- Crianças na Cozinha - http://pat.feldman.com.br -

Chutney de Manga Lactofermentado

Época de manga, muitas mangas amadurecendo na minha fruteira e a vontade de testar uma receita novinha em folha do meu livro de receitas de cabeceira, o Nourishing Traditions [1].

Aproveitei a manhã super chuvosa da terra da garoa e me concentrei no preparo desse condimento super especial. São muitas ervas e condimentos, combinados com a doçura da manga madura e das uvas passas. Uma combinação incrível de sabores que vai incrementar seus pratos tanto em sabor, como em nutrientes, enzimas que facilitam a digestão e lactobacilos que promovem a saúde da flora intestinal.

A minha lembrança de chutney de manga (ou “mango chutney”, como muitos preferem usar o termo em inglês) era a minha careta bem grande vendo meus pais usarem algo doce em pratos salgados (eu detestava, e hoje adoro). Eles normalmente usavam uma pequena porção, já no prato pronto, para incrementar pratos à base de molho branco, principalmente massas. É como eu pretendo usar, daqui a dois dias, quando o chutney passar pelo período de repouso. Se algum chef ou entendido tiver outra idéia para utilização de chutney de manga, deixe registrado nos comentários.

Assim que eu consumir o chutney, venho contar as minhas impressões! Mas o vidro com a mistura está lindo, colorido e apetitoso!

Ingredientes:

3 xícaras de mangas maduras picadas

1/2 xícara de água filtrada

raspas da casca de 2 limões (de preferência orgânicos)

suco de 2 limões

1 colher de sopa de rapadura ralada

2 colheres de chá de sal não refinado

1/4 de xícara de soro de iogurte [2]

1/2 xícara de pecans crocantes [3] picadas

1/2 xícara de uvas passas escuras

1 colher de chá de cominho em pó (só tinha em grãos, e foi o que usei na mistura)

1/2 colher de chá de pimenta vermelha seca em flocos

1/2 colher de chá de grãos de pimenta verde esmagados

1/2 colher de chá de tomilho desidratado

1 colher de chá de sementes de erva doce

1 colher de chá de sementes de coentro (só tinha em pó, usei meia colher de chá)

Modo de Preparo:

Misture a água, suco de limão, as raspas da casca dos limões, rapadura ralada, sal e soro de iogurte. Junte as mangas picadas a essa mistura.

Junte as pecans crocantes, uvas passas, ervas, condimentos e temperos e transfira a mistura para um pote de vidro com tampa hermética.

Com o auxílio de uma colher de pau, aperte a mistura para o fundo do pote de vidro o máximo que conseguir, formando uma massa bem compacta. Adicione mais água caso necessário para que a mistura de manga fique ompletamente coberta.

A mistura não deve ficar a mai de 3 cm do topo do vidro.

Tampe o pote da mistura e deixe fermentar à temperatura ambiente por 2 dias, quando então você deve transferi-la para a geladeira.

O chutney deve ser consumido em até 2 meses.

ATUALIZANDO: O chutney ficou pronto e experimentamos como guarnição para uma massa ao molho branco, bem simples. Não vai mais faltar aqui em casa, ficou bom demais!!