Banana, um alimento prático e nutritivo para o seu bebê!!

by Pat Feldman on 13/11/2013 · 29 comments

in Alimentação, Bebês

cimg2003

As bananas são uma excelente fonte de nutrientes e por isso é uma das melhores frutas para ser apresentada ao bebê no iní­cio da sua alimentação sólida, após os 6 meses de leite materno exclusivo (de preferência).

As bananas são freqüentemente chamadas de um dos alimentos mais perfeitos da natureza porque dizem conter tudo o que uma pessoa precisa para viver. Um dos mais importantes nutrientes da banana é o potássio e as fibras. As bananas também são ricas em vitamina B6, vitamina C e vitamina B2.    

O potássio das bananas algumas vezes ganha má fama devido à confusão com sódio (sal refinado). O potássio contribui para uma pressão arterial saudável, assim como funções cardíacas saudáveis. Alguns estudos sugerem que pessoas que consomem bananas e outros alimentos ricos em potássio são menos propensas a desenvolver artereoesclerose e pressão alta.

As bananas também são conhecidos anti-ácidos naturais. São conhecidas por proteger contra úlceras estomacais.

Uma das comidinhas mais práticas!!!

Além das maravilhosas propriedades citadas acima, as bananas são ainda um dos alimentos mais práticos para se carregar por aí. Els vêm em “embalagem própria”, a casca, e não precisam ser lavadas antes de comer (eu costumo lavar as cascas rapidamente quando venho da feira). É só descascar e se deliciar!  Tudo isso é uma mão na roda para os papais e mamães na hora de uma viagem ou um passeio longo, sem ter que apelar para industrializados. Sem contar que banana é uma fruta unanimidade, fácil de encontrar em qualquer mercadinho, qualquer feira ou outro ponto de venda.

Dê uma olhada a seguir no que é que a banana tem de bom:

BANANA: (uma média)

VITAMINAS:
Vitamina A – 95 IU
Vitamina C – 11 mg
Folato (importante durante a gravidez) – 22.5 mcg
Vitamina B6 – 0.7mcg
Niacina – 0.6 mg
Ácido Pantotênico – 0.31 mg
Vitamina E – 0.67 IU

MINERAIS:
Potássio – 467 mg
Magnésio – 43 mg
Fósforo – 27 mg
Cálcio – 7 mg
Selênio – 1.3 mg
Ferro – .4 mg
Também pode conter traços de zinco, manganês e cobre.



Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 24 comments… read them below or add one }

Clarissa November 16, 2008 at 23:22

OI.ACOMPANHO DIARIAMENTE CRIANÇAS NA COZINHA, QUE EM MUITO TEM ME AJUDADO COM MINHA BEB~E DE 6 MESES. gOSTEI DO ARTIGO REFERENTE A BANANA, POREM TENHO ALGUMAS DÚVIDAS: dEI BANANA A MINHA BEB~E E APÓS ELA PASSOU TRÊS DIAS SEM IR AOS PÉS. fIQUEI PREOCUPADA E NÃO DEI MAIS, ERREI? qUAL A BANANA MAIS INDICADA PARA A IDADE DA MINHA BEBÊ? oBRIGADO

Reply

Vânia November 19, 2008 at 21:38

Adorei o blog e principalmente essa matéria sobre bananas. Adorooooo banana!!!
Voltarei aqui mais vezes.
Sucesso
Vânia

Reply

Ruana May 11, 2010 at 0:09

ADOREI!!!!!!
meu filho tem 3anos e ele se alimenta mal,mas adora banana
fico com receio de dar tanta banana a ele mas é a unica comida que ele aceita.
vou volta aqui!!!!!

Reply

Carolina September 1, 2010 at 17:22

ola, gostei muito das informações a respeito das bananas. mas gostaria de saber quais as contra indicações reais de se dar ao bebe a parte da banana onde ficam as sementes, pois fui informada que a esta parte faz a criança ficar constipada. mito?

Reply

Pat Feldman September 1, 2010 at 18:28

Carolina, meu filho mais velho, quando bebê e até hoje, sempre comeu as bananas inteirinhas e sempre passou longe de ser constipado. Acho que é mito!

Reply

josemir September 26, 2010 at 13:02

boa tarde,

gostaria de saber se banana faz mal para que tem adenoide?

Reply

DEBORA November 12, 2013 at 16:58

oi gostaria de saber ser preciso cozinhar a banana antes de dar para o meu bebe de 6 meses e meio

Reply

Pat Feldman November 13, 2013 at 17:29

A banana não precisa ser cozida, Debora.

Reply

FLÁVIABIN November 14, 2013 at 11:43

Minha filha é APLV, mama em livre demanda e quando provou banana reagiu. Em menos de dez minutos onde a banana tocou nela inchou e ficou vermelho, foi o maior susto. E fico pensando será que foi do carbureto? (comprei a banana na feira) será que é alergia a banana mesmo??? Vou esperar um pouco e tentar com uma banana que eu conheça a origem.

Reply

Pat Feldman November 14, 2013 at 12:26

Flávia, muitas alergias que acreditamos ser a um alimento, na verdade é alergia ao pesticida e/ou conservante adicionado a ele. Pense nisso! Mesmo alimentos naturais e saudáveis podem causar alergias em quem tem a sensibilidade, mas isso é bem menos comum do que imaginamos!

Reply

Paula November 21, 2013 at 18:25

Flávia, eu também tenho APLV e tive um choque anafilático horroroso quando minha mãe tentou me dar banana pela primeira vez, aos meus seis meses de idade. Nós sempre acreditamos que foi por causa dos pesticidas, já que a banana não era orgânica, mas ainda não tivemos coragem de tentar novamente… Até porque eu ainda não achei ninguém que tenha uma bananeira no quintal pra me dar algumas. Se sua filha provar a banana orgânica e não reagir, não deixe de nos contar!

Reply

Carol November 21, 2013 at 11:01

Você esqueceu de traduzir um pedaço rs. Pat, você poderia começar a colocar suas fontes de pesquisas ao final de cada postagem. É interessante dar os créditos também, afinal, copiar e colar sem creditar quem ralou pra fazer a pesquisa e trazer os números é antiético ;)

Reply

Pat Feldman November 21, 2013 at 15:44

Carol, eu não simplesmente peguei um artigo e traduzi. Foram trechos sim, “dali e daqui”, interpretações e conclusões minhas. Se você der uma espiada em outros artigos meus, verá que sempre que traduzo algum texto na íntegra por achá-lo interessante, dou os devidos créditos. Minhas fontes de pesquisas são muitas, internet – falo de vários sites em vários textos meus, e livros,sobre os quais também já falei em diversas ocasiões aqui no site. Acho um horror “chupar” trabalho dos outros sem creditar.

Reply

Carol November 22, 2013 at 8:39

Concordo, Pat. Eu faço dourorado e mesmo pequenos trechos ou ideias que tiro de algum artigo devem ser creditados nas referências.

Reply

Pat Feldman November 23, 2013 at 19:36

Carol, o meu trabalho é apenas um blog e não uma tese de doutorado… Ainda assim, se você observar com atenção, notará que menciono muitas referências, apesar de não usar o formato normalmente esperado em teses e outros documentos oficiais.

Reply

Karina November 25, 2013 at 1:10

Boa noite, Paty. Em primeiro lugar quero te dar PARABÉNS, você está fazendo uma “lavagem cerebral” em mim em relação a alimentação de meus filhos, tenho 02 filhos uma bebê de 08 meses e um meninão de 07 anos, se você puder me ajudar eu te agradeço: minha bebê não toma leite nenhum a não ser o materno, faço iogurte pra ela em casa com leite de saquinho, ai ofereço 02 vezes ao dia pela manhã quando ela acorda misturado com alguma fruta e a tarde da mesma maneira ela ainda mama no seio 03 vezes ao dia(mas bem pouquinho), essa quantidade de cálcio é ideal pra ela?E qual a alimentação “ideal” pra ela? Quanto ao meu menino ele consome leite em pó, e já li eu um de seus artigos que leite em pó não é nada saudável, será que seria melhor substituir o leite em pó pelo iogurte natural caseiro? E para o iogurte ficar mais consistente o que posso fazer? (não tenho acesso ao creme de leite fresco). Fico indignada com a moça de cima, você tentando nos ajudar e ela te criticando, você em nenhum momento falou que tudo que você escreveu saiu de sua cabeça ou foi de estudos que você fez!! Mas mesmo assim, você foi super direta sem perder a educação, PARABÉNS!! Quando crescer quero ser igual a você!! rsrsrsrsr

Dricka November 21, 2013 at 11:08

Amo! Amo! Amo! Se me perguntarem qual fruta predileta, nem me lembro da banana, porque, para mim, mais do que fruta banana é comida, e das mais versatéis.

Reply

vanessa March 20, 2014 at 21:22

Paty, dou ao meu bebê em media 3 bananas ao dia todos os dias, é a única fruta que ele aceita na mamadeira. Sera que faz mau?
Aproveito que ele não come bem e dou vitamina de leite, banana, aveia e quinoa.
Help !!!

Sucesso bj

Reply

Pat Feldman March 20, 2014 at 22:08

Vanessa, eu só dei grãos para os meus filhos depois de um ano de idade, e não me arrependo disso – eles não tiveram problemas com cólicas e má digestão, o que pode ocorrer quando consomem grãos mais novinhos. Na vitamina eu tiraria os grãos e trocaria leite por iogurte.

Reply

Mara Palhares May 15, 2014 at 11:54

Pat… tenho uma bebe de 4 meses que resolveu não querer mamar nada mais além de leite com banana. Ela fazia alimentação exclusiva de L.A pois não consegui amamenta-la. Ela sempre mamou pouco, mas mamava. Do dia para noite parou de mamar, ficou 5 dias sem querer mamar nenhum leite, a pediatra nesse momento liberou as frutas para ela se alimentar de alguma coisa, o suco de laranja lima ela adora, mas a única fruta q ela gostou foi a banana. Bati no leite e pronto, amou. Se bato mamão, pera, maça, ela não mama, faz vômito. Mas a banana ela mama 120ml, coisa q nunca fez, mamava 60ml, ou no máximo 90 do leite puro. bem, a minha pergunta é… será q faz mal eu dar tanta banana pra ela? Nem to dando mais papinha, já q ela em toda mamada toma banana. Uma banana prata grande dá para 3 mamadas para ela, ou seja ela usa 2 bananas e meia, em média por dia. O leite que ela usa é o Nan Comfor. Obrigada

Reply

Pat Feldman May 16, 2014 at 20:34

Mara, o melhor que você tem a fazer é conversar com o seu pediatra sobre essas dúvidas!

Reply

Roselene Alves Moreira Antoniol September 3, 2014 at 12:26

Pat,gostaria que vc ,se puder a receita da geleia de morangos.Muito obrigada.bjs.

Reply

Pat Feldman September 3, 2014 at 18:57
Pat Feldman November 25, 2013 at 6:10

Karina, pra falar a verdade eu nem acho que leite e derivados sejam a melhor fonte de cálcio na nossa alimentação!! Sim, eles são ricos em cálcio, mas o nosso organismo não usa tão bem esse cálcio. Se a sua preocupação é essa, invista no preparo de caldos caseiros, nozes e castanhas, que contém o cálcio de forma que o organismo aproveita muito melhor!

Ah, e obrigada pelo carinho!

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 5 trackbacks }

Previous post:

Next post: