10 boas razões para você se livrar do seu microondas agora

by Pat Feldman on 16/01/2011 · 91 comments

in Alimentação, ARTIGOS

Hoje em dia o forno de microondas virou quase um equipamento obrigatório nas cozinhas. Tem gente que mal usa o seu microondas, mas simplesmente acha que TEM QUE TER microondas, tem gente que esqueceu que tem fogão e só usa microondas.

Eu particularmente nunca gostei de comida aquecida/preparada em microondas. Independente de saber se faz mal ou se faz bem, eu simplesmente não gosto do gosto de comida aquecida em microondas. Parece que tudo aquecido em microondas tem o mesmo gosto, e gosto de plástico.

Como não podia deixar de ser, lendo o quanto leio sobre alimentação saudável, o assunto microondas veio logo à tona, e leitores do site Crianças na Cozinha sempre perguntam a minha opinião sobre o assunto. O problema é que todos os artigos que li e pensei em traduzir eram enormes e extremamente técnicos, de um jeito que eu até entendia, mas simplesmente não sabia como retransmitir de uma forma simples.

Li aqui, li ali e acabei “pescando” 10 boas razões para você passar evitar o uso do microondas.

Aqui em casa eu não uso microondas há anos. O microondas que tinha aqui, herdado da sogra, quebrou por falta de uso e foi doado. Nunca senti falta dele! Um pouco de programação das refeições, um bom forno ou forninho elétrico e o velho e tradicional banho maria dão conta de tudo e mais um pouco na minha cozinha.

  1. O organismo humano não é capaz de metabolizar os subprodutos ainda desconhecidos criados em alimentos aquecidos no microondas
  2. Os minerais, vitaminas e nutrinete de todo alimento aqueido em microondas são reduzidos ou alterados de forma que nosso organismo receba muito pouco ou nenhum benefício desse alimentos ou, pior ainda, o corpo absorve compostos que não conseguem ser quebados/digeridos apropriadamente.
  3. Comer alimentos aquecidos em microondas frequentemente causa, a longo prazo, danos cerebrais permanentes, por conta do encurtamento dos impulsos elétricos no cérebro (despolariza ou desmagnetiza o tecido cerebral)
  4. A produção de hormônios femininos e masculinos é diminuída ou alterada quando se come com frequencia alimentos aquecidos em microondas.
  5. Os efeitos do subproduto dos alimentos aquecidos em microondas  são permanentes e ocorrem a longo prazo no organismo.
  6. Os minerais das verduras aquecidas em microondas são alterados e se transformam em radicais livres cancerígenos.
  7. Alimentos aquecidos em microondas causam câncer no inestino e no estômago. Isso pode explicar o rápido crescimento de casos de câncer de cólon nos últimos anos.
  8. O consumo prolongado de alimentos aquecidos em microondas faz com que o número de células cancerosas no organismo aumente.
  9. A ingestão contínua de alimentos aquecidos em microondas causa deficiências no sistema imunológico por conta de alterações na linfa e no sangue.
  10. Consumir alimentos aquecidos em microondas causa perda de memória, concentração, instabilidade emocional e decréscimo da inteligência.

(trechos de um artigo de Anthony Wayne e Lawrence Newell)

Os leitores do site Crianças na Cozinha pediram e eu vou atender. Existem mais alguns excelentes textos na internet sobre o assunto, que valem a pena ser lidos. Estão em inglês, mas muitos entendem e quem não entende pode usar o Google Translate, que não dá uma tradução perfeita, mas deixa o texto absolutamente compreensível.

Dangers of Microwaves

The Proven Dangers of Microwaves

Do You Microwave Your Food?

The Dangers of Cell Phones and Microwave Radiation

The Proven Dangerous os Microwave Ovens

Microwave cooking (esse artigo conta uma história bem interessante, vale a pena)

E agora um vídeo (em inglês), citando diversos estudos:

 

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 63 comments… read them below or add one }

Diana Cine December 16, 2010 at 13:23

Nossa Pat, eu tb nunca gostei de microondas, pra falar a verdade não tenho. Quando levo a papinha congelada da Rafaela na casa das pessoas ( normalmente da minha vó), e peço pra esquentar no banho maria elas ficam doidas, acham o microondas “tão pratico” que acham um absurdo ter q fazer no fogão. kkk minha vó acha o microondas a maravilha da vida moderna kkk

Reply

Pat Feldman December 16, 2010 at 14:34

Minha avó joga no meu time: não quer microondas nem pagando!! Mas fica admirada de eu, “novinha e moderna” (palavras dela), não usar microondas!!!

Reply

Marcia December 16, 2010 at 13:24

Pat,

perguntinha básica: como vc consegue, com uma criança e um bebe, cozinhar como cozinha, não usar microoondas, encontrar comida de verdade pela cidade….pesquisar…
só de não usar microondas já é demais!! Quem lava suas panelas??
Tens tempo para tudo isso?
Estou achando que vc é uma lenda ou uma super mulher…..

Reply

Pat Feldman December 16, 2010 at 14:33

hahahhaha Lenda?? Super mulher?? Nada disso!! Eu só gosto demais de cuidar da minha família!! Durante a semana, das 8 às 3 da tarde eu tenho uma ótima ajudante, mas o que ela menos faz é mexer na cozinha. Lava alguma louça, mas é só. A cozinha de casa é meu departamento!!

Feira, supermercado e compras em geral eu faço com as crianças junto. Quando o mais velho está na escola é mais fácil, verdade, mas com ele também é muito divertido!

A ajudante ajuda com as panelas, mas eu pego no pesado todo fim de semana e sempre que necessário! (às vezes, coo qualquer mortal, eu me atrapalho toda e a casa fica de pernas para o ar)

Reply

thalitaribeiro02@gmail.com August 27, 2013 at 13:34

Está explicado. Desculpe, não é um comentário ofensivo, mas eu tinha que colocar minha opnião. É tudo muito lindo o que vc diz e prega, Pat.. Mas NÃO é a vida real da maioria das pessoas ter uma ajudante todos os dias em casa. MUITAS “gostam DEMAIS de cuidar de suas famílias”, demais messssmo! Trabalho pesado, é vc trabalhar fora o dia inteiro, ou mesmo ser dona de casa, nao ter ajudante, chegar em casa, ter que cuidar de TODA sua casa, dos filhos, marido, ter que cozinhar, dar atenção à todos e depois ter que arrumar toda cozinha, lavar panelas, fazer feira, supermercado, etc, etc.. Sou adepta da alimentação natural, cuido e faço o máximo que posso pela minha familia… Dentro da vida REAL. Te admiro bastante.. Mas fiquei meio brava de ler em resposta à uma pessoa que pergunta como vc consegue tempo para tudo isso.. “Eu só gosto demais de cuidar da minha família”, mas tenho uma super ajudante todos os dias… Pq simplesmente não é a vida real.. e eu, e milhares e milhares e milhares de mulheres gostam DEMAIS de cuidar de suas famílias e precisam fazer o possível dentro de suas realidades.

Reply

Pat Feldman August 27, 2013 at 13:43

Eu escolh cuidar da minha família saudável, porque família doente dá muito mais trabalho!

Reply

Ana Luiza June 23, 2014 at 14:19

Nossa mas que agressão gratuita!
Eu nunca tive microondas simplesmente por achar o sabor da comida insuportável.
Não entendi como a moça do desaforo cozinha.
Acho que ela pega a carne, batata ou seja lá o que for e põe direto no micro=ondas.
Muito engraçado este comentário e ainda dizendo que não é a vida real?
Minha filha de que planeta você está falando? hahahahaha
Compre um fogão com timer que já ajuda.
Prepara aí um dinheiro bom para a hora da conta do hospital.
Os alimentos que consumimos já estão de mal a pior: tudo geneticamente modificado, cheio de inúmeros agentes químicos… e ainda conzinhando no micro?
Haja remédio! Fora que a medicina também está diagnosticando para prescrever remédios que não curam, muito pelo contrário, causam mais doenças.
Causa número 1 de morte nos EUA: Iatrogenesis que é doença causada pelo tratamento.
A partir do momento que médicos recebem dinheiro de leboratórios para prescrever remédio a coisa fica muito feia.
Receitinha básica para a menina:
Um bife se frita em 5 minutos; grelhar batata, abobrinha, berinjela e outras coisas demora 10 minutos e um arroz coisa de 15 minutos.
Amiga se você não dispõe de 15 minutos para preparar uma comida acho que tem algum problema com o seu esquema de horário.
Feijão é só por na panela de pressão… Vai plantar batata Marcia.

Roberta July 8, 2014 at 8:27

Thalita, eu acho que o problema dentro seu comentário é ter que cuidar de tudo e AINDA do marido. Sério mesmo, sem ajudante, então a família tem que no mínimo dividir as tarefas (com ajudante, tmb, mas enfim). Acho muito injusto para todos que tudo fique em cima da mulher/mãe, inclusive o marido!

E eu sei, sei muito bem que não é fácil delegar, permitir que as outras pessoas façam sua parte também, a maioria dos homens quer uma segunda mãe e não uma companheira para dividir responsabilidades. É difícil para todos perceber que quanto mais justa a divisão, mais terão uma mulher/mãe/amiga inteira, feliz e a vida flui melhor. Aliás, de nada adianta cuidarmos de tudo e de todos, se não sobra tempo para gente. As relações ficam prejudicadas da mesma forma.

Eu reveria essa dinâmica ai da sua casa, mesmo porque se te incomodou tanto é porque algo ai dentro tá gritando e querendo ser ouvido por você mesma, né?

Mas posso dizer que na minha vida real, não tenho ajudante, mas em compensação o marido entende que a divisão é essencial, e mesmo não fazendo as coisas como eu gostaria, nem tanto quanto eu gostaria, aos pouquinhos vamos ajustando os ponteiros. O pequeno vai ser ensinado desde já que cada um tem sua responsabilidade, conforme suas condições de ajudar (guardar os próprios brinquedos já faz uma diferença danada). Não usamos microondas, não pretendemos usar e vamos encontrando nossos caminhos. E sim, cada um faz o possível dentro da sua realidade e escolhe suas prioridades, né?

PS: Meu comentário foi baseado nas informações do seu e sim, posso estar completamente enganada sobre sua realidade porque só vi um pedacinho ínfimo em uma coisa que é muito, muito maior!

Reply

Alan December 16, 2010 at 15:17

Microonda faz alimento absorver radiação maléfico, fique longe de celular, wireless, raio-x, etc.

Usa viva voz ou fone de ouvido blindado quando usar celular

Reply

Ana Paula December 16, 2010 at 15:39

Não sei se a novidade ja chegou no Brasil, mas aqui na Europa ja temos o forno a vapor. E as criticas ao microondas são as mesmas citadas no seu post!

Reply

sylribeiro December 16, 2010 at 18:10

Oi, Pat nao tenho microondas e concordo com tudo que esta aqui, sempre que posso eu “des-recomendo” meus amigos de usarem, acho um perigo para a saude, a gente pode viver muito bem sem ele, mil vezes melhor.
esse artigo deu luz `aquilo que a gente desconfiava mas não sabia como, valeu!
abraços!

Reply

Carol Flor December 16, 2010 at 22:43

Eu me livrei do meu há 1 ano e não sinto a menor falta!

Reply

Anne December 16, 2010 at 22:59

Nossa!!! Nunca nem passou pela minha cabeça que o troço pudesse ser tão ruim! Hj mesmo lembrei de vc, Pat: minha mãe estava comendo pipoca de microondas e eu falei “não gosto desse troço, gosto de pipoca de verdade”. Aí citei vc e o seu trabalho e estudos com comidas “de verdade”. Acabo de descobrir mais 10 motivos além do sabor horrível e de todos os “antes” (conservantes, corantes, aromatizantes) pra não comer pipoca feita em microondas.

Gente, isso é muito sério! A gente se sente até sem ter o que fazer!!!

Aproveito e abuso da tua boa vontade, te pedindo uma dica: minha filhota está completando 6 meses daqui a algumas horas e vamos começar com as papinhas amanhã. Caso eu queira congelar, que processo uso pra descongelar a comidinha? Tenho medo do plástico em banho maria, por conta do bisfenol A, mas nem me passou pela cabeça usar microondas (eu nem tenho 1, me livrei do meu, hahaha). E agora, como faço com as minhas papinhas? Posso usar os potinhos de vidro vazios de papinhas industrializadas? Tenho uma amiga que tem alguns pra me ceder. Se sim, como higienizar a tampinha? Oh, céus, quanta pergunta, rsrsrs. Espero que vc tenha disponibilidade pra me responder!

Beijocas!

Reply

Pat Feldman December 17, 2010 at 7:16

Anne, eu congelava em potinhos de vidro, que descongelava sempre no banho maria. Plástico nem pensar!! No começo, cheia de dedos, eu fervia todos os potinhos de vidro e ficava que nem doida esfregando as tampas, que não podiam ser fervidas. Pensei até em passar pano com álcool, mas me achei exagerada e desisti. Água morna da pia, água e sabão de coco acabaram parecendo suficiente, e até a fervura acabou esquecida…

Reply

Katia December 17, 2010 at 6:55

Olá Patrícia

Eu queria saber a fonte destas informações, vc tem como me enviá-las? Bjs

Reply

Pat Feldman December 17, 2010 at 7:05

Kat, essa listinha eu extraí de um artigo mais ou menos leigo, bem resumidinho, mas tenho diversas outras fontes incríveis e beeeeeem mais completas. Quer que eu te mande por e-mail?

Reply

Lilian December 17, 2010 at 8:28

Meu Deus!!!!
A praticidade e a informatização estão nos matando!!!
As coisas que estão sendo inventadas para nos proporcionar mais tempo, estão nos tirando o precioso tempo e reduzindo rapidamente a nossa qualidade de vida boa.
O que está acontecendo com nosso mundinho lindo??!!
Eu tomava banho de chuva de verão e agora a chuva é ácida…
Eu plantava uma hortinha bem bonitinha e agora as praguinhas das hortas estão cada vez mais resistentes e não sei mais como fazer!!!
Eu cozinhava e desaprendi, eu fazia trabalhos manuais e agora não sei mais…
Eu vivia e agora eu “navego” e tenho acesso a tantos conhecimentos…mas a prática se foi, e a vida mudou, e o tempo diminui, e a qualidade de vida caiu, e as radiações maléficas estão à nossa volta nos matando…sem contar, que agora sem dinheiro se vive muiiiiiiito mal neste mundo, perdemos acesso às melhores coisas como vcs bem sabem.
Invejo vcs, no bom sentido, pela qualidade de vida que proporcionam à própria família.
Quero reaprender a viver e poder proporcionar ao máximo de pessoas, uma qualidade de vida maravilhosa em contato com tudo de bom, simples e mais prazeroso que o Universo nos presenteou!!!!
Ninguém mais olha para o céu!!!
Para uma flor!!!
Para uma joaninha!!!
Para um besourinho!!!
As pessoas têm que reaprender à olhar à sua volta.
bjnhs à tds

Reply

Marcela Pontes December 17, 2010 at 8:55

se possível, também gostaria d receber as fontes destas informações, afinal, as colocações acima são muito, muito sérias. O microondas aquece porque faz as moléculas de água dos alimentos rotarem e vibrarem, causando um aumento na energia e consequentemente, calor. Agora, realmente, acho que há pouca divulgação (ou estudos) sobre os efeitos da radiação microondas em outras moléculas presentes nos alimentos………….Eu uso às vezes, meu marido nunca gostou, mas não consigo acreditar de cara assim, sem ler mais a respeito, que é tão nocivo…….Desculpe Pat, adoro e respeito seu site, mas tenho realmente que saber mais…..tanta coisa que ouvimos falar como celulares,rádio,etc,etc, que fazem mal, entretanto o uso sensato não é tão nocivo, acredito eu. Se puder ciatr as fontes, agradeço muito.

Reply

Pat Feldman December 17, 2010 at 10:12

Marcela, são inúmeros links (além de livros) que eu tenho guardados em algum canto do meu computador. Alguns bem técnicos e a enorme maioria está em inglês. Mesmo assim, vou publicá-los no final do texto, acho que muita gente vai se interessar!

Reply

Ana Luiza June 23, 2014 at 14:31

Procura em inglês e usa o tradutor do Google se não souber a língua.
Você acha que as indústrias, que estão mandando no mundo, vão deixar que todos os malefícios de seus produtos seja divulgado?
Não. Eles escondem tudo.
Basta sentir o sabor. A comida de micro onda tem sabor de comida?
Não.
Os produtos modificados geneticamente tem sabor gostoso? Não.
O corpo fala. É só escutar.
E leve a mal não: o uso sensato não é nocivo?
O que você entende por “uso sensato” criatura?
Tem link para os sites no final do artigo.
Infelizmente falta informação em português na internet.
Por quê?
Ah! Por que…. dinheiro. Tudo hoje visa apenas e exclusivamente ao lucro… das empresas.
Entendam isso.

Reply

Anne December 17, 2010 at 9:39

Esses potinhos de vidro podem ser os de papinhas industrializadas vazios? Se não, onde comprar pequenos potinhos de vidro? Eu já procurei aqui em Maceió e nunca achei… bjo e obrigada

Reply

Pat Feldman December 17, 2010 at 9:56

Anne, podem ser o das papinhas sim! Mas despreze o conteúdo original dos potinhos: as papinhas industrializadas.

Reply

Anne December 17, 2010 at 9:58

Com certeza, rsrsrs. Uma amiga tem uns 50 (!!!!) pra doar pra mim, vazios. Beijos! Obrigada!

Reply

Bettina December 17, 2010 at 22:02

Pat, pelo que eu sei, a mecânica da coisa funciona assim, a alternância das ondas emitidas, fazem com que as moléculas girem mantendo orientação (positivo – negativo) adequada. Ou seja, que nem pilha, positivo/negativo, vamos pensar em imãs, que atraem e repelem. SE pudessemos aumentar muitas e muitas vezes qq molécula a olho nu, veríamos que elas são estruturais, elas tem volume e desdobramento de partes. Ou seja, o aquecimento vem do atrito desses giros em função dos polos negativo/positivo, quanto mais tempo, quanto mais atrito, mais giros, mais calor, isso explica porque ele aquece de dentro para fora. Porém, quanto mais giros, mais destruição, pq as moléculas vão se quebrando todas e no final está lá uma verdadeira “gororoba de partículas quebradas”, isso a grosso modo explicado. Mas só isso me basta para perceber que não preciso comê-la!! Agora o que isso tudo de fato causa, é meio suposto, pois não temos vivência suficiente para uma pesquisa conclusiva. Eu não tenho micro ondas, e todo mundo me acha bem louca, talvez seja de fato. bjkas

Reply

Vlader December 18, 2010 at 11:02

Não estamos livres do efeito radiotivo á fontes como os raios solares,celulares,linhas de alta tensão aéreas ou subterranias, todos provocam mudança no nucléo causando n circustancias.No caso do microondas manipulalo erroneamente ou não pode ser fatal!!!!
Nunca abra um microondas procure um tecnico especializado,coloque uma maçã em cima do microondas perto da porta e observe depois se ela vai perdendo a côr ,caso ocorra este está com vazamento de ondas,o uso de alta tensão sempre é perigoso!
Formas de energia como o gás butano,rfs,e carvão,não podem ter contato direto com os alimentos,além de serem perigosos,o famoso churrasquinho de carvão vegetal é fatal pois envena a carne,provocando inumeras doenças.
Faça seus preparos sempre de forma indireta.

Reply

Maria Zenir Pes da Silva December 19, 2010 at 1:54

Li e confesso que fiquei imprecionado o quanto o micoondas é prejudial à saùde.
Gostaria de reber mais informações sobre o tema.
Cordilmente; Maria Zenir.

Reply

Daiana December 19, 2010 at 7:53

Adorei! Eh por essas e outras que eu tb nao tenho microondas em casa tb. Vc acredita que ja me perguntaram se eu nao tenho microondas por falta de dinheiro, absurdo nao.

Ah e qto ser lenda como comenta a Marcia… tb tenho 2 filhos faco tudo em casa, nao tenho microondas e so tenho uma faxineira uma vez por semana. Claro que a casa nao fica arrumadinha como eu queria mas isso eh o de menos, pelo menos aqui em casa eh raridade ficarmos doente.

Feliz Natal.

Reply

Fernanda December 19, 2010 at 20:23

Pat, e sobre wi-fi, você tem alguma informação? Hoje em dia todo mundo tem em casa, e mesmo quem não usa tem a casa inundada pelas ondas dos vizinhos! Sei que são tecnologias diferentes, mas será que também fazem mal? Obrigada e beijo!

Reply

Pat Feldman December 19, 2010 at 22:02

Fernanda, pelo que já li, celulares também são tudo de péssimo e todas as milhões de ondas eletromagnéticas espalhadas pr aí podem nos fazer mal. É uma loucura!!! Eu penso assim: não dá pra gente voltar no tempo ou se mudar para uma caverna do meio do mato ou coisa do tipo. Cosméticos contém substâncias que fazem mal, comida tem, bebida tem, o ar é poluído, o mar é poluído. Se a gente pensar de mais, acaba paranóica.

Eu gosto é de me informar ao máximo e informar o quanto puder os leitores do site Crianças na Cozinha. Quando estamos bem informados, podemos escoler melhor o que vale a pena ou não continuar usando. Eu evito industrializados, uso muito mais vidro do que plástico para armazenar meus alimentos, sempre que posso prefiro orgânicos, não uso microondas e mais um monte de cuidados. Mas eu uso telefone celular, tenho wi-fi em casa, pinto as unhas, etc…

Eu minimizo onde posso, onde me sinto confortável. Tento sair da zona de conforto de vez em quando e me livrar de certos hábitos antigos, mas aproveito muito certas facilidades do mundo moderno. Faço um pouquinho, mas fazer é importante, o que você puder, o que estiver ao teu alcance! Se achar que dá pra largar o celular ou o wi-fi, faça. Se achar que dá pra pintar menos as unhas, faça. Faça a sua parte!

Reply

Márcia Cintra December 21, 2010 at 13:09

Olá Pat , gosto muito do teu BLOG e já tentei me cadastrar diversas vx. mas não consigo !!!
Hj . o assunto me empolgou eu tenho PAVOR de Micro ondas e já ganhei 2 e passei p/ frente na hora !!
Tenho mil razões p/ não gostar que nesses anos de D. de casa pesquisei !!
e olha já sou Dona de Casa há 27 anos ! Rs !
Parabéns pelo que vc. escreveu !
Abs !
Márcia

Reply

Jacqueline December 27, 2010 at 0:03

Pat,

Além de todos esses malefícios mencionados. O microondas é um dos principais responsáveis pela desagregação da família, pois facilitou esquentar a comida na hora em que se quiser.

Não serei hipócrita, mas ainda não consegui me livrar do microondas… :(

Mas as comidinhas da minha bebê nunca irão passar por esse vilão!!!

Reply

Pat Feldman December 27, 2010 at 7:33

Jacqueline, você tocou num ponto que eu não tinha pensado, mas é super verdadeiro!!! Ficou mais vilão ainda!!!

Reply

Bete January 29, 2011 at 10:01

Pat acho que esta geração estamos viciados em microondas…Depois que eu exilei o meu, a família ficou muito feliz e descobrimos que a vida é bem mais “fresca”sem ele. Já faz 2 anos que não tenho e o resultado é pura saúde! bjs

Reply

Isaias March 2, 2011 at 16:52

O livro de Kelvin trudoe, “Curas Naturais que Eles não querem que voce saiba”, também fala dos males do forno microondas, além de falar dos perigos dos alimentos industrializados, cloro, fluor e também dos medicamentos quimicos. Vale a pena ler.

Reply

Pat Feldman March 2, 2011 at 18:03

Vou ler!

Reply

Fernanda March 5, 2011 at 22:40

Pat, você pode compartilhar, por favor, umas dicas pra transformar o almoço em jantar sem apelar pro microondas? Muito obrigada!!!

Reply

Pat Feldman March 5, 2011 at 23:21

Sou craque nisso, vou ver s me lembro de escrever sobre o assunto qualquer hora!!

Reply

Mariana October 3, 2013 at 1:33

Pat!!
To querendo as mesmas dicas que a Fernanda!
Como aquecer as sobras do almoço para usar na janta?
Por favor escreva sobre!
Estou tentando me livrar do meu microondas.

Obrigada!!

Reply

Pat Feldman October 3, 2013 at 5:22

Se for ensopado: panela
Se for arroz: vapor
Algumas outras coisas podem ser colocadas em banho maria.

Reply

Carol Prestes March 21, 2011 at 22:45

Pat, meu marido é físico e muitas destas coisas eu sabia por ele. Não temos microondas, nem sentimos necessidade de ter.

Achei excelente seu artigo, enviei para várias pessoas – com suas referências, obviamente – e espero de coração que o texto as toque.

Já conversamos muito com amigos e familiares sobre o Microondas mas as pessoas insistem em achar que ele faz parte do pacote do “ser moderno”.

Lamentável…

Amo seu site, faço muitas receitas e recomendo para todo mundo!

Um beijo grande!

Reply

Pat Feldman March 22, 2011 at 8:39

Obrigada pelo carinho, Carol! Quem sabe teu marido não escreve um texto mais completo sobre os malefícios do microondas para publicarmos aqui no site?

Reply

Camilla March 24, 2011 at 23:25

Eu evito ao máximo o uso de microondas, porque já sabia que os alimentos perdem muitos nutrientes. Os outros problemas já ouvi falar, mas nunca soube se tinham sido comprovados ou se as pesquisas ainda estavam meio no início ou se eram controversas. Existe tanto recall de produtos considerados não seguros. Como é que os micro-ondas continuam em circulação?

Reply

maria cristina November 21, 2011 at 10:58

Bom dia Pat,

Falando no microondas, ontem fiquei com a cara no chão, literalmente.
Venho tentando faz tempo repassar informações úteis e que considero super importantes, para os membros da minha familia, mais não adianta, se a pessoa no estiver interessada, e a tóa falar, uma pena.

Ontem a minha irmã mais velha, contou que tem microondas novinho, e esta maravilhada, já falei para ela do maleficio, mais não acreditou.
Ela simplesmente adquiriu, o equipamento da modernidade, como se fosse uma prova que ela é bem informada e atualizada.
Ainda me disse em tom de reprovação que fez o curso para aprender a manusear o aparelho, ditado por uma NUTRICIONISTA, e que a tal falou que ela só consome comida de microondas, que além de ser ultra prático, não faz sujeira como o fogão convencional, e que NÃO FAZ NENHUM MAL A SAÚDE.
Então obviamente eu fiquei sem argumentos, ao final eu sou a irmã mais nova…diante da universitária formada.
O detalhe é que a minha irmã sofre de rosácea, e candidíase recorrente, o marido teve que fazer cirurgia de urgencia para tirar a vesícula que tinha virado areia por conta da coca cola, além disso tem úlcera no estómago, o meu sobrinho de 20 anos, eternamente alérgico….

A minha outra irmã, também acha o máximo, já que uma amiga tem e usa para descongelar as carnes (que sempre esquece de tirar do freezer), então vai pelo mesmo caminho.
Ela também sofre disturbios hormonais, ou não menstrua o menstrua o mes inteiro, o marido dela tem gordura no fígado e por ai vai.
Além disso as duas estão acima do peso.

Gente e eu achei que estava ajudando, ontem me dei conta que as pessoas acreditam no que querem acreditar! Não adianta você falar, fiquei muito triste, muito mesmo, mais quando se trata de gente próxima e você não tem mais como ajudar…
Ontem me senti tremendamente frustrada…

Me desculpa o desabafo Pat

Reply

Pat Feldman November 21, 2011 at 11:28

Te entendo perfeitamente, Cris! E é por isso que cada vez mais, deixo minhas informações “premium” para quem se inscreve nos meus cursos – essas estão realmente interessadas!

Reply

maria cristina November 21, 2011 at 11:52

Verdade verdadeira Pat!!

Aliás, comprei o livro do teu marido, e amei!!
Li correndo , agora vou ler de novo, tranquila, e assimilar tudinho!

Parabéns pelo trabalho dos dois, vou tentar fazer o curso, na próxima que venhas para estes lados.
Bj

Reply

Dórian Fogliatto November 12, 2012 at 0:31

Pat, esse artigo de Wayne e Newell é de 1995, e além de datado, novas tecnologias e novas pesquisas o invalidam em vários pontos. É verdade que o vazamento da radiação pode causar mal, e plásticos nunca devem ser usados para alimentos quentes, mesmo feitos de outro jeito (qualquer plástico solta moléculas nocivas quando aquecido), mas tirando isso, nenhum efeito a longo prazo pode ser comprovado – porque não existem pesquisas que realmente acompanhem a longo prazo o consumo de comida preparada em microondas. Isso implicaria em décadas de acompanhamento de grupos diferentes, incluindo um que comesse apenas comida de microondas e nada mais, o que simplesmente não existe. Do ponto de vista científico do que sabe isoladamente sobre preparo de comida e sobre como microondas afetam as coisas, o forninho não é esse bicho-papão não.

Mas, pessoalmente, eu ainda prefiro o gosto da comida preparada no forno comum. A comida de microondas é tão nociva quanto uma comida assada na brasa, feita numa panela de alumínio, big mac todo dia ou litros de refrigerante por dia. Moderação e conhecimento invalidam qualquer teoria mirabolante sobre o assunto.

Reply

Patrick Ambrogi December 28, 2012 at 22:14

Olá, Pat!
Existem muitas teorias à respeito dos males causados pelo microondas, mas quase tudo sem embasamento científico, ou sequer conhecimento de como é o funcionamento de um forno de microondas, que simplificando, e muito, nada mais é do que o rápido aquecimento das moléculas de água contidas dentro dos alimentos, através da vibração causada pelas ondas que o atravessam. Realmente existem alterações moleculares durante o processo, mas não há nada que prove que esse tipo de forno seja nocivo ã saúde. Como citado anteriormente, o artigo de Wayne e Newell é bem antigo, e exclue as novas tecnologias empregadas nesse tipo de eletrodomésticos.
Sugiro às mamães e papais de plantão, que antes de execrar o microondas, que procurem saber um pouco mais a respeito dos tipos de materiais utilizados no aquecimento e/ou preparo dos alimentos nesse tipo de forno ou em qualquer outra fonte de aquecimento, pois teorias sobre os males causados pelo microondas, existem aos montes.
Parabéns pelo blog e pelas dicas!!

Reply

Pat Feldman December 29, 2012 at 6:17

Patrick, exatamente porque os estudos sobre os malefícios não são conclusivos, não se sabe ao certo se fazem mal ou não, mas sabe-se que o alimento se altera, é que eu prefiro (e recomendo) evitar! Na dúvida, opto pela moda antiga, o bom e velho fogão!

E acima de tudo, qualquer comida aquecida em microondas fica com um gosto tão horrível que, para mim, é motivo mais do que suficiente para evitá-lo!! (risos)

Reply

regina January 23, 2013 at 21:53

Olà!
Adoraria que vc, com sua exuberante gentileza, me esclarecesse se posso descongelar alimentos no forninho elètrico.
Gratìssima!

Reply

Pat Feldman January 24, 2013 at 9:05

Eu nunca tentei. Ou me lembro de tirar antes do freezer e deixar descongelar aos poucos na geladeira, ou uso o banho-maria

Reply

Adriano B. Oliveira February 1, 2013 at 23:26

Oi, muito bacana seu site. Parabéns!
Ah, microondas? Sem chances! Eu tive a oportunidade de preparar um prato no microondas e senti de cara a diferença: comida ressecada, que esquenta de maneira atípica, como que tendo o calor concentrado no exterior do alimento.
Tive o desprazer de ir comer num restaurante aqui na cidade onde estou morando (São Luís-MA) e com o calor que fazia esperava chegar um prato fresco e preparado com carinho. Mas de repente ouço um “Piiiiiii” e me deparo com um prato aquecido no microondas. Não aceitei, preferi ficar com fome durante o dia!

Reply

Adriana May 31, 2013 at 15:26
Camila July 5, 2013 at 11:52

Olha nunca fui contra o uso do microondas mas não usava muito pelo mesmo motivo descrito”O GOSTO DE PLASTICO”. A mais ou menos sete meses estou trabalhando em período integral e por este motivo almoço no trabalho. A comida que eu trago para o almoço é a mesma que eu como em casa na janta, mas o que mais me chamou atenção foi que sempre que eu comia no trabalho eu passava mal ficava tonta com dor no estomago e na cabeça. Por um bom tempo achei que estava doente mas conversando com uma colega descobri que o problema era do bendito microondas. Ela me disse que tinha o mesmo problema passava mal todos os dias e foi ao medico e sempre disse a ele que o problema talvez fosse do microondas, mas o médico sempre discordou. Até que ela começou esquentar a comida em banho maria e percebeu que realmente o problema era do microondas.

Reply

Mauro October 5, 2013 at 22:12

As microondas são um tipo de energia radiante e, assim como as ondas de rádio, a luz visível, o infra-vermelho e a eletricidade, fazem parte do espectro eletromagnético, ou seja, são uma forma de radiação eletromagnética. São classificadas como radiação não-ionizante, pois, diferentemente dos raios-X e dos raios Alfa, Beta e Gama, seus efeitos são estritamente térmicos e, portanto, não alteram a estrutura molecular do item que está sendo irradiado. Acho que existe muito alarde e pouca prova a respeito do assunto. Tais aparelhos produzem ondas na faixa microondas. Ocorre que mesmo no melhor dos aparelhos apenas entre 65% a 80% da potência é irradiada na faixa de frequência com o comprimento de onda especificado os outros 20% são espúrias. Na realidade o aparelho pode ser usado em segurança em períodos curtos e tão somente para descongelar ou aquecer levemente a comida. Não considero adequado longas preparações em potência /tempo elevados, acima de 5 minutos. O mais importante é se manter distante do aparelho enquanto o mesmo está ligado em uso. Quando a alterações na química dos alimentos, só posso crer que seja uma verdade; repare que se não consumir uma fruta descascada rapidamente, sua superfície oxida, da mesma forma pode também verificar que obterá mais nutrientes consumindo a fruta diretamente do que preparando-a num liquidificador que altera negativamente a química dos alimentos que tritura, mas niguém fala sobre este assunto. Em todos os casos existem perdas significativas mas não há risco substancial. Sugiro mais ponderação nas afirmações e condenações propostas! Mas concordo que um bom fogão resolve 95% dos problemas do dia- a- dia!

Reply

Bia April 30, 2014 at 18:34

Thalita, vc tem razão quando fala que não trabalhar fora e ainda ter uma pessoa que ajude todos os dias em casa não é a realidade da maioria das mulheres. Eu só não acho que ter todas as atribuições que você citou pdevam ser uma justificativa para deixar de incluir hábitos que vão melhorar a saúde da familia. Eu estudo de manha, periodo que meu filho fica na escola, pego ele na hora do almoço, fico com ele de tarde. Trabalho de noite. Mesmo assim, aqui em casa não usamos microondas,e quase tudo é preparado aqui: as refeicoes, bolos, biscoitos… No final de semana cozinho e congelo tudo porcionado para almoço e janta, descongelamos de acordo com a necessidade numa panela grande com potinhos de vidro, como a Pat falou, em banho maria. Compras faço de tarde e 1 vez por semana vou na barraquinha de orgânicos. Não é facil se adaptar à nova rotina que isso tudo demanda, e muitas vezes fico cansada. muito cansada. Mas vale a pena o esforço, pode acreditar.

Reply

Jonice May 3, 2014 at 11:05

Olá, observando os comentários sobre o artigo, não pude me conter em comentar.
Pat, PARABÉNS por seu estilo de vida INTELIGENTE e AMOROSO……
Raras pessoas VIVEM DE VERDADE a experiencia de ter filhos, amá-los, e o mais importante de tudo e que faz TODA A DIFERENÇA NO FUTURO -SE RESPONSABILIZAR PELAS VIDAS QUE GEROU- pois a preguiça, a má vontade, o egocentrismo, o egoísmo e tantos outros ismos que vemos em nossa sociedade atual, não permitem que se tenha apenas um rótulo de Mãe……e nada mais….

Admiro demais o teu trabalho……

Reply

Natália June 5, 2014 at 23:19

Como vc faz pra aquecer os alimentos Pat? Não tenho tempo para nada, mas vou dar um jeito de não usar microondas mais! Só banho maria mesmo? O que usa para fazer o banho maria, digo de utensílios?

Reply

Pat Feldman June 6, 2014 at 5:25

As vezes coloco numa panelinha, com um pouco de água. As vezes banho maria, as vezes no vapor. Para banho maria, qualquer panela e um recipiente de vidro temperado em geral dá conta.

Reply

Roberta July 7, 2014 at 16:28

Ain, eu nunca gostei do gosto da comida do microondas, tava até comentando com o marido como até o leite com toddy da adolescência ficava ruim esquentado lá rsrs

Ou seja, o microondas não queremos mesmo, mas estamos pensando em um forno elétrico ao invés do tradicional a gás. Tô procurando sobre a qualidade do alimento feita nele, se interfere em algo (não conheço ninguém que tenha para eu experimentar o gosto rsrs), foi assim que cai aqui, sobre isso você tem alguma informação?! Bjs

Reply

Pat Feldman July 7, 2014 at 18:31

Roberta, eu tenho forno elétrico e estou bem satisfeita com ele!

Reply

Roberta July 8, 2014 at 8:28

Grata pela resposta e pela rapidez, Pat! Se comprarmos o tal, volto aqui para te contar a experiência!

Beijos!

Reply

VILERMANDO July 13, 2014 at 13:56

Pat, obg pela matéria, foi mto esclarecedora. Diante de várias discussões só gostaria de repetir uma frase bastante dita por aqueles que gostam do assunto Alimentação Saldável, “Quem ñ tem tempo de cuidar da saúde, com certeza vi ter que encontrar tempo para cuidar de sua doença”. Boa saúde a todos.

Reply

Pat Feldman June 23, 2014 at 15:50

Concordo com tudo Ana Luiza, menos com a panela de pressão!!!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 28 trackbacks }

Previous post:

Next post: