Cozinhas típicas DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA RECEITAS

Moqueca de Banana da Terra

Screen Shot 2014-12-06 at 10.13.28 PMGraças a uma consultoria que estou realizando, andei pesquisando a respeito da típica culinária indígena no Brasil, e foi bem no meio dessas pesquisas que eu acabei me deparando com esse prato que me deixou com água na boca. O ritmo de trabalho alucinante só me permitiu testar a receita hoje, mas se eu soubesse que era tão fácil…

Essa receita é de arrasar, simplesmente deliciosa, e agradará especialmente os vegetarianos – eu não sou, mas respeito que é!

O detalhe: pleno sábado, crianças brincaram o dia todo no sol e chegamos todos exaustos em casa. Pois eu vou contar o melhor: chegamos, tomamos banho, nos trocamos e preparamos o jantar em apenas uma hora (para toda a sequência de banho/roupa/cozinha). A moqueca em si levou menos de 30 minutos, e olha que eu tive que picar tudo na hora, aprontar tudo mesmo na hora.

Como não tinha arroz pronto (sempre o acompanhamento favorito por aqui), acompanhamos a moqueca com uma farofa de couve e alho, que eu também fiz na hora, bem saborosa. Combinou super bem!

Mãos a obra, e se tiver uma boa panela de ferro, ess é a hora de usá-la!

Ah, vale lembrar que a nossa lista de ingredientes contém alguns reconhecidamente contaminados em excesso pelo uso de pesticidas portanto nesse receita em especial eu recomendo que você compre ingredientes orgânicos.

Screen Shot 2014-12-06 at 10.14.27 PMIngredientes:

(com essa quantidade comemos em 3 pessoas, sem ficar estufado com excessos)

1 colher de sopa de manteiga ou gordura de coco

1 colher de sopa de azeite de dendê (MUITO cuidado ao comprar azeite de dendê, muitas marcas no mercado misturam óleo de soja a ele!!)

1 cebola picada

2 dentes de alho finamente picados

1 pimentão verde picado

1 pimentão vermelho picado

1 pimenta dedo de moça (opcional e eu não usei dessa vez por duas razões: não tinha em casa e sou fraca pra pimentas, mas já vi que o adocicado da banana pede uma picância a mais, então da próxima…)

3 tomates médios picados

2 xícaras de leite de coco caseiro

sal e pimenta do reino à gosto

6 bananas da terra (eu usei uma banana que não é da terra

2 galhos pequenos de folhas de coentro frescas

Modo de Preparo:

Numa panela refogue a cebola na manteiga com azeite de dendê até que ela comece a amolecer.

Junte o alho, os pimentões, mexendo sempre, e depois os tomates picados.

Quando estiver tudo amolecido, junte o leite de coco caseiro e tampe. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Abra a panela, tempere com sal e pimenta (cerca de uma colher de chá de cada, mas coloque menos e vá experimentando, para ficar do jeito que VOCÊ prefere), e deixe o molho apurar.

Enquanto o molho da moqueca apura, descasque as bananas e corte-as em rodelas. Junte todas na panela e tampe. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo.

Desligue o fogo, junte as folhas de coentro fresco e sirva imediatamente.

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

2 comentários

  1. Já imaginei a moqueca, farofa de couve e um peixinho assado… Hummmm!
    Quero muito experimentar!
    Na correria dessa vida, não estava entrando e comentando com frequência!
    Estou tirando o atraso Pat!
    Boa semana!

Comentários estão encerrado.