Alimentação ARTIGOS MAIS... RECEITAS

Xarope Caseiro Contra Tosse

Picture 6

Se tem uma coisa que literalmente tira o sono da gente é a tosse. Se estamos com tosse não dá para dormir, se alguém tem tosse ao nosso lado, um horror, e filho com tosse é preocupação na certa! A indústria farmacêutica oferece os mais variados xaropes contra a tosse, mas sábias mesmo eram nossas vovós, que em casa mesmo, com ingredientes da sua horta e do seu pomar, eram capazes de aliviar a tosse.

CLIQUE AQUI para se cadastrar e receber novidades da minha cozinha em primeira mão!!!!

CLIQUE AQUI e conheça um pouco mais sobre outros remédios caseiros, mas lembre-se que nada substitui um bom médico e uma consulta ao vivo e a cores!

Essa semana, acho que de cansaço acompanhado nas variações malucas de temperatura que estão ocorrendo, meu marido arrumou uma bela tosse… Ele sofre com ela, e eu mais ainda, não consigo dormir com aquele barulhão!

Já que não tenho pomar ou horta em casa, aprvetei a feira de hoje e comprei todos os ingredientes fresquinhos para esse poderoso remédio contra tosse, super fácil de preparar e realmente eficiente no combate à tosse.

Para preparar o xarope em casa seja muito exigente quanto à procedência dos ingredientes. Escolha tudo orgânico, um mel de qualidade, o mais artesanal possível. CLIQUE AQUI e leia mais sobre mel.

Ingredientes:

1 maço de agrião orgânico

1 xícara rasa de mel

sumo de 1 limão

Modo de Preparo:

Leve o agrião picado (folhas e talos) ao fogo muito baixo com 1/4 de xícara de água filtrada durante cerca de 20 minutos. Panela tampada!

Passado esse período as folas de agrião murcham e soltam todo o liquido.

Transfira o agrião cozido mais o líquido para o liquidificador, juntando o mel e o limão.

Bata.muito bem, até obter uma mistura o mais homogênea possível.

Guarde em um recipiente de vidro com tampa na geladeira e tome uma colher de sopa a cada duas horas.

APROVEITE A ÉPOCA DAS FESTAS E DÊ DE PRESENTE AOS SEUS AMIGOS E FAMILIARES GOSTOSURAS SAUDÁVEIS E SABOROSAS! FALE COM A PAT PARA CONSULTAR AS OPÇÕES DE PRODUTOS E A MONTAGEM DE CESTAS VARIADAS!

A Vera, do blog Fora do Manual me contou que também já testou com muito sucesso um xarope caseiro contra a tosse à base de abacaxi e mel. Ela me contou o preparo:

A receita caseira de xarope de mel e abacaxi, muuuuuuuuuito fácil de fazer: basta cozinhar rodelas maduras da fruta e mel (para cada fatia uma colher de sobremesa). Vai cozinhando em fogo baixo até ficar em ponto de calda e a coloca num vidrinho bem fechado, dando 3 ou 4 colherinhas por dia.

É tiro e queda (para a tosse, é claro…)!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Instagram

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

326 comentários

  1. Pat, como você poderosa!!!
    Esse xarope é fantático!
    Voc~e pode tambem fazer com guaco!
    Bjão

  2. Que benção essa receita!! Estava mesmo pensando em uma solução para a tosse do meu filho! Valeu Patty! =]

  3. Excelente, como sempre vc traz ótimas informações pra mamães atrapalhadas feito eu…

    1. Fernanda, mães nunca são atrapalhadas.. Elas são no máximo um pouco inexperientes!!

      Tenho certeza de que você é uma ótima mamãe, atrapalhada ou não, inexperiente ou não!

  4. Olha a ignorância: o que significa uma “xícara rasa”? Uma xícara cheia de mel, mas sem encher até a borda?

  5. Que bom! Estava procurando esse do abacaxi e ainda levo de sobra a receita com agrião.
    Será que juntar os dois tb dá certo? rsrsrsrs

    Graças á Deus meu filho só gripa uma vez por ano, sim, sou abençoada! Ele me puxou, tb só gripo uma vez por ano e tem ano que não gripo, uhuh!!!!
    Mas o maridão costuma gripar mais. É bom ter essa receita á mão. Obrigada.

  6. Pat
    Uma dúvida! Este xarope acalma a tosse ou faz a função de expectorar.
    Pergunto, pois uma vez a pediatra me deu esta explicação. Existem tosses que precisam ser acalmadas. Acredito que sejam aquelas sem catarro(seria um determinado medicamento), mas outras precisam de expectoração (outro tipo de medicamento).

    1. gostaria de saber assim como a Silva se o xarope de mel é expectorante.Adorei essa pagina

  7. Pat, sempre dei xarope caseiro para minha filha. Receita do pediatra dela. Essa com agrião eu não conhecia.
    Bj,
    Dani.

  8. Pat, MUITO obrigada pela dica!!! Parece ter sido feita sob medida!!! como não gosto nem um pouco de remédios e os evito imagine os xaropes para meu bebê? urgh… só uma vez até hoje, e no futuro se necessário, certamentefarei a sua receita! um beijão e que em 2009 continuemos contando com seus ensinamentos e dicas!
    Um beijo!

  9. queria ,,,saber qual é a validade desse xarope por quanto tempo,,,,ele dura na geladeira ?? e se não faz mais mal,,,,tomar gelado ???? poderiam me responder e se possivel queria saber ..tbm do xarope de abacaxi ,,,qual o tempo de validade ,,,,bj

    1. Elisa, na minha casa o máximo que já deixei o xarope de agrião foram 3 dias – guardado na geladeira. O xarope de abacaxi eu nunca preparei, mas acredito que 3 dias seja um bom prazo de validade para ele, portanto o ideal é preparar somente uma pequena quantidade, para não haver desperdícios.

  10. Parabens pelo seu blog,estava procurando receitas de xarope,meu neto ha algum tempo vem tomando medicamentos p/combater gripe/tosse,sem exito entaum,gostaria de saber se vc tem alguma receita especifica p/crianças na idade inferior aos 2 anos,meu neto tem 15 meses.Qnto a validade dos produtos caseiros sempre ouvimos dizer que sendo bem elaboradas respeitando as condições de higiene,recipientes e locais adequados podem ser reservadas ate 03 meses.

    Fraternalmente
    Sergio Reina

    1. Seja muito bem vindo, Sergio!

      Essa receita de xarope vai muito bem para um menino de 15 meses, pode oferecê-la ao seu neto sem preocupação, tenha apenas o cuidado de escolher um mel de boa procedência e dê preferência por agrião orgânico.
      Quando eu preparo o xarpe aqui em casa, prefiro fazer menos quantidade por vez e, caso necess’rio, fazer de novo para ter sempre fresquinho, portanto não tenho certeza sore a validade de 3 meses neste caso.

  11. ObriGADU!Aguardo futuras postagens pois encontrei muita satisfação em navega nesta pagina.Q o nosso Poderoso Criador do Universo Abençõe vc e tds os seus.

    Frtrnl Abrç

    Sergio Reina

  12. Pat!!!
    meu filho tem um ano e 9 meses tem problemas de garganta de vez em quanto….Gralmente qd evo no medico eles passam antibiotico,mas gostaria de uma receita cseira que eu possa da p/ ele…
    por favor me responda se for possivel agradeço…bjos

  13. Peguei a receita do xarope no link que a Flávia fez no blog dela (Joao Austronauta). O Gabriel ainda não pode ingerir mel, mas a receitinha já vai para os meus arquivos. Quando morei em REcife, lembro que as mulheres prepararam um melado sempre que alguém ficava gripado. Não sei o conteúdo do melado, mas essas receitinhas caseiras são ótimas!

  14. Descubri teu blog, no link do Astronauta e estou adorando.
    Parabéns!!

  15. Oi Pat…gostaria de saber dicas para levantar a imunidade de crianças,meus fihos gripam com muita falicidade…bjs e Obrigada!!!!!!

    1. Barbara, alimentos densos em nutrientes são tudo de bom para melhorar a imunidade: caldo de carne caseiro,caldo de galinha caipira óleo de coco extra virgem e o óleo de fígado de bacalhau estão entre os meus favoritos. Ah, ovos caipiras de boa procedência também são fundamentais! Dá uma lida neste depoimento: https://pat.feldman.com.br/?p=968

    1. Conforme você vai tomando, a tosse vai aliviando, gradativamente. O tempo de melhora total com certeza depende do estado geral do doente.

  16. oi tudo bem queria saber se esses xaropes de agriao e abacaxi tem validades. não sei mas o que fazer minha filha e diariamente com gripe e uma tosse muito seca .o que fazer? se puder me responder eu agradeço.

    1. Lucinéia, aqui em casa, todas as vezes em que preparei o xarope, os utilizei em menos de uma semana. É o que testei.

  17. Minha filha tem 4 anos e quando fica gripada, fico imaginando pois ela deixa de se alimentar mesmo eu tentando varios alimentos o que devo fazer, pois ela fica tossindo muito qual o melhor xarope? Aguardo suas informações.
    desde ja agradeço
    Isabelly

  18. Pat, moro na Suiça e até o momento nao encontrei o agrião, no entanto, tentei fazer o xarope de abacaxi colocando apenas 2 rodelas, dai o abacaxi sugou todo o liquido. Como devo proceder???? vc ou alguém que já tenha feito teria ideia de qtas rodelas pra fazer por 3 dias??????

    Responda-me assim que puder, por favor.
    atenciosamente,
    Sara

    1. Sara, eu nunca fiz o xarope de abacaxi, que foi uma dica da Vera Falcão. Mas vou deixar um recadinho na página dela e vamos ver se ela aparece por aqui para tirar a tua dúvida!

    2. Oi, Sara!
      Pensei em te mandar pelo correio o agriao que nao encontras ai, mas depois ri, pois nao saberia dizer em que condicoes ele chegaria.
      Dai pensei na possibilidade de vc usa-lo na forma desidratada, ficando assim, viavel o envio pelo correio.
      Nao sei o que a Pat tem a dizer sobre isso, mas fica aqui a minha sugestao.
      Abracos,
      Carla

  19. posso dar a receita do xarope de agrião para meu filho de 1 ano e 1 mes

  20. Boa tarde, Pat…
    O xarope de agriao eu ja fiz e misturei tambem o guaco
    1 maço de agriao, folhas de guaco 7 folhas, 1 rodela de limao, 1 xicara rasa de mel, 2 xic de acucar em meio litro de agua deixe ferver ate ficar m caldo grosso espessura de xapore (*coar e pode ser tomado a vontade obs é uma delicia as crianças adoram) validade 5 dias bem tampado nao precisa ir a geladeira…receita da pediatra de minha filha… Exagerada nao euuu rissos posso acrescentar o abacaxi

  21. Olá, Pat

    For favor, estou precisando de uma receita de xarope para tosse seca, pois já faz um mês que meu marido não para de tossir.
    Aguardo sua resposta.
    Obrigada

  22. Olá!!!
    Não achei aqui a receita do de abacaxi que é para mim mesma tomar, pois o catarro entupiu meu ouvido e eu médico me passou mucosolvan que vem do abacaxi.
    Agradeço a orientação.

  23. Oi!Meu filho tem 2 anos e 3 meses e está com gripado há mais de 1 mês, a gripe vai e volta e nessa semana ele começou a tossir muito, uma tosse seca, irritante, não esta deixando ninguem dormir. Já dei vários remedios e até agora nada funcionou. Pode me indicar um xarope natural que seja bom para esse caso. Desde já agradeço a ajuda.

  24. Pat estou com um problema com meu filhinho de apenas 11 meses.Ate hoje ele não dorme direito, e como nossa casa é pequena então ele dorme no nosso quarto, mais ele passa a noite toda resmugando, chorando e meu marido acorda muito cansado pra ir trabalhar e eu tambem fico muito estressada sera se vc não tem uma dica pra me dar. agradeço desde ja a atençaõ.
    Luciana

  25. OLÁ…
    SEMPRE FAÇO XAROPES CASEIROS PARA MINHA FILHINHA DE 4 ANOS, MAS ELA FICA GRIPADA COM MUITA FREQUENCIA, E SEMPRE VIRA SINUSITE, COMO ELA ESTÁ COM TOSSE CARREGADA NOVAMENTE, GOSTARIA DE SABER SE ESSE XAROPE DE GUACO É PARA EXPECTORAR O CATARRO OU É PARA TOSSE SECA… TENHO MEDO DE CORTAR O CATARRO E VIRAR OUTRA COISA… ME RESPONDA URGENTE ESTOU AFLITA ….
    BJS

  26. Minha filha de 3 anos está no 3º vidro do antibiotico cefamox, e ainda está tossindo bastante, a medica disse que está com o pulmão direito bastante carregado. Esse xarope com guaco e abacaxi, vai melhorar a tosse dela?

  27. Olá,eu sempre procuro saber de xaropes naturais, minha filha tem rinite e quando ataca não dorme dejeito nenhum.Obrigada por compartilhar com a gente.

  28. oi pat descobrir seu blog e achei muito enteresante pois estava mesmo procurando, minha filhinha de 04 anos tem uma tosse alergica que tenho ate pena dela quando ataca ja fiz de tudo minha casa estar parecendo uma farmacia de todos os tipos de remedio que vc pensa tem mais vou fazer esses xarope para ela tomar agora mesmo obrigada mesmo por essas digas super preciosas valeu amiga

  29. gostaria de saber se o xarope de abacaxi com mel serve para expectorar ou somente para tosse seca, meu filho tem 1 ano e esta com muito catarro, aguardo resposta

  30. Oi gostaria de saber dicas para levantar a imunidade de crianças,minha fiha gripam com muita falicidade…bjs e Obrigada!!!!!!

    cristina

    1. Cristina, só para resumir:
      – cortar totalmente os industrializados da dieta
      – incluir iogurte natural integral
      – incluir óleo de coco extra-virgem orgânico
      – incluir caldos caseiros
      – dormir mais cedo
      – tomar mais sol

    2. Oi!
      Complementando as dicas da Pat, com aprovacao do pediatra (antroposofia) sigo algumas rotinas alimentares:
      . Acrescentar aos pratos quentes de base liquida(arroz, feijao, molhos, sopas) cogumelo shitake desidratado. Comecar com uma colher rasa de sopa e aumentar aos poucos de forma a nao inteferir no sabor dos pratos.
      . Agua base para chas em geral: em 2 litros de agua, fervo 2 cogumelos shitake desidratados, uma colher rasa de sobremesa de gengibre fresco (eu uso congelado) 1 colher rasa de sopa de salsinha desidratada (se tiver fresca, melhor: coloque 2 colheres).
      Mantenho essa agua quente na garrafa termica e sempre que queremos um cha e so acrescentarmos o saquinho ou as ervas e demais condimentos.
      Alerta: comecei fazendo este cha tambem com canela, cravo, cha verde e raspas ou sumo de laranja e/ou limao. De repente meu filho de 3 anos ficou em uma euforia…. que ninguem aguentava; e eu e minha mae com dificuldades de dormir.. rsrsrs…. desconfiei e pesquisei: o cha verde, o cravo e a canela sao YANG ou estimulantes… dai essa receita, por sinal deliciosa, so pode ser tomada durante o dia.
      Essas dicas valem tambem como prevencao para gripes em geral, uma vez que o sistema imunologico fica fortalecido, alem de ter propriedades antivirais.
      Boa sorte a todas!
      Carla.

  31. Paty, relutei em fazer este xarope para minha filha (11 meses) por causa do mel, cujo pediatra não quer que eu dê alegando que imunidade da Marissa é baixa, e hj estudos comprovaram o botulismo, então ele tem medo de indicar.. mas não quero mais dar xaropes, ja dei 2 vidros de fitoteráoico que nao resolveram, de uma gripe ela evoluiu para um quadro de tosse com catarro… Quando vc fala em mel de boa procedencia, estes que tem em mercados, farmácias com rótulos pode ser?
    Abraços!!!

    1. Elen, eu andei pesquisando e estou preparando um artigo sobre o mel. O grnde problema dele para crianças menores de 2 anos não é tanto o botulismo, que em produtores de boa procedência é uma possibilidade remota, mas sim a dificuldade de digestão em organismos ainda não totalmente maduros.

      Não se preocupe com o botulismo tanto assim, mas espere mais um pouco para oferecer mel à sua filhaporque o organismo dela, aos 11 meses de idade, ainda não está pronto para digeri-lo.

      Enquanto isso, uma boa opção pode ser sessões de vaporização.

  32. Paty!
    Voc~e sempre nos ajudando! então.. desde que começou o inverno aqui (umido e frio), ela começou a apresentar primeiro uma brionquiolite, depois gripe, tosses, catarros.Tenho feito muita vaporização no chuveiro com eucalipto, e inalação com soro fisiológico. Minha irmã fez um xarope caseiro com açúcar mascavo e aquele umbigo de bananeira, ja ouvisse falar? Para meu sobrinho com bronquite foi ótimo, ajudou na expectoração, mas para a Marissa não.
    Já tenho feito de tudo, alimentação para imunidade, cortei leite de vaca, industrializados… aff, quero o verão!

  33. Pat tenho que falar. Eu já estava dando o óleo de coco para minhas filhas faz um tempo, mas não era com frequencia. Há um mês que eu dou religiosamente todo dia junto com o iogurte caseiro e sempre faço o arroz com caldo de carne ou galinha. Elas melhoraram muito das gripes. Diminui muito o catarro e elas ficam boas sem dar remédio. Ontem fiz um xarope com agrião e mel. Não lembrava dessa receita e acabei não colocando o limão. Muito obrigada pela ajuda

  34. Pat, este óleo de coco eu encontro em supermercados também será? Uso atualmente religiosamente nas comidinhas e saladinhas o oleo extravirgem de oliva.
    Vou hj ao super e procurar!

    1. Elen,o óleo de coco extra-virgem orgânico eu nunca vi em supermercados. Já vi o óleo de coco extra-virgem não orgânico em alguns supermercados, mas a ironia é que o preço é praticamente o mesmo (diferença de centavos), então eu fico com o melhor: orgânico!

  35. Ah.. outra coisa… o que vc acha de entrar com a Propolina L3.. ja ouvi falar muitos relatos positivos com o uso deste… ela completa um aninho no dia 23 já… que achas?

    1. Eu uso aqui em casa e comercializo no site a Propolina. Sinceramente não sei da indicação dela para crianças tão pequenas, mas posso dar uma pesquisada e te aviso. Meu marido andou ficando com uma tosse bem chata que só curou com a propolina, sem contar que ele ficou mais bem disposto de forma geral.

  36. Estou procurando um expectorante caseiro que não leve nada ácido (limão, abacaxi) por causa de problemas estomacais. Conhece algum? Obrigada.

    1. Xarope de guaco conforme recomendacoes do pediatra do meu filho (Antroposofia).
      Boa sorte!
      Carla.

  37. meu filho tem 4 anos e ta com uma tosse que nao deixa ninguem dormir ,tosse seca mas parece que tem catarro na garganta esse xarope e bom pra esse caso obrigadaaaaa

  38. preciso de uma receita pra mim,, minha tosse a 4 dias ataca durante meia hora entre 3 a 5 da madrugada,tenho 54 anos,, poderia me passsar uma receita?
    obs:nao tenho febre , so um pouco de gripe(sem coriza),pulmão parece tudo ok.
    obrigado

  39. Pat, tenho acompanhado seu blog, parabéns pelo sucesso na mídia. Estou muito preocupada com meu BB de 2m 15d , está c/ muita tosse c/ catarro teve temp em 37,5°Ped indicou por fone fazer inalação, tenho xarope abacaxi e tenho receio em dar, tenho medo de piorar e ter q ir aos hospitais e correr o risco de contagio da gripe A. Agradeço o contato, pois estou muito apreensiva.

    1. Oi, Maria Claudia!
      O pediatra do meu filho tem fama de ser milagroso rsrrs…. ate hoje nao errou uma!
      Seu bebe e tao novinho, ne? Acho que um pediatra de confianca e a melhor pessoa para lhe orientar.
      Caso deseje, posso lhe passar o telefone dele.
      Abracos e boa sorte!
      Carla.

  40. Olá a todos !Gente estou meio sem saber o que fazer. Minha filha tem 12 anos e desde um resfriado que teve no final de maio ficou com uma tosse irritativa que ela diz que é a garganta que coça. Já levei várias vezes em médicos.Já tomou vários xaropes , antialergicos e por ultimo mais um xarope e dexametasona e infelizmente não teve melhora alguma. Ela está até pálida de tanto tossir.Semana passada levei-a ao otorrino e este pediu um exame ( FIBRONASOLARINGOFARINEOSCOPIA) , mas só consegui marcar para dia 06/08 .Ela continua tossindo. Estou angustiada. Por favor me ajudem. Será que esse xarope de agrião é para o caso dela?Não tem secreção , as vezes sai uma transparente como saliva.Em nenhum momento ela teve febre desde que começou esta tosse.Nunca vi isso .Bom , agradeço de coração se puder me dar uma luz.Um abraço!

    1. Oi, Claudia!
      Tenho uma tia que enfrentou por varios meses uma tosse desse tipo e tomou “n” medicamentos.
      Os xaropes expectorantes caseiros, das formas indicadas neste blog, nao tem como trazer nenhum maleficio a quem toma. Acho que toda tentativa “responsavel” e valida.
      A melhor sugestao, porem, que posso lhe dar e o pediatra do meu filho que e super bem recomendado por todos. Ele e da Antroposofia, alem de ser Homeopata, Nutrologo e formado em Medicina Tradicional Chinesa.
      Vc pode pesquisar no google sobre ele tambem: Jose Roberto kater.
      Caso desejar, envio-lhe o telefone.

      1. carla, bom senso total!

        Conselho não-médico que funcionou comigo quando criança: natação.

        Eu morria de tosse, passava meses tossindo até vomitar, uma tristeza. Quando iniciei aulas de natação, melhorei completamente e para sempre!

      2. Boa tarde Carla!
        Muito obrigada pela sua mensagem.Vou pesquisar com certeza sobre seu pediatra. Já tinha conversado com um querido amigo e ele me indicou a homeopatia. Tem tudo a ver com o que você me passou. Minha filha vai fazer o exame semana que vem , mas independente disso vou me informar a respeito. Meu marido e eu somos a favor das coisas naturais e evitamos ao máximo dar remédios químicos, só em último caso. Agradeço do fundo do meu coração pela resposta recebida e passarei a ser assidua no blog da Pat.Um forte abraço para todos muito obrigada.
        Só uma observação : minha filha Bianca vinha fazendo natação há um ano e alguns meses, mas qdo começou o processo de resfriados seguidos acabei por tirá-la. Mas voltará à prática assim que este tempo resolver melhorar. Também acreditamos na eficácia deste esporte.
        Um abraço!!!

  41. este xarope e bom mesmo mas eu queria
    um chazinho para meu bebe
    dormi mas tempo
    ela tem 8 meses por favor se solber deixe o recadinho nessa pagina

    1. Edna, não sei de chá que faça dormir e nem acho que algo do tipo seja recomendado, mas acalmar o bebê antes de dormir, com o máximo de silêncio, no máximo uma música calminha, e o mínimo possível de luz é melhor do que qualquer chá ou remédio. Aqui em casa meu filho janta cedo e quando começa a escurecer ele está terminando o jantar, apenas com um abajur aceso. Pouca luz mesmo, porque aí naturalmente o sono vai chegando, a criança vai se acalmando e dorme bem a noite toda.

      Meu filho dorme entre 11 e 12 horas por noite, desde muito novinho.

      Tem um chá bem suave que ajuda na digestão, que pode eventualmente interferir com a qualidade do sono: https://pat.feldman.com.br/?p=1326

    2. Oi, Edna!
      As dicas da Pat sao perfeitas!
      Para termos uma boa qualidade de sono, nao basta apenas ingerirmos algum medicamento ou cha com esse proposito, mas sim seguir toda uma rotina de preparo desse soninho.
      Nao sei quantas horas seu bebe tem dormido ou se ele acorda varias vezes durante o sono, esta questao deve ser bem avaliada tambem.
      Deixo aqui minha sugestao de fazer uso de Florais (Bach), cuja reacao nas criancas e muito rapida e eficiente.
      As flores dependem de avaliacao terapeutica.
      Abracos e boa sorte!
      Carla.

  42. eu to pemsando em fazer um xarope de abacaxi,,mais será q eu posso usar o acúcar em vez do mel?

    aguardo resposta..bjos ameei seu blog! ?

    1. Poder até pode, mas usando o açucar você simplesmente perde todos os benefícios do mel, dentre eles, ajudar a melhorar a tosse! Sem contar que açúcar é caloria vazia que rouba nutrientes do nosso organismo!

      Poder, pode… Mas não deve!

  43. Genteeee… amei esse blog… super útil, irei enviar para minha esposa no Brasil, pois quando precisar aqui estarão as respostas, pois tenho 3 filhinhas… Muito obrigado por ser tao atenciosa com as pessoas Pat….té+

  44. Olá Pat! tenho uma filha de 5 anos que tem uma tosse terrível, principalmente no inverno. Levo ao médico e os medicamentos apenas aliviam por um tempo depois volta td de nov. Qual receita caseira vc me aconsellharia dar a ela? Desde já agradeço. Um abraço! Jamile

  45. Pat,minha casa é muito umida e devido a isso minhas filhas vivem tendo tosses com frequencia.Sendo que uma delas tem apenas 6 meses,devido ao mel eu poderia dar esse xarope caseiro a ela;ou oque vc me endicaria???
    seu blog é maravilhoso!!!!

  46. tenho uma filha de 7 anos,ela estava tossindo muito.quando levei ao medico,ele falou q ela estava com pneumonia.estou dando 2 tipos de xarope,e nada da tosse passar.sera q se eu der esse xarope caseiro,junto com os q o medico passou ñ vai fazer mal.
    fico anciosa aguardando a resposta.
    te agradeço.

  47. ola!!!!
    meu filho tem 1ano e 6 meses ja tem umas 3 semanas que estar com muita tosse e catarro…
    ja levei em tres pediatras diferentes eles sempre passam xaropes mas naum adianta nada… ja estou desesperada naum sei o que fazer… muitas pessoas me indicaram mel com olheo de piqui sera que resolve???? estou com medo de dar mais ja estou desesperada!!!! o que vc acha??p.s.ja dei mel com limao.naum adiantou.
    bjos.

  48. Querida Pat! Eu moro na Jordania e aqui nao tenho agriao. Com o que eu posoo substitui-lo? Poderia ser com o tomilho? Um abraco arch. Rosane

  49. vcs salvaram meu filho com esse xarope ele melhorou e esta outra pessoa agradeço a Deus e a vcs obrigada continui assim turminha

  50. oi pat tudo bem sou arleide guimarae sou de manaus, tenho uma filha de 12 anos que sempre tem uma tosse seca , o medico ja disse que e tosse alergica,ja dei varios remedios pra ela principalmente antibiotico, mais tenho medo , gostaria de um remedio bem e que seja caseiro. pois nao aguento mais ver minha filha sofrer com essa tosse.

    1. Tenta esse xaropinho caseiro, e procura tirar os industrializados da dieta dela, que podem ser a causa das alergias e do sistema respiratório frágil.

  51. ola, estou desesperada minha filha de 8 meses esta com uma tosse seca ha 4 dias.posso dar esse charope de abacaxi? ele acalma reamentea tosse?por favor e urgente.

  52. comecei usar ontem…..i hj domingo ja senti diferença…meu filho tava com uma tosse irritante, tanto pra ele qnto pra gente,,,, muito bom…….

  53. MINHA FILHA ESTA CM MUITA TOSSE CM O PEITINHO CARREGADO..FIQUEI EM DUVIDA SOBRE QUAL XAROP DEVO FAZER O D AGRIÃO OU O D ABACAXI?EU NÃO POSSO MISTURAR AS 2 RECEITAS?HA E ME DICERAM PRA COLOCAR HORTELA JUNTO CM AGRIÃO, SERA/?

  54. Oi Pat,
    por favor me ajude, meu filho tem 1 ano e 3 meses e a 3 meses está com uma tosse que não deixa ele dormir a noite, não sei mais o que fazer já levei em varios médicos pediatras e até no alergologista e não resolveu até agora, no raio-x da face apareceu um pouco de adenoide que o otorrino falou ser normal pra idade e não justificava o motivo da tosse, o nariz dele também entope a noite e ele coça muito. Se vc puder me ajudar de alguma forma te agradeço. Não sei mais pra quem recorrer, bjs!

    1. Oi, Marcia!
      Como mãe sei o quanto é difícil passar por isso, pois meu primeiro filho também teve problemas e demorou muito até que eu conseguisse encontrar um bom tratamento.
      Nosso médico de família, que também é pediatra, obstreta, homeopata, nutrólogo e cursou também MTC. Ele tem a “fama” de solucionar casos aparentemente insolúveis.
      Em termos de alimentação ele me recomendou basear-me na Sonia Hirsh (tem link aqui para o blog dela), que também dá excelentes dicas.
      Então, a melhor sugestão que tenho para lhe dar é fazer uma consulta com o dr. Kater (pois só um médico pode avaliar seu filho) e paralelamente expor o caso também para a Sonia, que é muito gentil e prestativa.
      Acho que são bons caminhos para se tentar, além de, obviamente, experimentar as excelentes dicas da Pat.
      Abraços e muito boa sorte!

    2. Nossa gente tambem estou desesperada, minha filha tem uma tosse ja alguns meses ela tem 1 ano e 9 meses,mais a tosse não passa!
      Já levei no pediatra ela passou varios remedios, mais nada resolveu!aqui em casa estamos contruindo e ela me disse que pode ser isso, pq ela esta com essa tosse!mais a obra deu uma parada, mas mesmo assim nao passa….
      Ja levei tambem num alergista, e ela me disse que ela tem renite, mas nao sabia que renite dava tosse tão brusca… me passou alguns remedios, e alguns exames….fiz o tratamento maismelhorou muito pouco, quado termino o tratamento voltou a tosse!affff…..
      Nao sei o que fazer, acho que ela tem refluxo so pode pq ela comi muito mau, e quando esta deitada ela tosse tanto que ate engulha, e ja chegou ate vomitar!
      Não sei mais o que fazer!

    3. Boa tarde!oi marcia tudo bem?espero que seu filho tenha melhorado,pois tenho dois filhos um de seis e um de quatro passei muito tempo sem consiguei dorme pois eles tinham uma tosse horrivel que mim ajudou foi o alergologista,eles fizeram exame o de 4anos de alergia a lactose e o de 6anos a frutas citricas,ovo,camarão e a todos tipo de cheiro forte.
      Medicamento tem que ser com receita medica pois ele é bebe.
      Mais posso te da umas dica de como limpar os lugares da casa que ele ficar,primeiro não varar a casa passe pano molhado antes, não espane passe um pano umido nos movéis no quarto dele não pode ter cortina,limpar o filtro do ar toda semana,evitar bicho de pelúcia,troca os lenços do berco 3 vezes por semana,manter ele longe de animais, , aqui e só um pouco do que eu fiz mais eles melhoraram ,hoje já posso dormir sossegada.espero que eu possar te ajudar um pouco.
      Att:joselia

  55. A minha filha está com muita tosse, tosse com catarro. Mas ela só tem 10 meses, e como dizem, não pode dar mel para criança antes de 1 ano. Tem algo que substitui o mel? ou outro xarope q não vai mel?

  56. OLÁ AMIGAS ,A TOSSE É MUITAS VEZES ENGANOSA,TOSSE MAIS DE UMA SEMANA TEM QUE SE PREOCUPAR.MINHA FILHA SEMPRE TEVE TOSSE DESDE QUE NASCEU E LEVEI EM VARIOS PEDIATRAS E ME RECEITAVAM SEMPRE CHAROPE E DIZIAM QUE ERA NORMAL,POIS É DESCOBRI QUE MINHA FILHA SOFRE DE REFLUXO NAO O COMUM QUE AS CRIANÇAS VOMITAM ,MAIS ELE DÁ MUITA TOSSE DE VEZ EM QUANDO ,PORTANTO MAMAES CUIDADO.LEVEM EM UM OTORRINO QUANDO FOR PERSISTENTE E OBSERVE ALGUNS ALIMENTOS ACIDOS POIS TAMBEM DAO TOSSE.ESPERO TER AJUDADO.

  57. Uma versão simples mas igualmente eficiente deste xarope é simplesmete macerar, com um pilão, as folhas de agrião com mel, na quantidade que se vai tomar na hora (uma colher de mel e umas 4 ou 5 folhas de agrião, pode ser com os talos). A vantagem é que vc usa o agrião fresco, conservando sua energia vital.

  58. gotaria de saber onde encontro o propolina l 3 e como fasço uso pois tenho imformação do ótimo resultado deste sobre a prevenção e muito mail do aparelho respiratorio e ect… abraço Simone

  59. olá sou a criss..pesquisei esse xarope de abacaxi pois já usei nos meus filhos mais velhos,só não lembrava a receita,sei q o resultado é mt eficaz,espero q resolva pro meu bebê de 2 anos..pois o xarope industrializado custa em média uns $25,00.um pouco salgado né!!!e o caseiro é tão bom qt!!!ou até melhor..podem experimentarem… bjnhsssss

  60. quero ajuda, o meu filho tem tosse ha mais de 15 dias ja não sei o ue fazer

  61. gente estou desesperada meu filho esta a tossir por 6 meses e nada ajuda,ja tomou antialergicos variados mas a tosse alivia mas nao sara ja fiz raio x nada consta. o pediatra disse tosse alergica mas nenhum antialergico funciona alguem ja passou por isso algum remedio casseiro q ajude?ha ele é alergico tem 315 de ige….

  62. Oi.adorei as dicas,mas como estou muito preocupada com meu filho de 10 meses vou faz o xarope de abacaxi,pensso assim como estamos fazendo para o bem,nao ah que fazer mal.bjs PAT.

    1. Patricia, eu uso as xícaras medida, padrão, que contém 200mL. Recomendo comprar um joguinho delas, é barato e ajuda muito na cozinha! CLIQUE AQUI para dar uma espiada na cara que têm as xícaras e colheres medidoras para cozinha.

  63. MEU FILHO TEM 8 MESESE ESTA TOSSINDO MUITO JA FUI A VARIO MEDICOS E ATE AGORA NAO PASSOUO QUE POSSO USAR NELE COM ESTA IDADE ME AJUDE POR FAVOR.

  64. eu cuido de criança e o menininho que eu olho tosse muito a mae dele ja levou ele no pediatra e nao adiantou. ele continua tossindo muito uma tosse com catarro por favor o que posso dar ele para ele melhorar ele tem 1 ano e 3 meses obrigada..

  65. oi meu filho tem dois anos esta tossindo e com corisa amarelada tosse tanto q vomita tem tres dia q o quadro dele so almenta pois a tosse so vinha no periudo da tarde.. mas agora ta constante ja ñ sei mas o q fasso o q posso dar a ele porfavor preciso de ajuda

  66. oi vcs estão de parabens tenho um filho alegico já dei bastante remédio sua receita min ajudo muito obrigado{a}

  67. Ola…
    Tenho uma filha de quase um ano e meio que já teve duas vezes laringite.
    Existe alguma receita caseira para essas crises? Algum xarope talves?
    obrigada

    1. Paula, na minha opinião a sua principal preocupação deveria ser em fortalecer o sistema imunológico dela, com uma alimentação nutritiva e completamente livre de industrializados. Suplementar com óleo de coco e óleo de fígado de bacalhau também pode ajudar.

  68. Pat… acho que isso nao será o problema dela nao… Ela como muito bem… de tudo… frutas, verdura, arroz, feijao,carne….eu sempre dei de tudo pra ela…. ela é até gordinha…
    Como eu faco com esses óleos? Coloco gotas na comida?
    Obrigada outra vez

    1. Açúcar não tem nada de bom. Use mel ou não use nada. Dizem que não se deve dar mel para bebês muito novos, então talvez esse mel não seja adequado.

  69. Minha filha tem renite, isso pq eu e o pai dela temos logo é hereditário!!! Tudo começa com uma tosse que vai se prolongando prolongando e prolongando, começa seca e depois vai ficando carregada!!! Me livrei dos brinquedo de pelucias , nada de tapetes e troca de leçóis toda semana … Nada de varrer a casa como uma louca espalhando pó pra todo lado… A pediatra dela é contra a antibioticos então disse pra fazer inalação apenas com SORO nada de por remédios junto!!!Ou tb pigar um contagotas cheio de SORO ( que eh o mesmo que sorine para criança) em cada narina para limpar a via respiratórias , ela disse que o canal é grande por isso só gotinhas não funciona…Tem que ser cheio pra lavar mesmo!!! Ela explicou que a tosse eh por causa do reflexo da garganta, qdo a criança chupa o nariz o muco cai na boca e a criança tosse !!! BOm foi oq ela disse eu fiz e funcionou … e tb dou o xaropinho de abacaxi …

  70. Realmente não se pode dar mel para crianças antes de completarem 01 aninho.
    Meu filho tem 11 meses, faço aquele xaropinho de cenoura:
    corte 01 cenoura pequena em rodelas fina, coloque em um recipiente de vidro, cubra com açucar mascavo (aquele escuro que tem gosto de rapadura) e deixe descansar por mais ou menos 01 hora até formar uma água no fundo, dê aquele liquido pro bebe (uma colherzinha de 02 em 02 horas) é muito bom.
    Obs: Este mesmo xarope pode ser feito com abacaxi, fiz várias vezes e ele tomava na boa, melhora um pouco, eu sempre faço também chá de hortelã com limão, tb melhora
    Abraços mamães que como eu são de 1ª viagem e fuçam na internet cada vez que têm uma dúvida!!! Beijokassss

  71. ola Pat!Quando estamos com tosse aqui em casa,sempre faço cha com folha de feijao guandu ,e melhoramos muito ràpido.Nao achei nenhuma contra indicaçao,gostaria de saber se existe alguma,pois sempre dou a meus filhos pequenos.

  72. poxa vida, eu tenho 11 aninhos, vou ter que tomar varias injeçoes todos esses dias da semana, tenoho que ficar de repouso, mas não dá para fazer nenhuma de suas maravilhosas receitas, porque a maioria dos ingredientes eu não tenho, e não temos dinheiro para comprar! será que tem alguma coisa mais facil de se fazer ou com ingredientes mais faceis de se achar?
    muitissimo obrigada pela atencion! ADOREI MUITO SUAS IDÉIAS
    TCHAUUUUUU! beijinhos

  73. Boa Noite, estou com meu filho de 03 anos com muita tosse, uma tosse seca, más no momento estou sem o mel, gostaria de saber se posso substituilo por outra coisa, ou uma outra receita que não leve mel. Obrigada pela atenção. Abraços!

  74. Mamães me ajudem!!
    Meus filhos tem crise de tosse direto, meu filho então nem se fala,já teve Pneumonia umas 3 vezes.
    Minha filha tem 3 anos e meu filho 2 aninhos.
    Esses dias eles estão com muiiita tosse,e peito cheio de catarro, que tá chiando muito.
    Qual a receita de um Xarope caseiro para tosse?? Minha filha tosse tanto que vomita..
    Me ajudem…
    Obrigada!!

  75. Pat, por favor, esse xarope de agrião pode ser dado a bebês de 7 meses? Meu filhinho está tossindo bastante. A pediatra dele está viajando e não consigo falar no celular dela. EStou desesperada com isso.

    1. Fabiana, por causa do mel eu não daria o xarope para um bebê de 7 meses – o organismo dele ainda não está preparado para digerir o mel adequadamente, mesmo em pequenas quantidades. Faça inalações e deixe um vaporizador no quartinho dele, normalmente ajuda.

  76. por favor me passa uma reseitinha que possa tirar o carro do peito da minha filinha o peitinho dela esta cheio ela ja tomou um vidro de xarope chamado fluisolvan. e n adiantou nada deixa sua reseita no meu msn bjsssss.xau ednajennefer@123.com

    1. Edna, ficar perto deuma fonte de vapor pode ajudar. Daqui do site Crianças na Cozinha você não deve esperar remédios, já que não há médicos na equipe e, mesmo que ouvesse, não seria ético prescrever remédios via internet.

  77. amei o site,tenho uma filhota de 3anos e não guento mais dar antibioticos para ele por causa da garganta alem de fazer mal,só resolve qdo esta tomando depois de 1semana volta dnovo.Tentei dar mel mais solta o intestino entao queria saber se tem algum xapore para amidalite sem a presença do mel… abrços aguardo a resposta

  78. Plantei guaco em casa, num vaso. Agora já posso colher as folhas para um xarope para tosse e catarro, mas não sei como fazer.Será do mesmo modo do agrião? Não tenho uma planta muito grande para colher a proporção que corresponda um maço de agrião…Alguem pode me ajudar????

  79. Tenho um bebê de 08 meses, como prefiro usar receitas naturais como essa do Agrião e Abacaxi, perguntei ao médico sobre o mel, a orientação é que em crianças até 02 anos nao se usa mel pois pode se desenvolver o “botulismo”, mesma doença causada por palmitos com bacterias.

    A solução é usar mel industrializado, como o KARO que não tem esse problema, e no que precisar adoçar usar o açucar mascavo.

    Esse xarope de abacaxi já tentei fazer com o acuçar branco, mas não deu resultado o melhor mesmo é usar o mel industrializado “KARO”

    Andrea Jacinto.

    1. Andrea, melhor não usar nada do que usar o tal Karo, que é tudo, menos mel!! KARO NÃO É MEL!!!! Karo é xarope de milho, adoçante da pior espécie, acho que pior até do que açúcar branco refinado!!

  80. Usei muito para meu filho, por orientação do seu pediatra (antroposofia), o melado de cana, por ser fonte rica em ferro.
    Poderia ser uma alternativa ao mel.
    Abraços,
    Carla.

  81. meu filho tem 02 anos e está com tosse e catarro faz 11 dias tomou antibiotico velamox 400bd e não resolveu nada gostaria de uma receita para ele

  82. Olá, Descobri que minha filhinha de 11 meses têm refluxo, e no caso dela, não causa vômito, mas sim a tosse, que é muito grave pois pode virar uma pneomonia, tenho dado um anti alergico e um xarope fitoperatico que o pediatra receitou, melhora mas não passa a tosse, porém, paro uma semana com o remedio e a tosse volta, não consigo dormir, pois tosse muito, minha pergunta é, posso trocar o mel pelo açucar masvo, o resultado do xarope de agrião será o mesmo, ou se já posso dar o mel, pois ela irá completar um aninho dia 15/05

  83. oiiiPATY moro no japan ah 16 anos,preciso muito de sua ajuda por favor!!tenho uma filhinha de 4 aninhos,ah cerca de uns 9 meses qe nao sara de gripes e toces constantes,jah levei em varios medicos mas nenhum consegue resolver o problemas,agora esta com pneomonia em 15 dias deu 2 vezes,fiqei com ela enternada 12 dias ,e saimos do hospital com os exames constando qe ela ainda esta com a bacteria,e anteriormente foi feitos exames e constatou qe tmbm tem bronquite amatica,agora toce muito e chia os peitinhos e as costinhas ,nao sei c eh da bronquite ou da pneomonia!!por favor me ajude porqe nw sei + uqe fazer estou em desespero!!!des de jah meu muito obrigado e aguardo sua resposta!!!bjus ate +.

    1. Ilda, não sou médica nem nada para dar qualquer tipo de diagnóstico, mas é evidente que sua filha está com o sistema imunológico bem enfraquecido. Posso te ajudar sugerindo uma alimentação totalmente livre de açucares e industrializados em geral, e rica em “superalimentos” como iogurte, ovos, carnes, peixes e óleo de fígado de bacalhau e óleo de coco.

      boa sorte, melhoras para a pequena!

    1. Se ele não tem nenhum tipo de alergia ou intolerancia a algum dos ingredientes, não vejo problemas, afinal voc&e estar:a dando comida, e das boas!

  84. ola , meu nome é Ana Lida gostaria de saber o que deveria fazer pra tosse, o medico falou que è uma alergia porem ja tomei antibiotico , porem nao moro no brasil moro na Italia porem gostaria de saber de uma receita facil pra fazer em casa ,pois aqui nao encontro nada de evas como nosso Brasil o que devo fazer pra melhorar ? obrigada!

  85. Pat,
    Esta é a primeira vez que entro neste site e fiquei impressionada com tantas dicas que li. Muito bom, e ja fiz o chá e estamos todos tomando.
    Parabéns pelo sucesso !!!!!
    Bjkas

    Rosângela

  86. Olá Patrícia, meu nome é Silvio, tenho uma filhota de 2 anos, e ela está corizando e tossindo há aproximadamente 1 mês. Prescrito pela sua pediatra, ficamos uma semana lhe oferecendo 2 xaropes NAC e Hixizine, que até ajudaram a diminuir a tosse, não cessou definitivamente, já o catarro e a coriza persistem. Hoje me presentearam com um xarope “orgânico” da APICULTURA PNEUMOFLOX, no qual seus ingredientes são? MEL, PRÓPOLIS, AGRIÃO, GUACO, ASSA-PEIXE E ÓLEO DE EUCALIPTO. Com estes ingredientes vc acha que posso administrar a uma criança de 2 anos ??? Desde já muitíssimo obrigado pela atenção. Silvio.

    1. Silvio, quem sou eu pra dizer se pode ou não!!! Eu digo que muito mais fácil daria o xarope homeopático ao meu filho em lugar de qualquer alopático, mas cada caso é um caso, então melhor confirmar com o médico. Talvez pedir a opinião de um médico homeopata.

  87. Ola Pat,tenho um filho de 7 anos que sofre com uma tosse que nao para,principalmente á noite,tomava o xarope Koide D,mas agora parece que não funciona mais.Por favor me ajude,o que eu faço?obrigada

  88. Olá , sou nova aqui….
    Estava zapiando a procura de uma luz.. porque meu bebe de 6 meses está com uma tosse horrorosa, e os médicos não receitam nada, porque ele vai tomar a vacina pneumococica, e o xarope para essa tosse (predsin) não pode administrado 30 dias antes da vacina.
    Resultado : ele tosse pracaramba a noite, as inalações não resolvem , nem amenizam , ele fica na mesma… resolvi então dar xarope caseiro mesmo para ajudar meu bebe…
    Tadinho ele ele tosse a noite toda, já fiz exames de tudo quanto é jeito , e nada, ele não tem nada … somente um refluxo moderado, que está sendo controlado muito bem pelo medicamento motiliun.
    Então posso dar esse xaropinho pra tosse???

    1. GOSTARIA DE ABORDAR UM ASSUNTO QUE MUITO ME ESPANTOU. E PERGUNTAR ??? PNEUMOCOCICA SERVE PRA QUE??? AS SENHORAS PODERIAM ME DIZER ???? POIS SINCERAMENTE DESCOBRI QUE NÃO SEI … OU ENTÃO FUI MUITO MAL INFORMADO … “OUVI DIZER” QUE ERA PARA COMBATER PNEUMONIA. SE EU ESTIVER ERRADO… ME ESCLAREÇAM POR FAVOR … OU SEJA ME SENTI LESADO … POIS É UMA VACINA “ACONSELHADA” QUE CUSTA EM MÉDIA 275,00 E A CRIANÇA PRECISA DE 3 DOSES OU SEJA …825,00 … Q NÃO SERVIU PARA MINHA FILHA … ESTÁ COM PNEUMONIA … “PELAMORDEDEUS” ALGUÉM PODERIA ME EXPLICAR… silvioaragao@hotmail.com

      1. olá silvio,vc já conseguiu tirar sua duvida sobre a vacina pneumococia?

  89. oi amiga sou leiga no assunto tb mais ouvi dizer ue criança na idade da sua nao pode tomar mel e esse xarope vai mel , beijoss

    1. Elen, realmente você tem razão. Crianças com menos de dois anos de idade não conseguem diregi-lo corretamente, portanto é melhor evitar.

  90. Excelente nunca vi nada igual…. Mas gostaria de enviar para meus amigos… como eu faço…. muito obrigado….

  91. Olá, Pat!
    Gostaria muito de fazer a receita, mas aqui na Alemanha eu nunca vi agriao. O que poderia substituí-lo?

    Abracos e parabéns pela iniciativa de criar um site tao informativo e para maes que se importam com o que vai parar no estomago do seu filho ;)!

  92. Ola queridas mamae,moro no Japao e fiz uma receita bem facil queime acucar e faca um leite queimado,meia xicara de leite e umas 4 colheres de acucar,acrescente depois horte-la e otimo,com minha filha funcionou.Facam um teste,mas nao peguem vento depois ok,!!

    1. Katia, obrigada pela sua colaboração, porém acho totalmente inadequado uma quantidade tão grande de açúcar refinado para uma criança com tosse – provavelmente adoentada. O açúcar não tem nutriente algum e ainda por cima “gasta” aqueles nutrientes que temos armazenado.

      Leitores, não recomendo!

  93. Edna, meu pediatra me orientou a dar chá de folhas de alface para minhas meninas, pois é um calmante leve e ajuda a dormir. Dei duas vezes apenas pra que elas entendessem o horáro de dormir… depois fazendo todos os dias as mesmas rotinAS, não precisei mais dar, porém me parece uma boa opção… só não lembro a receita, e deve-se começar com pequenas doses, pois o metabolismo do bebê precisa aceitar a substância ativa do chá. Tente ver se alguém do blog pode te ajudar com a receita… boa sorte… OBS: minhas filhas dormem 9 horas direto desde os 3 meses, só acordam para um tetê e depois dormem mais 2 horas…

  94. ola! tenho a minha filha de 16 meses com muita tosse e espectoracao, nos habitamos na suica e cada vez mais os laboratorios nao aconselham os xaropes, mas ela por causa dos escarrinhos acaba por vomitar tudo. nao sei o que lhe dar para que possa ao menos dormir.

  95. pat,amei esse blog. preciso que vc me responda.tenho uma filha de 3 anos e ela vive com tose. agora a um mes teve pneomonia e sarou, mas ja esta tossindo novamente. essas receitas curao a pneomonia? ou me passe uma receita que possa curar a pneomonia.ok muito obrigada.

    1. Dioni, milagre não existe! Quem cura a penumonia ou qualquer outra doença não são remédios, sejam eles naturais ou não, mas sim o nosso organismo, fortalecido por uma alimentação e sono adequados.

      O xarope é bastante nutritivo e tem excelentes propriedades, mas euincluiria alguns outros ingredientes fundamentais, que fortalecem o sistema imunológico e o organismo como um todo: caldos caseiros, ovos caipiras, óleo de coco e iogurte.

  96. Oi,meu problema é bem comum eu acho,mas como tds tenho duvidas, pois nao sei mais oq fazer.Minha filha de 4 anos esta com uma tosse seca principalmente quando dormi ,na verdade nao consequimos dormir há um bom tempo.quando ataca vou parar na emrgencia pois quando tosse muitas vezes em sequida, fica roca e sem ar è horrivel ver ela assim!.O medico diz q è alergica.ja fiz tratamento com ampolas junto com nebolizacao e xaropes antialergicos.mas quando para de tomar fica tossindo td denovo.tento ter tds os cuidados nescesarios…mas…bom to pra levar ela no alergista.mas nao tenho certeza q este é o especialista correto.

  97. Paty…..meu filho tem oito meses…sua tosse evoluiu de seca para acompanhada de catarro….dificil de sarar….os pediatras recomendam não usar mel…gostaria de saber se voce tem uma receita de expectorante sem usar o mel?….bjos e obrigada…..

    1. Edimara, realmente não recomenda mel antes dos dois anos de idadeão penso queinalação e/ou vaporização possam ser melhor opção.

  98. Paty,

    Meu filho tem 11 meses, e de repente apareceu com essa tosse como a Vânia descreveu. Tosse seca e barulhenta (tosse de cachorro), fui para a Emergencia do Hospital e ele foi internado na UTI pois nao conseguia respirar.
    Foi detectado “Laringite”, e como a garganta incha fica com dificuldades respiratória.
    Passada a Crise, como a Vania também gostaria de saber qual o especialista correto para levá-lo? Otorrino ou Alergista?? Mesmo no hospital só trataram o efeito, mas nao investigaram a causa, e preciso fazer de tudo para que não volte essa crise horrorosa!

    Abraços..

    Andrea.

    1. Nossa, Andrea, o teu pediatra tem o dever de saber o que vc deve fazer, o certo é levar ao pediatra do bebe e perguntar qual o especialista mais indicado pra tratar o teu filho.Abraços , Elisangela

  99. Bom dia.
    Não sou muito de postar comentários na net,mas me senti na obrigação de agradecer.
    Minha filha tem 8 meses e a 3 semanas vinha lutando contra uma tosse que não passava.
    Passei no médico várias vzs,e cada um passou um xarope diferente.
    usei todos,mas nenhum fez efeito.
    Minha filha tossia a noite inteira,tossia tanto que parecia que perdia a respiração.
    Fiz o xarope de agrião,limão e mel ontem de manha.
    (SÓ SUBSTITUI O MEL POR MELADO DE CANA,POIS MINHA FILHA AINDA NÃO PODE CONSUMIR MEL).
    Dei duas colherinhas de sobremesa a cada duas horas.
    Foi fantástico!!
    Essa noite a minha filha não tossiu nenhuma vez!!!
    Dormiu muito bem!!
    Obrigado pela receita!!

  100. Aprendi com minha terapeuta holística(que é genial e fez vários cursos ligados à medicina alternativa, como fitoterapia e afins)a fazer um xarpe caseiro excelente. Pegue um abacaxi (qquer tipo) pique bem picadinho com a faca (não pode passar no processador) e coloque em um pote, acrescentando um vidro pequeno de mel. Cubra com uma fralda de pano para não cair nenhuma sujeirinha e deixe descansar por 4 horas. Pegue essa mistura e coe sem apertar muito, para que não caia nenhuma fibra, só o caldo. Passe água bem quente em um vidro para esterelizá-lo e guarde seu xarope bem tampado. Não coloque na geladeira, pois segundo aprendi, deve-se dar o remédio em temperatura ambiente. Dê a criança uma colher de mãe, de sobremesa 4 vezes por dia. Minha filha ficou de 4 de janeiro até fim de abril com uma tosse seca, que evoluiu para tosse com catarro e por fim, para vômito sempre que tossia. Foi à otorrino, pediatra, e outros atras, tomou todos os ines, Hixizine, Polaramine, e afins e nada…e com esse xarope, em menos de uma semana,ficou bem. Não sei exatamente suas propriedades, nem como atua no organismo, só sei que até agora, ela não voltou a tossir. É um remedinho milagroso que REALMENTE aqui em casa funcionou! Boa sorte.

  101. por favor e o que e bom para abrir apetite da minha filha ela tem 1 ano 5 meses e nao esta querendo comer bjuss

    1. Com 1 ano e 5 meses as crianças já comem comidinhas,batinhas assadinhas são deliciosas e não levam gordura, carninha moída, eles gostam , purê de batatas com carne moida,purê de inhame com caldinho de feijão, essas coisas…talvez o problema não seja só esse, será que não tem nenhum dentinho de trás nascendo?

  102. Tenho um filinho com um ano e dez meses, e a algumas semanas ele tem tossido insessantemente, é uma tosse seca com catarro, porém sem coriza.O farmaceutico que me atendeu, quando fui comprar um remédinho para ele, me disse que era tosse alérgica e me indicou um xarope chamado ambroxmel, que não resolveu o problema, retornei, então ele me indicou o fluimicil, que também não adiantou, procurei outra farmácia, então a indicação foi o muconat, que tmbém foi em vão. Então fiz um açucar queimado com folhas de guáco e dei a ele, também nada. Por favor me ajudem, já não sei mais o que fazer e estou muito preocupada.Obrigada.

    1. Maritzia, ao invés de procurar farmacêuticos por aí, o correto é procurar um MÉDICO, que pode dar o diagnóstico correto e medicação adequada. Melhoras ao pequeno!

  103. Oii .. Nossa ameei as Receita aii para tosse!
    A do abacaxi eu ja conheçia .. é super bom mesmo

    Bjs

  104. Pat, gostaria de saber se vc pode me ajudar. Meu filho de 2 anos tem tosse seca desde os 6 meses, ja tomou todo tipo de remédio mas a maldita tosse e coriza nao passam. quando esta com crise até vomita. ele melhora com corticóide, mas tenho medo de dar com uso prolongado. O que vc acha que pode melhorar? ja estou exausta de tanto remédio e ele nao melhora, pelo menos uma vez a noite ele tosse.

  105. Pat, minha filha tem 3 anos e 8 meses..ela vive tendo uma tOsse seca e irritativa, seguida por vômitos. O médico vive passando antibióticos e Predinisolona..resolve naquela semana mas, daí alguns dias começa tudo outra vez…não sei mais o que fazer, e estou com medo de ficar dando antibióticos e Predsin pra ela tantas vezes repetidas em curto período. e sempre que levo ao medico ele passa o mesmo remédio..A tosse aperta mesmo é a noite quando dorme, ou até mesmo ao dia quando resolve dar uma cochiladinha..será que este xarope de agrião vai ajudá-la e me ajudar tmb??..Já tô em tempO de endoidar.

  106. gostei muito das dicas.pois tenho uma filha de 06 meses o pediatra passou 03gotas de berotec e predsin li a bula achei inadequado mesmo assim dei para minha filha não adiantou nada.voltei novamente ao medico ele passou mucosolvan li a bula e só e permitido apos 02anos e tbm mandou fazer xarope com poejo ortelá guaco e mel.pelo que li ela não pode com mel. estou com medo de medica-la com esses medicamento que passam para ela. e agora?

  107. Oi Pat, tava procurando um socorro neste assunto (tosseee) Q bom q te achei. Ainda nao dei este xaropinho, mas vou nele hoje mesmo. Depois te falo do resultado. Tomara q de certo para meu filho. Bjs

  108. ameiiii … moro na Nova Zelandia. longe da vo e mamae p dar dicar p meu bebe de 15 meses.. a saida? internet! kkk
    obrigada mesmo!!

  109. Oi Pat,
    Eu gostaria muito de sua ajuda pois tenho uma filha de 09 meses que está sofrendo a 04 meses direto com sinusite,já tomou antibiótico,koid d que é corticóide e acebrofilina, no entanto não teve um dia durante esses 04 meses que o catarro tenha sumido,apenas melhora para voltar mais grosso, só que só sai a aguinha do nariz.Estou lavando a narina com 5ml de H2O+sal+ bicabornato dá uma ajudinha mas tbém não resolve.
    Ela tem muita tosse pois quando deita da pra ouvir o catarro a sufocando.
    Eu vi essa receita a cima porém o pediatra disse que ela não pode com mel.POR FAVOR ME AJUDE!

  110. Muita tosse, sem catarro. Já tomei xarope e fiz algumas receitas caseiras, mas não resolve. Dá a impressão de ser alergia.
    O que fazer???

  111. Adorei as dicas, tenho um bb de 1 ano e 3 meses, q tb vive c/tosse, vou tentar esse xarope caseiro…..bjs

  112. Oi Pat, você sabe qual chá posso dar para minha filha de 04 meses para eliminar o catarro que esta persistindo por 01 mês.

  113. realmente crianças com memos de um aninho de idade nao poder comer mel somente o mel de jatai que os pais devem se asegurar bem que nao e de abelha e de jatai geralmente tem diferença no sabor e na cor,criança com memos de um ano tambem nao devve comer abacaxi morango kiwi

  114. Celma Vim, meu bebe agora já tem um ano, mas ele teve muito catarro que persistia.
    Fui em médicos, alergistas, etc… ninguem receitou remédio, somente aplicar rinosoro e soro fisiológico, retirar com a bombinha , várias vezes ao dia.
    Com meu bebê, só resolveu com muita persistencia, eu deixava o rinosoro já guardado nos seios e aplicava direto.
    Ajuda a criança a respirar, fluidifica a secreção e melhora muito!.

    Espero ter ajudado.

    Bjs.

    Andrea Jacinto.

  115. Olá pessoal tenho 47 anos e essa semana tive uma tosse que nunca tive na minha vida,ao tussir doia muito meu peito perecia que ia desmaiar.
    Fiz uma receita fantastica que no dia seguinte não tinha mais tosse pra mim funcionou ai vai…Pegue 6 colheres de mel, suco de 3 limoes,2 colheres de abacaxi picado, 4 folhas de ortelã,um pedaço de gengibre do tamanho de um dente de alho.
    Coloque em vazilha de uma fervida de + ou – 10 minutos deixe esfriar tome uma colher de trez em trez hora, ja éra a tosse, ahh antes de tomar esse xarope CAZEIRO tomei 3 vidros de xarope receitado pelo medico e nada, ao contrario minha tosse piorou me dando falta de ar.

  116. Olá, estou mt preocupada com meu filho de 2 anos e 9 meses, pois desde novinho esta sempre gripado, mas agora alem da gripe frequente esta com bronquite. Já fiz de td, remedios,xaropes, vapor… e sinceramente, nada resolveu. Encontrei este blog que é um máximo!!!!! Vou fazer este xarope com certeza e espero que ele melhore!!!!Abraços…
    Logo responderei como foi o resultado…

    1. Célia, mais do que o xarope, é importante que você fortaleça o sistema imunológico do seu filho. Procure incluir caldos caseiros, iogurte natural integral, ovos caipiras, muitas carnes, frutas, verduras e legumes na alimentação diária dele.

  117. ola pat
    estou numa tosse alergica.já não sei o que fazer e tomar mais,pelo amor de Deus me ajuda

  118. vou fazer esse cha pra ver se minha filha melhora a tosse dela que so ataca quando ela dorme…abrigada bjs

  119. adorei era o que eu precisava para o meu trabalho de escola!!! ?? bjos??

  120. Olá gostaria de saber qto tempo pode ficar guardado esse xarope na geladeira? bjs

  121. oi tenho uma filha de 8 meses, ela ta com tosse e o peito cheio
    posso dar esse xarope de mel com abacaxi, o abacaxi pode ser em lata.
    me mande resposta obrigado.

    1. Michael, em princípio esse xarope, preparado com abacaxi NATURAL não tem contraindicações, mas um bebê tão novinho, eu sugiro você consultar o pediatra antes de oferecer qualquer novidade

  122. Ola, moro na Inglaterra e a dois dia meu bebe de 6 meses iniciou uma tosse com catarro que o faz engasgar e o deixa ate sem ar…passei pela pediatra que nao me passou nenhum remedio pois aqui eh muito dificil eles receitarem para bebes.
    Ela me disse pra dar um pouquinho de mel com gotinhas de limao e aguinha morna, como no Brasil aqui eles tbm abominam a ideia de bebes tomarem mel, mas hj ela preferiu passar o mel do que xarope.
    Meu sobrinho tomou mel nessa idade e nunca teve nada, minha irma sempre falou com o pediatra.
    Acho que depende da crianca e do caso, claro, do pediatra tbm.
    PS: Acabei de dar uma colherinha bem peq de mel com limao, vamos ver como ele estara amanha.

    Bjs!!!

    1. Ana Paula, meu mais velho, mais ou menos da idade do teu teve tosse e a pediatra também recomendou um tiquinho de mel, desde que artesanal, de procedência confiável. Não tive problema algum.

  123. Bom dia!
    Por favor, eu gostaria de uma dessas receitas caseiras que já ouvi falar muito bem. Eu vivo em uma luta constamnte com meu filho de dois aninhos, que por mais de seis meses não cresce, não sai de 11kg, 12kg no máximo. Isso por conta de problemas alérgicos e repetidas infecções de garganta. Uma tosse e catarreira sem fim, hora com febres altas, hora sem, porém muito congestionado. Me ajudem!

  124. Bom dia!
    Por favor, eu gostaria de uma dessas receitas caseiras que já ouvi falar muito bem. Eu vivo em uma luta constante com meu filho de dois aninhos, que por mais de seis meses não cresce, não sai de 11kg, 12kg no máximo. Isso por conta de problemas alérgicos e repetidas infecções de garganta. Uma tosse e catarreira sem fim, por isso chega até a vomitar. Hora com febres altas, hora sem, porém muito congestionado e a noite então… Sempre piora. Não aguento mais gastar com tantos remédios que não resolvem. Me ajudem!

  125. Minha filha tem 2.9 muita tosse, deu de tudo, ate xarope caseiro, melhora e piora, vou dar agora xarope cenoura com mel

  126. Postei a semana passada a respeito da tosse do meu bebe de seis meses, dei a ele um pouquinho de mel com limao e passei vick nas costas e no peito no fim de semana inteiro e nao adiantou nada, voltei com ele no pediatra…o caso do meu bebe eh tosse alergica!
    Alias, estamos eu, ele e meu marido com a mesma tosse.
    O medico receitou um antialergico e ele nao teve mais crises!
    Esta com catarro, mas tenho a sensacao que esta saindo e esta melhorando. Ja nao dei mais o mel, pois eh bom nao abusar.
    Bjs e boa sorte a todas, semana que vem volto pra dizer se ele melhorou de vez…

  127. Luciana, se o problema do seu bebe eh alergico, pode ser que trocando o anti-alergico melhore…procure manter o quarto do bebe ou aonde ele dorme sem bichos de pelucia, tapetes, coloque uma bacia com agua no quarto, possa ser que melhore um pouco.

    Mas antes de tdo, converse mais uma vez com o pediatra, mude de medico se for preciso, nao ha caso sem solucao!
    Bjs e boa sorte!

  128. Pat, estou com um serio problema aqui em casa, estamos chegando no inverno aqui na Inglaterra e em 90% das casas acontecem o que eles chamam de condensacao, por conta dos aquecedores, as janelas ficam cheias de agua e as paredes ficam humidas.
    Os meus moveis sao novos, mas nao impediu que o fundo deles absorvesse essa humidade, e mofou! Meu marido limpou tdo, mas o mofo esta voltando, a sorte eh que no quarto do bebe nao tem, mas as vezes o bebe fica cmg no meu quarto.

    Eu tenho quase certeza que essa nossa tosse eh por causa do mofo…

    Vc ja ouviu falar de alergia a mofo que causasse tosse dessa maneira?

    Amanha irei na loja de moveis tentar trocar o fundo de todos os meus moveis e a imobiliaria ja esta tratando de resolver o problema no apto, dependendo da resposta vou me mudar daqui…

  129. meu filho esta com gripe a 5 meses e com tosse com catarro a duas semanas ja dei tudo conte remedio para ele e nao passa ele tem 1ano e 8 meses o que e bom dar para ele?

  130. oi gostaria de saber, algum remedio para corrimento.Me sinto muito irritada com isso.

    1. Boa tarde. Procure Kefir. Vai ajudá-la muito. O kefir não se compra alguem tem de doá-la. Eu sou de Moçambique e por acaso tenho. Seria melhor pedir quem sabe alguem no seu Pais veja a mensagem e ofereça. Beijinhos e boa sorte.

  131. pat..eu tenho uma filha de 1 ano sera q posso dar esse xarope a ela?ela ta com um catarro muito forte no peito,e pouca tosse,alem desse xarope tem outros q posso dar a ela?quais os tipos de alimentos q posso dar a ela durante a gripe?e quais devo evitar?..obg pela dica

    1. Eu sou a favor de fortalecer o organismo como um todo, até porque não acredito em comidas milagrosas para essa ou aquela doente. Numa dieta boa para fortalecer o organismo não pode faltar caldos caseiros, ovos caipiras, iogurte natural interal e óleo de coco.

  132. Pat, preciso de uma sugestão para ajudar o meu filho ele precisa aumentar a imunidade dele, porque frequentemente está com rinite o nariz escorre todos os dias, a amigdala inflama. Já tomou muito antibiótico e não resolve, por favor me ajude!

    1. Simone, milagre não existe, mas existem algumas comidinhas que nõ podem faltar na dieta de quem quer ter um organismo forte e saudável, com um sitema imunológico ocmpetente. Sugiro o consumo regular de iogurte natural integral, caldos caseiros, ovos caipiras e óleo de coco extra-virgem. Banhos de sol regularmente e boas noites de sono, no escuro total, também fortalecem o organismo muito bem!
      Boa sorte com teu pequeno!

  133. Oi,Pat tenho um filho de 10 meses ele e muito manhoso so quer colo,atençao nao me deixa fazer nada,como posso fazer para ele nao ser tao manhoso voce tem algum truque.rsrs.obrigada.

  134. Pat,

    Antes de tudo, gostaria de parabenizá-la pelos artigos publicados.

    Minha filha tem hoje 9 meses e meio e tosse muito e com catarrinho, porém, como qualquer outro bebê, não consegue expelir.
    Qual xarope eu poderia fazer para sarar de vez esta tosse?
    Ela mal consegue comer e pra dormir só se estiver muito cansada.

    Obrigada

  135. me ajude , minnha filha tem 09 meses há 03 semanas esta sofrendo cim uma tosse horrorosa , a noite ela semrpre piora , a pediatra ja passou 4 xaropes e nenhum da resultado( acebrofilina. vibral, hinixizine, brinkmel ) me ajudem esrou enlouquecendo .

  136. Olá, tenho um filho de 16 anos que tem esse problema de tosse, quando começa não há nada qe resolva!!! Já tentei de tudo remédios, xaropes industrializados e caseiros e até hoje nada…agora vou fazer pra ele esse xarope de agrião depois volto aqui pra postar o resultado…
    adorei o site.

    1. Talvez a Pat não concorde, mas tente dar emulsão scott para ele. Hoje em dia tem vários sabores e não é tão horrível assim para tomar como antigamente. Melhora a imunidade. Não sei se pode haver um substituto para a emulsão, talvez o óleo de fígado de bacalhau…Sofro de bronquite desde criança. Uma amiga me deu a dica e desde que tomei não tive mais aquela tosse horrível que quando me pegava, eu tossia durante um mes inteiro (sem mentira)… E ainda tinha que aguentar meu marido reclamando que não dormia.

      Espero que resolva.
      Rosane

      1. Rosane, se a emulsão Scott fosse apenas óleo de fígado de bacalhau ela seria perfeita!! O problema é que hoje em dia ela é uma pequena parte de óleo de fígado de bacalhau (de uma procedência e forma de extração não garantida em termos de preservação dos nutrientes) e um monte de óleo de soja, corantes, aromatizantes e flavorizantes.

  137. Meu filho Gabriel está com 2 meses e está com uma tosse terrível com catarro a praticamente 1 mês, mas não consegue expelir. Me ajudem, já o levei na pediatra 3 vezes, já passou vários xaropes e até mesmo inalação com soro e Berotec, mas não resolveu. Ele tá dando aquela crise de tosse que o deixa nervoso e muito agitado. O que faço? Me mande resposta pelo amor de Deus. Obrigada!

  138. Meu filho Gabriel de 2 meses está tossindo muito e o peitinho dele está com catarro, mas ele não consegue expelir e fica muito agitado quando a tosse vem. Já levei na pediatra, primeiro passou inalação com Soro e Berotec, depois passou Salbutamol, pois disse que ele estava com chieira e mesmo assim a gripe não acabou e isso está fazendo 1 Mês hoje. Chego até chorar quando ele começa tossir, estou desesperada. Me ajude, Pat, por favor! Tem algum xarope que eu posso fazer, para ele tomar? Bjus!

    1. Jackie, um bebê assim tão novinho nem deveria ficar tomando tantos remédios!! Você já tentou um simples vaporizador? Se você não está segura dos procedimentos do teu pediatra, talvez seja o caso de buscar uma segunda opinião, de outro PEDIATRA.

  139. Olá, Pat!
    Gostaria muito de fazer a receita do agrião,minha bebê tem 6 meses e tha com uma tosse muito forte!
    desde de já
    obrigada querida!

    Bjs

  140. ola minha filha tem 4 anos e tem tosse durante a noite e geralmente quando acorda o que eu posso esta fazendo por ela, se eu fisse esse xarope , vai resolver?
    obrigada
    cris

    1. Cristiane ,tenho uma filha de 03 anos que as vezes passa também por isso.Costumo a usar VICK VAPORUB em seu peito e nas costas,na direção do pulmão,p/ aliviar a tosse. O efeito é práticamente de imediato. O xárope de agrião e o de abacaxi(não sei se serve p/tosse,mais para catarro é muito bom. Costumo a fazer o de agrião,mais coloco outros ingredientes,indicado pela vovó como:Guapo,limão,agrião,1 dente de alho,folha de laranja da terra,manjerição,puejo e mel. Mais tem varias outras ervas que não conheço de nome. Há não precisa conter essas ervas todas.

  141. o agriao e o mel sao otimos mesmo p/ esse tipos de doencas , o agriao e bom p/ varios tipos de doencas…

  142. meufilho tem 5 anos e,sofre com uma bronquite danada,ja tomou varios remedios ,nebolizaçoes e ja usou ate bombinha,e e so o tempo mudar que atca rinite e ele fica bem baqueado o que eu faço.

  143. oi pat espero que ajude eu e minha mae

    meu irmao tem bronquite rinite sinuzite e asma vc disse que o que curou vc da bronquite foi a nataçao mas ele tem alergia ao cloro da picina al pó a cheiro forte o que devemos fazer para alivialo disso?ou sera que isso so passa com a idade pois ele tem 14 anos

    bjs me responde obrigada e vc esta fasendo uma coisa otima ajudando as pessoas tchaaal

  144. Ola,
    tenho uma menina com 5 anos. A um ano e meio para cá tem tido uma tosse horrivel.E nunca tinha tido tosse. É uma tosse muito estranha porque so vem de 15 em 15 dias, e quando vem, vem com força. E depois passa assim do nada. Nesse ano e meio com idas argencias e sem resultado. Decidi ir a medica de familia onde ela receitou a menina fazer analises ao sangue, para saber se ela tinha alergias. E nada.
    A medica aconcelhou levar a menina a um alergologista onde o medico lhe fez os tais exames das picadinhas e nao acusou nenhuma alergia. Ja passaram 6 meses e a minha filha continua na mesma oura ta uma semana com tosse oura ta outra semana se tosse. Por percebo…. Ninguem me consegue dar uma resposta para isto.
    O que acha?
    Comprimentos

  145. oi tudo bem?
    tenho uma bbzinha de 28 dias,e ela ta com um catarro horroroso no peito.
    preciso de uma receitinha caseira.me ajude to desisperada.
    é a minha primeira filha.

  146. pat tenho uma filha de 2 anos nao sei mais oque fazer a um mes e meio estou nessa luta e uma tosse com catarro tipo assim uma crise ela tosse tosse tosse e nao para fica vermelha de tanto tosser e acaba vomitando ja fui na pediatra 4 vezes so passa remedio ja tomou 4 vidros de remedio dexametasona passou um anti alergico alegra e outros a pediatra fala que ela esta com bronquite alergica e nem um desses remedios resolveram as pessoas que ve ela tossindo dizem que e tosse de guariba nao sei oque fazer me ajuda por favor

  147. Aqui sempre faço o mesmo: abacaxi cozido com gengibre. Bato no liquidificador e após coar, acrescento mel e propolina.
    É um santo remédio!

    1. Bom dia! Gostaria de saber as quantidades para fazer esse xarope. Agradeço desde ja.

  148. Tenho uma filha de 2 meses faz quase 1 mês que ela está com uma tosse muito chata já fiz de tudo um pouco mais não adianta nada…
    já levei ao médico e nada falam que ela não tem nada mais não emtendo como uma criança de 2 meses tosse desse jeito e não tem nada???Me ajude por favor!!!

  149. TENHO UMA FILHA DE 1 ANO E TODA VEZ QUE ELA TOMA BANHO DE PISCINA OU DE PRAIA ELA GRIPA O QUE QUE EU FAÇO …. TENHO PISCINA EM CASA E MORO PERTO DA PRAIA E ELA FICA DOIDA PRA TOMAR BANHO…. BJS E OBRIGADA

    1. Tem que fortalecer o organismo dela!!! Dormir mais cedo, incluir na alimentação ingredientes como caldo de carne caseiro, óleo de coco extra-virgem, iogurte natural integral, ovos caipiras, etc

  150. PAT, EU TENHO UMA RECEITA MUITO BOA E FÁCIL DE CHAROPE, E QUE AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE A IMUNIDADE. UMA PEDRA DE GENGIBRE (DO TAMANHO DE UM OVO), UMA XÍCARA DE SUCO DE LIMÃO E 2 DE MEL (TENHO USADO O DE LARANJA), bater tudo no liquidificador, coar no dia seguinte, pode deixar fora da geladeira não estraga.TUDO ORGÂNICO, É CLARO .USO TAMBEM em finalizaçoes de carnes, mil idéias etc. Aqui resfriou, tossiu, adulto e crianças após 1 ano, resultado imediato. tenho várias amigas que filhos viviam com baixa imunidade, e moravam praticamente em hospitais e que só isso resolveu, é o gengibre a majestade, beijos, LÉIA

      1. Por favor, Léia ou Pat, me respondam.. O que é PEdra de gengibre?? preciso muito saber.. procurei no google mas nao acontrei absolutamente nada..
        Por favor, alguém me responda.. preciso fazer esse xarope pra minha filha.. que anda ficando muito doente..

  151. A T E N Ç Â O, COMO É SÉRÍSSIMO, VALE AVISAR QUE NÃO É RECOMENDÁVEL DAR MEL PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 01 ANO, RESUMINDO, PERIGO DE ÓBITO. PESQUISEM E VEJAM QUANTOS CASOS.

  152. PARA CRIANÇAS ABAIXO DE UM ANO, O XAROPE EFICAZ É UMA COLHER DE SOPA DE AGRIÂO COM TALO PICADINHO,(OPCIONAL, UMA FOLHINHA DE ASSA-PEIXE PEQUENA, UMA DE GUACO) UMA COLHER CAFÉ GENGIBRE RALADO, UMA COLHER DE CAFÉ DE ABACAXI NÃO AZEDO, DIVIDA UM DENTE DE ALHO EM 03 PARTES, APROVEITE UMA PARTE E AMASSE, UMA COLHER DE CHÁ DE RAPADURA RALADA. LEVE AO FOGO BAIXO TAMPADO ATÉ FERVER, AGORA PONHA A CHAMA NO MÍNIMO COMO FOSSE DESLIGAR E MANTENHA POR MAIS 07 MIN. DESLIGUE DEIXE ESFRIAR E ADICIONE, UMA COLHER DE CHÁ DE LIMÃO + UMA GOTA DE PRÓPOLIS. BATA TUDO DO LIQUIDIFICADOR, COE, OFEREÇA UMA COLHER DE CAFÉ ATÉ 3 MESES X 4 AO DIA, A PARTIR DO 4º MÊS, UMA COLHER DE CHÁ X 4 AO DIA. SUPER EFICAZ, UMA MARAVILHA O RESULTADO, GUARDAR NA GELADEIRA, OFERECER EM TEMPERATURA AMBIENTE. AUMENTA A IMUNIDADE, APETITE, E EXPECTORA .

  153. ola amigas minha filha uma vez ficou com tosse mais de 15 dias eu dava xarope e nada , levava ao pediatra e nada melhorou , só melhorou com cha de alfafaca com mel , pra minha filha esse cha é um santo remedio ela tem 1 ano e 5 meses .. bjos

  154. minha filha tem 2 anos ela ja ficou enternada de pineumonia tem bronquite tosse muito tem medico de alergia tem pediatra que ja passou varios remedios mais nada de ficar boa a medica de alergia ja passou varios remedios e nada eu ja tou ficando maluca de ver minha filha assim turcindo tanto e eu nao poder fazer nada pelo amor deus me ajude a fazer algum remedio pra pelos menos melhora essa tosse

  155. pat,minha filha tem 4meses e estar gripada e com muita tosse,serar que posso dar esse xarope pra ela..

    1. Lucellya, não se deve oferecer mel a crianças ocm menos de 2 anos de idade em hipótese alguma, portanto esse xarope não é adequado para sua filha.

  156. sou harla meu filho harley esta com uma tosse ele tem 7 anos ja fui um pediatra ele tem bronquiti alegica nao sei mais um que fazer quando chega a noite comerça a tosse nao sei um que fazer me ajude

  157. boa noite minha filha esta com um ano e 7 meses esta muito resfriada ja tomou varios remedio que o pediatra passou mas nao adiantou posso dar mel com gengibre

  158. Eu tenho 10 anos e toda vida que eu fico gripada eu fico com uma tosse chata,sera que eu posso tomar esse xarope?

  159. OI ESSE XAROPE DE MEL DE ABACAXI SERVE PRA BRONQUITES E CRISES ALERGICAS NASAL?POIS TENHO UMA FILHA DE 4 ANOS E TEM CRISES DE 3EM 3 MESES ELA TOMA ANTIBIOTICO MAS DESGASTA MUITO OS DENTES ELE FUNCIONA MESMO???QUERIA ACABAR DE VEZ COM ESSAS CRISES QUE É UM SUFOCO PRA EL E PRA MIM,E ELA É ALERGICA A QUASE TUDO, FIEZA,ÁGUA GELADA,POEIRA ,MOFO UMIDADE,MUITO TEMPO NA PISCINA,A TOSSE É CHEIA DEMAIS ME AJUDEM!!!! OBG

  160. oi pat meu bebe tem 9 meses e esta com muita tosse seca qual o melhor charope eu posso dar pra ele.

  161. olá meu filho tem 2 anos e 3 meses to na luta contra a rinite alergica ja tromou varios antialegicos loratadina,dexclorferanina hizine decongex enfim vai e volta a rintite nariz escorre e seguida de tosse não aguento mais isso desde os nove meses e fora os antibioticos me fala por que eu creio que meu ainda vai ter uma cura total onde ele chegar ´perto de poeira e nao vai causar tosse e nem espirros e nariz escorrer me da uma luz por favor

    1. karina, existem muitos alimentos e aditivos alimentares artificiais que podem causar e/ou piorar alergias. eu tentaria cortar leite e derivados e graos da alimentaçao dele. pode ajudar. e cortando isso, voce ainda fica com muitas opçoes – carnes, ovos, frutas, verduras, legumes, peixes, etc

  162. Minha filha tem nove meses, a um mÊs vem apresentando tosse, a pediatra disse que era alérgica, mas agora ao levá-la de novo, ela disse que agora era gripe, ela está com muito catarro, não tem febre, posso dar um xarope de abacaxi, substituindo o mel pelo açúcar? obrigada.

    1. eu jamais ofereceria açúcar para uma bebezinha tao nova – e na verdade é o mel e nao o açúcar que possui propriedades que combatem a tosse. se voce quiser tentar uma opçao caseira segura, vaporizaçao, somente com água, pode ajudar muito.

  163. A medica homeopata de meu filho receitou um xarope caseira para tosse. corte fatias de abacaxi de uma fervida com bastante mel e vai dando colheradas durante o dia para a criança (3 x ao dia é suficiente0) E É NATURAL

  164. ola tenho2 filhos que tem problema de rinite alergica e asmas e e so mudar o tempo e eles comecar a tosse seca que nada melhora toma inalacao e usar bonbinha e as vezes nada . o que eu faço qual xarope bom caseiro que posso dar a eles.

  165. tenho um filho de 5 anos e toda vez q ele fica gripado ele reclama de dores de barriga,isso é normal ou devo levá-lo ao médico???Qual remédio caseiro é mais recomendado no caso de gripe forte seguido de nariz entupido,tosse e dores de barriga??

  166. Oi Pat, li todos os comentários até 9 do 11. Admiro tua paciência e conhecimento daquilo que é natural e faz bem às criancinhas. Parabéns.
    Procurei a informação que preciso mas não encontrei.Aqui vai: quais as quantidades de mel, agrião e guaco, para o xarope . E mais, posso usar folhas de guaco secas, que são vendidas em pacotinhos com várias informações , datas ,etc? Só é aconselhável conservar por 2 dias, na geladeira ? Se puderes me responde logo, por favor. Tenho 2 bisnetos de 2 e 5 anos que não param de tossir ejá estou com os 3 ingredientes em casa, aguardando tua informação. Muito obrigada.

  167. Oi. Eu estou com uma tosse a mais ou menos 6 meses e já fiz de tudo mais não consigo sara , qual o melhor xarope para minha tosse ? Obrigado pela atenção !

  168. Olá PATY,gostaria de sua ajuda..Minha filha de 3 anos está com uma tosse seca a mais 4 semans,já a levei ao médico,pois receitou antialégico e nada..dei corticoide e nada…um xarope cujo o nome é melxi e nada tbm..até uma receita da mamãe da cebola eu dei..amenisou,mais não passou…agora ela voltou a tossir á noite.O que vc me recomendaria?
    Desde já obrigada!

    1. A minha filha tem 4 anos e também está com uma tosse terrível… Levei no medico, deram ameixial, acetilcistrina, ibuprofeno mas nada contem a tosse dele, e o pior é que ela com toda essa tosse vomita tudo, até água!!! Ta se alimentando super pouco a alguns dias já, e olha que ela tenta comer de tudo pra ver se melhora a dor de barriga dela q é de tanto remédio e de vomitar tadinha…. Se puder me ajudar fico imensamente grata!!! Carol

  169. aonde posso comprar sementes de guaco, agrião…e tbm comprar as plantinhas ja crescidas… ????

    quero plantar =D

  170. Meu filho tem 11 meses e está sempre gripando(quando em contato com alguém gripado), porém nunca teve febre, mas o catarro que o encomoda e não deixa dormir, da ultima vez dei suco de abacaxi com gengibre e ele melhorou em 3 dias, será que estou fazendo certo? Ah! Não dei a vacina contra a gripe.

  171. Pat meu filho tem 3 anos, e faz 4 dias que esta com uma tosse que o incomoda muito… segundo o pediatra , o pulmão esta limpinho … esta tomando amoxicilina e respiratus … gostaria de saber um xarope caseiro para aliviar um pouco essa tosse ?

  172. Eu tenho uma tosse muito chata ela começa por volta das 8 horas da manha e dura umas 2 horas depois passa o dia sem e as vezes ao anoitecer eu tenho um pouco de tosse, não tenho tosse a noite, mas sinto que engulo carrato mas é branco. Alguem pode me ajudar obrigado.

    1. Eu tinha esse problema e depois de vários exames meu médico descobriu que era esofagite, tomei Pantoprazol por 40 dias e fiquei bom.

  173. Importante mamães!!! CRIANÇAS MENORES DE UM ANO NÃO PODEM TOMAR MEL…PELO AMOR DE DEUS SE INFORMEM COM UM MÉDICO ANTES DE DAREM QUALQUER COISA PARA SEUS FILHOS!!! ISSO É MUITO SÉRIO OK? BJUS

  174. ola Pat Bom Dia
    tenho uma bebe de 7 meses , quando ela tinha 4 meses ficou bem gripada com tosse seca e até vômitos de tanto que tossia , febres e ate diarreia … ai levei ela na pediatra as pressas e ela disse q era tosse alérgica , pois o pulmão dela tava limpinho … ela passou o Abrillar xarope uso oral , e apos uns dias ela ficou boazinha . e sempre q tem mudança de tempo a tosse seca dela volta … ela esta bm gripadinha agora ja ta cm 3 dias … dano febre insonia e so bebendo muita agua e so quer danoninho liquido ,.. oq faço para animala e ver se ela voltar cmr bm dinovo ??? por favor me ajude e minha 1 bebe …
    abç !!!

  175. Pat, fiz tudo como na receita de agrião e ficou pastoso. É assim mesmo? Obrigada pela atenção.

  176. Pat,
    Minha filha de 1 ano e nove meses não aceitou a textura do xarope, com as fibras do agrião. Eu posso coar e acrescentar umas gotas de própolis e reduzir no fogo?
    obrigada
    Helena

  177. Pat o mel é mesmo contra indicado para crianças menores de 1 ano??
    Meu filhote tem ficado resfriado com frequência, e tem apenas 8 meses. Ele toma vitamina C desde qdo nasceu… e o pediatra diz que essa frequência provavelmente é por causa do contato com outras crianças no berçário (que ele frequenta desde os 4 meses).
    E sempre fica aquela tosse no final de cada resfriado. Evito remédios / drogas. Tenho dado atualmente um fitoterápico, mas não tem ajudado muito.
    Gostaria de fazer esse caseiro. Será que tem problema por conta do mel??

    Abraços.

    1. Danila, pelo que pesquisei não se deve dar mel às crianças menores de DOIS anos. Muitos dizem ser pelo risco de botulismo, mas há também a questão da digestibilidade. Crianças com menos de dois anos não digerem tão bem os açúcares do mel.

  178. meu filho de oitto meses fica muito resfriado e tosse muito gostaria de saber qual remedio caseiro é bom

  179. Tenho 2 gemeos de 9 meses eles tao cm catarro e o nariz deles vivi entupido e agora ñ conseguem dormir me ajude o q eu façoja levei no pediatra e nada coloco sorine mas ñ melhora!!!

  180. Pat, rendeu uma jarra!! Não conseguirei consumi-lo em 3 dias…hehehe. Há outra coisa que posso fazer para aproveitá-lo? Da próxima vez farei meia receita, obrigada.

  181. As vezes eu tenho tosse alérgica que muitas vezes dá aquela tosse ceca principalmente na hora de dormir, mais gostei dessa dica vou fazer esse xarope para ver se alivia.

  182. Oi pat, boa noite, fiz o xarope mas fiquei com uma dúvida: 1/4 da xícara de água não deu pra cozinhar o maço todo. Tive q pingar mais um pouco e ainda assim agarrou o agrião. Era orgânico e fraquíssimo. Tirei só os de cima e deixei os agarrados. Td bem? Também quero saber se ele pode ficar mais de 3 dias na geladeira por causa do limão….

    Aguardo seu comentário.
    Obrigada por compartilhar!
    Bjs
    Andréa

    1. Alguém fez e deu resultado msmo o xarope de agrião e mel?
      A minha tosse tem uns dois mses ,estou preocupada …..tossse sem secressão. ….;)

  183. A partir de que idade pode consumir esse xarope? Tem contra indicação pra bebe de 1 ano e meio?

  184. olá, meu bebe tem 8 meses e esta com bronquite atacada e uma tosse bem encatarrada, posso dar um xarope de guaco a ele. Me indicaram fazer o xarope assim: 2 copos de água e duas folhas grandes de guaco. dar a ele 1 colher de sobremesa 3 x ao dia.
    mas estou com medo pois o guaco é muito quente…
    devo dar ou não? alguém já deu em seu bebe nessa idade?

Comentários estão encerrado.