Aniversário na escola, oficina de culinária e muita bagunça!

by Pat Feldman on 16/05/2009 · 16 comments

in Aulas de Culinária, COMPRE DA PAT!, Festa de Aniversário, MAIS..., Projeto Crianças na Cozinha

[ratings]

A criançada logo se animou quando ficou sabendo que uma das mamães (eu!) é culinarista e anda ensinando uns e outros a cozinhar por aí. A vontade delas em colocar a mão na massa era enorme. Consultei a diretora da escola e topamos fazer uma oficina de culinária nessa 6a. feira, dia 15, em comemoração ao aniversário do meu filho.

O cardápio foi mais ou menos decidido pelas crianças, que me enviaram uma longa lista de tudo o uqe gostavam e queriam aprender a fazer. Bom, não dava para fazer tudo, então eu selecionei aquilo que me pareceu mais adequado à idade da turminha, usei receitas já testadas e aprovadas e a bagunça e diversão foram enormes!

Foi tudo preparado com alimentos frescos, temperos totalmente naturais, nada de industrializados, nada de doces ou salgadinhos. A criançada cherou, apertou, provou, riu, fez careta e todos nós nos divertimos muitíssimo!! Mas eu tenho que, mais uma vez, dar os parabéns aos mestres da turma pelo fôlego que eles têm todos os dias. Foi tudo ótimo e delicioso, mas eu fiquei simplesmente exausta!!!!

Eu já ouvi falar de oficinas de culinária em shoppings centers, escolas, festinhas e eventos em geral voltados às crianças, mas me entristece demais perceber que em TODOS esses eventos, as receitas giram SEMPRE em torno de muita farinha e açúcar. Muitos industrializados, muita porcaria, nada que faça bem. Como se o gostoso e o legal fossem só isso, e as frutas, verduras, egumes e carnes fossem coisa “de castigo”, “comida ruim e chata”, “sem graça”.

Hoje, nessa oficina de culinária que fizemos com crianças de (em média) 4 anos de idade, pude provar que o divertido é fazer, é colocar a mão na massa, cheirar, provar, brincar. Todo mundo cheirou o tomilho, provaram o óleo de coco, o iogurte e o limão super azedos. Fizeram careta e depois morreram de rir!

Imagens valem mais do que mil palavras. As fotos não estão excelentes, foram tiradas por mim e pelos mestres em meio à bagunça, mas vocês com certeza poderão ter uma boa idéia de como foi a nossa tarde festiva.

CLIQUE AQUI e leia um outro artigo com idéias sobre como preparar uma festa de aniversário diferente para o seu filho, com um cardápio delicioso, divertido e saudável. Sim, isso é possível!

Se você se interessou em fazer uma oficina de culinária infantil “CRIANÇAS NA COZINHA” para comemorar o aniversário do seu filho, FALE COM A PAT para obter maiores informações!

Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!

Compre gostosuras da Pat, com novos produtos orgânicos que podem ser enviados para todo o Brasil. CLIQUE AQUI e saiba mais!

Conheça o mel orgânico que temos disponível, assim como extrato de própolis e a Propolina L3. Tudo orgânico e natural, pensando na sua saúde!

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 15 comments }

Liana May 16, 2009 at 14:43

Parabéns Pat, lindo lindo lindo!!
Essas crianças associaram uma alimentação saudável com prazer e diversão, uma lição maravilhosa…
PS: Discordo de você, as fotos ficaram ótimas!

Tatiane May 16, 2009 at 16:08

Lindinhos!!!

Paula May 16, 2009 at 18:48

Parabens!!!!
Micaela participou da festa na escola, chegou muito empolgada querendo preparar tudo o que parendeu em casa

Pat Feldman May 16, 2009 at 19:11

Paula, que bom que a Mica gostou!!! Ela foi uma das mais aplicadas!!! Agora eu volto lá todas as semanas, porém, por enquanto, numa oficina/projeto para os mais velhos.

gisela May 17, 2009 at 20:39

parabéns! muito legal! amei a idéia do chepéu e das mudinhas! ficou lindo!

Josi May 18, 2009 at 9:40

Nossa Pat muito legal!
Eu sempre falo para os pais que festa legal e divertida não é sinônimo de brigadeiros, enfeites gigantescos e etc (não que eu não goste desses doces..rsrsrs).
Sua ideia foi ótima e dava pra ver a alegria e diversão de todos.
Aqui na escola agora “padronizamos” as festas só com suco, frutas e 1 bolo. Mas para frente vamos propor receitas mais saudáveis para os pais caso queiram ter outros alimentos tbm na festinha.
Mas..enfim…rsrsrs ficou ótima a festa e a ideia então nem se fala.
Parabéns para seu filho e que Deus continue abençoando sua família e vc que levantou a bandeira da alimentação saudável e procura ajudar a outros a fazer o mesmo.
T+

Picky May 18, 2009 at 12:26

PARABÉNS para a mamãe pela LINDA e comovente iniciativa e para o Arthur pelo niver! Que bela festança! Temos mesmo que comemorar esta mamãe criativa e aplicada que vc é Pat! Que consigamos seguir seus conselhos e dicas para que nossas crianças, na contra-mão da tendência mundial da obesidade e sedentarismo, sejam cada vez mais felizes e saudáveis! Um super beijo!

Raquel May 18, 2009 at 18:21

Patricia, parabéns para o Arthur pelo aniversário e para ti pela perseverança na retomada de uma alimentação saudável para esta nova geração.
Vocês estão lindos!! Beijos Raquel (mãe da Dada)

Pat Feldman May 18, 2009 at 18:28

Obrigada Raquel!! Que saudades!!

christiana May 18, 2009 at 21:22

patricia,parabéns pelo aniversário do Arthur e parabéns pela comemoraçao!!Muito 10! bjs. Chris.

FRANCINE May 19, 2009 at 15:52

Ficou liiindo!! Eu também me divirto demais, nas aulinhas infantis, mas fico simplesmente esgotada ao final (rsrsrs) Eles têm muiiiiita energia!!
Mais uma coincidencia: a lembrancinha do niver do Samuel foi um vasinho + saquinho de terra + sementinhas de ervas aromáticas, tomatinhos etc, pra plantar em casa e cuidar.
Todo mundo amou.
Outra que fiz também e fez o maior sucesso, foi um saquinho de lembrancinha (destes de aniversário mesmo), só que ao invés de estar lotado de guloseimas vazias, coloquei 1 docinho de fruta (bananada) + 1 mini-maça + 1 mexirica (fruta da época).
Ficou bonitinho também!!
Parabéns pra vcs!!

Elaine May 19, 2009 at 16:18

Belo trabalho. Parabéns e sucesso!

Alessandra Matos September 14, 2009 at 23:45

Adorei a ideia dos chapéus.O que esta escrito neles e na lembrancinha que era uma erva?
Obrigada.
Alê Matos

Pat Feldman September 15, 2009 at 6:28

Alê, nos chapéus eram frases que as crianças sugeriram durante o “cooking casses” usual deles. Não sei ao certo cada frase. Na lembrancinha era um agradecimento por participar do aniversário de 4 anos, com data e nome do aniversariante, no caso, o meu filho.

Nina October 9, 2009 at 10:59

hihi, essas crianças estão uma graça com o toque de papel colorido. Deve ser bacana observar os pequenos descobrindo e redescobrindo legumes, frutas, verduras…
bjo

Comments on this entry are closed.

{ 1 trackback }

Previous post:

Next post: