Alimentação ARTIGOS

Filhos – Eles comem bem?

cozinhandoO que o seus filhos mais gostam de comer? Eles aceitam provar de tudo? Seus filhos aceitam uma grande variedade de alimentos? Comem muito ou comem pouco? Gostam de frutas, verduras legumes, carnes, peixe, ovos?

Seus filhos não comem nada bem em casa, mas adoram a comida servida na lanchonete, restaurante ou festinhas?

Comida de restaurante

A comida das lanchonetes e dos restaurantes são realmente uma grande tentação porque são bonitas, apetitosas, perfumadas e sempre em pratos super caprichados. O ambiente também ajuda: uma toalha ou jogo americano divertidos, música no ambiente e muita descontração.

O problema?

A meu ver o maior problema das lanchonetes é a procedência dos alimentos, os ingredientes utilizados no seu preparo e a forma de preparo. Antes de ser uma lanchonete, é comércio e, infelizmente, muitos comerciantes visam o lucro acima de qualquer coisa.

Isso significa muitas vezes ingredientes de pior qualidade e em casos extremos, ingredientes de procedência duvidosa. A manteiga sempre será trocada por óleos vegetais industrializados e altamente processados. O óleo da batata frita, já ruim, é reutilizado infinitas vezes (uma amiga minha, da área de restaurantes, me contou que em alguns lugares é utilizado o mesmo óleo por mais de um mês!! Ele é apenas filtrado periodicamente para separar partículas que poderiam dar um gosto de queimado)

O hambúrguer é sempre uma delícia, mas a que preço? Temperar alimentos com ervas e condimentos naturais é uma arte culinária cada vez mais esquecida. Hoje em dia, com a facilidade dos “temperos prontos”, à base de um monte de flavorizantes e realçadores de sabor, é muito fácil deixar tudo muito gostoso. Mas essa química toda está longe de ser saudável…

Pais e filhos

Falando em saudável, e o relacionamento entre pais e filhos? E as brincadeiras e atividades entre pais e filhos? vocês arrumam tempo e oportunidade para curtir a casa, o lar? Que tal aproveitar um pouco mais desse espaço sagrado? Sair para passear por aí é sempre uma delícia, mas ficar em casa e fazer algo além de assistir televisão ou jogar video game também pode ser uma experiência enriquecedora para a família toda!

Vamos todos para a cozinha preparar o que é gostoso! Mães, pais e filhos em uma grande brincadeira, numa grande experiência com sabores, cores e aromas!

Uma brincadeira na cozinha também ensina muito. Até aquilo que se aprende na escola, podemos aplicar na cozinha: português, matemática, geometria, geografia, história, física, química, etc. Está tudo lá na cozinha, de um jeito ou de outro! E aprender brincando é muito mais divertido.

E agora respondendo à pergunta

Por que meus filhos não comem o que é saudável?

Porque alguém ensinou a ele que o gostoso, o prazeiroso, o legal, o divertido, é comer na lanchonete, é comer o congelado, o embalado e o industrializado. Alguém ensinou para ele que as frutas, verduras, carnes, ovos, peixes e iogurtes são simplesmente um castigo necessário. Algo que ele precisa comer para ter saúde. Mas só para ter saúde, não para ter prazer…

É para parar e refletir…

Comida de lanchonete muito saborosa para fazer em casa, com todos os cuidados, com ingredientes excelentes, métodos de preparo tradicionais e muito saudáveis (e ainda assim pagando muito menos do que na lanchonete):

Quer mais dicas de lanches para preparar com as crianças? Quer receitas apetitosas, mas sem industrializados que fazem mal à saúde? Conheça meus livros e e-books com os mais variados temas e receitas, sempre focando em uma alimentação isenta de industrializados. CLIQUE AQUI para conhecer todas as opções.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

12 comentários

  1. Meus filho comem bem – o mais velho de 5 anos, deu um pouco de trabalho entre os 2 e 3 anos mas nao desisti e hj apesar de sua quantidade de alimentos nao ser grange, a qualidade e a variadade eh otima! O meu menor de 3 anos eh um sonho de consumo!! Ele come de TUDO!!!!!!! Incrivel, e qto mais sofisticado o prato melhor…. por causa disso o meu trabalho eh ao contrario, meus filhos nao comem bem fora de casa, as comidas ‘de crianca’. A gente sempre faz picnic porque eh mais legal e podemos levar a comida. Tem ate um restaurante que eles comem aqui bem, o Nados’s que eh apenas coxinha ou azinha de frango e vegetais mas eu nao gosto de comer frango que nao seja caipira e o deles infelizmente nao eh. A saida mais facil eh um bom restaurante italiano, com uma carbonara que eles gostam ou um pesto…

  2. Bom dia Pat … o meu problema tb é ao contrário … o meu nenezão come super bem em casa, com exigência de fruta e tudo no final da refeição … já fora de casa é uma tristeza … isso pq a gente não come junk food, a gente smepre vai a restaurantes com comida caseira … a única exceção é um restaurante de peixes e frutos do mar … ele adora o ceviche (ele só pode ser feito com peixe fresco e bom)! Acho que devo lhe agradecer por isso, pois foi através do seu fórum no orkut que eu aprendi a cuidar da alimentação do meu filho desde que nasceu, e isso foi transmitido para a familia toda. Sempre dei tudo o que é frutas, verduras e grãos para ele, e acho que o seu paladar ficou tão rico que , qdo sai para comer fora ele sente qquer diferença até mesmo no feijão! ele até sente qdo o molho de tomate de fora não é caesiro!

    Abraços

    Iv.

    1. Pois é, Iv… E as mamães muitas vezes acham que o gosto pelo “junk” vem de berço – e usam essa desculpa para oferecer desde muito cedo o que depior uma criança pode comer, só para vê-los comer, só para “achar” que estão alimentados, quando na verdade, no máximo, só estão de barriga cheia, e cheia de porcarias.

      Aquele ditado que diz que “é de pequeno que se torce o pepino” é muito verdadeiro! É desde bebezinho, aliás, desde dentro da barriga, que educamos o paladar das nossas crianças.

      Parabéns a você!!!

  3. Incrível como os pais estragam a alimentação de seus filhos com porcarias. Tenho vontade de pular no pescoço das minhas cunhadas toda vez que vejo os pequenos se entupindo de chocolate e batata frita… fora as criticas ao meu comportamento em relação a isso (pois coitadinho é meu filho que não come essas tralhas!) Hj meu filho preferiu um pedaço de pepino a uma bolacha… eu amei!

  4. Não tenho problemas com a alimentação do meu filho, tem 4 anos gosta de verdura mais do que de fruta e para o horror de muitos ama peixe cru. Ao contrário dos pais ama chocolate, mas não pode ser muito doce. De modo geral ele espelha os hábitos da casa. Comemos muito fora de casa, todo sábado e domingo, hábito que ele acompanha desde bebê, mas sempre comemos em restaurante, raramente em lanchonete. Ele nem sabe o que é mac donalds. Mas, além dos hábitos da casa algumas dicas que vieram do pediatra quando ele começou a comer as primeiras papinhas (que eu fazia) certamente contribuíram. Ao contrário do que eu esperava ao introduzir alimentos, não foi uma a um, mas era para fazer misturas e de preferência com pouco sal, temperos a base de ervas e um toque de azeite no final. Qdo estava com um ano e meio passamos a oferecer sashimi de salmão por sugestão do pediatra. Por conta própria foi querendo provar outros peixes e frutos do mar. Os únicos alimentos que evitamos são os picantes e excesso de embutidos. Mas de alguma forma ele nunca gostou de comida industrializada, papinha pronta comeu duas vezes durante uma viagem longa. De resto os potes comprados foram doados.

  5. Tenho 2 filhos, o mais velho de 9 anos tem uma boa alimentação, apesar de não gostar de verduras e legumes refogados, na sopa come bem, já o mais novo 7 anos é meu problema, naõ come nada!!! Já feiz de tudo.. eu e meu marido almoçamos em casa, sempre temos a mesa uma carne, um legume refogado e uma saladona completa e ele naõ pode nem ficvar perto, estou realmente preocupada pois só de falar pra ele experimentar ele fica transtornado ,quase em pânico e se colocar na boca vomita na hora…Me ajudem já naõ sei mais o que fazer!! obrigada Alessandra

  6. Tenho um filho de 3 anos e passo os dias todos enervando-me com ele a cada refecçao pois nao come carne arraz, peixe, batatas, massa, de fruta só come maça , as refecçoes dele é á base de papas ou uma sopa de legumes, bem passadinha sem um borbotos. Já nao sei mais que lhe fazer passo os dias todos a me xatiar com ele. gostava de ter uma opiniao para tentar resolver este assunto, pk o ele nao comer uma refecçao para mim é um grande tormento.

  7. Oi, tenho um problema séro com minha filha e não sei como resolver. Ela tem 7 anos e não come quase nada,nem mesmo o que não é saudável….a alimentação dela é basicamente arroz, batata frita, carne branca ou vermelha e feijão(nem sempre). Não come nada de fast food, mas tb ao toma suco ou come frutas, nao bebe refrigerante, mas adora doces. A minha maior preocupação é com a saúde dela. Já fiz de tudo para que ela pelo menos esperimentasse os alimentos que ofereço, mas é sempre em vão, ela se recusa e poe tudo pra fora. A pediatra disse para eu deixa-la sem comer, que quando a fome bater ela vai comer o que eu oferecer, já fiz isso e ela ficou 3 dias sem comer nada.
    Estou desesperada e nao sei como resolver essa situação.
    O que eu posso fazer? Como fazer minha filha sentir o gosto pelos alimetos?
    Obrigaada.

    1. Gisela, só tenho uma coisa a lhe dizer: seu pediatra tem razão. Nenhuma criança que tenha comida disponível passa fome. É duro para nós, mas às vezes é necessário ser firme!

    2. Gisela eu tenho o mesmo problema com minha filha de 7 anos, não é fácil, parece que tem algum problema na lingua no que tange a degustação….

Comentários estão encerrado.