O que é kefir?

by Pat Feldman on 03/07/2009 · 620 comments

in Alimentação, ARTIGOS, MAIS...

Picture 3Kefir é uma bebida fermentada, normalmente preparada à base de leite. A palavra kefir originou-se da palavra turca “Keif”, que significa “bom sentimento”. O uso do kefir data de muitos séculos em pastores do Cáucaso, que transportavam o leite em bolsas de couro, onde este fermentava num iogurte borbulhante e azedo.

O kefir é uma bebida bastante popular na Russia, que dependendo do grau de fermentação, pode tornar-se inclusive ligeiramente borbulhante e alcoólica. O kefir pode ser obtido a partir de leite de vaca, leite de cabra ou leite de ovelha.

As vitaminas C e B presentes no leite são aumentadas durante o processo de fermentação – seja qual for o tipo de fermentação. Você sabia disso?

Elie Metchnikoff, um biólogo ganhador do prêmio Nobel, do Instituto Pasteur, foi o primeiro a sugerir – em 1908 – que os lactobacilos poderiam neutralizar os efeitos da putrefação no metabolismo gastrointestinal. Ele atribuiu a vida longa e saudável dos moradores do Cáucaso ao seu largo consumo de leite azedo. Nos dias de hoje o interesse pelas pesquisas em probióticos é cada vez maior, e aí se inclui o interesse por bebidas fermentadas como o kefir.

A Cultura do Kefir

Existem dois tipo de kefir:

  • Kefir de água, pequenos grãos transparentes que fermentam em água ligeiramente adoçada
  • Kefir de água, grãos brancos ou levemente beges, que se parecem um pouco com couve-flor amolecida e fermentam o leite

O kefir é uma cultura viva, uma simbiose complexa de mais de 30 tipos de microflora que formam grãos ou estruturas parecidas com a flor da couve-flor no leite. Confome essas culturas fermentam o leite, essas estruturas crescem, criando novos grãos no processo. O verdadeiro kefir, de culturas vivas, é um processo infinito de auto-propagação.

Por conta da presença de tantos microorganismos benéficos, o kefir é considerados por muitos (inclusive por mim!) um antibiótico natural – povoando nosso organismo com bactérias do bem, não sobra espaço para bactérias causadoras de doenças, é uma equação fácil de entender!

Os microorganismos presentes no kefir incluem bactérias do ácido lático, Lactococcus lactis subsp. lactis, Streptococcus thermophilus, Lb delbrueckii subsp. bulgaricus, Lb helveticus, Lb casei subsp. pseudoplantarum, e Lb brevis, uma variedade de fermentos como Kluyveromyces, Torulopsis, e Saccharomyces, bactérias de ácido acético, entre outras. Eles dão ao kefir grandes qualidades, que impedem o leite de ser colonizado por bactérias nocivas. Já foi observado em testes de laboratório que os microorganismos do kefir têm o poder de inibir os patógenos da salmonella e do E.coli.

A cauliflower-like kefir grain

Kefir e Saúde

O kefir temmuitos benefícios à saúde já conhecidos. Ele tem propriedades antivirais e antifúngicas. Tem sido usado como parte do tratamento de uma grande variedade de problemas, como desordens metabólicas, arteroesclerose, alergias, tuberculose, câncer, má digestão, candidíase, osteoposose, hipertensão, AIDS e problemas cardíacos. Você pode até achar esquisito que uma bebida contendo fermentos seja capaz de combater a candidíase, mas o kefir realmente ajuda no problema, restaurando a flora intestinal e porque alguns elementos de sua microflora matam a Candida Albicans. Nem fodos os produtos fermentados são realmente estragados e prejudiciais à saúde.

Além das bactérias benéficas, o kefir contém muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas, principalmente o kefir preparado a partir do leite cru. O kefir é particularmente rico emcálcio, fósforo, magnésio, vitaminas B2 e B12, vitamina K, vitamina A e vitamina D. O triptofano, um aminoácido essencial, é abundante no kefor e é reconhecido por seusefeitos relaxantes do sistema nervoso. Também porque o kefir é rico em cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde neurológica, seu uso rotineiro na dieta pode ter efeitos calmantes.

A abundância de enzimas trás ainda mais benefícios, especialmente àqueles que possuem intolerância à lactose. Muitos que não conseguem tomar leite, conseguem consumir kefir e iogurte normalmente, desde que o kefir e o iogurte sejam preparados a partir de leite cru.

  • O kefir é simples e barato de se preparar em casa
  • O kefir restaura de maneira eficiente a flora intestinal, principalmente após o uso de antibióticos
  • Você pode usar o kefir no preparo das mais deliciosas vitaminas, substituindo o leite. As crianças vão adorar!!
  • O consumo rotineiro do kefir melhora a imunidade
  • O kefir é um alimento excelente para grávidas e lactentes

O kefir não é comercializado em supermercados e lojas de produtos naturais. Você ganha o kefir de quem já tem e você doa kefir quando o seu começa a crescer. No momento eu tenho kefir de água numa quantidade que poderia doar para umas poucas pessoas. O meu kefir de leite está bem pequeno, mas acredito que em poucas semanas poderei oferecer também!

Grávidas podem e DEVEM consumir kefir e outras bebidas fermentadas regularmente. Faz um bem enorme para ela e para o bebê!

Como introduzir o kefir na dieta de crianças e adultos?

Algumas pessoas não  acham dificuldade alguma em introduzir kefir e ouros alimentos fermentados em sua dieta, já outras pessoas preferem fazer a introdução de forma gradativa. Algumas pessoas também podem ter algum tipo de sensibilidade à produtos lácteos, mesmo os fermentados, então a introdução do kefir, principalmente o de leite, deve ser feita de forma lenta e gradativa.

Se você toma vitaminas no café da manhã ou na hora do lanche, uma boa idéia pode ser substituir o leite por kefir ou iogurte. Se para você a substituição total, de uma hora para outra, pode soar radical demais, comece usando pequenas partes de kefir ou iogurte para outras tantas partes de leite. Com o tempo o ideal é você diminuir a quantidade de leite e aumentar a proporção de iogurte ou kefir no preparo da vitamina, até que um dia o leite desaparece da receita.

Qual a diferença entre kefir e iogurte?

Tanto o iogurte como o kefir são bebidas à base de leite fermentado por culturas lácteas, porém as culturas no iogurte e no kefir são diferentes. O iogurte tem o poder de manter “limpo” o sistema gastr-intestinal, enquanto o kefr vai além e coloniza de forma efetiva o sistema gastro-intestinal com bactérias benéficas.

No kefir você encontra uma variedade maior de lactobacilos benéficos, alguns dificilmente encontrados em iogurtes comuns. além de tudo o kefir é ainda mais fácil de digerir do que o iogurte, que já é tido como um excelente alimento no auxílio da digestão.

Como usar o kefir?

É comum entre os “criadores” de kefir a doação de parte de seus grãos que vão crescendo. O crescimento dos grão é alimentado pelo leite. Você deve cultivar e cuidar dos grãos diariamente, em troca, a cada dia, você ganha uma bebida mágica, que inunda seu organismo de substâncias e microorganismos maravilhosos!

Quandovocê ganha grãos de kefir, sejam eles de água ou de leite, eles virão embebidos no líquido (água ou leite). A cada dia você deve peneirar esta mistura. O que cai da peneira será a sua bebida, o seu tônico da saúde diário. O que fica na peneira são os grãos de kefir, que você deve lavar em água corrente, colocar de volta num recipiente fundo de vidro e completar com leite. No caso do kefir de água, a água adicionada deve conter uma pequena pitada de mel ou rapadura ralada – é deste açúcar principalmente que os microorganismos se alimentarão.

Não tampe o recipiente do kefir, jamais! Apenas cubra-o com um guardanapo de pano ou uma redinha.

Eu não sei se a explicação assim ficou clara. Estou preparando um peqeuno vídeo para demonstrar melhor o processo!

Como obter o kefir?

Muitas pessoas já têm o kefir, e muitas pessoas o querem, mas por falta de oportunidade não se encontram e a troca não é feita.

Gostaria de fazer deste artigo um centro de troca de kefir, então quem quiser kefir e quem tiver kefir, use os comentários para pedir e para avisar que tem. Não se esqueça de colocar no comentário a cidade em que você está, e no caso de São Paulo, uma cidade tão enorme, inclua em que região da cidade você está.

Se você está em qualquer outro país do mundo, use este espaço também! O site Crianças na Cozinha tem leitores no mundo inteiro!

Ajude a divulgar este espaço de doação/pedidos de kefir colocando o link para este artigo no seu site ou blog!

Referências

Lactic acid bacteria and yeasts in kefir grains and kefir made from them. J Ind Microbiol Biotechnol 2002 Jan;28(1):1-6 .

Inhibitory power of kefir: the role of organic acids. J Food Prot 2000 Mar;63(3):364-9

Antibacterial activity of milk-fermenting bacteria. Vet Med (Praha) 1990 Mar;35(3):187-92

The Caucasus Kefir. Dr. Lee Lorenzen, Biochemist

Nourishing Traditions – Sally Fallon

Achei um “Banco Internacional de Kefir”CLIQUE AQUI para acessar!

Conheça também as nossas redes sociais:

Instagram: @pfeldman

Facebook: Comida de Verdade, por Pat Feldman

Periscope: PatFeldman

Envie para um amigo Envie para um amigo Versão para impressão Versão para impressão

{ 111 comments… read them below or add one }

andressa February 25, 2014 at 9:28

ola gostaria de obter o kerfir como posso meu telefone e 04599131425

Reply

dilza February 25, 2014 at 11:46

Andessa, passa teu e-mail , ou envia e-mail para DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
Att
Dilza

Reply

Disleide December 6, 2015 at 22:15

Moro em Cascavel PR e gostaria de receber o Kefir

Reply

Alexander Onça February 25, 2014 at 13:24

MUITO obrigado, Dilza, vou lhe enviar um e-mail assim que possível. Abraços.

Reply

Pietra Jefremovas February 26, 2014 at 14:11

Moro em Canoas/RS, quero ser doadora de kefir de leite!

Reply

Tami Caputo January 14, 2015 at 17:27

Ola Pietra também sou moradora de canoas e gostaria receber a doaçao de kefir, como podemos nos comunicar?Podes me mandar teu email?O meu é tamikpt@hotmail.com

Reply

fabio April 2, 2014 at 20:50

Ola tenho kefir de agua e de leite e kombucha a doacao . quem quizer aqui da minha regiao do parana , cianorte ,maringa podera pegar uma muda boa em maos sem precisar esperar ate aumentar a colonia. podera usufruir no proximo dia. Maiores imformcoes pode escrever no meu email ruralshop2@gmail.com

Reply

jaqueline April 9, 2014 at 21:30

Gostaria de receber uma doação de kefir de preferencia de leite, mas se for de água, ta muito bom. e também gostaria de saber o que é kombuchá e pra que serve.
Moro em Rio das Ostras- RJ

Reply

Dilza April 24, 2014 at 8:36

PARA QUEM ESTA PROCURANDO PELO kefir de leite e água
EU ENVIO PARA TODO BRASIL
TAMBEM TENHO
CASPIAN SEA YOGURT, FILMJÖLK E KOMBUCHÁ
ENTREM EM CONTATO COMIGO
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
GRATA A TODOS
DILZA

Reply

marcia milan May 6, 2014 at 11:12

gostaria de receber kefir do leite moro na zona leste cangaiba perto da penha

Reply

Michele May 12, 2014 at 18:23

Pat, vc conhece o CASPIAN SEA YOGURT? será que tem os benefícios do kefir?
Obrigada…bjs

Reply

Pat Feldman May 12, 2014 at 20:14

Michele, cada iogurte é feito com lactobacilos específicos. Todos tem suas vantagens. Maravilhoso se pudéssemos consumir uma boa variedade de culturas lácteas.

Reply

Laís May 26, 2014 at 21:31

Olá, acabei de ganhar uma doação do Kefir de leite, porém os grãos estão muito pequeninos, gostaria de saber se eles estão mortos, se isto é normal e como devo proceder da melhor maneira possível.

obrigada!!

Reply

Pat Feldman May 27, 2014 at 9:13

Laís, pode ser que estejam desidratados apenas. Você deve hidratá-los em água adoçada com mel ou melado e trocar essa água todos os dias por nova água adoçada. A água que você coa contém os lactobacilos e você pode usá-la para beber, para preparar suco verde, para preparar conservas ,etc

Reply

dorothy May 27, 2014 at 14:25

Gostaria de receber kefir. Moro em boa vista, roraima. Meu email é dothy27@hotmail.com

Reply

Lila June 5, 2014 at 12:52

Pat, estou amando seu site e dicas! Conheci a pouco tempo. Moro em Porto Seguro e ficaria tão feliz de encontrar um doador de kefir por aqui… Bjs

Reply

Regina June 13, 2014 at 17:32

Olá,

Gostaria de receber Kefir de água.
Moro em Florianópolis. Alguém poderia me fornecer?
Tentei entrar em contato com a Claudia que postou em 2012 os telefones para doação. Mas, infelizmente, os números não existem mais.
Obrigada….

Reply

dilza June 13, 2014 at 20:20

Regina, entre em contato:
Dilzaanjoevida@msn.com
tenho para envio no começo de semana
Att
Dilza

Reply

robson July 27, 2014 at 16:33

ola gostaria de adiquirer os kefir de agua se puder me ajuda ficarei grato

moro em sp abc paulista

Reply

Rosecleia Delfino July 1, 2014 at 10:43

Bom dia, quero receber doação de kefir. Moro em Curitiba Pr. abraços.

Reply

Jalusa July 3, 2014 at 16:01

Olá, gostei muito do teu site, parabéns!!! Gostaria de conseguir kefir. Moro em Pelotas, Rio Grande do Sul… será que seria possível alguém me enviar?
Obrigada!!!

Reply

maria jose sabino July 20, 2014 at 22:30

gostaria de kefir de leite, moro em diadema, alguém pode me ajudar? já tenho de água. obrigada.ZÉZE.

Reply

Luciano December 15, 2015 at 11:36

Ola Maria Jose Sabino
Tenho o kefir de leite e posso trocar com voce pelo de agua,morro tambem em diadema Jardim prudencia.
Aquardo noticias
Lucianopro@gmail.com

Reply

maria jose sabino July 20, 2014 at 22:32

ADOREI

Reply

Igor Porto July 31, 2014 at 0:40

Bom dia, gostaria, se não for incomodar, de sugestionar outro blog brasileiro com banco de dados de doadores de kefir e outros: http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/2013/09/doar-kefir.html .
Abs.

Reply

Camila August 8, 2014 at 10:59

Olá Paty, moro na Irlanda e aqui encontro kefir pronto no supermercado. Ele também faz tão bem quanto esse preparado em casa? eu bato ele com frutas e fica uma delícia :)

Reply

Pat Feldman August 8, 2014 at 12:16

Oi Camila, quando estive em Portugal também vi kefir pronto para vender. Creio que tenha os mesmos benefícios!

Reply

Rosimeire Balog Wancelotti August 19, 2014 at 10:11

Bom dia Pat! Sou paciente e faço a dieta pra enxaqueca do Dr. Alexandre. Ganhei kefir de água semana passada e vim buscar informação com vc. Li bastante aqui pq fiquei preocupada com a questão do açúcar, pois não consumo nem o mascavo, só mel ou rapadura. Agora já sei que é melhor usar a rapadura. Pode me ajudar com as seguintes dúvidas? 1- o kefir de água depois de coado, deve ficar em geladeira? 2- posso consumir quanto eu quiser por dia? tem alguma quantidade adequada? 3- qto de raspa de rapadura para quanto das “bolinhas” de kefir? 4- não consumo leite, pois não consigo leite puro, sendo assim, imagino que eu não possa fazer com leite de caixinha, certo? Entendo que é uma pena pois o de leite tem várias aplicações. 5- se eu consumir só o de água tem o mesmo efeito para a saúde? Agradeço demais sua ajuda. PS.: Outro dia te perguntei sobre onde conseguir cacau puro. Já vi que vc postou que tem da Garoto e outra marca. Vou continuar procurando então nos mercados. Da Garoto imagino que eu encontre. Um beijo. Rose

Reply

Pedro August 30, 2014 at 22:50

Tb quero quefir de Leite.
CEP: 29375-000

Reply

ANSELMO JORGE August 31, 2014 at 21:05

Moro em Ibiúna, SP. Não tenho ‘Kefir’, por favor, quem morar na região ou próximo, prontamente irei pegar. Grato

Reply

Laerte September 15, 2014 at 19:01

Interessados em doação, procurem kefir e probiótico no Facebook e nos grupos do Yahoo..

Reply

rosa kawata September 29, 2014 at 12:40

Boas tarde!!
Alguns anos atrás eu ganhei o kefir de leite, na mudança se perdeu. Agora queria novamente o kefir de leite mas gostaria de ganhar o de água tbém. Estou na cidade de Itatiba-SP –

Reply

dilza September 29, 2014 at 15:56

Rosa, envie um e-m,ail para mim
Dilzaanjoevida@msn,com
eu tenho todos eles
caso queira eu te envio
grata
Dilza

Reply

dilza September 29, 2014 at 16:00

As pessoas que deseja receber o kefir, entre em contato no e-mail
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
SE DEIXAR MENSAGEM AQUI OU EM QUALQUER OUTRO LOCAL SEM CONTATO NÃO TEM COMO RESPONDER
Tenho kefir de leite e água, combuchá, caspian , e filmjölk
so entrar em contato
não tem fila de espera
Abraços a todos

Reply

Michele July 31, 2015 at 23:31

Boa noite, mandei email para a senhora e se possivel gostaria de um de cada. Fiz vinagre de maça caseiro e o meu deu um combucha mas por não encontrar informações corretas perdi.

Grata.

Reply

Liz B October 2, 2014 at 21:05

Querida, quando vc diz leite cru, se refere a leite de saquinho ou de caixinha sem ferver?

Reply

Pat Feldman October 6, 2014 at 19:03

Liz, o leite cru é o leite que acabou de sair da vaca.

Reply

Scheila Aguiar October 20, 2014 at 9:40

Bom dia!

Gostaria d adquirir o kefir de leite. Estou em Campinas/SP.

Grata,

Reply

LARESSA October 24, 2014 at 22:07

Oi! Moro num Estado distante, Ceará, mas gostaria de saber se poderiam me enviar o Kefir de leite. E tbm podem me informar como funciona e quais os benefícios do Kefir de água?! Obrigada!
Município de Palestina do Norte, Meruoca, Ceará.
Cep:62130 – 000

Reply

dilza October 25, 2014 at 11:53

Laressa, entre em contato atraves do meu e-mail
Dilzaanjoevida@msn.com
dilzaanjoevida@gmail.com

para te passar mais informaçoes e combianar o envio

Abraços
Dilza

Reply

Ana Paula Moraes November 21, 2014 at 16:50

Gostaria muito de adquirir o Kefir. Já procurei em vários lugares aqui no Rio e não consegui. Se alguém puder me doar, por favor, eu agradeço. Meu endereço e Praia de Botafogo, 316, apto, 225 CEP e 22250-040

Reply

Dilza November 21, 2014 at 21:22

Ana Paula envie um e-mail para mim
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
ou entre em contato na minha pagina
https://www.facebook.com/KefirSaude
AGUARDO TEU CONTATO

Reply

Andrea November 30, 2014 at 17:40

Muito bom esse espírito que une as pessoas em torno da DOAÇÃO do kefir…

DIVULGANDO:
http://kefiralimentoprobiotico.blogspot.com.br/

Reply

JANE WALKER December 12, 2014 at 19:59

Olá, boa noite, eu moro em Curiitba, gostaria de um endereço proximo a mim para adquirir o Kefir.

Obrigada!!

Reply

henrique December 31, 2014 at 22:37

Olá, alguém sabe se se o Kefir de água com açúcar mascavo também tem triptofano??

Reply

jenifer March 24, 2015 at 14:04

Oi meu nome Jenifer moro em Belo Horizonte e estou procurando kefir algum doador?

Reply

rodrigo April 1, 2015 at 21:25

Olá sou rodrigo de santo andré sp e queria receber doação de kefir do leite se alguém ou der me ajudar agradeço meu email é lyseu_bassetto@hotmail.com desde há obrigado.

Reply

Márcia April 3, 2015 at 17:39

Boa tarde! Gostaria muito de receber o kefir de leite, moro em Campinas, se tiver alguem que possa me arrumar, ficarei muito grata! Márcia

Reply

Dilza April 3, 2015 at 22:37

OI MÁRCIA ENTRE EM CONTATO NO MEU E-MAIL
DILZAANJOEVIDA@MSN.COM
TENHO KEFIR DE LEITE

Reply

Márcia April 3, 2015 at 17:43

Boa Tarde!
Gostaria muito de receber o Kefir, moro em Campinas, ficarei muito grata se conseguir!

Reply

Flavio Viaboni April 13, 2015 at 14:17

Pessoal! Temos um grupo de doação de Kefir pelo Facebook. Acesse e conheça: https://www.facebook.com/groups/kefirdeleite

Reply

Anna May 7, 2015 at 19:21

Olá! Sou de Montes Claros, Minas Gerais e tenho kefir de leite para doação.
Contato: anna_cecillis@hotmail.com

Reply

ivan sales May 18, 2015 at 19:55

Estou precisando receber uma doação

Reply

Sandra July 14, 2015 at 15:05

Muito se falou do de leite, mas o de água? Tem as mesmas propriedades já que não tem lactobacilos? Ainda tenho dúvidas …

Reply

Pat Feldman July 14, 2015 at 23:42

O de água também é um tipo de cultura sim Sandra, e essa cultura se alimenta do doce que você adiciona à água, que em geral é mel, melado ou rapadura ralada, em pequenas quantidades.

Reply

marli July 23, 2015 at 18:22

Olá! Moro em Pradopolis (perto de Rib. Preto) estou precisando muito de sementes de kefir pra remédio. Caso alguém puder fazer uma doação ficarei muito grata.

Reply

neia July 29, 2015 at 15:31

Ola ganhei uma muda de kefir de leite ontem,gostaria de saber depois que eu coar
e lavar eles na reposição do leite o mesmo pode ser gelado ou precisa estar em temperatura ambiente? O kefir pode ir a geladeira ou temos que mantê lo fora da geladeira?

Reply

Pat Feldman July 30, 2015 at 6:57

Depois de coado, se você não for consumir imediatamente, é bom refrigerar.

Reply

Glauber July 30, 2015 at 4:37

Bom dia Pat,
Achei muito interessante seu artigo sobre a cultura do Kefir já vou iniciar a busca por um doador. Conhece alguém na região do ABC? Estou em São Bernardo.
Estava lendo há pouco, também sobre a cultura do Caspian Sea Yogurt. Este também tem os mesmos benefícios do kefir, em relação a regularizar o organismo como um todo?
Gostaria de parabeniza-la pelo blog.

Reply

Silvana August 6, 2015 at 12:49

Boa tarde. ..sou de Camboriú e gostaria de saber se alguém tem kefir pra doar…meu email: silsouzacds@hotmail.com..agradeço

Reply

Bárbara August 21, 2015 at 14:29

Ola gostaria de receber doação de kefir, babi_cameli@hotmail.com, aguardo comunicação.

Reply

Marciene August 27, 2015 at 11:16

Alguém tem kefir de leite ou de agua para doar? sou de Piracicaba/SP

Reply

Dilza August 27, 2015 at 20:22

oi entre em contato Marciene
eu tenho
Dilzaanjoevida@msn.com

Reply

Gislaine September 3, 2015 at 14:49

Olá!! Sou de São Bento do Sul, SC. Tenho kefir de leite!
Se alguém tiver interesse aqui na região ou em Florianópolis, é só enviar um e-mail: gis.ferreira@gmail.com

Saúde à todos!!

Reply

Larissa September 5, 2015 at 11:44

Moro em Piracicaba-SP e estou procurando alguém que possa me doar kefir, de água ou de leite! Desde já agradeço!

Reply

Evandro November 25, 2015 at 17:54

Olá Larissa, eu sou de Piracicaba/SP também e tenho o Kefir de leite caso ainda tenha interesse.
Qualquer coisa me envie um email para combinarmos a entrega: evdrpadua@gmail.com
Um abraço!

Reply

Louise September 22, 2015 at 19:11

Olá, Pat! Quanto tempo o kefir deve ficar na água para eu poder coar e tomá-lo?
Obrigada!

Reply

Pat Feldman September 23, 2015 at 20:56

Sempre de um dia para outro.

Reply

SUELI September 25, 2015 at 15:31

Olá! Moro em Goiânia, e há muito tempo procuro Kefir mas ainda não consegui. Gostaria de saber se podem me ajudar? Obrigada!

Reply

SUELI September 25, 2015 at 15:37

Meu email é sueli.fsn@hotmail.com se possível, gostaria de receber o Kefir de leite.

Reply

santos September 29, 2015 at 12:21

o kefir acidifica o sangue sim ou não?…grato…

Reply

Hilda October 7, 2015 at 15:25

Oi;no caso do leite cru,tem que ferver?Obrigada.

Reply

Pat Feldman October 8, 2015 at 12:13

Eu não fervo o meu.

Reply

Silvia November 4, 2015 at 20:05

OI Pat. Tenho uma amiga que ganho o Kefir e esta cultivando em água. Ela vai me passar um pouco, pois meus filhos tem intolerância a lactose. Posso cultivar eles no leite também?

Reply

Pat Feldman November 5, 2015 at 20:50

O kefir de leite é diferente do kefir de água.

Reply

fabiana November 6, 2015 at 15:29

Muito bom mesmo

Reply

Josemeire November 6, 2015 at 16:44

Boa tarde
Gostaria de receber em casa o kefir de água , como faço? Meu email
irmajosemeire2011@hotmail.com

Obrigada

Reply

Natalia November 6, 2015 at 20:17

Pat, o kefir se alimenta da lactose, certo? E as substâncias ruins do leite, como antibióticos, hormônios que são usados para tratar as vaquinhas? Com tudo isso o kefir continua sendo saudável? Queria saber se o iogurte está livre de todo esse mal.

Reply

Sirlene November 17, 2015 at 15:33

Olá
Moro em São Bento do Sul – Santa Catarina – Brasil
Tenho Kefir de leite para doação, se alguém em minha cidade tiver interesse é só me contatar.
meu email: sirlene.bg@gmail.com

Obrigada

Reply

silvia November 17, 2015 at 17:44

Pat tenho uma dúvida besta. O soro do kefir de leite pode ser usado da mesma maneira que o de iogurte para colocar de molho grãos?

Reply

Pat Feldman December 1, 2015 at 14:16

PODE!!!!

Reply

Vanessa Coelho November 18, 2015 at 9:10

Ola. Quero kefir. Meu nu.eto é 03488795377 araxa-mg. Obrigada

Reply

Eliza November 21, 2015 at 12:45

Doo kefir de leite e de agua. Envio por carta registrada. mackelli_88@hotmail.com

Reply

Roberto Amorim November 23, 2015 at 11:08

Parabéns pelo artigo.
Amanhã (24/11/2015) estarei ganhando o meu kefir de um amigo. O kefir que irei ganhar é de água. Para torna-lo kefir de leite irei precisar apenas, na próxima troca, substituir a água pelo leite, ou devo fazer mais??
Um forte abraço.
Roberto Amorim

Reply

Dilza November 23, 2015 at 15:08

Sr° Roberto, infelizmente o kefir não se adapta ele pode até d inicio dar uma reagida mas em menos de mês eles morrem, pois cada tipo tem uma simbiose diferente
Caso não encontre o kefir real do leite entre em contato que eu envio
Dilzaanjoevida@msn.com

Reply

Francisco December 6, 2015 at 17:12

Florianópolis onde consigo? francpacca@yahoo.com.br

Reply

Ana Paula Tavares Cavon January 31, 2016 at 14:21

Já conseguiu? Se precisar eu tenho de leite, é só me mandar e-mail que combinamos e faço a doação. Abrçs

Reply

nilce freese December 7, 2015 at 16:03

ganhei kefir seco ele cresce muito so que ele nao tem as bolinhas firmes e bem mol quando aperto entre os dedos o que fazer para ficar firme quanto tempo leva

Reply

Stella Carrozzo December 8, 2015 at 15:30

Boa tarde, Pat, tudo bem? Procurando por informações a respeito do kefir, cheguei a sua página. Ganhei grãos de kefir de água e venho tratando-os há um mes, mais ou menos. Eles cresceram muito e já estou doando aos amigos. Mas gostaria de saber como passar estes grãos (cultivados em água) para o leite, para poder fazer o iogurte e coalhada… Há alguma consideração especial ou simplesmente uso uma quantidade de grãos e os coloco diretamente no leite? Obrigada pela atenção, Stella

Reply

Dilza December 10, 2015 at 10:40

Ola Stella bom dia
Tenho kefir a quase 30 anos e por mais que as pessoas dizem que conseguem fazer a mudança d um tipo para o outro esta ideia não é verdade,
cada tipo é muito diferente e mesmo que eles sobrevivam algum tempo com outro ambiente eles não se reproduzem…
Dilzaanjoevida@msn.com

Reply

Jaqueline Vieira January 22, 2016 at 15:42

Olá você ainda doa kefir do leite?
Grata

Reply

Rosangela santos December 9, 2015 at 12:41

Eu tomo kefir mas gostaria de saber se posso tomar com fruta

Reply

Cleusa December 13, 2015 at 21:30

Boa noite Pat, por favor você sabe com quantos meses uma criança pode começar a consumir o yogurt caspian?
Obrigado

Reply

Pat Feldman December 14, 2015 at 4:25

Cleusa, os meus filhos começaram a tomar iogurte com 4 meses de vida. Eu infelizmente não consegui amamentá-los.

Reply

Rafael Cavalcante January 4, 2016 at 23:15

Sou de fortaleza/CE e gostaria de conseguir Kefir de Leite, como faço?
Grato! Meu email é rafaelspin@gmail.com

Reply

Renata January 9, 2016 at 17:46

Olá Pat! Estou lendo umas matérias sobre o kefir e vi que falam para de jeito nenhum lavar com água com cloro, ou seja, da torneira. No máximo água mineral, uma vez por semana. Nos outros dias, lavar apenas o pote de vidro e colocar de volta direto da peneira. Essa água corrente que você cita é água da torneira?
E isso de fazer com leite de coco?
Obrigada!

Reply

Pat Feldman January 9, 2016 at 18:17

Eu enxaguava com uma jarra de água filtrada. E so.

Reply

mariana January 11, 2016 at 13:41

Gostaria de obter o kerfir , alguem teria ?
meu cel é 013977333929.
Muito Obrigada

Reply

Carol January 12, 2016 at 11:22

Olá
Moro em São Paulo, na Vila Mariana e gostaria de saber se alguém pode me doar Kefir de leite.
Meu e-mail é cacaums21@hotmail.com
Muito Obrigada

Reply

Leni January 13, 2016 at 15:47

Queria receber a doação de um kefir, como faz?

Reply

Jaqueline Vieira January 22, 2016 at 15:39

Boa Tarde!
Gostaria de receber kefir do leite, sou de SP capital!
Grata

Reply

Dilza January 22, 2016 at 17:54

Para quem esta procurando pelo kefir
Envio via correios para todo Brasil
Entrem em contato via e-mail
dilzaanjoevida@msn.com
Tenho kefir de leite . agua e o kombucha
Grata
Dilza

Reply

IEDA GOMES January 22, 2016 at 18:18

boa tarde Pat, o kefir de leite tem quer ser reposto com leite cru, ou pode ser o integral de caixinha?

Reply

Pat Feldman January 22, 2016 at 18:51

De caixinha não deve!

Reply

Lis January 23, 2016 at 11:22

Oi eu queria muito uma muda de Kefir quem puder me doar meu email é lissandragarcia@hotmail.com moro em sp na zona norte

Reply

Daniele Oliveira de moraes January 27, 2016 at 11:20

Amei conhecer o kerfi

Reply

jacinta Gomes da Silva Braga January 27, 2016 at 15:07

Olá, moro em BH e gostaria de receber o kefir de água. Se entendi bem, o kefir de água dispensa o leite, ok? Basta adoçar com mel ou melado, é isso mesmo?
Pois bem, meu endereço: Rua Zurick, 51, ap. 101 – Cep. 30411575 – B. Calafate, BH/MG.

Reply

jacinta Gomes da Silva Braga January 27, 2016 at 15:18

Olá, gostaria de receber o kefir de água. Se bem entendi, o de água não necessita do leite, correto? Apenas mel ou melado?

Reply

Alindo corso verza January 29, 2016 at 21:39

Boa noite.
estou procurando KEFIR de leite, comprei pelo mercado livre, mas ate’
hoje nao recebi.
Moro em Canoas/rs,se puderem me ajudar fico agradecido.

meu e-mail- arlindocv@gmail.com.

Reply

Heris February 2, 2016 at 9:48

Parabéns pela matéria.
Eu já tenho o kefir de leite eu gostaria de ter o de água. Como conseguir. ?

Reply

Clarice G. February 4, 2016 at 19:04

Boa noite, ganhei o kefir de leite ontem, troquei o leite e quando fui tomar o que tirei, estava horrível com um gosto amargo e os grãos de kefir estão bem pequeninos. Hoje 24 hs depois fui trocar o leite e ele não fermentou.
Por favor poderia me responder o que está acontecendo, será que ele está morto? Desde já agradeço.

Reply

Leave a Comment

* IMPORTANTE: LEIA ANTES DE CLICAR EM "ENVIAR" * Ao enviar seu comentário, você fornece à Pat Feldman e ao Site CriancasNaCozinha.com.br 100% dos direitos autorais do seu texto, e fornece também uma licença PERPÉTUA (para toda a vida) e IRRETRATÁVEL (sem a possibilidade de voltar atrás) para a reprodução de suas palavras associadas ao seu nome, seja neste site, seja em outro site, seja em algum livro que venha a ser publicado, ou em qualquer mídia atual ou futura.

{ 2 trackbacks }

Previous post:

Next post: