RECEITAS Sobremesas

Tiramisu – a sobremesa que vai te conquistar

O tiramisu é uma sobremesa absolutamente deliciosa, típica da Itália, um lindo e alegre país que um dia desses eu quero conhecer todinho. Façam em casa, curtam muito, mas consumam com moderação!

Ingredientes

3 gemas de ovo caipira orgânico

100 g de rapadura ralada

180 g de queijo mascarpone ou cream cheese caseiro

300 mL de creme de leite fresco cru

3 colheres de sopa de licor de café

500 ml de café bem forte, frio

2 pacotes de biscoito champagne – procure, se possível, uma versão o mais artesanal que houver

cacau em pó, sem açúcar

Modo de Preparo

Bata as gemas com a rapadura até esta se dissolver e a mistura estar leve e cremosa. Misture bem com o mascarpone ou cream cheese caseiro.

Bata o crème de leite até que fique firme e envolva suavemente na mistura de gemas e queijo.

Espalhe uma camada fina destre crème no fundo de um prato oval (cerca de 35cm).

Adicione o licor ao café.

Embeba rapidamente cada biscoito na mistura – o tempo depende da frescura do biscoito, mas nunca deixe tempo demais para que não fiquem muito moles.

Disponha uma camada apertada de biscoitos sobre o creme – se precisar quebre alguns ao meio pra que a superfície fique bem forrada.

Cubra com nova camada de crème e em seguida mais uma camada de biscoitos embebidos no café.

Termine com uma camada de crème, alise a superfície e coloque na geladeira.

Polvilhe com uma grossa camada de cacau em pó no momento de servir.

O ideal é preparar o tiramisu com várias horas de antecedência para que os sabores possam se misturar.

Leia mais

Essa é uma sobremesa muito festiva, e se você quer mais opções deliciosas para servir nas suas comemorações, precisa conhecer JÁ o meus e-book com cardápios e receitas para suas festas:

O melhor da festa é a melhor comida

PDF, Hotmart

Amazon Kindle

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

16 comentários

  1. Que delícia! Melhor ainda saber que podemos fazer gostosuras mais saudáveis.
    Bj

  2. Amo esse doce também. Fiz uma vez mas não ficou muito bom. Vou fazer com essa receita!

  3. Sempre quis prepará-lo em casa mas sempre que ia comprar o pote de mascarpone quedava-me paralisada pelo preço exorbitante cobrado e acabava desistindo dele. Fiz usando o cream cheese caseiro e ficou ó-ti-mo!

    1. Maria Christina, com o creamcheese caseiro o Tiramissu não só fica muito mais barato (eu também fico horrorizada com o preço do mascarpone…), como também fica muito mais saudável. O creamcheese caseiro contém probióticos, veja só que maravilha!!!

  4. […] qualquer jeito: expresso, de coador e até café em sobremesas, como a Tiramissu, que já publiquei AQUI. É claro que como qualquer coisa na vida, se abusar do café, faz mal, para crianças então, mais […]

  5. Realmente este doce faz minha cabeça e estomago também sou maluquete por Tiramissú, nadando em mascarponne, ai ki dilíça.

  6. FANTÁSTICO!!!! Recebi visitas no final de semana e todos amaram a minha/sua (hehhe) sobremesa!! Já vou repassar a receita. Obrigada Pat!!

  7. Pat, estou com uma dúvida. Em relação ao uso do ovo cru por causa da salmonela. Poderia usar ovos pasteurizados?
    Grata

    1. Eu não tenho coragem é de usar ovos pasteurizados, completamente oxidados!!!! Usando ovos caipiras de fornecedor de confiança e lavando muito bem a casca do ovo com água e sabão imediatamente antes do uso reduzem a praticamente zero a chance de se contaminar com salmonella.

  8. Pat, bom dia!
    Eu comprei cacau em pó na Rua Santa Rosa, como sendo do bom (não é o africano). Mas como eu não costumava usar, não entendo muito. Eu achei ele meio “areento”, tipo estrala na boca. É assim mesmo? Imagino que não ia ficar bom purinho em cima da sobremesa.
    Só estou conseguindo usar em leite bem quente ou bolo.
    Será que eu comprei errado?
    Bjs,
    Cacilda

Comentários estão encerrado.