Alimentação AMIGOS ARTIGOS Dr. Alexandre Feldman

Tudo o que você sempre quis saber sobre pão, mas tinha medo de perguntar!

CIMG8422Hoje eu não vim escrever nenhuma novidade ou receita (quem sabe mais tarde?), mas passei para indicar a leitura de uma matéria completíssima sobre pães, seus prós e contras.

Pão é paixão nacional, paixão mundial, e faz parte da maioria das culturas culinárias tradicionais.

CLIQUE AQUI para saber tudo o que você gostaria de saber sobre pães e tinha medo de perguntar. Leia o artigo com atenção, pergunte, comente, participe.

E se você se animou de preparar pães em casa, CLIQUE AQUI e conheça as receitas de pães naturalmente fermentados já publicadas no site Crianças na Cozinha. Modéstia à parte, estou me especializando cada dia mais!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

43 comentários

  1. Olá,
    Acredito que a questão mais importante seja a fermentação da farinha e dos grãos integrais na receita.
    Li, na receita do pão doce de Banana, que o ideal é deixar farinhas e grãos de molho em cultura láctea ou em água com gotas de limão.
    A minha dúvida é se posso seguir essa fase “PRÉ preparo” para todas as receitas e, nesse caso, qual seria o tempo (se é que é necessário) para “descansar a massa” quando todos os ingredientes já estiverem misturados.
    bjs,

  2. Oi Pt, a minha dúvida é sobre a linhaça … é só colocar direto na massa? não estraga com o calor?

    Abraços

    Iv.

  3. Excelente a matéria do Dr Alexandre sobre o pão,já faço o pão que a Pat ensina a 3 meses e minha família adora não quer saber mais de outro pão.Mas tenho uma dúvida Pat,
    1ºPodemos comer esse pão fermentado naturalmente tds os dias?É que eu não consigo ficar sem pão…um abraço e parabéns pelo seu trabalho

  4. Sim, eu também tenho dúvida sobre a linhaça … quando coloco as sementes de molho de um dia para o outro água fica meio “gelatinosa” dificil de separar. Tem alguma forma de retirar essa água, ou é para usar assim mesmo?

  5. Gostaria de boas receitas com fermentação natural para Celiacos, voces tem receitas sem gluten?

  6. Estou super empolgada com os pães que tenho feito em casa. Também faço com fermento natural que desenvolvi. Tenho dois fermentos naturais: um Levain e um Poolish de centeio.
    Aproveitando o inverno quando consigo acender o forno e aquecer a casa…rs
    bjo

    1. Nina, e você pensa que eu não percebi a produção em série de pães lá no Gourmandise? Passo por lá quase todos os dias e ando ficando com água na boca!!!

  7. Eu QUEROOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!
    Pat estas fotos me lembraram do MARAVILHOSO pão feito deliciosamente por vc e que comi até as migalhas!!! (Literalmente, entenda-se limpar o prato!)
    Quero mais!!! podemos encomendar pãos da Pat semana que vem?

    1. Querida, estou com um “pão-teste” de morangos com castanhas assando no forno, mas ele ficou enooooooooorme como aquele outro que você provou. Quer ser minha cobaia novamente? Eu levo aí mais tarde, e se você precisar de mais alguma coisa, aproveitamos a “carona”!

  8. Pat, assim como a Viviane tambem nao ficamos sem pao aqui em casa. Uso muito a maquina de fazer pao para fazer pao integral mas quero utilizar o metodo da fermentacao natural mais vezes. E’ porque tive tantativas um pouco frustradas e tive que jogar o pao todo fora, o que e’ um pena devido a todos os ingredientes que usamos. Mas nao vou desistir! Tenho o livro Nourishing Traditions e adoro! Pat, queria uma receita do seu pao integral simples, nao achei aqui no blog. Posso usar essa do morango com castanhas mas sem colocar o morango e as castanhas?
    Em relacao a pizza que voce iria fazer, fiquei com agua na boca…posso usar a receita da massa multiuso?
    Obrigada!
    beijos,
    Sara

  9. Pat, hoje fiz o pao integral simples com a receita da massa multiuso e deu super certo, obrigada. Nas fotos o seu parece maior, o meu nao ficou assim, talvez nao teha crescido o bastante (deixei repousando 24 horas). Voce usou duas receitas?
    bjos,
    Sara

  10. Pat, voce e seu marido dizem pra gente moer o trigo na hora de fazer o pão, dá diferença no pão se moer no moedor ou bater um liquidificador os graos de trigo? Pois não possuo moedor. Obrigada

  11. Será que você tem receita de pão integral simples e fácil que tenha só farinha integral, sal, água e fermento?

  12. já fiz muitas vezes a receita multiuso e não deu certo, fiz tudo direitinho, já fiz até com gotas de limão em vez de iogurte, mas mesmo assim…fica amargo horrivel, tenho q jogar tudo fora. Desisti.

  13. como não estava dando certo com iogurte, fui olhar novamente as receitas de pão e em uma delas eu li o seguinte: Deixar grãos integrais e farinhas de molho durante a noite em alguma cultura láctea (como o soro de iogurte diluído em água ou o iogurte natural integral puro) ou em meio ácido (água com gotas de limão, ótima opção para quem tem intolerência ou alergia a produtos lácteos) ativa as enzimas chamadas fitase, que neutraliza o ácido fítico.
    então resolvi colocar 1 xícara de água morna com gotas de limão na farinha

    1. Samira, você sovou a massa na mão? Olha, eu não sei se é geral, mas EU, se tiver que sovar massa de pão na mão, não faço pão algum!!!! Não levo jeito, nunca dá certo!!! Aqui em casa eu uso uma super batedeira planetária, daquelas com motor bem potente. Ela faz o “trabalho sujo” pra mim, sova muito bem a massa e aí dá certo!!

      Não será esse o teu caso?

      A minha mesam receita de massa multiuso feita pelas minhas mãos, jamais dá certo. Feita com a ajuda da batedeira, fica maravilhosa!

  14. Obrigada pela atenção, mas eu também uso uma batedeira planetária muito boa, e mesmo assim não da certo. Já sovei na mão e também não da certo. É…fazer pão é uma arte……Tenho vontade de te ver fazer pessoalmente suas receitas. De tanto que falo em você aqui em casa, parece que sou sua amiga.

  15. Pat, qual é a sua super batedeira planetária? Eu tenho uma máquina de pão da Britania. Quando a preguiça é grande eu faço um pão só direto nela. Já nos entendemos muito bem e os pães sempre saem bons, perfumados, bonitos etc (tirando o buraco que fica por conta do batedor, hehehe).
    Mas quando a inspiração toma conta do meu ser (ultimamente nem raro), eu faço a massa na máquina no processo de massa (sova, descansa, sova e descansa de novo), daí sovo mais um pouco, deixo descansar já dentro da forma e asso no forno. Confesso que não fica tããããããoo bom quanto feito na máquina, mas ainda assim fica bom.

    1. Jacque, eu tenho uma KitchenAid, modelo clássico. Sempre achei bobagem ter um “trambolho” tão grande na cozinha, mas hoje não vivo sem!!!

  16. Pat,
    Estou super ansiosa pra adquirir a batedeira que vc usa, porque fazer pão na mão está cansando minha beleza! rsrsrsrs (apesar de que eles têm ficado PERFEITOS! Super aerados, fofos, etc). Entrei no site da e-bay pra dar uma olhada e vi uma semi-nova que me parece ser o modelo da sua, mas queria lhe pedir o imenso favor de me falar se de fato é essa que vc tem. Vou copiar o link abaixo e esperar seu aval pra poder comprar, pode ser? Eles têm novas também, mas somado o valor à taxa de entrega interncaional fica muito mais caro. Vou aguadar um retorno seu!

    O link é: http://cgi.ebay.com/KitchenAid-Classic-4-5-Qt-Tilt-Head-Power-Stand-Mixer-/280519421506?cmd=ViewItem&pt=Small_Kitchen_Appliances_US&hash=item415042ae42

    Bjks!

  17. Pat, eu sou alérgica ao glutén, tem como eu fazer essa receita substituindo por farinha de arroz integral e quinua? Caso não, tem alguma receita que seja infalível para fazer pães sem glutén, pois os meus saem horrorosos e sempre tenho que comprar em lojas especializadas.
    Obs: SUAS FOTOS DE PÃES ESTÃO MARAVILHOSAS, fiquei aguada rsrs.
    Bjos
    Dani

  18. Pat,
    Você poderia nos informar a potência da sua super kitchen aid?
    Tenho uma máquina de fazer pão há alguns anos, porém o grande problema é o revestimento de teflon (que todas têm), está saindo e obviamente se misturando na massa do pão (isso era algo que eu temia e sabia que poderia acontecer).
    Penso em comprar com urgência uma batedeira planetária, mas não sei qual o modelo da sua kitchenaid (o link acima foi removido) e por isso estou em dúvida entre dois modelos, um vendido na spicy da kitchen aid http://www.spicy.com.br/DetalheProduto.aspx?idProdutoSku=28QCY5O2J9 de 570 w e outro vendido no fast shop da viking http://www.fastshop.com.br/BATEDEIRA-PLANETARIA-COM-8-VELOCIDADES–800W-DE-POTENCIA–VASILHA-EM-ACO-INOX–PRETA—VIKING—VSM500BK%2cproduct%2cVKVSM500BK%2c0.aspx de 800 w.
    A minha dúvida é: comprar a batedeira desse modelo de 570 w da kitchen aid é suficiente para bater a massa de pão?

    1. Eu particularmente não gosto dos produtos Viking (apesar de achá-los lindos) porque já tive problemas com assistência técnica de um triturador da marca há alguns anos.

  19. O meu receio é comprar uma (cara) batedeira e não ela não aguentar (não ter potência) para bater a massa de pão e pifar.
    Já vi kitchenaid de 350 w de potência (mesma potencia das batedeiras comuns) por R$ 1690,00 na spicy, bem mais barata do que a de 570 w.

    1. Não tem a menor chance de você fazer uma viagem e aproveitar e comprar nos EUA a batedeira? É tão mais barato, que a diferença quase paga a passagem!!!!

  20. Obrigada pelas explicações!
    Meu namorado está no Peru, vou pedir para que ele veja o preço da kitchenaid em Lima. Normalmente o preço de equipamentos importados no Peru é bem mais próximo do preço nos Eua. O imposto de importação lá não é o absurdo que é aqui no Brasil.
    1 – Calle Enrique Palacios 155 Miraflores Lima, tel: 511-242-1814 http://international.kitchenaid.com/contact/
    2 – Jorge Chávez, 139, Miraflores, Lima tel. 719-0385 / 719-0386 http://www.d-cocina.net/cocina.html

  21. Nada feito. As máquinas estavam muito caras. Vou fazer o que voce sugeriu.

  22. Oi Pat,
    Estou querendo comprar uma kichenaid para fazer pão. Vc já tentou fazer pão de batata na sua? Deu certo? Obrigada.

    1. Bruna, essa batedeira é simplesmente o máximo, não só para pães!! Eu nunca fiz pão de batata, mas já fiz de mandioca e deu certo. Serve?

  23. Oi, Pat, desculpa insistir no assunto, mas eu também tô querendo comprar uma KitchenAid e só tenho visto para vender as de 325W de potência; pelo último link que você postou da sua (Kitchenaid K45SSWH Classic Series Stand Mixer), a sua é de 250W de potência. É isso mesmo?

    Porque assim como a Elaine, eu estava com medo de esses 350W não serem suficientes para dar tanta diferença em relação às marcas comuns como as pessoas dizem. Mas se você tá dizendo que a sua bate TUDO, e se ela for essa de 250W mesmo, então já tá mais do que bom!

    Estou ansiosa para saber a potência da sua como referência! Desde já, obrigada!

    1. Joana, vou ver se acho o manual de instruções da minha para confirmar a potência, mas o modelo é Classic, então se está 250W no site, deve ser iso mesmo!

  24. Pat, para fazer a massa multiuso que gosrdura posso usar para substituir a manteiga? Estou fazendopara meu filho a dieta do dr. Barcelos (voce conhce?) então precisar para de usar a manteiga e banha de porco por um tempo
    Aguardo seu retorno
    Nani

  25. Ola, alguém saberia me informar se exite algum outro tipo de batedeira mais barata para sovar pão?
    Obrigado

Comentários estão encerrado.