Alimentação ARTIGOS

Não pode sobrar comida no prato?

Acho que a maioria de nós cresceu ouvindo isso dos pais, avós e afins, não é mesmo? Comigo pelo menos, foi assim. Meus pais não permitiam que deixássemos restos no prato. Minha avó dizia que não era bonito e sempre insistia mais um pouquinho. O meu avô só precisava cantarolar “o olho grande da menina…” com uma cara bem séria para sabermos que a ordem era prato limpo!

Será que este é o melhor ensinamento para os nossos filhos?

Eu tenho certeza de que encher o prato com muito mais comida do que conseguiremos comer definitivamente não é um bom ensinamento, mas a cada dia que passa eu tenho mais certeza de que “raspar o prato” a qualquer custo também não é certo, definitivamente NÃO É CERTO!

A questão até causou certa polêmica no meu Twitter, muita gente perdida justamente nessa questão de obrigar a comer ou não e algumas pessoas questionando: coloca pouco no prato e qualquer coisa repete, assim não causa desperdício.

Este artigo é totalmente baseado na minha experiência e nas minhas opiniões e obviamente concorda quem quer!

O primeiro e mais importante ponto é: refeição deve ser um momento agradável, feliz e calmo. No minuto em que você tem que se alterar para insistir que seu filho coma mais e, pior, termine uma porção que ele não quer, essa paz e felicidade da refeição vai-se embora, não só para ele, como para você e para todos os outros que estiverem compartilhando da sua mesa.

Outra questão é: nossa fome, em qualquer idade, não é igual todos os dias. Além da quantidade de comida, tem dias que queremos comer algumas coisas, e em outros dias preferimos outras. Isso acontece em qualquer idade, e quanto mais consciente seu filho estiver das coisas, mais seletivo ele vai ficar – isso é normal! Não confunda seu filho com um robozinho programado para comer sempre o que você oferece e na quantidade que você acha que ele tem que comer. Isso simplesmente não existe!

Outro ponto importante: você quer que seu filho pare de comer quando estiver satisfeito ou quando o prato dele estiver vazio? Com as porções servidas em qualquer lugar aumentando incrivelmente a cada dia, eu tenho horror de pensar que meu filho vai parar de comer só quando “limpar o prato”. Eu quero que ele saiba ouvir seu organismo quando ele disser: “Está bom de comida por hora, estou alimentado, estou satisfeito!”

A linha é tênue.

A criança pode estar louca para ir brincar ou se distrair com outra coisa, dá 2 ou 3 colheradas na comida, olha para a mãe com um sorriso maroto e diz que está satisfeito – meu filho já tentou me pregar essa peça algumas vezes.

Bom senso!

Em situações normais, ninguém se sacia com 2 ou 3 colheradas de comida (salvo quando estamos meio adoentados e o apetite naturalmente pode ficar bem reduzido). Nesse caso, tenha paciência, conte até 10, depois até 20 e explique ao seu filho, da forma que achar melhor, que não precisa terminar o prato todo, mas que tem que comer mais um pouquinho, pra ficar forte e inteligente, ou qualquer “argumento de mamãe” parecido.

Dito isso, nos lembremos de outro detalhe interessante: existe uma diferença muito grande em dar 2 ou 3 colheradas num prato de macarronada e as mesmas duas ou três colheradas de um prato com carne, legumes, verduras, ovos, queijos, etc. Se o seu filho come pouco ou muito pouco, melhor do que tentar fazê-lo comer mais, é fazê-lo comer pouca quantidade com MUITA QUALIDADE.

Para seu filho, para você e para toda sua família, em qualquer idade, é muito mais importante comer bem (qualidade) do que comer muito (quntidade). Esse cuidado vale para quem quer ter saúde, para quem quer emagrecer, para qualquer um!

Eu não sou perfeita, fui acostumada com a obrigação de não deixar resto no prato e até hoje luto contra esse ensinamento nas minhas refeições diárias. Luto na hora de preparar a refeição, para não preparar comida demais (minha mãe sempre preparou comida demias, porque ela dizia que era melhor sobrar do que faltar…). Luto na hora de servir meu prato, para não servir uma porção grande demais. Luto na hora em que me sinto saciada, quero parar de comer e acho “feio” deixar resto no prato.

E você, como lida com a hora de comer do seu filho? Você permite que ele sinta-se simplesmente saciado, mesmo ainda tendo comida no prato?

Ah, me lembrei da única ocasião em que forcei meu filho a raspar o prato. Ele era bebê ainda, só comia papinha e eu achava lindo que ele sempre comia muito bem, quase sempre terminava ou praticamente terminava suas porções. Num certo dia, papinha de beterraba, ele comeu um pouco, travou a boca e não queria mais de jeito nenhum. Eu insisti, forcei um pouco até, e ele acabou comendo.  Comeu praticamente tudo e conco minutos após o término da refeição, vomitou praticamente tudo…

Azar o meu, aprendi na marra!! Ele chorou, se assustou e eu fiquei com a maior sujeira para limpar!!!

Quem é a Pat FeldmanPat Feldman

Pat Feldman é culinarista, criadora do Projeto Crianças na Cozinha (www.criancasnacozinha.com.br), que visa difundir para o grande público receitas infantis saudáveis, saborosas e livre de industrializados. É também autora do livro de receitas A Dor de Cabeça Morre Pela Boca, escrito em parceria com seu marido, o renomado médico Alexandre Feldman.

28 comentários

  1. Já me peguei várias vezes empurrando comida para minha filha, com a ajuda do meu marido, inclusive. Quando percebo, dou um jeito de corrigir, porque sei que ela já comeu o suficiente!

  2. Oi, Pat! Eu também tenho esse vício de raspar o prato. Ficou introjetado em mim como boa educação e isso é mesmo um problema. Ter colheronas para se servir, como aquela do arroz, colabora por encher demais o prato. Melhor usar aquelas pequenas mesmo e deixar o prato menorzinho.
    Meu filho caçula, de 2 anos, ainda hoje é péssimo pra comer. Sempre fica nas 2 colheradinhas e sai para brincar ou bota a mesa abaixo. Depois de um tempo, fica com fome mas só aceita leite. Tenho comprado leite da fazenda, cru. Mas fico angustiada mesmo assim.
    Ah, pra piorar, minha mania compulsiva de esvaziar o prato faz com que eu coma as sobras do prato dele (praticamente o prato todo). A pediatra já falou que essa sobra deveria ir pro lixo, e que boca de mãe não é lixo, senão acaba engordando. É verdade. :)

  3. Olá, primeira vez que comento aqui no seu blog!

    Não devemos forçar as crianças a comerem o que não aguentam, mas devemos sim ensiná-los que não é tudo bem deixar comida no prato.

    Se minha filha faz graça para não comer, tudo bem. Guardo a comida na geladeira e ela não comerá mais nada enquanto não terminar aquele prato.

    E aprender que não é bonito nem certo jogar comida no lixo faz parte do processo educativo.

    Principalmente quando eles têm ataque de olho gordo.

    Não gosto de radicalismos, acredito que devemos encontrar o equilibrio em tudo. Ser uma ditadora do prato limpo também não é legal. Como você disse, a hora da refeição pode acabar sendo um pesadelo.

    Mas,se não ensinamos isso, quando crescem se tornam adultos que SEMPRE deixam um restinho de comida no prato, é como se isso se tornasse uma mania! Conheço alguém que é assim, e nossa, é muito muito ridículo…

  4. Tambem me pego sempre forçando minha filha a comer nao toda a comida do prato, pois ja acostumamos a sevir pouco, mas sim a salada a verdura cozida e realmente é desagradavel ficar brigando, tem alguma sugetão?

    Abraços

    1. Raquel, antes de obrigar, tentaria pedir ajuda a ela no preparo dos pratos que ela não aceita tão bem. Talvez participar da escolha e preparo a estimule a provar!

  5. Com o Vítor eu também caí nessa várias vezes. Agora o negócio tem sido tentar descobrir quando ele está satisfeito mesmo ou quando quer sair correndo pra brincar. De qualquer modo, aviso logo: não come mais nada até a próxima refeição. E se está tão cheio assim, não tem sobremesa, né? Afinal, tá lotado… kkkkkk

    Adorei seu blog, parabéns!

  6. É mesmo impressionante esse hábito do “limpar o prato”. Fui criada assim, inclusive com muito biotônico e sustagem(eca!). Sempre que vem alguém e fala pra minha filha algo do tipo “vai comer tudo” eu logo corrijo, não precisa comer tudo mesmo!! Mais ou menos pelo mesmo motivo não gosto de oferecer sobremesa, acho um hábito ruim, ofereço frutas um tempo depois, mas raramente logo após as refeições. Na minha opinião a sobremesa é só uma forma da criança comer mais do que cabe na barriga, só pq é gostoso…
    bjs e NÂO RASPEM O PRATO!!!!

  7. Adorei !!
    Não deixar comida no prato é duplamente se educar e tambem não ter olho gordo !! Hoje em dia é anti ecologico, alias sempre foi o desperdicio de comida ainda mais quando tem tanta gente no mundo passando fome.
    Fazer um prato pequeno, é correto. Repete se ainda está com fome….
    Não deixar resto tambem é não entrar na chantagem das crianças. E realmente, a criança tem que ficar satisfeita e saber esperar a proxima refeição….
    Mais uma vez, Parabens pela matéria !!

  8. Tudo nesse site é maravilhoso e extremamente útil! Parabéns, parabéns e parabéns para a Pat!!!!
    Só gostaria de fazer uma pequena crítica construtiva, os textos deveriam ser mais bem revisados antes de serem postados, pois tem muito erro de digitação.

    1. Helida, falha grave realmente o site com tantos erros de digitação!! Eu venho tentando melhorar, mas com duas crianças pequenas em casa e uma cabeça que pensa muito mais rápido que os dedos conseguem digitar, nem sempre consigo… Peço desculpas!!!

  9. Ola…gostei do seu artigo e tenho sentido muito tbm por esse costume q nossos parentes nos colocaram sobre raspar o prato!!Tbm fui criada assim, e agora quero fazer o mesmo com meu filho…só q as vezes fico neurotica, eu e meu marido ateh discutimos por causa disso…ele diz q eh coisa de crianca, deixar comida no prato e pra mim acho horrivel o fato de ter q colocar comida no lixo por causa do desperdicio…pior ainda qdo chego pra meu filho e pergunto se ele quer um doce e ele diz q sim, ai eu piro mesmo!!!Pq penso q ele nao quis comer o almoco dizendo q nao tem fome e se a gente oferece uma guloseima ou besteirinha ele quer a todo custo!!!Qual seria o equilibrio disso?Estou me custando a achar uma forma de nao me estressar tanto com essas coisas!Bjocas!!

  10. Oi Elaine

    Aqui em casa, não tem tanto estresse não, a minha filha tem dias que come mais que outros, ou que eu faço e colocar uma porção menor, se ela gosta e quer mais, dou mais um pouquinho, o dia que ela não come eu guardo o pratinho feito para o jantar, não tem desperdiço nenhum é você não fica tão cansada na hora das refeições.

    Abraços

  11. Eu trabalho numa escola que infelizmente, estou tendo problemas as minhas colegas,na hora de dar o alimento para as crianças, se a criança pede novamente e não come, elas fazem comerem tudo a repetição e fiquei sabendo que as crianças passam mal, eu já falei que não podem fazer este tipo de coisa, por favor me mande através do meu e-mail, um texto que eu possa mostrar, falando como se portar digo como se dar uma merenda, falando tbém dos pratos q. devem serem secos, elas tão os pratos molhados, me ajudem por favor eu necessito de um texto de boas maneiras, eu não aguento mais, apesar dessas pessoas terem feito uma capacitação, eu sei que é por falta de educação, mas me ajudem.

  12. Beleza entendi, recebi o seu e-mail. ok, estou atenta. esse texto depois me caiu a ficha vou mostrar no meu serviço com muito carinho o texto as minhas colegas de trabalho, espero que as mentes que não mentem rsrs tenham uma reação mais positiva sobre o assunto, obrigada.

  13. Acho que a gente sempre põe comida demais no prato da criança então adotei o seguinte partido: meu filho (5 anos) ajuda a fazer o prato escolhendo o que quer comer e a quantidade. Como ele come bem e quase tudo, dá certo. Quando acontece dele querer sair correndo pra brincar conto uma estória da minha infância, ele se distrai e come mais um pouco.
    Percebo essa neurose da gente (mãe) com a alimentação dos filhos e tento ser mais relax com isso. E tento, sempre que possível, oferecer comida da boa.

  14. Olá Pat!
    Estou adorando o seu site…
    Tenho um bb de 11 meses que não gosta muito de comer e beber leite…
    Tem dias que come super bem e tem dias que não quer nada…
    Fico desesperada chego até a chorar…
    E que já passamos muitas dificuldades com ele…
    por favor me dê dicas…

Comentários estão encerrado.