Bolachinhas de Queijo Incríveis

by Pat Feldman on 08/09/2015 · 34 comments

in Aperitivos e entradas, Café da Manhã, DIETA FELDMAN ANTIENXAQUECA, Lancheira da escola e dos passeios, RECEITAS

(receita publicada originalmente em 2010)

Com a calmaria que está a minha casa, finalmente arrumei tempo para testar uma nova receita, e neste caso, um novíssimo ingrediente, a farinha de coco.

Eu já conhecia a farinha de coco de algumas idas aos Estados Unidos, em congressos sobre alimentação tradicional que sempre me ensinam muitas coisas. Cheguei a pensar em trazer 2 ou 3 embalagens da maravilhosa farina de coco para o Brasil, mas fiquei com medo de gostar demais e depois não conseguir comprar de novo…

Já existe à venda no mercado algumas marcas de farinha de coco, mas todas têm um grave defeito em comum: são caríssimas! Eu já usei uma marca e, diferente do que vi nos Estados Unidos, aqui a farinha de coco é bem grosseira, quase um coco ralado seco, o que em geral não dá uma textura muito bonita às receitas.

Vocês já sabem que costumo preparar em casa meu próprio leite de coco. Geralmente compro coco fresco já ralado e congelado (CLIQUE AQUI para a receita).

Na enorme maioria das vezes eu uso o que fica na peneira para preparar uma deliciosa farofa doce de coco, mas dessa vez resolvi inovar e tentar a farinha de coco. Bati o leite de coco por bem mais tempo no liquidificador, de modo que o resíduo que sobrasse na peneira ficasse BEM fino. A carne de coco triturada foi direto para uma assadeira grande e forno beeeem baixinho. Ficou lá por várias horas, até secar completamente e poder ser usada como farinha. Resultado excelente e muito mais barato – de quebra você obtém o leite de coco.

A primeira ótima notícia é que essa receita de bolacha é facílima e rápida de preparar. A segunda boa notícia é que quase não faz sujeira. E a terceira e melhor notícia é que as bolachinhas são incrivelmente deliciosas!!!! Uma guloseima da melhor qualidade, que vai bem na hora do lanche, acompanhando sopas e até no café da manhã!

Essa receita, além de tudo, é excelente para quem tem restrições ao consumo de glúten!

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de amêndoas (para obtê-la em casa, basta bater as amêndoas crocantes no liquidificador ou procesador até que virem um pó fino, é rapidinho)

2 ovos caipiras

1/4 de xícara de manteiga derretida

1 pitada generosa de sal

3 xícaras do queijo de sua preferência ralado (eu usei parmesão e gouda, e como eram queijos bem salgados, dispensei o sal)

1/2 xícara de farinha de coco

Modo de Preparo:

Num recipiente fundo misture a farinha de amêndoas, ovos, manteiga, sal e queijo e mexa muito bem, até a mistura se tornar uniforme.

Junte então a farinha de coco (ou o restante da farinha de amêndoas, caso resolva testar a substituição) e sove a massa por 2 ou 3 minutos, com as mãos, até que a mistura esteja homogênea novamente.

Forme bolinhas pouco maiores que um brigadeiro e achate-as, formando bolachinhas.

Coloque numa assadeira não untada e asse em forno pré-aquecido a 200 graus (médio) por 15 minutos.

As bolachinhas são mais deliciosas do que nunca quando acaba de sair do forno, mas se sobrar, guarde-as num pote hermético e quando for servir novamente, aqueça por 4 minutos no forno quente.

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 30 comments }

sylribeiro May 14, 2010 at 20:28

Pat que maravilha, e essa farinha conserva as mesma propriedades do coco?
e nao precisa deixar de molho?
assim que vc for vender, quero experimentar e esse oleo de coco nacional tambem!
abraços

Pat Feldman May 14, 2010 at 20:41

Syl, uma maravilha mesmo, né? Não precisa deixar de molho nem nada!! E você não imagina como as bolachinhas ficaram deliciosas, eu até confesso que exagerei quando fui experimentar!!

Eliana May 15, 2010 at 9:27

Pat, gostaria de saber se o quê você recebeu da Finococo foi um kit para teste ou já está à venda e onde. Em busca no Google não encontrei nem site deles (ainda está em construção). Aproveitando a oportunidade vou perguntar onde você compra o frango Nhô Bento pois também não acho nada, apenas algumas poucas notícias, a respeito deles, em outros sites. Abraços

Pat Feldman May 15, 2010 at 10:44

Eliana, o que recebi foi um kit para testes. O produto ainda não está no mercado. O Nhô Bento eu compro sempre na Casa Santa Luzia. Já vi em alguns outros lugares (poucos), mas nesses eu não gostei das condições das embalagens.

Produtos Finococo May 15, 2010 at 19:34

Pat, primeiro obrigado por testar nossos produtos e pelo excelente feedback do nosso Kit Boas Vindas!!!

Bom, o lançamento Oficial dos nossos Produtos (Farinha Orgânica de Coco e Óleo Orgânico Orgânico de Coco Extra Virgem) serão lançados oficialmente na Feira Bio Brazil Fair, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo de 20 a 23 de Maio. Estão todos confidados.

O site está nos últimos ajustes para o lançamento.

Os interessados em saber mais dos produtos pode entrar em contato conosco atraves do site contato@finococo.com ou nos seguir no twitter @finococo

Atenciosamente,

Equipe Finococo.

Carolina G. May 18, 2010 at 0:55

Eba, espero que seja um preço melhorzinho, rssss

Emeline May 22, 2010 at 17:45

Olá Pat! Gostaria de saber se, nessa receita, há algum substituto para a farinha de amêndoas, mais econômico e fácil de encontrar. Agradeço a atenção!

Pat Feldman May 22, 2010 at 19:07

Você pode fazer farinha de qualquer noz ou castanha. As locais são normalmente mais em conta!

sylribeiro June 23, 2010 at 15:42

Oi, Pat, tudo bem?
e mingau dessa farinha de coco, como aquele de aveia que vc faz, já experimentou?
ou meio a meio….
tenho feito um mingau de manhã, agora no inverno, de flocos de quinoa meio a meio com farelo de aveia, seguindo sua receita básica….vc nao imagina que delicia!!!
estou adoçando com malte de arroz moti e colocando manteiga, fica uma coisa!
faço isso para alternar com melado, um dia cada um, e agave tambem.
se vc achar que esta farinha de coco for adequada a mingaus me avisa?
abraços!!!

sylribeiro June 28, 2010 at 14:48

Pat comprei a farinha de coco para experimentar fazer mingau!!!
deve chegar logo, não vejo a hora, mas comprei pelo site demora uns dias ainda.
vc já usou ela para seu mingau milagroso?
abraços!!!

Pat Feldman June 28, 2010 at 19:41

Nunca usei no mingau. Depois me conta como ficou!

sylribeiro June 28, 2010 at 19:50

conto sim! e vc acha que deve ser deixada de molho como no caso da aveia, pat???
abraços!

Pat Feldman June 28, 2010 at 20:25

Não é necessário.

sylribeiro July 5, 2010 at 20:14

Oi, PAT! chegou a maravilhosa farinha, que cheirosa!
tinha uma sopa de abobora em casa, que estava meio rala, resolvi experimentar a farinha na sopa.
antes refoguei escarola picadinha no ghee com alho, coloquei a sopa e em seguida a farinha, e deu uma liga muito boa, depois de uns 10 minutos cozinhando, reguei com azeite por cima, um fio, e coloquei uns cubinhos de queijo de cabra, tudo bem pouquinho, e ficou supimpa!
o mingau logo mais te conto!
abraços!

Liz August 6, 2010 at 11:06

Olá Pat, primeiramente parabéns pelo seu Bebê.
Estou fazendo a dieta antienxaqueca e consegui comprar a farinha de coco na minha cidade para fazer essas bolachinhas para comer no café da manhã. Eu usei o queijo muzzarela ralado, seria melhor usa-lo triturado?
Tentei fazer uma variação com metade de queijo branco e metade muzzarela e um pouco do cream cheese, mas não ficou muito legal a consistência. Caso vc tenha alguma dica de quais queijos possam ser usados eu agradeceria, só para variar um pouco.
Bjs Liz

sa September 3, 2010 at 12:45

Oi Pat, tudo bem?
queria saber se o óleo de coco da Finococo é bom?

Pat Feldman September 3, 2010 at 12:56

Sa, eu usei e gostei muito. Gostei uito também porque vem em embalagens de vidro.

sa September 3, 2010 at 13:14

Pat ,acabei de mandar um e-mail para você contando minha duvida, pois também usei e gostei, mas hoje vi os comentários no site da Sonia Hirsch falando mal dele e fiquei confusa.

Isabel Resende September 7, 2010 at 17:51

Pat, o óleo que vc usa atualmente é o TheraHerb da Dr. Orgânico?

Pat Feldman September 7, 2010 at 20:09

Isabel, usei este sim, e usei um outro norte-americano que me enviaram de amostra. Preciso comentar sobre todos esses óleos logo!

Marco dos Santos September 9, 2010 at 20:01

Paty minha mae fez um bolo com a farinha de coco e umas bolachinhas tbm…como faço para te enviar a receita?

Ví que tem muita gente com duvidas sobre os produtos da finococo. Nós estamos adorando aqui, tanto do oleo quanto da farinha.

Estou acompanhando também que algumas pessoas estao tendo dificuldade com a farinha, pois acaba nao dando liga ou esfarelando o prato feito.

Minha mae está gostando, mas nao entende de internet e nem tem paciencia para isso, entao gostaria de lhe enviar as fotos e a receita.

Enviamos para o pessoal da finococo e eles disseram que colocarão no site e disseram também que vira novidade, um pote de 550ml de oleo de coco. Aliás foram bem atenciosos conosco.

Grande abraço, parabens pelo filhao.

Pat Feldman September 9, 2010 at 20:07

Obrigada Marco!

Das receitas que preparei com a farinha, não tive problemas com nenhuma, porém foram receitas desenvolvidas especialmente para a farinha de coco. Não ei se simplesmente substituir farinha de trigo por farinha de coco nas receitas dê certo como gostaríamos.

Pode me enviar qualquer mensagem através do formulário do site: http://pat.feldman.com.br/?page_id=1091 Eu recebo direto no meu e-mail.

Silvia February 22, 2011 at 10:47

Menina, eu fiquei com água na boca pra testar, mas fui no site da Finococo e os produtos, infelizmente, são *muito* caros! :-( Eu já gasto mais do que o cidadão comum, pois compro a maior parte das coisas integrais, caipiras e orgânicas, quando possível, mas o preço do óleo e da farinha de coco são proibitivos, uma pena.

Suellen May 16, 2011 at 21:01

Oi Pat,
Será que você poderia nos dize qual livro é esse que tem as receitas com farinha de coco?
Não acho nenhuma receita bacana …

Pat Feldman May 16, 2011 at 21:21

Suellen, é um livreto que ganhei nos EUA, após uma palestra sobre o assunto. Não sei se está a venda no mercado…

Maria Cristina November 9, 2011 at 13:57

Pat querida, você e seus achados!

Finalmente fiz as bolachas!! Ai que delicia, como você bem diz, não consegue parar de comer!!

Fiz o seguinte: a minha filha, quase 4 anos, anda rejeitando alguns alimentos, e isso me preocupa um pouco, espero que seja só uma fase.
Pensei probar o leite de amêndoas para incrementar a vitamina dela, que só aceita de banana com iogurte, então fiz o leite, misturei com banana, una pitada de canela, uma colherinha de mel e uma colher de iogurte, ela gostou bastante, e bebeu um copo grande.

Daí pensei o que fazer com o bagaço do leite coado, não gosto de desperdicio,menos ainda quando o produto é caro, como as amêndoas.
Ai tive a idéia de fazer as bolachas, ao invés de usar farinha de amêndoas, usei o bagaço bem espremido do leite , junto com a farinha
de coco caseira, usei 1 ovo + uma clara que tinha sobrado do sorvete, e mesmo assim ficou mais umida a massa, por conta do bagaço que não tive paciencia para esperar secar, então para compensar a umidade extra coloquei 1 1/2 colher de sopa de farinha de arroz.

Ficaram ótimos, uma delicia, e acho que dá para aproveitar bem os ingredientes, ao final de contas acho que no que sobra de coar o leite de amêndoas ou qualquer outra deve ter ainda nutrientes e fibras.

Ótima receita para o lanche das crianças, sim , já ando meio neurótica pensando no lanche da minha filha na escola, ela começa só ano que vem.

Bj

Mila January 26, 2015 at 16:27

Pode ser coco ralado?

Pat Feldman January 26, 2015 at 21:31

Nunca fiz com coco fresco. Se você testar, venha nos contar se dá certo!

Danielle Marcelino September 10, 2015 at 8:05

Oi Pat, gostaria de saber qual a manteiga que você utiliza?

Pat Feldman September 11, 2015 at 5:06

Em geral compro minha manteiga na feira de orgânicos, mas na falta dela, qualquer uma do supermercado que contenha somente creme de leite e sal.

Comments on this entry are closed.

{ 4 trackbacks }

Previous post:

Next post: