Alimentação AMIGOS ARTIGOS DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA Dr. Alexandre Feldman

Para que serve afinal o caldo de carne caseiro?

Picture 8Quem já usou o caldo de carne caseiro, sabe muito bem que o sabor que ele dá aos alimentos é inigualável!! Parece que tudo fica muito mais gostoso!!!

Mas eu vivo dizendo por aqui que além de super saboroso, o caldo de carne caseiro é dos ingredientes mais saudáveis da nossa cozinha, só que nunca contei aqui o porquê dele ser assim tão saudável.

Dr. Alexandre Feldman escreveu no blog dele um artigo completí­ssimo falando justamente a esse respeito, e se eu fosse vocês, não perderia a leitura!!!

Para ler o artigo completo, CLIQUE AQUI.

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

22 comentários

  1. Pati, parabéns pelo site, pelas informações preciosas e pelas gostosuras que ensinas!!!

    Gostaria de fazer o iorgurte, mas ainda estou com dúvidas nessa parte de colocar no forno, com toalhas.
    Poderia detalhar pra mim?

    Ah, moro em Macau/RN (Cidade maior produtora de sal do Brasil), e estou procurando informações sobre o sal de córrego que vi aqui no site. Depois te informo!

    Grande Beijo

  2. Pat, ao ler a receita do caldo de carne, fiquei com algumas (muitas, na verdade) dúvidas:
    1ª) Você não usa sal?
    2ª) Como posso substituir o tomilho? Onde moro é muito difícil de encontrar.
    3ª) Qual o motivo de assar algumas das carnes no forno?
    4ª) Aquela água com limão em que os osso ficaram de molho é a mesma água em que será feito o caldo ou ela é trocada?
    5ª) Durante o cozimento você vai acrescentando mais água ou a quantidade fica reduzida mesmo?
    6ª) Finalmente, qual é a quantidade final de caldo pronto?
    Um abraço.

    1. Olá Marta, respondendo às tuas dúvidas:

      1ª) Você não usa sal?
      Não uso sal, deixo para usá-lo na hora de preparar o prato, como de costume.

      2ª) Como posso substituir o tomilho? Onde moro é muito difícil de encontrar.
      você pode substituir o tomilho por outra erva de sua preferência, fresca ou seca. Alecrim, orégano e manjerona vão muito bem. Já hortelã e manjericão, na minha opinião, deixam o gosto um pouco amargo.

      3ª) Qual o motivo de assar algumas das carnes no forno?
      As carnes assadas antes liberam o excesso de gordura, realçam o sabor e a cor do caldo.

      4ª) Aquela água com limão em que os osso ficaram de molho é a mesma água em que será feito o caldo ou ela é trocada?
      Eu utilizo a água com limão. O ácido do limão ajuda a liberar o cálcio dos osso para o caldo.

      5ª) Durante o cozimento você vai acrescentando mais água ou a quantidade fica reduzida mesmo?
      Eu uso o fogo muuuuuuito baixo e uma chapa difusora de calor, então o caldo não chega a ferver e praticamente não evapora. Caso aconteça, eu acrescento um pouco de água.

      6ª) Finalmente, qual é a quantidade final de caldo pronto?
      A minha panela de caldo é enooooooorme, então cada receita chega a render até 10 litros.

      1. Pat,
        Você não existe mesmo! Como arruma tempo para responder a todas as perguntas? E tão rápido!
        Estou decidida a começar a fazer esse seu caldo de carne, mas ainda ficaram algumas dúvidas.
        1ª) O sal não ajuda a conservar o caldo pronto? Posso utilizá-lo ou tem algum inconveniente?
        2ª) Posso substituir a ida das carnes ao forno por uma refogada básica (estilo comida mineira) dessas mesmas carnes? A gente vai fritando a carne devagar enquanto vai pingando água. Aquele “agarradinho” que fica na panela dá bastante cor à comida – além de sabor, claro.
        Por último: você tem algum artigo que fale sobre as desvantagens de se cozinhar na panela de pressão? Tenho a impressão de ter lido alguma coisa no seu blog, mas não me lembro onde.
        Muito obrigada mais uma vez. O próximo passo será fazer o caldo de frango.
        Um abraço.

        1. Marta, hoje não vou te responder tão rápido porque estou indo (finalmente) dormir, mas me cobra a resposta!! REspostas rápidas são pura sorte de quem me pega em horários de mais calma e sosssego, porque umas outras vezes, morro de vergonha, mas demoro muuuuuuuuuuuito!!!!

      2. Faltou mais uma coisa. Você disse que a sua receita rende 10 litros. Você faz mais de uma receita de cada vez? Porque nos ingredientes você manda colocar 4 litros de água para aquela quantidade de carnes.

  3. Olá Pat,

    Entrei em contato com você, porque quero muito comprar 1 litro do seu caldo de carne. Preciso saber o endereço do consultório e o dia em que posso retirar.

    Aguardo ansiosa a sua resposta.

    Bruna

  4. Oi Pat,
    eu finalmente criei coragem e fiz o caldo no fogão a lenha: Ficou DIVINO! Primeiro eu assei a costela na churrasqueira e depois coloquei o caldo no fogão a lenha. Graças à chuva, só deu pra ficar 24 hrs, pois a lenha acabou e num tinha mais seca, mas mesmo assim ficou ótimo, com um toque de defumado! Eu recomendo!!!
    bj

  5. AFE!PAT,ESTOU FAZENDO O CALDO CARNE E DE FRANGO HJ,NA PROXIMA COMPRO DE VC.HAHAHAHA COMPRA PANELA,FUI DE ACOUGUE A ACOUGUE ,PARA COMPRAR A CANELA DE BOI,HAHAHAH PENSEI EM VOCE O DIA INTEIRO.MAS ESTOU FELIZ.MINHA FILHINHA DE 10 E VEGETARIANA,E ACHO QUE ESSE CALDO SERA BEM NUTRITIVO PARA ELA ,NO FEIJAO ETC,E SE ELA OLHASSE ESSE FRANGO COM CABECA E TUDO ,ACHO QUE FICARIA MUITO BRAVA COMIGO.ELA NAI VAI NEM SABER QUE TEM CARNE NAS COMIDINHAS DELA,
    PAT,NAO TE CONHECO MAS JA TE ADORO,OBRIGADA PELAS DICAS,E QUE VC SEJA MUITO FELIZ E MUITA SAUDE A TODOS DA SUA FAMILIA.BJNHOS XARA.AH!COLOQUEI COSTELA E OSSOBUCO,E A CANELA TBM.

  6. Quer fazer uma troca? Te levo um pouco de caldo vc me doa um pouco de Kefir… que tal?
    A gente pode se encontrar sábado de manhã lá na feira!

    1. oi Tati, se você falar que vai mesmo, eu levo o teu kefir. Mas pode deixar que caldo eu tenho bastante por aqui!!! Mas um dia quero provar pra ver se faz diferença.

  7. Em tempos de gripe suína, inverno chuvoso, frio e muita umidade, a gripe baixou em mim de forma repentina e inesperada. Como tenho um sistema imunológico capenga devido a estar sempre com leucopenia e/ou linfocitose, acabei de cama. Vontade de comer nenhuma mas meu corpo precisa estar bem nutrido para encarar esses vírus que andam por aí, e lancei mão do meu arsenal de caldo de carne e frango que tinha no congelador – e não é que após o almoço eu experimento um período prolongado de bem estar sem tosse, coriza, olhos lacrimejantes, moleza, dor de cabeça.

  8. Pat, sofro de tendinite e de dores nas articulações das mãos e dos braços e, após ler o artigo do dr. Alexandre, resolvi experimentar o seu caldo de carne, mas antes gostaria de saber qual é o tempo mínimo de fogo para que os nutrientes necessários sejam liberados. Doze horas é muito tempo pra quem utiliza botijão de gás.
    Obrigada.

  9. Olá Pat!!!
    Eu sou nova por aqui. rsrsrsrs
    Ultimamente tenho acessado a sua página e gosatado bastante dos artigos e receitas. Não fiz nada ainda, mas gostaria de arriscar.rsrsrs
    Para começar eu quero fazer o caldo de carne, mas surgiu uma dúvida. A maior panela que eu tenho de inox é de 5 litros (uma espagueteira). Nesse caso como vc faria a proporção, para que não fique uns ingredientes a mais e outros a menos??? Eu ainda não encontrei um local q venda os ossos de animais criados soltos. Posso comprar mesmo assim e tomar o cuidado de tirar a espuma com as toxinas??? Vc acha q isso é válido?? Posso ter um caldo bom, mesmo assim???
    O meu fogão não tem difusor, posso fazer mesmo assim e deixar por 12 horas??? Pois o meu forno é pequeno e não caberia uma panela grande.
    Pat, muuuito obragada pela atenção!!!
    Obs.: Gostaria muuuito de conseguir o kefir, mas eu moro no RJ( Ilha do Governador). Vc conhece alguém por aqui q poderia me fornecê-lo?

    Obrigada!!
    Fica c Deus!! Bjks

  10. Olá Pat,

    estou encantada com seu site! Tenho 4 filhos e alimentar esta turminha as vezes me tira o sono. Meu marido adora um congelado – industrializado – eca, e estou trabalhando as idéias dele o tempo todo. Seus artigos tem sido de grande ajuda! Gostaria de saber qual o material da chapa que você usa, quero fazer o caldo, mas como tenho um bebe engatinhando em casa acho perigoso deixar o fogão ligado e meio aberto o dia inteiro…

    Muito obrigada!!
    Bjs Malu

    1. Malu, a chapa que eu uso quando deixo o caldo no fogão e não no forno é de metal, bem simples e barata, que comprei numa lojinha de artigos para laboratórios. Em lojas de culinária existem também umas chapas metálicas, um pouco mais caras, mas mais fáceis de achar e um “caro” que está bem longe de ser proibitivo. (uns R$30,00 ou R$40,00)

  11. Parabéns Pat, pelo seu menino.Comigo tb foi assim não teve tabela que acertasse e tive uma menina muito linda…

  12. Oi Pat, estou gostando muito do seu site, principalmente porque vc tem me ajudado tirando algumas dúvidas sobre mudanças na alimentação dos meus filhos que o pediatra receitou.Eles têm rinite alérgica então o médico pediu pra evitar feijão(segundo ele tem uma substância tóxica e raticida), ele também trocou o leite em pó por leite condensado dissolvido, o que não me convenceu então estou querendo substitui pelo iogurte apesar de achar que eles vão estranhar a acidez.
    Mas minha dúvida agora é sobre esse caldo,quero utilizá-lo,assim como o da galinha caipira também.Mas como o médico disse que EU NÃO PODERIA NEM FRITAR NEM ASSAR AS CARNES POR CONTA DAS GORURAS QUE NÂO DEVEM CHEGAR A 150 GRAUS, não sei se devo fazer.
    Gostaria muito que vc me ajudasse a decidir… Essa gelatina do caldo pode ser considerado como um prebiótico? O médico passou uma geléia para ser misturada com o iogurte com a finalidade de melhorar a flora intestinal isso se aplica às propriedades desse caldo?

    1. Viviane, se um pediatra me falasse que eu tenho que oferecer LEITE CONDENSADO DILUIDO para o meu filho, eu nem ouvia o resto! Fugia do consultório e mudava de pediatra na hora!!!!

Comentários estão encerrado.