deixei meu feijãp de molho de um dia para o out é sempre q faço iorguro mas foi no vinagre, pois nao é sempre que faço iorgute em casa, mas não fermentou…devo ter deixado umas 15hs, não chegou a 24hs. Será que é por isso?
Parabéns pelo site, sempre corro aqui para preparar receitas saudáveis!
Bjos

Reply

Pat Feldman July 5, 2010 at 13:03

Caroline, não entendi muito bem a tua dúvida…

Reply

Caroline July 5, 2010 at 13:41

opsss…deu erros de digitação..sorry..aí vai novamente:
Olá Paty, deixei meu feijãp de molho de um dia para o outro mas foi no vinagre, pois nao é sempre que faço iorgute em casa, mas não fermentou…devo ter deixado umas 15hs, não chegou a 24hs. Será que é por isso?
Bjos

Reply

Pat Feldman July 5, 2010 at 13:55

Caroline, ele nem sempre fermenta a ponto de formar aquela espuma, mas o processo é válido de qualquer forma, não se preocupe!

Reply

Ana July 29, 2010 at 10:37

ola, voce nota que quando come feijao fica com mais energia ou nota que quando come menos fica mais fraca? digo isto porque o feijao tem muito ferro. Pergunto isto porque comecei a comer feijao com mais frequencia.

Reply

Daila July 31, 2010 at 20:47

Oi Pat,

Vc saberia me dizer o endereço da feira de produtores de Balneario Camboriu? Gostaria de passar lá para comprar o Bacon que vc falou. Abrs. Daila

Reply

Pat Feldman August 1, 2010 at 9:01

Daila, eu não sei o endereço exato, mas fica numa travessa da av. Central, pertinho da rua Alvaro Alvin. Bem nessa esquina tem um posto de gasolina Ipiranga. Pergunte lá a localização exata. É muito perto!

Reply

Graziela Wolf August 3, 2010 at 13:29

Oi Pat parábens pelo filho tudo de bom para você e sua família!!!!
Sobre o feijão agora que comecei a colocar de molho com água e soro fica 24 horas e não cria espuma e depois lavo muitas e muitas vezes,e quando coloco para cozinhar aferventa a água é que a espuma aparece, devo estar fazendo alguma coisa errada. Eu não sei se tiro aquala água fervendo com espuma ou deixo? Eu também sempre fico muito inchada com grãos a minha vida inteira e agora que descobri teu site com as dicas estou fazendo, nunca tinham me falado sobre isso, estou adorando o site e tentando praticar as dicas, moro em Florianópolis e quero fazer curso se tiver em Camburiú ou em São Paulo. Muito obrigada Pat e Dr. Alexandre pelo bem que vocês fazem um grande beijo.

Reply

Bob September 1, 2010 at 2:04

Esse bacon até que não é tão gordo como alguns que vejo por aí.

Reply

Pat Feldman September 1, 2010 at 5:19

Digamos que é um bacon “em forma”!!!!

Reply

Sillmelo Akita October 5, 2010 at 21:57

Será que fica gostoso com o básico de tempero? só o alho frito?
Pode-se congelar o feijão? Ou é melhor fazer a quantidade certa que vai comer?

Reply

Pat Feldman October 6, 2010 at 6:23

Sill, tudo fresquinho é ssempre mais gostoso, mas sempre que faço feijão, faço um monte e congelo uma parte, para uma 2a. ou 3a. refeição. O tempero acho que é algo muito pessoal, cada um faz cm prefere, desde que use só temperos naturais, para ficar saudável!

Reply

Safo October 29, 2010 at 19:43

Pat,suave noite!

De grande ajuda teu site,meus sinceros agardecimentos!

Gostaria que respondesse a pergunta da Graziela Wolf
August 3rd, 2010 at 13:29 · Reply..grata!
Graziela Wolf
August 3rd, 2010 at 13:29 · Reply
Oi Pat parábens pelo filho tudo de bom para você e sua família!!!!
Sobre o feijão agora que comecei a colocar de molho com água e soro fica 24 horas e não cria espuma e depois lavo muitas e muitas vezes,e quando coloco para cozinhar aferventa a água é que a espuma aparece, devo estar fazendo alguma coisa errada. Eu não sei se tiro aquala água fervendo com espuma ou deixo? Eu também sempre fico muito inchada com grãos a minha vida inteira e agora que descobri teu site com as dicas estou fazendo, nunca tinham me falado sobre isso, estou adorando o site e tentando praticar as dicas, moro em Florianópolis e quero fazer curso se tiver em Camburiú ou em São Paulo. Muito obrigada Pat e Dr. Alexandre pelo bem que vocês fazem um grande beijo.

Reply

Pat Feldman October 31, 2010 at 8:35

O feijão nem sempre forma toda essa espuma, e caso ela se forme apenas no cozimento, eu retiro ocm a escumadeira.

Reply

Sa December 13, 2010 at 12:00

Oi Pat, tudo bem?
Sou de Salto de Pirapora, interior de SP, e no momento estou em Balneário Camboriu passeando, há muitos anos venho passar as férias aqui. Vi em seu site sobre essa feirinha de produtores e quanto estive aqui em janeiro fui conhece-la e comprei algumas coisas, e dessa vez fui de novo e comprei o bacon para levar para casa experimentar, o salame comprei e já comi é mesmo uma delicia. Obrigada pelas informções prestadas no site.

Reply

evania dorna January 5, 2011 at 20:01

por favor,,,eu so posso deixar de colocar o soro de yogurte no feijão pra ficar de molho?

Reply

Pat Feldman January 5, 2011 at 20:06

Pode sim. Pode optar por gotinhas de limão ou vinagre

Reply

Caren February 1, 2011 at 18:34

Olá, Pat, tudo bem? Nossa, acho o máximo o seu site…eu não imaginava que, nos tempos de hoje, vivendo onde vivemos, poderíamos ter uma alimentação saudável sem tanta dificuldade. Parabéns por sua iniciativa em dividir seu conhecimento conosco.
Espero conseguir me livrar das comidas industrializadas, um dia. Estou sempre em contato com o seu site e lendo a respeito. Inclusive li o livro de seu marido, afinal, tenho enxaqueca, e estou começando a ler o seu.
Eu pensei que o caldo de carne caseiro fosse usado em menor quantidade, como na quantidade de um cubinho de caldo de carne artificial, por exemplo, mas vi que coloca dois tabletes grandes para temperar seu feijão, isso não deixa o alimento muito carregado?

Obrigada e bjks.

Reply

Pat Feldman February 1, 2011 at 18:55

Caren, na foto do feijão que você viu, para a mesma quantidade que usei de caldo, acrescentei água – diluição meio a meio. Em alguns outros pratos uso mais diluído, menos diluído e até puro. Isso é uma questão bem paticular de cada pessoa. A pessoa tem que achar como gosta mais em cada receita. No site sugiro nas medidas ediluições que costumo usar aqui em casa.

Diluído ou não, o caldo de carne caseiro é um alimento de fácil digestão, por muitas razões – leia mais aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=8510 – então você dificilmente achará qualquer prato preparado com ele pesado demais.

Reply

Lenir Tomazi Varela March 31, 2011 at 12:58

Olá, adorei o seu blog, e so ontem descubri. Quero pedir a você se eu deixar o feijão no molho e jogar fora a água, vai junto todo o ferro do feijão. Por favor esclareça esta duvida.
obrigada
Lenir

Reply

mariza gobbi April 4, 2011 at 18:03

Pat, sem duvida, é bom demais “te encontrar” e aprender e aprender. No feijão, isto é, no molho que fica durante a noite, são colocados pedaços de alga (nori) e folhas de louro para evitar a fermentação; no dia seguinte, está com “aquele aspecto”; lava-se bem, várias aguas e o cozimento é lento em panela comum.
O que você acha?
Obrigada, muito obrigada mesmo!
Parabéns pelo trabalho maravilhoso.

Reply

Pat Feldman April 4, 2011 at 20:06

Mariza, na verdade a idéia é justamente fermentar o feijão. Pré-fermentar para que ele não fermente depois, na nossa barriga! Cozimento lento é excelente também!

Reply

jurema April 8, 2011 at 1:01

Pat ,fui passar uns dias na casa de minha filha;Ajudando na cozinha ia colocar o feijão de molho.Nossa!!!nesse momento ela veio,não mãe não faça isso ,a sr lê tanto e ainda faz esta burrice? levei um susto.Ela disse:—-Esqueceu a importância da pectina,tentei explica a ela mas não adiantou.Ela me puxou pelo braço e me levou ao computador me fazendo ler as reportagens sôbre feijão e pectina ,do globo repórter e de outros médicos..Afinal me dê uma luz ,quando se coloca de molho de fato perde-se toda a pectina? Mais uma vez obrigada,aguardo reesposta
MUITA PAZ

Reply

Pat Feldman April 8, 2011 at 6:45

Jurema, o molho do feijão faz com que ele perca exatamente aquilo que não precisamos: os antinutreintes contidos na casca, que causam má digestão e dificultam a nossa digestão – e isso eu provo na prática! Eu simplesmente estava proibida de comer qualquer feijão, porque tinha cólicas horríveis. Ao descobrir sobre esses método de deixar de molho em água e soro de iogurte, seguido de enxágue e cozimento lento, eu pude voltar a consumir feijão normalmente.
Mostre este artigo para a sua filha: http://pat.feldman.com.br/?p=5617

Reply

Rosália June 21, 2011 at 17:10

Pat,

boa tarde, uma dúvida. é preciso deixar o FEIJÃO VERDE de molho, tal e qual o feijão seco?

grata.

Reply

Pat Feldman June 21, 2011 at 18:34

rosália, nao tenho certeza, mas vou tentar pesquisar a resposta.

Reply

Rosália June 21, 2011 at 18:51

Pat,

super grata pela atenção. aliás, você é muito atenciosa para com suas leitoras (e leitores) cativas!

abs

Reply

Luiz Roberto August 23, 2011 at 11:31

Uma vez coloquei um pouco de grão-de-bico numa água fria, de molho, para depois cozinhar. Contudo, meu dia foi uma correria e acabei esquecendo o grão-de-bico mais de um dia de molho. Quando me dei conta, apareceram de fato essas espumas, mas o cheiro era horrível e joguei fora, achando que havia estragado. Será que fiz errado?

Devo deixar lentilhas e grão-de-bico por quanto tempo de molho?

Uso também sementes de linhaça para triturar e depois consumir a farinha. Devo também colocar de molho as sementes? Se devo, por quanto tempo?

Luiz Roberto
Belo Horizonte/MG

Reply

Pat Feldman August 23, 2011 at 11:56

luiz, voce nao precisava ter jogado fora. era só ter enxaguado muito bem e colocado pra cozinhar lentamente em água ou caldo

Reply

Luiz Roberto August 27, 2011 at 19:50

Pat, ao invés do soro do iogurte, posso usar uma colher de chá de vinagre para deixar o grão-de-bico de molho?

Luiz Roberto
Belo Horizonte/MG

Reply

Pat Feldman August 27, 2011 at 20:24

pode sim.

Reply

Luiz Roberto August 27, 2011 at 19:54

Pat faço uso de duas colheres de sopa de farinha de beringela e uma de maracujá 30 minutos antes das minhas principais refeições. No entanto, tenho observado que fico com muitos gazes e com uma flatulência exagerada. Como posso resolver esse problema? As farinhas eu normalmente compro prontas. Me recomendaram chá de erva doce para amenizar os gazes.

O que você me orienta?

Luiz Roberto
Belo Horizonte/MG

Reply

Pat Feldman August 27, 2011 at 20:27

luiz roberto, nao conheço nada sobre essas farinhas, sinto muito.

Reply

Cacilda September 21, 2011 at 7:49

Pat,olá.
Como não tinha o soro usei limão. Meu feijão branco não espumou.
Fiz algo errado?
Um abraço,
Cacilda

Reply

Pat Feldman September 21, 2011 at 8:15

Nem sempre espuma!

Reply

Cacilda September 21, 2011 at 8:50

Ótima informação! Que alívio. rs
Muito obrigada!

Reply

Marília Peixoto February 15, 2012 at 16:59

Oi, Pat
cheguei aqui através do blog da Sílvia. Teu blog é exclente e tem dicas fantásticas! Parabéns,
abraço,
Marília

Reply

Andreia Gesser March 20, 2012 at 10:55

Ola Pat, a agua do feijao de molho eu jogo fora? E a espuma aparece no molho ou quando eu comeco a cozinhar?
obrigada.

Reply

Pat Feldman March 20, 2012 at 19:10

A água do molho do feijão deve ser desprezada sim, e o feijão deve ser muito bem enxaguado antes de iniciar o cozimento!

Reply

Andreia Gesser March 20, 2012 at 20:36

Obrigada Pat, antes de vc responder, eu fiz isso, joguei a agua fora, e cozinhei, e fui tirando a espuma, deu bastante espuma… ficou uma delicia..
Andreia.

Reply

Gabriela Camilo May 20, 2012 at 9:01

Bom dia Pat,

Quando faço feijão, faço como você, meio quilo logo de vez. Queria saber quantas gotas de limão colocar para essa quantidade. Você sabe dizer?

Obrigada!

Reply

Pat Feldman May 20, 2012 at 22:31

Suco de meio limão

Reply

Leny Lima July 14, 2012 at 14:36

Olá Pat, Td Bem??
Gostei mto das suas dicas culinárias, aprendi bastante, Tenho uma dúvida sobre o molho do feijão: se eu deixar ele no molho por 12 horas no limão, qtas agua eu devo trocar e todas as vezes que trocar a agua devo colocar + limão?? Desde já grata!!

Reply

Pat Feldman July 14, 2012 at 18:40

Leny, quando eu troco a água do molho (você pode não trocar), eu pingo umas gotinhas de limão novamente sim.

Reply

Leny Lima July 14, 2012 at 21:18

Mto obrigada Pat , vc naum imagina o qto estou satisfeita com esta resposta, tenha uma ótima noite e ótimos dias….
Lenyinha :)

Reply

Cacilda August 15, 2012 at 14:10

Pat, olá!
Você já preparou feijão preto dessa forma?
Queria saber se perde totalmente a cor.
Um abraço,
Cacilda

Reply

Pat Feldman August 15, 2012 at 14:52

Preparo sempre, Cacilda, e apesar da água do molho sair bem tingida, ele não perde a cor!

Reply

Cacilda August 16, 2012 at 7:17

Obrigada!
Vou fazer.

Reply

Cândida Russo Farias September 28, 2012 at 12:54

Passei mal, fui ao médico fiz vários exames pesando ser começo de enfarto, e o médico passou um raio x e descobriu que tudo que sofro, são gases presas em mim feito uns balões e um dos alimentos proibido foi o feijão. E vendo essas imagens fiquei pasma. Amei em saber como preparar um feijão sem gases.

Vc é 1000

Reply

Roseléia Santos December 8, 2012 at 15:01

Admiro sua boa vontade em postar artigos sobre alimentação. É de muita valia para todos cuidar um pouco do que se come para ter uma vida mais feliz. Parabéns! Penso que deviria repensar seus conceitos sobre o uso da carne, principalmente a de porco. Não é uma crítica, apenas uma opinião baseada numa ótica diferente da que você tem demonstrado acreditar. Abraço.

Reply

Bete Camillo January 16, 2013 at 23:22

Oi. Quanto tempo deve se cozinhar lentamente o feijão na panela em aço inox revestido, dp de 12 horas de molho com agua morna e limão? Vc não cozinha na panela de pressão? Obrigada.

Reply

Pat Feldman January 17, 2013 at 17:30

Eu gosto de deixar o feijào de molho por 24 horas, e depois cozinhar em fogo baixo por 4 a 6 horas.

Reply

Letícia La Bella January 27, 2013 at 2:24

Pat,
Após o molho do feijão, quando coloco para cozinhar, normalmente ele espuma mais. Devo interromper o cozimento e lavá-lo novamente?
Não consegui escumar direito a espuma. Esta espuma do cozimento também faz mal?
A propósito, quando vai vir novamente a Balneário Camboriú? Quando vier, quero fazer o curso novamente!
Obrigada!
Beijos

Reply

Pat Feldman January 27, 2013 at 7:34

Oi Letícia, você deve escumar essa espuma o máximo que conseguir. Se achar que forma muita, da próxima vez deixe o feijão de molho por algumas horas a mais e troque a água do molho pelo menos uma vez.

Quanto a B. Camboriú, acabei de voltar daí, mas fui de férias!

Reply

shirlei t. araujo May 2, 2013 at 23:13

Olá!
Fiquei impressionada com os comentarios sobre a ração humana.
Mas eu estava a mais de 4 anos sofrendo com os sintomas da manopausa e optei pela ração humana a 15 dias e obtive um resultado imediato os calores e o desanimo sumiran ,estou muito bem.
A ração humana tem os mesmos efeitos do que os remedios convencionais ? tipo cancer?

UM ABRAÇO.

Reply

sonia regina June 15, 2013 at 22:02

Oi Pat: Obrigada pelas suas dicas e orientações. Gostaria de saber se é preciso trocar a agua do feijão ou se posso deixar a mesma água durante todo o tempo que estiver de molho. Muito Grata. Sonia Regina

Reply

Pat Feldman June 16, 2013 at 7:21

Você pode ou não trocar a água durante o período de molho, é opcional. Eu troco quando noto que formou espuma demais. Mas sempre enxaguo e troco a água por uma novinha quando vou cozinhar o feijão.

Reply

Tamara June 27, 2013 at 9:42

Oi Pat! Tenho uma dúvida: meu filho tem alergia a proteína do leite. Se eu deixar ele de molho com o soro e dps lavar bem o feijão, tem problema pra ele? Outra coisa, o q q eu posso usar pra substituir a manteiga pra fazer refogado??? Como eu sinto falta da manteiga!!! rs! Oleo de Parma fica saboroso? Vi numa lojinha aqui perto e parece uma pasta.. é assim mesmo? Obrigada! bjs

Reply

Pat Feldman June 27, 2013 at 12:04

Tamara, se ele tem alergia à proteína do leite, melhor não arriscar! Troque o soro por gotinhas de limão ou vinagre.E para refogar, a gordura de palma é excelente!

Reply

Tamara June 27, 2013 at 9:44

E, pelo amor de Deus, qdo vier ao Rio não deixe de avisar pq eu PRECISO encomendar seus caldos!! rs! Bjo

Reply

Mônica July 3, 2013 at 14:20

Olá Paty, boa tarde!

Li o post sobre a importancia de deixar os grãos de molho, e tenho uma pergunta referente ao gluten: li o post do Dr Feldman sobre pães e gostaria de saber se a fermentação natural (demorada) acaba com os malefícios que o gluten pode ocasionar no intestino.

Obrigada

Reply

Pat Feldman July 3, 2013 at 19:52

Mônica, para quem tem uma sensibilidade grande, não acaba, mas o molho tem a capacidade de neutralizar grande parte dos efeitos do glúten, torna-o bastante mais fácil de digerir.

Reply

Monica July 9, 2013 at 10:25

Oi Pat, obrigada! Agora sei que estou no assunto errado, mas queria uma dica. Estou fazendo meu primeiro pão com sua receita de iogurte multiuso. A massa não cresceu ainda nada e ja tem mais de 15 horas (estamos no inverno, não sei se isso atrapalha muito). De qq forma, gostaria de saber se antes de completar 24 horas, digamos, em 22 eu colocar fermento biológico e deixar por mais 2 horas. Daria algum problema no processo?

Reply

Pat Feldman July 9, 2013 at 20:40

Eu nunca tentei, Monica! Que tal você tentar e via aqui contar depois??

Reply

sonia regina July 13, 2013 at 21:21

Oi Pat: Tudo bem? Gostaria de saber se com a ervilha seca, faco o mesmo procedimento de deixar de molho por 24 horas. Grata. Sonia

Reply

Pat Feldman July 13, 2013 at 21:22

Melhor deixar de molho sim Sonia.

Reply

Akiko Kawashima August 24, 2013 at 21:44

Olá! Muito prazer! Tudo bem?
Estou impressionada com tantas informações importantes! Obrigada e Parabéns!
Tenho uma dúvida: Após o feijão ter ficado de molho, geralmente o fervo antes de cozinhar e sai toda aquela espuma horrorosa! Isso já é suficiente? Lembrando que nunca coloquei gotas de limão.
Obrigada mais uma vez!
Abraços ,
Akiko

Reply

Pat Feldman August 25, 2013 at 8:29

Não é suficiente Akiko! Tem que deixar de molho, escorrer a água do molho, enxaguar bem e depois cozinhar lentamente, sem pressão.

Reply

Stela Maris October 2, 2013 at 22:42

Olá Pat.Eu gosto muito de pão com farinha integral ( 50% farinha branca e 50% integral).Devo deixar de molho a farinha integral também, assim como o feijão?Obrigada, Stela

Reply

Pat Feldman October 3, 2013 at 5:22

Sim!

Reply

Stela Maris October 4, 2013 at 23:30

Olá, Pat. Obrigada pela resposta.Outra enorme dúvida: a aveia também contém ácido fítico.Para comer aveia seja para incluir na receita de pão caseiro, ou mesmo como um mingau, deve-se fazer a mesma coisa? Ou seja: deixar a aveia de molho por 8 a 12 horas, levemente ácida, e desprezar a água, e enxaguar?Não vai ficar uma ¨papa¨ grossa?
Obrigada, Stela

Reply

Pat Feldman October 5, 2013 at 7:19

Stela, tem que fermentar também. No caso do pão, se ele for de fermentação natural, a aveia deve fermentar junto com a farinha do pão.

Reply

Katia Regina December 3, 2013 at 12:55

Oi Pat
Você tempera o feijão cru????

Reply

Pat Feldman December 3, 2013 at 14:33

Eu refogo o feijão ainda cru.

Reply

Fabiana April 29, 2014 at 8:44

E eu que pensava qeu quando ficava assim, tinha estragado ou azedado, e jogava fora, para fazer tudo de novo..rsrsrsrs

Reply

sonia regina April 29, 2014 at 20:42

Oi Pat. Tudo bem? Estou com mais uma dúvida. Eu deixo o feijao de molho 24 horas em temperatura ambiente ou na geladeira. Um grande abraco. Sonia

Reply

Pat Feldman April 29, 2014 at 21:10

Temperatura ambiente Sonia!

Reply

Doralice June 17, 2014 at 21:19

E quanto milho verde? café em pó, cevada em pó?

Reply

AJD August 27, 2014 at 9:13

Uma dúvida. A água resultante da fermentação dos grãos vai fora? Sei que parece bobagem, ma a impressão é que com ela vai também os nutrientes do mesmo.

Reply

Pat Feldman August 28, 2014 at 16:27

O que vai embora com a água do molho, uqe deve sempre ser dispensada, é justamente os ANTInutrientes!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 11 trackbacks }

Previous post:

Next post: