Por que deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los?

by Pat Feldman on 06/05/2016 · 249 comments

in Alimentação, ARTIGOS, Conservas Caseiras

molho

Muitos dos meus leitores aqui no site Crianças na Cozinha já devem ter notado que em todas as receitas onde aparecem grãos ou sementes, aparece junto a recomendação para SEMPRE deixá-los de molho por um certo período antes de cozinhar e consumir. Algumas vezes já comentei rapidamente as razões para este cuidado, mas faz tempo que devo uma explicação mais detalhada para o assunto. Resolvi tirar o feriado para preparar o texto.

CLIQUE AQUI e conheça nossa página sobre ‘Comida de Verdade’ no Facebook. É um ótimo canal para ficar por dentro das novidades e interagir com mais rapidez e facilidade!

Afinal, qual é a vantagem de se deixar grãos e sementes de molho previamente? Deixar os grão de molho não diminui seu valor nutritivo? Deixar grãos e sementes de molho não altera o seu sabor?

São estas e muitas outras dúvidas que surgem, e que eu espero sinceramente conseguir responder no texto a seguir.

A bem intensionada recomendação atual para se consumir grãos integrais como faziam nossos ancestrais e farinhas de grão integrais é, em parte, enganosa, e pode trazer sérias consequências para a nossa saúde. Sim, nossos ancestrais consumiam grãos integrais, mas nem de longe, da forma como consumimos atualmente. Nossos ancestrais, sabiamente, deixavam de molho ou fermentavam seus grãos antes de consumi-los ou prepará-los na forma de mingaus, pães, bolos, etc.

Um rápido passeio pela culinária tradicional do mundo nos prova esta verdade: ma Índia, o arroz e a lentilha são fermentados por pelo menos 2 dias antes de serem preparados como idli e dosas; na África os nativos deixam a farinha de milho grossa deixada de molho durante a noite para depois adicioná-la em sopas e caldos, e eles fermentam milho ou amaranto por vários dias para então produzir um mingau azedo, conhecido por ogi; em outras culturas o mesmo prato era preparado com aveias deixadas de molho; em alguns países orientais e latino-americanos o arroz passa por uma longa fermentação antes do seu preparo; a Etiópia tem seu tradicional pão injera, preparado com o grão “teff”, que é fermentado por muitos dias; bolos de milho mexicanos, conhecidos como pozol, são fermentados em folhas de bananeira; antes da introdução dos fermentos comerciais, os europeus assavam pães pesados, massudos, feitos a partir de fermentação natural; os pioneiros norte-americanos eram famosos por seus pães de massa azeda, panquecas e biscoitos. Talvez alguns senhores e senhoras de mais idade ainda se lembrem da recomendação  de deixar de molho, que vinha escrita nos pacotes de aveia para mingau de antigamente…

Eu não sei bem de onde vinha esse conhecimento ancestral de deixar grãos de molho ou fermentando antes de consumi-los, mas é importante citar que estas práticas se adequam muito bem ao que a ciência moderna sabe sobre os grãos.

Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

CLIQUE AQUI e leia mais detalhes sobre como deixar nozes, castanhas amêndoas de molho.

Deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.

CLIQUE AQUI e veja imagens do feijão após cerca de 20 horas de molho. É impressionante!

Os pesquisadores também aprenderam que certas proteínas dos grãos, especialmente o glúten, são bastante difíceis de digerir. Uma dieta rica em grãos integrais não fermentados, em particular os grãos com alto teor de glúten como o trigo, sobrecarrega enormemente todo o mecanismo digestivo. Quando este mecanismo digestivo “gasta” por causa da idade avançada ou por excesso de uso, os resultados são observados na forma de alergias, doença celíaca, doenças mentais, indigestão crônica e crescimento descontrolado de candidas. Pesquisas recentes ligam a intolerância ao glúten com esclerose múltipla. Durante o processo de molho ou fermentação, o glúten e outras proteínas de difícil digestão são parcialmente quebradas em componentes mais simples que são mais facilmente digeridos pelo nosso organismo.

Animais que se alimentam basicamente de grãos e outras plantas, são animais que possuem pelo menos 4 estômagos! Seus intestinos são mais longos, assim como o processo digestivo como um todo. O ser humano, por outro lado, tem apenas um estômago e um trato digestivo bem menor que o de animais herbívoros. O trato digestivo menor, também permite que produtos animais sejam digeridos rápido o suficiente para não apodrecerem no intestino, mas dificulta a digestão de grãos – a menos é claro, que se peça ajuda às “bactérias boazinhas”. Elas agem no processo de molho ou fermentação a que todos os grão deveriam ser submetidos antes do consumo.

Os grãos são normalmente divididos eu duas categorias. Aqueles que contém glúten, como aveia, cevada e especialmente o trigo não devem ser consumidos a não ser que sejam previamente fermentados ou deixados de molho. Trigo sarraceno, arroz e amaranto, por sua vez, não contém glúten e são mais fáceis de digerir. O arroz integral e o amaranto contém menores doses de fitatos em comparação com outros grãos, então se for para consumir algum grão sem deixar de previamente de molho, que este grão seja o arroz integral ou o amaranto. Mas mesmo assim é necessário cozinhá-los lentamente, em fogo baixo, e sempre utilizando um caldo caseiro à base de carnes e ossos (o mocotó, tutano dos ossos, facilita a digestão desses grãos). Este cozimento lento na presença do mocotó neutraliza alguns dos poucos fitatos e proporciona uma boa dose de minerais ao prato. A panela de pressão jamais deveria ser utilizada. O cozimento em panela de pressão é excessivamente rápido, prejudicando a digestão.

A quinoa, original da América do Sul é tida desde estudos antigos, como um bom estimulante da produção de leite materno. Tecnicamente a quinoa não é um grão, mas sim um fruto da famíia Chenopodium, e contém excelentes propriedades nutricionais. Qualquer produto à base de quinoa deve ser sempre deixado de molho previamente. Os antinutrientes presentes na quinoa são neutralizados desta forma.

Uma palavra sobre o milho…

Receitas tradicionais sugerem deixar o milho ou a farinha de milho de molho em uma solução saturada de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2). Isso livera nicotinamida (vitamina B3), que de outra forma fica retina no grão. Deixar o milho de molho também melhora a qualidade geral do milho. Se você consmoe produtos à base de milho usualmente, o cuidado de deixar de molho na solução de hidróxido de cálcioajuda muito a evitar a deficiência de vitamina B3 no organismo, que tem sintomas desagradáveis como pele rachada, fadiga e desordens mentais.

CLIQUE AQUI e AQUI e leia mais sobre como tratar o milho e seus derivados antes de consumi-los.

Em breve falo mais sobre a slução de hidróxido de cálcio. Por enquanto, para quem lê inglês, recomendo a leitura dos excelentes artigos da Kimi Harris, do site Nourishing Gourmet, do qual sou fã:

Instagram

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 206 comments }

Melissa Verli April 30, 2009 at 18:54

Adorei a explicação. Á tempos queria saber o motivo real.

Minha dificuldade será com a aveia, pois gosto dela sequinha e crocante. Odeio aveia amolecida!!!

Mas em relação aos outro grãos, vou colocar em prática á partir de hoje!

Obrigada Pat.

Pat Feldman April 30, 2009 at 18:59

Melissa, vai dar um pouco mais de trabalho, mas você deixa a aveia de molho, e depois seca no forno beeeeeem baixinho, de preferência com a porta entreaberta. Leva tempo e gasta gás, mas dá para fazer e vale muuuuito a pena!

Soares September 4, 2011 at 2:39

Talvez dê para aproveitar e fazer pelo menos umas torradas ao mesmo tempo… a sensação de perda de gás é menor, ou até “zera” se encarar como tendo usado o mesmo gás que usaria só para torradas para duas coisas…

Julia Aidar May 1, 2009 at 2:05

Puxa Pat, eu estava precisando desse artigo, muito obrigada! COmo eu já disse aqui, as minhas filhas estão com sintomas de sérias intolerâncias/alergias alimentares, por isso eu cortei várias coisas da minha dieta, inclusive o glúten, mas ainda não tenho certeza se elas são alérgicas ou não. Vou tentar reintroduzir aplicando o molho, quem sabe se o que elas têm for só uma intolerância básica, esse procedimento seja suficiente!

(se quiser ler o relato dos meus 6 meses de amamentação, está no blog!)

beijos,
Julia

DENISE May 1, 2009 at 9:02

Oi Pat, gostaria de saber se devemos sempre desprezar a agua onde deixamos os grãos integrais de molho em solução acida, e depois tem que lavar em agua corrente???? Entendo bem como este processo é importante para a neutralização do fitato e melhor disponibilidade de nutrientes como a tiamina por exemplo, mas e quanto a perda destas vitaminas e outros nutrientes hidrosoluveis que ficaram na agua de molho? Outra duvida é quanto ao que adicionar a esta água de molho, achei que deveria ser sempre algo ácido (como já mencionou o soro de iogurte, limão, – gotinhas de vinagre tbem serve?) mas por esta ultima matéria parece que depende to tipo de grão, como no caso do milho, que não seria uma solução ácida, mas sim básica ???

Ultima duvida do momento: o que tem no mocotó ou no caldo caseiro que ajude a neutralizar o restante dos fitatos que talvez ainda permaneça no alimento integral deixado de molho?

Pat Feldman May 1, 2009 at 17:14

Denise, no caso do mingau matinal (http://pat.feldman.com.br/?p=269), eu não desprezo a água. Quando faço o arroz, desprezo quase toda, até porque prefiro cozinhar arroz integral (http://pat.feldman.com.br/?p=27) com caldos caseiros (http://pat.feldman.com.br/?cat=91), fica bem mais saboroso. No caso do feijão (http://pat.feldman.com.br/?p=1111 e http://pat.feldman.com.br/?p=5717), escorro completamente a água e ainda por cima lavo bem em água corrente. Bem mesmo!

O caldo contendo tutano na verdade não acaba de neutralizar nada, porém ele ajuda a digerir o que ficou no grão.

O milho é o único que deve ser deixado em hidróxido de cálcio – sabedoria da culinária tradicional!

Fabiana Ius May 1, 2009 at 16:48

Oi Pat!
Isso inclui pão integral? Aqueles com grãos? Eu adoro, mas evito comer com muita frequência porque me causam desconforto abdominal. Agora tá explicado. Eu não sabia da importância de deixar de molho os grãos! Beijo.

Pat Feldman May 1, 2009 at 17:09

Fabiana, isso inclui sim a farinha de trigo usada no preparo dos pães integrais. Por isso é que cada dia mais eu faço questão de preparar meus pães em casa, onde consigo a garantia desses cuidados. Aproveite as receitas que já publiquei aqui no site: http://pat.feldman.com.br/?cat=36

Claryssa May 1, 2009 at 21:34

E quanto aos grãos verdes?

Pat Feldman May 2, 2009 at 23:28

Também devem ser deixados de molho, Claryssa!

Walkiria May 2, 2009 at 9:11

Gostaria de saber onde encontro soro de iogurte e se pode deixar o feijão em água quente e não morna.grata.Walkiria

Pat Feldman May 2, 2009 at 11:57

Walkiria, obeter o soro de iogurte é super fácil, dá uma olhada aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=44

Carol Daemon May 3, 2009 at 20:59

Pat, e para fazer granola?
Vc deixa de molho e depois “resseca” no forno, funciona?

beijos e tudo de bom,
Carol

Pat Feldman May 3, 2009 at 21:11

carol, a granola eu ainda faço sem deixar a aveia de molho, mas SEMPRE só a consumo com iogurte. Estou desenvolvendo algum jeito de fermentar a aveia antes do preparo, e assim que tiver a nova receita, publico.

Eu não tenho o hábito de comer granola diariamnete, por isso não me preocupo tanto assim!

Luciane Alisauska May 4, 2009 at 10:27

Oi,Pat!
Adorei a matéria é realmente muito esclarecedora…

Gostaria de saber uma coisa…tenho candidíase polissistêmica e notei que piorou quando comecei comer pao 100% integral e arroz integral…mas os paes eu comprava industrializado…
Sera que se eu fizer o pao lacto fermentado e deixar o arroz integral de molho com soro de iogurte..a minha candidise melhora?

O arroz integral eu deixo de molho mas só que na agua fria e coloco dentro da geladeira e o pão parei de comer glutém e faço pão sem glutem porque estava me dando muitos gazes

Se eu fizer essas alterações que vc ensinou nessa matéria se´r que melhora a intolerancia de glutem e a candidiase polissistemica?

Beijos
Luciane

Pat Feldman May 4, 2009 at 13:54

Luciane, se eu fosse você, evitaria ao máximo o consumo de qualquer tipo de açucar e alimentos que se tranformam rápido em açúcar no nosso corpo, como os grãos. Aqueles contendo glúten então, evitar mais ainda!! O processo de deixar de molho fora da geladeira, em água morna e com o soro de iogurte pode ajudar muitíssimo no teu problema, assim como o consumo regular de alimentos lacto-fermentados (leia mais aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=5640)

A candidíase alimenta-se de açúcares e amidos, por isso a importância de evitá-los o máximo possível, melhor ainda evitar completamente.

António May 14, 2009 at 14:42

Boa tarde Pat, depois de ler este artigo, interessante diga-se em boa verdade, gostava de saber, que me dissesse ou explicasse como se processa a fermentação das sementes, dos grãos.
Até pode ser o que eu estou pensar mas por via das dúvidas, gostava de saber isso com certeza.

Maria de Fátima May 30, 2009 at 19:53

gostaria de saber, se pra fazer pães caseiros com cereais, como devo preparar os mesmos, e também a massa de pães de preferencia com fermento natural
obrigada, bjs.

Pat Feldman May 30, 2009 at 20:47

Maria de Fátima, aqui no site ja temos várias receitas de p~es publicadas. Dá uma olhada na lista: http://pat.feldman.com.br/?cat=36

Mirtes May 31, 2009 at 0:08

Gostaria de orientações sobre alimentação de diabéticos, pois não estou conseguindo controlar a taxa de açúcar? Além disso estou passandp por uma crise de depressão e gostaria de combatê-la com uma boa alimentação, já tomei anti-depressivos e só serviu para me deixar dependente. Abraços

CARLA August 8, 2009 at 4:40

OI, PAT!
SERIA TAO PRATICO TERMOS UMA TABELINHA COM O TEMPO DE MOLHO NECESSARIO PARA CADA GRAO… POSSO AJUDAR, SE QUISER, MONTANDO ESTA TABELA E LISTANDO ALGUNS GRAOS E IR MELHORANDO ATE QUE ELA FIQUE BASTANTE COMPLETA, O QUE ACHA DA IDEIA?
BJO.

Pat Feldman August 8, 2009 at 4:56

Carla, na verdade não há um tempo exato. DE 12 a 24 horas para qualquer grão, dependendo da tua disponibilidade. Só não vale para a soja, que nenhum molho resolve, apenas fermentações muto londas, de mais de anos.

Obrigada mesmo assim!

Marta September 3, 2009 at 1:00

Pat, qual é o problema com a soja? Por que essa fermentação tão longa?
Um abraço.

Pat Feldman September 3, 2009 at 5:59

Marta, aqui no site existem diversos artigos já publicados sobre a soja. Usa a ferramenta de busca para encontrá-los e “divirta-se”!!!

Luciana O'Gara October 1, 2009 at 20:45

Achei a sua traducao e resumo do capitulo “whole grains” do livro Nourishing traditions de Sally Fallon muito boa e de grande ajuda aqueles que nao tem acesso ao livro…continue com este seu trabalho lindo que estas informacoes devem ser espalhadas ao maior publico possivel! Parabens pelo seu blog.

lucia doares November 2, 2009 at 9:39

Pat, a semente de urucum tambem precisa ser deixada de molho? A semente serve p/ baixar a taxa de triglicerideos e colesterol( pessoas de minha familia já confirmaram isso inclusive o médico de uma delas)

Eliete Borsato Lustro November 16, 2009 at 7:34

Ganhei várias sementes de urucum, elas ainda estavam na casca retirei e coloquei as sementinhas no sol, mas agora não sei como faço para usá-las, gostoria que me explicasse como usar, e para que server

Pat Feldman November 16, 2009 at 11:28

Eliete, eu gosto muito de usar as sementinhas de urucum para vivar a cor dos meus molhos de tomate!

sylribeiro February 7, 2010 at 11:59

PAT vou divulgar esse artigo na integra
obrigado
creditos sempre!
gratidão permanente, pelo cuidado que vc tem com seus leitores e com a saude.

Pat Feldman February 7, 2010 at 19:10

Obrigada pelo carinho!

sylribeiro February 8, 2010 at 17:52

pat me deu uma duvida, essa linhaça que vc moi na hora, nao fica de molho?
abraços estou amando o mingau de aveia, nem te digo como me fez bem! tudo de molho agora!
fica dificil para comer fora, ne, como vc faz?
come e depois…? ou não come?
beijos obrigado!

Pat Feldman February 8, 2010 at 18:05

Syl, se for usar em receitas secas, não deixo de molho, porque secar estragaria o óleo da linhaça. Mas para vitaminas, pode deixar de molho sim.

sylribeiro February 8, 2010 at 18:47

e o oleo de linhaça que se compra, esse nao tem o mesmo papel? vc acha bom?
tks

Pat Feldman February 8, 2010 at 19:43

Syl, eu não gosto de comprar óleo de linhaça, porque não sei sua forma de extração e, principalmente quando foi extraído e como foi armazenado a partir da extração. Para aproveitar o óleo benéfico da linhaça estando ele realmente benéfico, o ideal é consumir a linhaça assim que foi moída. Inclusive a quantidade nesse caso é mais equilibrada.

debora February 17, 2010 at 13:11

gostaria de saber se e recomendado dar caroço de feijao para o meu bebe de 9 meses fiquei sabendo que e no grao que ta o ferro e verdade…..

sylribeiro February 25, 2010 at 11:19

Pat, valeu, estou indo atras de um bom moedor para as linhaças e vou incorporar mais esse ensinamento!
…mas para eu tirar uma duvida, quando vc as deixa de molho para usar nas vitaminas, voce nao usa a agua em que deixou de molho, ou usa?
abraços!

Pat Feldman February 25, 2010 at 13:12

Não uso a água do molho!

Gabi February 27, 2010 at 5:26

Pat, fiquei na dúvida se a farinha de trigo (e também outras) devem ficar de molho, e depois as usamos molhadas mesmo para fazer bolos e pães? Adorei seu site! As dicas são ótimas, parabéns!

Pat Feldman February 27, 2010 at 5:41

Gabi, as farinhas devem ser fermentadas também! Eu mostro isso em diversas receitas aqui do site!

Carolina March 5, 2010 at 17:41

já comecei a colocar em prática!

Mas surgiu uma dúvida: A pediatra (que é natural) da minha filha pediu para deixar o feijão de molho por pelo menos 8 horas, mas disse que não devia jogar essa água fora.
Depois de ler seu artigo fiquei toda confusa! O que vc acha? será que eu poderia tirar a espuma que fica por cima e continuar com a mesma água???

Pat Feldman March 5, 2010 at 18:01

Experiência própria: jogue a água fora! Quando eu não joguei, o gosto ficou horrível e eu fiquei passando mal com gases…..

Tiana Oliveira March 8, 2010 at 23:55

Paaaat, fui fazer com a aveia, o q recomendaste, de secar no forno e virou um bolo!!!risos
bj

Claudia April 9, 2010 at 3:41

onde achar este hidroxido de calcio?

Pat Feldman April 9, 2010 at 6:57

Comprei num supermercado melhor aqui de São Paulo, mas ouvi dizer que você o encontra em qualquer casa de produtos para confeitaria. É bem comum!

Carol April 19, 2010 at 10:24

Só uma dúvida:
Deixo a linhaça de molho, depois jogo essa água do molho fora? Não aproveito a água? Utilizo a linhaça misturada no iogurte. Seria mais benéfico se deixasse ela de molho, depois jogasse a água fora e colocasse as sementes no iorgute?

helena April 30, 2010 at 18:48

CARA PAT!
Estou tendo contacto pela primeira vez como site de vocês.
Fiquei preocupada com o posicionamento sobre oa antinutrientes descritos eque ingerimos diariamente.
Como proceder com farelos tipo extrato de soja,germe de trigo etc.?
Parabéns pelo conteúdo que é instigante.
Um abraço
Helena

Pat Feldman April 30, 2010 at 19:21

Helena, o melhor a fazer é cortá-los da sua alimentação rotineira!

Tati May 21, 2010 at 16:22

Olá, Pat!
Nossa! Parabéns! Muito interessante o que escreveu. Mas confesso que fiquei um pouco assustada com o que li referente aos antinutrientes. Há aproximadamente 9 meses, comecei a ingerir a semente de linhaça dourada, deixando-a de molho durante a noite e pela manhã faço uma vitamina (com a água do molho, as sementes, colágeno hidrolizado, banana, couve e leite). Coincidência ou não…meu cabelo começou a cair e continua caindo muito. Fui ao endocrinologista, e estou tomando ferro. E agora a vitamina D está muito baixa.Será que pode ser da linhaça?! Agradeço se souber algo a respeito que possa dividir comigo.
Abraços,
Tati.

Pat Feldman May 21, 2010 at 16:30

Tati, vitamina D baixa é com certeza falta de sol, e sol do meio dia sem protetor. Dá uma lida nesse texto: http://www.enxaqueca.com.br/blog/?p=130

O resto pode ser uma fraqueza geral do teu organismo. Difícil saber a causa. Mas sabendo o que você sabe agora, melhorar a tua vitamina matinal pode ser uma ótima saída! Dê uma espiada nessa receita, é deliciosa: http://pat.feldman.com.br/?p=354

vanessa May 22, 2010 at 0:09

Que artigo maravilhoso o do Dr Alexandre com relaçao à vitamina D! Obrigada por mais essa dica! Já está ficando até cansativo agradecer a vcs né? Mas o que posso fazer? Bjs!

Nelma de Freitas Sobrinho May 29, 2010 at 21:35

Amei este artigo sôbre colocar os graõs de molho antes de consumir.
Estou ingerindo a cerca de 30 dias o leite de enzimas preparado com Alpiste.Mantenho 5 colheres de sopa na agua por 12 horas.Apos 12 horas descarto a água do molho e preparo 1 litros deste leite rico em enzimas,lipase.Gostaria de receber comentarios sôbre este Leite.Recebi de uma amigo um artigo sobre esta descoberta.Trata-se de uma pesquisa da Universidade do Mexico.

Pat Feldman May 29, 2010 at 22:00

Nelma, este eu não conheço. É gostoso?

Aline June 7, 2010 at 10:11

Pat, estou amando o seu site. Também tenho feito paes em casa, mas nao entendi o que devo fazer com as farinhas integrais antes de fazer o pao. Devo deixa-la de molho? Se sim, quanto de farinha para quanto de água? Eu procuro misturar as farinhas, espelta, integral, centeio… Outra pergunta: quer dizer que o germen de trigo faz mais mal do que bem? Ai, assim a gente fica maluco! Cada um diz uma coisa. Rs. Beijos e obrigada.

Pat Feldman June 7, 2010 at 17:16

Aline, realmente o gérmem do trigo é a parte menos nobre e é o que menos precisamos (sem contar que é ruim demais!!). Eu não uso e não recomendo! Para os pães eu uso uma mistura de farinha integral e iogurte, que preparo um dia antes e deixo fermentando por no mínimo 12 horas pra depois fazer o pão prrpriamente dito. A minha receita básica é essa aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=750 Essa receita serve não só para pães, como também para bases de tortas doces e salgadas.

Rafael Peixoto December 30, 2010 at 21:23

Oie…olá! Boa noite! Agradeçlo pela matéria, q ajudou a revelar e contradizer o que muitos pensam por aí. Mas ainda fico em dúvida, porque muita desinformação circula pela mídia, e daí nem sabemos em quem confiar. Nos produtos(nos rótulos, na capa do produto,etc….) não vêem escrito nada disso e na maioria dos sites não informa esse detalhe: de deixar de molho. Fico por aqui, aguardo resposta, tenha uma boa semana, tiau.

Pat Feldman December 30, 2010 at 21:55

Rafael, existe muita literatura a esse respeito, e cito meus livros favoritos aqui no site mesmo. Algumas sugestões de leitura se encontram ilustradas nas barras laterais do site e outras sob a “tag” biblioteca.

Carla August 2, 2010 at 7:56

Olá,

Li na net que as sementes de linhaça quando estão húmidas libertam ácido prússico, porque os iões deste ácido ligam-se aos atomos do ferro da hemoglobina e por consequência bloqueam a recepção de oxigenio pelo sangue, o que conduz a uma reacção de asfixia.
O que podemos fazer para neutralizar este ácido? E ao pormos de molho as sementes este ácido fica na água?
Também não consigo saber qual a quantidade máxima que podemos consumir de linhaça sem que esta seja prejudicial para a saúde, pois tanto leio que uma colher de chá, ou uma colher de sopa são suficientes.

Paulo Veras August 27, 2010 at 2:37

Td bem, gostei mt deste site já estou navegando a horas…Uma duvida, a fermentação das sementes em nosso estomago devido aos acidos, já não é suficiente para inibir esta oxidação das sementes secas?

Pat Feldman August 27, 2010 at 6:29

Não!

Angelo August 31, 2010 at 13:50

Uma duvida, li que as propriedades nutritivas do feijão deixado de molho ficam na agua, procede esta informação?

Pat Feldman August 31, 2010 at 13:54

Não procede!

Márcia Gomes September 18, 2010 at 14:07

Oi Pat!
Eu queria saber sobre a aveia. Ela também deve ser deixada de molho? Meu filho tem dois anos e consome mingau de aveia orgânica em flocos com frutas todos os dias. Sempre achei que estava fazendo um bem para ele não apenas por oferecer um alimento orgânico livre de pesticidas, mas, pelos valores dos nutrientes – leite, frutas e cereal integral. Mas eu nunca deixei a aveia de molho e não tenho idéia de como proceder com o cozimento depois. Agradeço muito se você tiver um tempinho para me responder. Um beio e muita saúde para vocês e os filhotes! Márcia.

Pat Feldman September 18, 2010 at 20:46

Márcia, sempre fazemos o melhor pelos nossos filhos, com certeza o melhor que nosso conhecimento permite. Aprender a cada dia, estar aberto para novos conhecimentos é tudo de bom!
A aveia, assim como outros grãos deve ser deixada de molho previamente. Aqu no site eu tenho uma delicios receita de mingau de aveia para você testar. Eu gosto com bastante canela!! A receita está aqui: http://pat.feldman.com.br/?p=269

Kelly Andrade October 23, 2010 at 10:38

Para quem gosta de granola, achei uma receita de granola lacto-fermentada, aqui:

http://www.instructables.com/id/Lactofermented-Granola/

Está em inglês, mas dá para traduzir com google se alguém tiver dificuldade.
Gostei da receita, fiz aqui em casa e achei bom.
A propósito, Pat, com relação a receita do pão se eu quiser colocar aveia na massa, eu posso fazer isso já na preparação daquela massa básica ou devo fermentá-la à parte?

Pat Feldman October 23, 2010 at 15:27

Kelly, pode fermentar junto, eu faço isso direto!

Eleane November 7, 2010 at 16:43

Vocês tem uma tabela com o nome dos graos e quanto tempo cada um deles deve ficar de molho?

Gustavo December 2, 2010 at 8:12

Para o consumo da quinoa e amaranto, o ideal é deixar de molho de um dia para o outro em água fervente também?

Pat Feldman December 2, 2010 at 8:49

Sim

Letícia December 8, 2010 at 14:55

Olá Pat,

Tenho acompanhado seu site assiduamente e acho muito interessante os artigos. Nesse em especial li que a fermentação quebra o gluten em proteinas menores. Essa quebra é total? Com ela é possível reduzir os maleficios do gluten? O tempo de digestão do gluten quebrado é menor?
Agradeço antecipadamente a atenção

Pat Feldman December 8, 2010 at 17:36

Letícia, eu não sou uma super entendida em química, mas resumindo em termos leigos, essa fermentação pré-digere os grãos para nós, facilitando a nossa digestão. Mesmo assim, pessoas que têm intolerância grave ao glúten, devem evita-lo completamente, de molho ou não!

Letícia December 8, 2010 at 23:56

Obrigada Pat, solucionou bem minha dúvida. Parabéns pelo belo trabalho.

Inês December 21, 2010 at 22:43

Oi Pat!Arroz integral também devo deixar de molho?

Pat Feldman December 22, 2010 at 5:58

Tem que deixar de molho sim, por pelo menos 6 horas! E você até vai gostar, porque tendo sido deixado de molho, ele cozinha rapidinho!

Rafael Peixoto December 31, 2010 at 21:33

Oie….olá! Boa noite! Por quanto tempo devemos deixar de molho a ração humana, para podermos consumir ela depois? é preciso apenas deixar de molho? ou precisa cozinhar e fermentar também? Achei estranho esta matéria, porque a amioria dos sites nehujm dles fala disso e nem nas próprias embalagens da ração não fala, eles deviam avisar! Talvez as empresas só pensam no lucro e não querem nem saber da saúde do consumidor, mas compramos o produto é é um direito nosso o de reclamar! Aguardo resposta, tenha uma boa semana e um feliz no novo!

Pat Feldman December 31, 2010 at 22:05

Rafael, eu não recomendo o consumo dde ração humana em hipótese alguma. Leia o artigo desse médico: http://medicinadoestilodevida.com.br/racao-humana/

Sergio January 10, 2011 at 21:53

Prezada Doutora,
Nao entendi a razao pela qual voce nao recomenda o consumo da racao humana mesmo se deixada de molho.
Nao eh essa a recomendacao ou seja deixar de molho para o consumo em separado dos ingredientes da racao ?
Obrigado

Pat Feldman January 10, 2011 at 21:59

Sérgio, em primeiro lugar, dispense o doutora, já que não tenho esse título.

Mesmo deixada de molho e feita em casa (o que a torna menos ruim), a ração humana tem fibras demais e nutrientes de menos. E sinceramente, para quem realmente gosta de comer comida, não é exatamente uma opção apetitosa…

Elsa February 2, 2011 at 19:14

olá Pat,

o seu artigo é fantástico, parabéns, é o primeiro artigo bastante esclarecedor sobre este assunto que li até hoje.
Uma dúvida, já percebi que o arroz integral deve ser deixado de molho e quanto às massas, as integrais, as de algas, as de quinoa, também devem de ser deixadas de molho. Já agora o arroz Basmati, também?

Obrigada

Pat Feldman February 2, 2011 at 19:26

O arroz branco e outros grãos refinados são menos nutritivos, mas nesse sentido levam vantagem: já tiveram suas cascas retiradas, portanto não necessitam do pré-molho.

As massas… Ah, isso é um capítulo à parte! O macarrão ideal é feito a partir do grão de trigo deixado de molho, seco no forno muito baixo entreberto ou desidratador, moído na hora e feita a massa em casa com essa farinha “cheia de frescuras”!!! Eu sei que isso é o ideal, mas sei também que isso dá um trabalhão danado, e por enquanto não me inspirei a engfrentar a trabalheira…. Por isso, quando como macarrão, opto por massas não integrais prontas, de preferência de grano duro e cozidas al dente. Molho feito em casa, sempre!

Márcia Lima Gomes February 2, 2011 at 23:25

Resposta interessante… Na sua opinião grãos e massas NÃO integrais são mais saudáveis (ou fazem menos mal) que os grãos integrais que não foram deixados de molho?

Pat Feldman February 3, 2011 at 6:11

Exatamente! Quando esqueço ou por alguma razão não deixei meus grãos de molho, opto pelos refinados, tipo arroz branco.

Isaias March 18, 2011 at 15:44

Encontrei um site que ensina como proceder com os graõs de milho secos. Segue:

…Escolhi e lavei bem um quilo de milho. Diluí numa panela de aço inoxidável 15 gramas de cal virgem, que comprei numa loja de produtos de festa no Mercado da Lapa, em 2,5 litros de água e coloquei o milho. Assim que ferveu, abaixei o fogo e deixei a panela aberta.
Experimentei algumas vezes nos dedos, pra ver se a película havia se dissolvido (parte da celulose se transforma numa substância gelatinosa) e se o grão estava mordível. Desliguei o fogo depois de 50 minutos.
Sem desprezar a água com cal, juntei sobre o milho quente água limpa e fria, até encher a panela. Deixei assim até o outro dia (umas 12 horas).
Escorri a água da panela e lavei os milhos em água corrente aos poucos. Madelen esfregava levemente nas palmas das mãos, mas eu usei este escumadeira grande para enxaguar diretamente sob a torneira, de modo que foram embora restinhos de película (não precisa tirar toda ela, nem o germen) e grãos excessivamente cozidos e desmanchados…

Depois é só moer em moedor próprio para graõs e preparar a gosto.

Veja a matéria completa com imagens em:
come-se.blogspot.com/2011/03/quinta-sem-trigo-13-milho-nixtamalizado.html

Grande abraço a todos.

Renata April 11, 2011 at 21:36

Olá, Pat.

Gostei muito das dicas ;-) Como você, sou amante da boa alimentação!

Como que fica o arroz preto e o vermelho, também devem ser deixados de molho em meio levemente ácido? Esses tipos de arroz em geral eu os cozinho na pressão pois são bem duros (assim como o feijão, grão de bico, etc)… E isso é um problema mesmo deixando os grãos previamente de molho?

Outro ponto que tenho dúvida, como faço pra deixar de molho farinha integral?

Obrigada e até mais,
Renata.

Pat Feldman April 11, 2011 at 21:45

Renata, o ideal é deixar o arroz de molho sim. Se você deixá-los de molho em água ácida e levemente morninha, verá que eles vão cozinhar mais rápido. Quanto às farinhas, eu mostro em diversas receitas como pré-fermentar!

Renata April 11, 2011 at 22:20

Obrigada, Pat!

Estou já procurando nos seus arquivos como pré-fermentar a farinha…

Até mais
Renata.

Pat Feldman April 11, 2011 at 22:24

Procura nas receitas de bolos e pães. Principalmente pães.

Magali Vegas May 2, 2011 at 20:43

Olá Pat,

Estava lendo com muita atenção todo o assunto acima, e achei muito interessante. Gostaria de lhe perugntar a respeito da Linhaça que tenho o hábito de consumir diariamente.
Pergunta: Deve deixar a Linhaça (que também é uma semente) de molho também antes de consumí-la ? Muito obrigada

Pat Feldman May 2, 2011 at 21:10

Magali, consumir a linhaça sem deixar de molho não é gravíssimo, ela não contém uitos fitatos, mas se você puder deixar de molho, é melhor!

jose manuel June 11, 2011 at 9:26

prezada Pat
tive o prazer de conhece-la atraves de seus comentarios dobre a raçao humana
nao sou consumidor da raçao humana mas sim de granola diet, que considero mais segura por ter seus componentes inteiros e nao moidos
no entanto tenho uma duvida que agradeceria que me esclarecesse:
no caso das substancias toxicas, especialmente os fitatos, voce diz que eles sao parcialmente quebrados e neutralizados ao serem deixados de molho
neste caso eu poderia deixar de molho em leite morno e consumi-los ao final, juntamente com o leite, sem perigo?
outra pergunta:
o fato de os cereais da granola serem torrados diminuiria seus efeitos nocivos ou teriam o mesmo efeito sobre o organismo?
muito agradeço e confio em sua orientaçao
jose Manuel

jose manuel June 11, 2011 at 9:27

prezado dr. feldman
tive o prazer de conhece-lo atraves de seus comentarios dobre a raçao humana
nao sou consumidor da raçao humana mas sim de granola diet, que considero mais segura por ter seus companentes inteiros e nao moidos
no entanto tenho uma duvida que agradeceria que me esclarecesse:
no caso das substancias toxicas, – antinutrientes- que estariam presentes em cereais da granola, o fato de os cereais serem torrados diminuiriam seus efeitos nocivos ou teriam o mesmo efeito sobre o organismo?
muito agradeço e confio em sua orientaçao
jose Manuel

Suellen September 28, 2011 at 12:08

Pat, a água do molho deve ser bem quente? o pote deve ser fechado? devo manter a temperatura quente dessa água de alguma forma?

Estava colocando o cereal de molho na geladeira, então acho que não estava fazendo nenhum efeito,certo?

Fico no aguardo, muito obrigada!

Pat Feldman September 28, 2011 at 18:55

Suellen, água morninha ou no máximo à temperatura ambiente. É melhor deixar coberto para não por acaso se contaminar com nada, mas não precisa ser uma tampa hermética. Um pano ou tampa de panela já são suficientes!

Suellen September 28, 2011 at 15:54
Pat Feldman September 28, 2011 at 18:56

Suellen, não consegui ver…

Suellen September 29, 2011 at 20:16

Pat, não consegui achar meu outro post, é que eu tinha perguntado se a agua precisa ser morna ou fervendo, se o pote onde o grão vai ficar de molho precisa ficar fechado e se eu tenho que manter a temperatura de alguma forma????
É pq eu colocava na geladeira e acho que então não adiantava nada neh…

Quanto ao site fica na primeira pág do site do sitio do moinho, não consegui colocar o link direito…

Obrigada!

Pat Feldman September 29, 2011 at 20:51

Engraçado, eu aprovei e respondi ao comentário, mas também não ocnsigo vê-lo…

Aqui vai a resposta que te dei:

“Suellen, água morninha ou no máximo à temperatura ambiente. É melhor deixar coberto para não por acaso se contaminar com nada, mas não precisa ser uma tampa hermética. Um pano ou tampa de panela já são suficientes!”

solange October 9, 2011 at 13:37

pat,vc sabe alguma coisa sobre o leite de enzima de alpiste.para que serve o seu uso….

Pat Feldman October 9, 2011 at 14:14

Nunca ouvi falar nada a respeito!

rosa October 30, 2011 at 15:25

Excelente o artigo.

urbano cezar November 20, 2011 at 17:00

recentemente li um artigo falando que só se deve consumir todo e qualquer tipo de cereal e grãos integrais só após algumas horas de estar de molho em água, é verdade?

Pat Feldman November 20, 2011 at 20:30

Verdade!

gisele December 8, 2011 at 20:33

Oi Pat! nossa nao sabia q a agua tinha q ser morna……fiz feijao hj mas deixei c agua fria……me diz qto tempo deve deixar o feijao de molho? acho q deixei umas 3 horas……..bj

Pat Feldman December 8, 2011 at 21:12

Gisele, água morna, se bem que com o calorão do nosso Brasil, a água em temperatura ambiente também serve! O tempo de molho para o feijão em particular deve ser o mais próximo possível das 24 horas. Outros grãos entre 12 e 24 horas.

Maevy February 4, 2012 at 9:34

Oi Pat! Tenho deixado os grãos integrais de molho de um dia para o outro. Tenho usado água morna e soro de iogurte como recomendado. Antes de usar lavo bem e depois cozinho, mas sempre solta uma espuma cinza durante o cozimento. Estou fazendo algo errado?

Leila March 8, 2012 at 21:44

Olá Pat! Tenho três perguntinhas:

1- Deixei o feijão de molho por cerca de 24h em água com soro de iogurte, mas não fica toda essa espuma que suas fotos mostram! Será que o feijão tá velho? Ou é normal criar pouca espuma?

2- Ao cozinhar o feijão, quando inicia a fervura, sobe alguma espuma branca também. É o mesmo tipo de espuma ‘ruim’? Preciso tirar?

3- Esses dias fiz feijão branco, também deixei de molho por 24h em água com soro de iogurte. Na hora de comer é que percebi que a maioria dos grãos tinha começado a germinar! Isso é bom ou ruim? O feijão branco precisa de menos tempo de molho?

Grata! Visito seu site com frequencia, sou grata pela sua dedicação ao tema!

Pat Feldman March 8, 2012 at 21:48

Leila, vamos lá:

1- O molho do feijão nem sempre forma aquela espuma toda. As fotos eu tirei em dias extremos!

2- Pode tentar tirar ao máximo a espuma que se forma no cozimento. Quanto menos espuma, melhor! Mas se sobrar alguma coisa, porque nem smepre é fácil tirar tudo, sem neuroses!

3- Quando os grão germinam, é ótimo!

apareça sempre!

Andreia March 16, 2012 at 17:54

Pat;
Gostaria de saber quanto tempo devo deixar a aveia de molho? Desprezo a água do melho depois? Adiciono soro de iogurte neste molho também (como nos feijões?)
E pra fazer a granola…eu deixo de molho antes, sem prejuízo para a consistência da granola?
Obrigada, pela ajuda.
Andreia

jacqueline March 18, 2012 at 7:38

olá pat, descobrir a alguns meses que sofro de enxaqueca,( é sempre indo ao oftamologista e nada de informação, só depois de uma parada do meu lado esquerdo devido ao stress, me encaminharam ao neuro) e estou em tratamento e procurando tudo sobre a mesma, comprei o livro do dr. alexandre e encontrei o seu site, lendo todo ele aos poucos entrei aqui no grãos. tenho uma duvida, faço uma reeducação alimentar e consumo grãos rico em fibras(granola, all bran) esses mesmos tb devo coloca-los de molho??? e como fazer isso?? pois o all bran depois de coloca-lo ao iorgute vira uma farinha, derrete, e tb uso batido no liquidificador com uma fruta. e a granola como é mais grossa ???ahh moro em BH, quem me dera vc importar ai de sampa esses caldos seria tudooookkk, li as receitas e achei super dificil de fazer afff e olha que tenho um fogãozinho a lenha aqui em casa.

Pat Feldman March 18, 2012 at 18:57

Jacqueline, grãos deveriam estar fora da sua dieta AntiEnxaqueca!

jacqueline March 27, 2012 at 20:16

oi pat, fala serioooooooooo, meu livro deve chegar semana que vem, nossa vou ter que devora-lo. tenho muita coisa para saber ainda kkk, obrigada !

Fátima Guedes April 5, 2012 at 20:19

Olá! Qual é a proporção de água e soro para deixar os grãos de molho?

Larissa April 7, 2012 at 20:28

Gostei muito do seu texto. Comecei a aprender a cozinhar faz pouco tempo. E minha mãe havia me dado essa dica de deixar os grãos de molho, porque assim eles cozinhariam mais rápido. Não estava sabendo dessas outras informações que você deu. E até então eu só os deixava de molho na água normal, dentro da geladeira. Vou mudar o processo e acrescentar as gotinhas de limão.

DOROTEA CASTIGIO April 14, 2012 at 14:59

Desejo saber se cozinhar arroz sem lavar, traz alguma consequencia?

Filo April 16, 2012 at 16:51

Olá Pat
muito interessante esse site dos grãos.
Como comer aveia em mingau ou colocar no iogurte? Também tem que se colocar de molho? de que maneira?

Pat Feldman April 16, 2012 at 18:43

Filo, dá uma olhada na receita do meu mingau matinal: http://pat.feldman.com.br/2007/05/06/mingau-matinal-de-aveia/

Iago April 19, 2012 at 16:41

Olá. Parabéns pelo excelente site. Você mencionou que qualquer produto à base de quinoa deve ser deixado de molho. Eu utilizo a quinoa em flocos, junto com amaranto em flocos também, com aveia e semente de linhaça.
Neste caso, a quinoa precisa ficar de molho mesmo sendo em flocos? Não consigo imaginar os flocos de quinoa de molho, acho que eu acabaria desperdiçando uma grande quantidade neste processo. Me diga qual é a forma correta para consumi-la, por favor.

Jussara May 1, 2012 at 14:21

Parabéns!!!!!!!!!!!!

Vinicius May 9, 2012 at 17:04

Olá!!

Excelente artigo!!

Eu acabei lendo este em razão da minha pesquisa sobre o Leite de Alpiste. Fiquei em dúvida da necessidade de jogar fora a água na qual o grão fica de molho. Teoricamente, no meu modo de ver, na água em que ficou de molho o grão, não existe uma série e nutrientes disponíveis? Descartar esse água não seria o mesmo que jogar fora parte dos nutrientes do grão?!
Com a linhaçal, por exemplo, vc utiliza a água na qual ela ficou de molho durante a noite… pq no alpiste não? Ou em qualquer outro grão?

Obrigado!

Pat Feldman May 9, 2012 at 18:43

Em geral eu dispenso a água do molho – nela ficam os antinutrientes.

Ana May 13, 2012 at 14:39

Olá, como fazer em relação às farinhas integrais? Faço bolo e pão com elas. Não tem como deixar de molho, tem?

Ana May 29, 2012 at 15:39

Ótimo!
Vou experimentar o leite de alpiste!

Ana Paula June 5, 2012 at 9:58

Pôxa, Pat! Pensei que a aveia era super nutritiva! Aqui em casa adoro bolos e receitas com aveia, banana amassada com aveia, granola, enfim… acho difícil fermentar para tais usos. Sabes de algum ingrediente que sirva como substituto?

Adorei o artigo! Obrigada por informações tão importantes….vou passar a deixar meus grãos de molho daqui prá frente.

Pat Feldman June 5, 2012 at 11:37

Já experimentou banana amassada com iogurte? Opção simples e deliciosa!

Ana Paula June 5, 2012 at 19:13

Sim :) Até pura a banana amassada é uma delícia!

Estava pensando na aveia enquanto ingrediente das receitas. Achei que tinha encontrado uma ótima substituta à farinha de trigo. Humpf!

Obrigada pela atenção, Pat! Beijos!

Maria Ioleide June 12, 2012 at 9:29

Otimo todo esclarecimento sobre graos e seu uso de forma correta!Como mae de quatro filhos e tambem avó,é preciso informaçoes,pois depois da presença de Deus o que mais o ser humano precisa é de saude!Obrigada valeu mesmo e fiquei fã!

Andréa June 13, 2012 at 17:20

Primariamente quero elogiar pelo artigo! Minha familia é destas que costuma deixar os grãos de molho e jogar fora a agua do molho depois colocar para cozinhar. Mas eis que fiquei com algumas duvidas:

1 – As farinhas que são utilizadas para bolo integral devem ser deixadas de molho (como farinha de trigo integral centeio, flocos de aveia , flocos de quinua)?

2- Tenho uma receita de mingau de aveia (que utiliza o grão da aveia, que por sinal é deixado de molho também e escorrido) e depois cozido com agua e pode colocar passas fica muito cremosa…mas no momento estou morando no nordeste e sem acesso a aveia em grão o que consigo é o floco grosso….também deixo de molho e descarto a agua?

3- Onde encontra soro de iogurte? Pode fazer em casa? Quem é intolerante a lactose no caso somente poderia usar as gotas de limão, faz o mesmo efeito?

Minhas mãe tem grave problema de osteoporose…toma alendronato mais calcio… mas o problema está piorando cada vez mais e os medicos não conseguem ajuda-la (nos ultimos anos devido a correria minha mãe 58 anos está descuidando do fator grãos de molho, além de comer fora). Será que esta questão dos grãos poderia ser o unico problema…conhece informações a respeito da osteoporose que pudesse ajuda-la.

Desde já,

Obrigada

Andréa

Pat Feldman June 14, 2012 at 20:03

Andréa, o soro também pode ser obtido em casa, e é bem fácil: http://pat.feldman.com.br/2009/07/16/soro-de-leite-fermentado-e-cream-cheese/

Andréa June 13, 2012 at 17:26

Oi Pat,

Eu de novo…desculpe mas a pergunta 1 e 2 já tem resposta no seu site.

Obrigado

Paula Kitice Paes June 28, 2012 at 22:32

Oi,Pat!Gostaria de falar que comprei e já provei os seus caldos e realmente eles fazem toda a diferença no preparo das comidas, adorei!
Pat, será que posso fazer um bolo de banana e aveia sem lactose que usa aveia em flocos , deixando-as de molho antes ,mesmo não sendo indicado na receita(pq na receita original eles só falam para colocar a aveia sem deixar de molho), vc acha que vai modificar muito a textura do bolo?
Agradeço desde já e em breve vou encomendar mais deliciosos caldos,
Paula.

rafael July 11, 2012 at 19:01

ola pat gostaria de saber se realmente o leite de alpiste possui todas essas propriedades beneficas conforme esta se divulgando em varios sites porque tem um chamado farsa.com que diz exatamente isso que ele nao passa de uma farsa.grato

Pat Feldman July 11, 2012 at 20:29

Eu sinceramente não sei muito a respeito, mas tenho a impressão de que alpiste só é bom mesmo pra passarinho….

Jose Luiz July 23, 2012 at 3:15

Pat,

Aki Jose Luiz falando. Parabéns. Você explicou direitinho a necessidade de se hidratar as sementes antes de consumi-las. É isso aí. Ponto.
Notei que alguém te perguntou sobre o chamado Leite de Alpiste e você disse que não conhecia. Ainda bem.
Deixa eu te dizer uma coisa: Existe na internet uma tradução de um texto em espanhol que me parece ser também outra tradução de um texto em inglês falando
sobre os supostos poderes de uma bebida preparada com 47 a 50 gramas de alpiste ( 5 colheres de sopa) que se deixa de molho de um dia para o outro depois se lava bem e depois se bate no liquidificador com 500 ml de agua que convencionou-se chama-la de “Leite de Alpiste” porque o produto final tem o aspecto de leite.
Sem querer entrar no mérito da questão, isto é, se o leite de alpiste faz realmente o que eles dizem que faz eu gostaria de dizer que o texto que anda rolando na internet é cheio de incorreções e de inverdades o que me faz, no mínimo, desconfiar do resto do texto.
Me lembrei dos atores da Globo terem feito papel de idiotas quando leram um texto sobre a Usina de Belo Monte que estava cheio de inverdades, pois nesse texto ocorre o mesmo.
Chegaram até a dizer, entre outras, que um copo de 200 ml de leite de alpiste tem mais proteína que 2 a 3 kg de carne. Mesmo que esse copo de 200ml ( que é igual a 200 gramas) tivesse 100% de proteina, ainda assim 2 kg de carne, que contem de 16 a 40% de proteina, teriam muito mais proteína. É apenas uma simples questão de matemática. É simplesmente impossível. Ponto.
Outra inverdade do texto é que a Universidade Nacional Autonoma do Mexico estudou profundamente o alpiste e concluiu sobre suas propriedades medicinais.
Eu estive no portal dessa universidade e teclando “alpiste” no local para “buscar”
não pude encontrar nenhuma pesquisa sobre alpiste.
Além do mais ainda existe um outro detalhe. Existem dois tipos de alpiste: Um possui espículas fibrosas, na casca, que contem silica e que podem causar cancer esofageano e que não deve ser consumido e outro tipo cultivado no Canadá que não tem essas fibras silicosas e que é chamado de “glabro”. Esse é o tipo que poderia ser consumido por humanos.
Lembre-se que os pássaros removem a casca e comem somente o interior da semente também chamada de cariopse ou “grout” em inglês, e que, portanto, a alegação que ” se fizesse mal os pássaros já teriam morrido a muito tempo” não procede pois eles descascam e comem somente o interior que não contem as fibras silicosas cancerígenas.
Mesmo assim eu estou disposto a encontrar o alpiste canadense e fazer umas tres semanas de teste com esse leite pelos potenciais benefícios no meu caso específico.

Abraços

Jose Luiz

Pat Feldman July 23, 2012 at 6:13

Obrigada pela super aula, Jose Luiz!!!! Acho que as dúvidas sobre o tal “leite” de alpiste estão finalmente resolvidas!!

Nani July 28, 2012 at 13:29

Pat e no caso do macarrão ou massa integral, nesse caso devo evitar já que não há possibilidade de colocar no molho?
Estou usando aqui em casa a cevada em pó, voce conhece? Estou usando para tomar com água como o café, será que estou cometendo um erro? Inclusive dou para as crianças também. Respondi a mensagem do facebook com mais algumas duvidas sobre alergia, quando puder responder agradeço muito.
Um beijo enorme!
Aguardo retorno
Nani

Pat Feldman July 29, 2012 at 19:47

Nani, se quiser macarrão integral, o correto (porém trabalhoso) é deixar os grão de molho, secá-los e só então moer em farinha. Eu confesso que não tenho muita paciência pra isso, então prefiro comer menos macarrão e aí comer aquele de farinha branca mesmo

Alex July 28, 2012 at 14:39

Oi José Luis tudo bem? Fiquei preocupado com seu texto sobre o Alpiste pois estou vendo muita gente começar a fazer o uso do mesmo e acho que ninguem sabe sobre essas fibras silicosas e que existem dois tipos de Alpiste.
Voce saberia indicar onde encontrar o Alpiste Bom, o Canadense?
Grato!

Nani July 30, 2012 at 9:19

Hum, no caso teria eu mesma de fazer o macarrão, né? E no caso da cevada que perguntei anteriormente Pat, estou preocupada com seu uso.
Obrigada

Pat Feldman July 30, 2012 at 13:18

Nani, se você quer consumir o macarrão, o ideal mesmo é fazer você, na sua casa, seguindo as etapas que mencionei. Quant à cevada, e um grão e deveria ser tratada como tal.

Jose Luiz July 30, 2012 at 11:49

Caro Alex,

No momento estou em Nova York, mas quando voltar para o Brasil eu vou até a
zona cerealista tentar encontrar o Alpiste Canadense.
Eu sei que o Brasil é importador desse tipo de alpiste e eu só tenho que localizar os importadores e, por eles, tentar identificar algumas marcas que apenas utilizam o alpiste canadense e não o tipo “cabeludo” que é o argentino.
Basicamente, é isso aí:
Canadense – Bom
Argentino- Ruim
Podemos sempre perguntar ao embalador qual a origem do alpiste que ele utiliza
e rezar a Deus para que ele não minta , pois ele também sabe que o canadense é melhor e pode ficar tentado a fornecer uma informação incorreta ou do agrado do cliente.

Abraços

Jose Luiz

alex August 5, 2012 at 12:44

ok José Luis !
Seria bom que voce nos passasse aqui qualquer novidade sobre essa questão, pois estou interessado no uso do Alpiste mas quero me cercar dos cuidados necessarios e acho que todos que estão aqui tambem devem pensar assim afinal, todos buscam uma melhor saúde e qualidade de vida e nao o contrário !
grato pela resposta – alex !

Jose Luiz August 6, 2012 at 2:27

Oi Alex,

Como eu disse assim que eu puder vou checar as fontes de alpiste canadense.
Minha opinião pessoal : Não espere nenhum tipo de alimento miraculoso.
Os textos que rondam a internet estão cheios de inverdades começando por dizer que um copo de leite de alpiste tem mais proteína que dois kilos de carne, e ao fazer isso,
chama de ignorantes todos os que leem e acreditam por que 200 gramas jamais serão
maiores que 2.000 gramas . Seria preciso que carne tivesse menos que 10% de proteína, o que não tem ( tem cerca de 40%) e o alpiste tivesse 100% de proteína, o que não tem (tem apenas 18%).
Para ser sincero, sabe o que isso me parece ? Mais um scam para vender alpiste canadense, aproveitando o fato de com essa semente ser possível fazer um extrato branquinho que se assemelha muito ao leite.
Para vossa informação, nem mesmo os passarinhos podem viver exclusivamente de alpiste pois ele não contem todos os amino ácidos essenciais.
Enquanto vocês esperam a minha informação tomem bastante sol e tentem se livrar da Heliofobia com que a nobre classe médica, principalmente a dos dermatologistas, nos brindou nas ultimas décadas tornando a maioria das pessoas deficientes em Vitamina D3. Não tome sol em excesso mas tomem sol sim e fiquem
bronzeados pouco a pouco sem se queimar ou provocar vermelhidão excessiva da pele.
É a forma mais barata de sintetizar Vitamina D3 ativada ou seja a 1,25 hydroxy vitamina D3 que nos protege de inúmeros problemas como depressão, psoríase,
raquitismo, falta de absorção de cálcio, melhorar a imunidade, artrite reumatóide, etc….. e tomando sol principalmente das 10 as 3 da tarde justamente no período que eles dizem que faz mal. O que precisamos é de raios UltraVioleta B ou UVB e isso ocorre com maior intensidade das 10 as 3 da tarde.

neuza lea August 9, 2012 at 10:24

Onde encontrar o alpiste canadense em belo horizonte.?

Jose Luiz August 9, 2012 at 15:33

Cara Neuza,

Vá até o mercado central de BH e fale com todos os vendedores de alpiste e pergunte a eles, porém só acredite no que eles dizem se eles mostrarem os sacos de alpiste nos
quais você possa identificar o tradicional ” PRODUCE OF CANADA” na embalagem.
Procure os atacadistas de alpiste em BH. No mercado eles vão poder informar.
Sinto muito mas esse dever de casa eu não posso fazer por você.

José Luiz

Jose Luiz

alex August 9, 2012 at 20:08

olha José Luiz, ate que achar o tal Alpiste Canadense não é tão complicado, tem oferta dele por ai sim aqui no brasil e em bh tambem ! o problema todo que to vendo é saber se esse tal tratamento com alpiste é verdadeiro pois andei olhando na net e algumas pessoas dizem que pesquisaram e que isso tudo é falso, em relação à quantidade de proteinas, em relação aos beneficios e em relação à tal pesquisa na universidade do mexico, tem gente dizendo por ai que é tudo falto e na nete tem de tudo né? por outro lado tem muita gente dizendo que ja consome o mesmo e ate cita beneficios, porem, a mente humana é muito sensivel a sugestões! por isso eu te pergunto, teremos uma resposta certa quanto a isso se é verdade ou uma grande enganação? de repente isso tudo é uma “brincadeira” de mal gosto de alguem irresponsável e sem o que fazer ! mas pode ser que seja verdade, mas essa situação de nao saber me incomoda muito, ate porque quem busca um tratamento assim no minimo da muito valor a sua saude, como eu que sou vegetariano, e no maximo pode estar com problemas reais de saude para os quais procura um tratamento alternativo !
grato -alex !

Jose Luiz August 10, 2012 at 1:33

Caro Alex,

Eu também pesquisei a net e logo verifiquei que o texto repetido em inglês, espanhol e em português é o mesmo ipsis litteri e cheio de incorreções.
A primeira coisa que eu fiz foi entrar no portal da tal universidade mexicana e verificar se existia alguma coisa . Simplesmente não existe nada.
Com relação a se funciona ou não, recentemente descobriu-se que 30% das doenças
podem curadas com o efeito placebo. Ou seja, o efeito placebo existe e funciona mesmo, isto é, em 30% da população.
Pessoalmente, eu creio que o alpiste não é melhor nem pior doque o amaranto e
a quinoa. Se o problema for se alimentar não existe diferença, exceto no preço, em termos de perfil de amino-acidos.
Aí eu te pergunto: Quantas curas da medicina atual podem ser creditadas a medicina e quantas poderiam ser creditadas ao efeito placebo (30%) ?
A Medicina atual se esforça tanto em desacreditar determinadas terapias alternativas afirmando que a cura foi efetuada devido o efeito placebo, ao invés de estarem estudando uma coisa que cura simplesmente 30% das pessoas !!!!!
Sabem por que ? Porque eu não poderia comercializar o efeito placebo e ganhar bilhões de dólares como eles fazem com as drogas e fármacos.
Então, simplesmente não interessa estudar como funciona.
Dessa forma o alpiste vai funcionar sempre em 30% da população, mas infelizmente eu e você estamos fora desse percentual pelo simples fato de estarmos a possibilidade de não ser verdade.
Para que o efeito placebo funcione é preciso uma fé cega na terapia.
Desejo boa sorte e fé cega para aqueles que quiserem tomar o leite de alpiste.
Entretanto, não vá contrair um câncer de esôfago tentando curar algo bem mais simples, OK?

JL

alex August 18, 2012 at 13:56

ok José Luiz é isso mesmo que voce disse, temos que tomar cuidado com nossa saúde e não sair por ai topando qualquer nutrição dita milagrosa !
obrigado ! alex …

fluvia August 20, 2012 at 9:30

Olá. Quero saber se a aveia fica molhada mesmo? parecendo uma gosma. Será que dá certo fazer granola com essa aveia que fica de molho? Outra coisa, é preciso deixá-las na geladeira durante o processo? Eu fiz mas deixei de fora.
Obrigada

Pat Feldman August 20, 2012 at 12:27

Fluvia, tem que deixar fora da geladeira mesmo!

Vinicius August 20, 2012 at 13:19

Olá Pat!

Parabéns pelo artigo! Informação rica e necessária nos dias de hj!

Estou começando a me aventurar por uma cozinha mais rica, natural e integral e achei espetacular aprender sobre os anti-nutrientes e sua neutralização. No entanto, fiquei com algumas dúvidas.
Como deixar de molho as farinhas para posteriormente utilizá-las nas receitas?
Gosto de fazer panqueca americana integral mas sempre tenho complicações posteriormente e seu artigo esclarece o porque!
Como posso fermentar a farinha de trigo integral e a de aveia integral e depois utilizá-las na receita de panqueca? Minha dúvida vem do fato de a farinha depois de molhada fica dificil de separar da água… provavelmente perderia uma boa parcela da farinha ao jogar a água fora…

Como estou começando resolvi pedir por ajuda!

Obrigado!

Pat Feldman August 20, 2012 at 14:10

Vinicius, eu em geral fermento as farinhas incluuindo o iogurte ou o soro nas receitas. Aqui no site mesmo tem alguns exemplos, como a massa multiuso http://pat.feldman.com.br/2007/12/11/massa-de-iogurte-multiuso/

Vinicius August 20, 2012 at 16:12

Eu tinha pensado mais ou menos isso antes de ver sua resposta! Troquei o leite da receita pelo iogurte para fermentar fora da geladeira. A farinha já está fermentando com o iogurte!

Obrigado pela resposta!

Pat Feldman August 20, 2012 at 19:54

Já pegou o espírito da coisa!!! Manda ver e depois venha nos contar o resultado!!

Vinicius August 21, 2012 at 11:10

Olá!!

O resultado foi bom!! A panqueca ficou azeda… mas não da forma ruim… o cheiro estava bom… é sinal que fermentou!

Pra quem gosta mais doce é só colocar um pouco mais de açúcar…

Obrigado pelas dicas!

Eva August 22, 2012 at 16:37

Olá Pat, comecei meu incrível caldo de carne sem terminar de ler a receita. Só agora ví queo troço demora! lol vou deixá-lo então cozinhando durante toda a noite?
Caraca! Mas o cheiro dos ingredientes está um espetáculo, imagino isso na panela!

Pat Feldman August 22, 2012 at 18:54

Pode deixar cozinhar a noite inteira sim!! No fogo o mais baixo possível, e antes de dormir certifique-se de que a panela está bem cheia de água!

jose luiz September 4, 2012 at 16:18

Caros amigos

Mnha decisão e opinião finais é de que o alpiste deve ser deixados para a aves.
Tem coisa muito mais importante do que alpiste para ser usado pelo ser humano.
Dessa forma não pretendo mais escrever nem uma linha sequer a mais sobre esse
assunto que considero esgotado.

Atenciosamente

Jose Luiz

Pat Feldman September 4, 2012 at 18:18

Assino embaixo as suas paravras, José Luiz!!!! Tanta comida mais nutritiva e especialmente mais gostosa!!! Deixem o alpiste para os pássaros!!

Thatiana September 13, 2012 at 15:03

Se deixar o feijão de molho só em aguá morna já é suficiente ou precisa do soro de iogurte tb?

Pat Feldman September 13, 2012 at 16:16

O ideal é que haja um meio levemente ácido, então se você não tiver soro, use algumas gotas de limão ou vinagre.

Thatiana September 13, 2012 at 17:31

Ah tá entendi, obrigada. =)

Isadora October 25, 2012 at 11:30

Oi Pat, to aqui com uma duvida sobre os grãos, acho q consegui ler todas as perguntas pra ver se jà havia resposta mas parece que não:
– o grão ainda verde, tipo milho verde ou feijão verde, de vagem, também jà formou o fitato na casca? Se sim, então boto a espiga inteira de molho na solução de cal?

Pat Feldman October 25, 2012 at 18:44

Isadora, para o milho há um outro tratamento que eu explico em outro texto: http://pat.feldman.com.br/2009/08/27/uma-palavra-sobre-o-milho/

Pat Feldman October 25, 2012 at 18:45

Isadora, para o milho há um outro tratamento que eu explico em outro texto: http://pat.feldman.com.br/2009/08/27/uma-palavra-sobre-o-milho/ Quando cozinho a espiga inteira, não deixo de molho.

Isadora October 26, 2012 at 17:13

Ok Pat, obrigada!

Alair Santos November 22, 2012 at 19:15

Pat, usando esse processo de molho com fermentação, quais cereais e grãos (livres de glúten) poderíamos consumir com segurança diariamente no café da manhã substituindo os tradicionais pães franceses lambuzados de margarina?

Outra: na minha casa no almoço não falta o angú de fubá que minha mãe nunca deixou de fazer, o fubá também deveria ficar de molho? o fubá industrializado é rico em fitatos e outros anti nutrientes? na maioria das vezes deixo de comer o arroz branco em favor do angú de fubá acreditando que dessa maneira eu estaria melhor nutrido. Muito obrigado pela atenção, estou aprendendo muito com você.

Jose Luiz November 24, 2012 at 11:52

Quem aqui desse grupo já comeu amendoas hidratadas ?
Eu só como amendoas previamente hidratadas por 12 a 18 horas.
O sabor muda bastante (para melhor) e aquela pele, que não tem
gosto de nada, pode ser removida com facilidade.
O resultado : Um “novo” tipo de alimento .
Deve melhorar bem a digestibilidade.

Jose Luiz

Pat Feldman November 24, 2012 at 15:56

É isso mesmo José Luiz! Aqui em casa – como eu ensino aqui no site – nozes e castanhas de molho em água e sal e depois secas lentamente no desidratador ou no forno muuuuuuito baixo.

Natalia December 4, 2012 at 17:57

Pat,
adorei a matéria.
Consumo aveia todos os dias com a minha porção de fruta. Gostaria de saber se eu posso deixar de molho uma grande quantidade e, após secá-la, guardar para consumo posterior. Assim não teria que fazer o processo todos os dias.
Obrigada!

Pat Feldman December 4, 2012 at 18:15

Pode fazer isso sim, Natalia, mas cuidado para não secar a aveia em temperatura muito elevada.

Renata January 2, 2013 at 19:09

oie Pat!

Um excelente 2013 pra vc e sua família! =)

Queria tirar uma dúvida com você sobre o armazenamento do arroz integral. Eu posso deixar o arroz de molho com o soro e depois de escorrer bem deixar na geladeira para ser usado sob demanda durante a semana? Assim fica prático e eu faço esse processo de uma vez só por semana.

Bjs,
Renata

Pat Feldman January 3, 2013 at 8:35

Renata, eu não deixaria de molho assim como você diz, depois guardando na geladeira. Tenta pra se programar para cada vez que você fizer o arroz, assim que lavar a panela, ao invés de guarda-la de volta no armário, já coloca arroz ali e deixa de molho o arroz do dia seguinte.

Fernanda January 8, 2013 at 22:15

Pat, parabéns pelo seu trabalho! Acompanho seu site há algum tempo e já mudei muita coisa aqui em casa, inclusive hoje mesmo fiz o bolo sem farinha e foi um sucesso!
Minha dúvida é a respeito da linhaça. Consumo diariamente e gostaria de saber se a forma correta seria deixá-la de molho em água em temperatura ambiente ou morna, é preciso acrescentar limão ou somente o molho é suficiente?

Pat Feldman January 9, 2013 at 18:44

Fernanda, no caso da linhaça pode só deixar de molho em água à temperatura ambiente.

Vinicius January 10, 2013 at 8:09

Olá Pat!

Feliz 2013 a todos!!

Queria aproveitar essa bola que a Fernanda levantou pra perguntar… a água da linhaça, que fica densa… com uma baba… já li que deve ser consumida junto com a linhaça. Qual o seu procedimento? Joga a água fora… consome a água… toma a linhaça inteira… bate ela no liquidificador? Quero consumir pelo Ômega 3 pra dar um suporte pros meus treinos físicos, o que vc indica?

Pat Feldman January 10, 2013 at 8:56

Para obter o omega 3 da linhaça você deve consumir ela moída, mas tem que moer e consumir imediatamente. Ela inteira não vale e muito menos moida a muito tempo.

Vinicius January 10, 2013 at 9:39

Não deixa nem de molho? Se sim, o que faço com a água do molho?

Jose Luiz M Garcia January 10, 2013 at 12:13

Eu tenho visto comentários a respeito de se consumir a linhaça como fonte de
Ômega 3. Eu gostaria de salientar que esse é um erro muito comum cometido até por dietistas (aqui no Brasil denominadas de “Nutricionistas”).
Ômega 3 de qualidade é o DHA e o EPA. Ponto. As fontes vegetais não contem nem um nem outro. Tanto o EPA quanto o DHA só podem ser obtidos em fontes animais e não vegetais.
Sinto muito vegans e vegetarianos, mas Deus se esqueçeu de lhes consultar quando criou o mundo.
A linhaça, assim como a Chia possuem o acido linolenico que tem uma dupla ligação no terceiro carbono e, tecnicamente, seria um ômega 3. Mas só em termos de nomenclatura e mais nada. O acido linolenico não faz para a saúde a mesma coisa que o EPA e o DHA fazem. A industria, como sempre, utiliza a desinformação e ignorância das pessoas para vender tais produtos como fonte de Ômega 3, dai estarem todos gordinhos principalmente se consomem muito oleo vegetal como soja, girassol, canola, etc….
Se fossem porcos não teriam problemas pois gordinhos já estariam na hora de ir para o matadouro, mas o problema é que são gente.
O Oleo de Linhaça é altamente rancificante e secativo e tende a se polimerizar, tanto que no passado (pergunte ao seu avô) era usado para fabricação de vernizes.
Na Wikipédia brasileira encontramos a seguinte citação:
” Podemos encontrar o “bom” ômega 3 (de cadeia longa) nos peixes de águas profundas salmão, atum, bacalhau, albacora, cação. Os ômega 3 (de cadeia curta) menos adequados, com poucos benefícios para a saúde, são encontrados em óleos extraídos de soja, de girassol, de milho. Este minúsculo ômega 3 também está presente em alguns vegetais “verdes” como o brócoli, rúcula, couve, espinafre.[2]”
Quem escreveu esse texto foi até bonzinho pois tratou o acido linolenico de “menos adequado , com poucos benefícios à saúde”
Eu, se fosse vocês, deixaria a linhaça para a fabricação de vernizes.
Como fonte de ômega 3 somente peixes de agua fria e/ou suplementos de Fish Oil.

Jose Luiz

Pat Feldman January 10, 2013 at 14:05

José Luiz como sempre dando uma excelente aula!!!!! Podem confiar, porque se vocês acham que eu estudo, o José Luiz estuda muuuuuuito mais e sabe muito!!

Obrigada!

Daniela February 20, 2013 at 15:43

Pat Feldman, espero q vc poste meus comentarios.
Jose Luiz nao esta’ sendo sensato com sua critica.
Ele fala que estao todos gordinhos por causa de oleos??
Nao seria por causa da gordura que se come atraves da carne de animais?
Desde q eu deixei de comer animais, nunca mais fiquei lutando contra o peso.
E engana-se quem pensa q vegans comem oleo o tempo todo.
Por favor, publique minha resposta a ele.
Sou veg, mas admiro muito alguns dos seus posts e leio seu blog sempre q me lembro.
So’ nao gosto desses surtos de preconceito.
Se existem pessoas q sao vegans e vivem bem, saudaveis e felizes, qual o problema?
Fiquem com Deus.

Pat Feldman February 20, 2013 at 19:03

(Daniela, só publiquei porque você foi educada! Opiniões contrárias, desde que respeitadoras, são sempre bem vindas!)

Vinicius January 10, 2013 at 14:36

Muito Obrigado pela explicação José Luiz… eu… como a maioria… não sabia disso! Então vou descontinuar o consumo de linhaça e comprar um Fish Oil!

Abraço!

Nani January 10, 2013 at 14:38

Pat do céu! Agora eu fiquei desanimada, estava usando óleo de linhaça (e pagando caro por uma marca que se diz confiável), pois aqui na serra gaúcha não encontro peixes frescos de jeito nenhum. Há algo que eu possa fazer para suplementar o omega 3 para meus 4 filhos pequenos?

Pat Feldman January 10, 2013 at 19:01

Gema de ovo caipira, carne, leite e derivados de animais criados soltos, nada desnatado!

Jose Luiz M Garcia January 10, 2013 at 19:44

Existem alguns mitos que ainda resistem ao tempo. Felizmente a Pat Feldmann
já destruiu uma grande parte deles.
Podem acreditar, o óleo de linhaça rançifica tão rapidamente que existe uma grande chance de você estar comprando um produto já oxidado.
Em se tratando de Fish Oil devemos sempre observar a procedência pois existe a chance de algumas marcas serem de qualidade inferior e conterem traços de metais
pesados como por ex. o mercúrio. Na minha opinião a melhor marca disponível no
Brasil seria a “Nature’s Bounty”. Verifique sempre a quantidade de EPA e DHA por
capsula e o numero de capsulas , para saber se o produto é caro ou é barato.
Tem o Pro EPA da Aché , tem o Fish Oil da Sundow. Leve uma calculadorazinha.
O Òleo de fígado de bacalhau tem um pouco de EPA e DHA mas não se compara aos suplementos como os mencionados acima. Além do mais tem o problema do gosto.
Aviso aos navegantes:
Fish Oil costuma, no início, provocar refluxo, ou seja, aquele gostinho “bom” de
sardinha crua fica voltando. Para evitar isso, no inico eu tomava ele antes dos alimentos ou seja tome primeiro e coma depois para ver se assim você “soterra” ele
definitivamente e ele não volta.
Com o tempo esses episódios tentem a diminuir e desaparecer.
É um dos melhores investimentos na sua saúde que eu conheço.
Para as crianças a coisa é um pouco mais complicado e devemos sempre que possivel ingerir ovos caipiras, carne de frango caipira, boi à pasto, e algumas capsulas de fish oil aqui e alí.

Jose Luiz

maria cristina January 11, 2013 at 10:32

Pois é Pat eu utilizo o oleo de linhaça para diluír a tinta óleo para pintar os cuadros!!!

Ainda bem que não adheri a febre da linhaça…..
Bj

Karen January 19, 2013 at 15:51

E eu crente de que fazia algo bom tomando o óleo de linhaça. Mas agora que já tenho o óleo, acha que tem algo negativo em tomá-lo? O óleo de linhaça não teria nada bom a oferecer? E o processo de rancificação da linhaça faz exatamente o que ao nosso organismo?
Obrigada!

Jose Luiz Garcia January 19, 2013 at 19:38

Os oleos vegetais poli-insaturados como linhaça, canola, girassol, milho, soja,
arroz, etc… são passíveis de rancificação ou seja a se tornarem rançosos.
Quanto mais insaturados (como no caso da linhaça) mais rancificação.
Os óleos rançosos (oxidados) aceleram a formação de radicais livres que, entre outras coisas, causam inflamação, cancêr, e toda sorte de problemas de saúde.
O maior proponente do óleo de linhaça, um médico americano, morreu de cancêr.
No corpo eu creio que ele é totalmente dispensável mas quem vai decidir se vale a pena tomar ou não é você e mais ninguem.
Eu usei o meu ultimo vidro, quando descobri tudo isso, para aplicar em umas madeiras ressecadas que tinha aqui em casa.
“Cada cabeça uma sentença”

Jose Luiz

Fernanda January 21, 2013 at 14:20

Oi Pat, muito obrigada pela resposta e obrigada também ao Jose Luiz pelos esclarecimentos, já descontinuei o consumo da linhaça.
Quanto à questão do óleo, nunca usei e diante das explicações, nem pretendo. Comprei recentemente o óleo de girassol prensado à frio, será que é menos pior? Abraços.

aline January 26, 2013 at 10:54

Olá, gostaria de saber se o óleo de prímula também é rançoso, prejudicando nosso organismo. Se o senhor Jose Luiz Garcia puder me responder. Obrigada.

Jose Luiz Garcia January 27, 2013 at 0:10

Todo óleo se não for bem processado, manuseado, embalado e conservado é passível de rançificar, principalmente os poli-insaturados.
Não dá para generalizar. É preciso saber a procedência. A marca.
A quantidade também é importante nesse caso pois as doses a serem consideradas
seriam bem menores do que de outros óleos, minimizando o eventual problema.
Eu mesmo tomo Óleo de Primula da Barlean’s (importado) de vez em quando..
Eu gostaria muito de saber o motivo pelo qual a Sra ou Srta gostaria de tomar o Óleo de Prímula, pois, as vezes, existem outras estratégias que também podem ajudar.

Raquel February 7, 2013 at 17:31

Agora minha cabeça deu um nó. E o azeite de oliva extra virgem que a maioria dos naturalistas pregam como um elixir da saúde? E o de coco? Desculpe as perguntas, mas não quero mais ser enganada.

Pat Feldman February 7, 2013 at 18:13

Qual é exatamente a sua dúvida? Afinal o artigo acima fala de grãos!

Raquel February 8, 2013 at 10:31

A minha pergunta se refere ao comentário do José Luiz Garcia que fala sobre óleos. Me desculpe, não sabia que era proibido fazer perguntas referentes a um comentário aqui.

Pat Feldman February 8, 2013 at 15:28

Pode sim!!! Eu é que perdi o fio da meada, com tantos comentários!!

Vinicius February 8, 2013 at 18:23

Tb estou muito interessado na resposta do Jose Luiz em relação ao azeite… consumo de 200 a 400 kcal por dia só em azeite de oliva extra virgem.

Obrigado e fico no aguardo!

Denise January 27, 2013 at 0:26

Oi Pat, não sei se vc leu o livro O Que Einstein Disse A Seu Cozinheiro, nele Robert L. Wolke um físico explica milhares de coisas e uma delas é essa indicação sobre o porque e o tempo em que cada grão deve ficar de molho. Isso está no livro 1 que eu gostei mais que o 2… Pra quem se interessar vale a pena ler, eu gostei muito!
Bjs

Lúcia January 27, 2013 at 7:32

Não conhecia esse site até hoje! Fiquei encantada com as informações.
Parabéns por tão nobre gesto, o de divulgar informação!

Abraços,
Lúcia

aline January 27, 2013 at 9:23

Olá José Luiz, obrigada pelas informações! Qual o seu e-mail? Assim digo porque quero usar o óleo de prímula.

Iara February 20, 2013 at 21:20

Boa noite Pat,

adorei o post sobre fermentação de grãos e o comentário sobre os óleos, tenho um conhecido que adora as novidades nutritivas e chegou com uma garrafinha de óleo de linhaça, falando maravilha dela. Eu fiquei com um pé atrás, e o dia que resolvi experimentar, senti que estava comendo tinta á óleo, aquela para pintura em tela, que são feita de óleo de linhaça.

Detestei e nunca mais comi!

Obrigada por compartilhar receitas nutritivas

Jose Luiz February 21, 2013 at 12:29

Veja bem como reage quem é vegetariano.
Se sentem os donos da verdade e chamam de preconceituosos quem não lê pela sua cartilha.
Eu não ofendi ninguem e fui “agraciado” com o título de preconceituoso.
Você pode ter saúde (ou achar que tem) mas é a minoria. Eu tenho um amigo que é vegetariano e esbanja saúde mas é minoria.
A maioria é como o Roberto Arcuri me disse quando foi convidado a dar uma palestra sobre transgênicos a uma agremiação vegetariana. A metade estava dormindo depois de 15 minutos de palestra. Eles não tem energia e por comerem soja soltam muitos gases e cheiram mal. A maioria era magrinha mas tinha bastante gordinhos no meio deles.
Boa sorte. Saiba que Hitler também era um entusiasta da soja. Você está em boa companhia.
Boa sorte, pois a sua principal fonte de proteína é transgênica, alergênica, Goitrogênica (essa você vai ter que procurar no dicionário), gaseogênica, inibidora da libido (nenhum problema se você é um monge) e de quebra, e até certo ponto
carcinogênica (tanto que eu não dou ração que contenha soja nem pro meu cachorro).
Por acaso as pessoas que não comem carne de animais assim o fazem por terem compaixão para com os mesmos ? Isso é louvavel.
Entretanto, ninguem foi ainda capaz de perguntar a uma alface ou a uma cenoura se elas gostam de ser destruidas para alimentar vegans e vegetarianos sonolentos,
exceto o Christopher Bird no seu livro “A vida secreta das plantas”.
Elas também sofrem e dão tremendos berros (inaudiveis) casos vocês veganos ainda não saibam. É crueldade da mesma maneira. Existe muita pesquisa a respeito e só não vê quem não quer.
Use a sua (pouca) energia para coisas mas úteis doque tentar ser a dona da verdade
e, da mesma forma que os petistas, distribuir rótulos a torto e a direito.

gisele February 21, 2013 at 17:39

Joze luiz…..parabens pela colocaçao! concordo em tdo!
Abraços

Daniela February 22, 2013 at 18:58

Pat, espero de coracao que vc poste minha resposta ao sr Jose Luiz.
Esta’ bem claro que ele tem um conceito formado sobre vegetarianos e vegans e isso e’ muito perigoso pq ajuda a disseminar a intolerancia e violencia.

Percebi que vc adicionou o comentario de uma pessoa chamada Gisele, mas nao o meu. Isso me fez pensar que talvez vc concorde com o sr Jose Luiz e sua abordagem.

Prometo que nao escreverei mais, mesmo que o sr Jose Luiz responda a minha resposta que esta’ aguardando moderacao. Vc tem minha palavra. :)

Lembre-se: ?”Praticar injustiças é pior que sofrê-las”. Platão

Obrigada desde ja’. Fique com Deus.

Pat Feldman August 21, 2012 at 19:21

Vinicius, eu sei o tipo de azedinho que você está falando e acho uma delícia, azedo de massa naturalmente fermentada! Manda a receita, de preferência com fotos, e eu publico aqui!

Vinicius August 22, 2012 at 13:41

Pat, é uma receita bem simples… sem segredo nenhum…
Coloquei para fermentar:
– 2/3 de xícara de farinha de trigo integral
– 1/2 xícara de aveia em flocos finos
– 1 copo de iogurte feito com leite desnatado (eu mesmo que faço o meu iogurte)

Deixei fermentar por 18 horas mais ou menos e após a fermentação acrescentei:
– 1 colher sopa açúcar
– 1 colher sopa fermento químico
– 1 ovo

Daí é só mexer bem com um garfo, esquentar bem a frigideira e fazer as panquecas!

Ficaram ótimas!

Pat Feldman August 22, 2012 at 19:04

Delícia!! São panquecas “gordinhas”, como as americanas, ou fininhas?

Pat Feldman January 10, 2013 at 9:56

Você pode deixar de molho, mas de todos os grãos e sementes, é a que menos precisa do molho.

Comments on this entry are closed.

{ 43 trackbacks }

Previous post:

Next post: